Depoimentos - 2018

DEPOIMENTOS
Depoente: RITA DE CASSIA NASCIMENTO ROCHA VIOLA
Profissão: ASSISTENTE SOCIAL
Depoimento:

Depoimentos:

“Sou vicentina e temos o instinto de ajudar o próximo, gosto muito do carinho e do amor que recebo das crianças daqui, e enquanto eu puder vou estar aqui para ajudá-las” - ROSILENE PEREIRA GOMES, VOLUNTÁRIA.

“Sou assistente social na instituição a 3 anos (Casa da Criança de Lins) trata-se de uma instituição filantrópica portanto sobrevivemos de doações e apresentamos projetos para parceiros como Banco do Brasil e empresas da cidade que revertem doações em dinheiro para aquisição de materiais em geral. São atendidas 80 crianças entre meninos e meninas. Atendemos em dois períodos manhã e tarde, onde oferecemos café da manha, almoço e café da tarde, oferecemos também oficina de reforço escolar, atividades de artesanato. Contamos com funcionários que acompanham os voluntários nessas atividades, e as crianças vão embora no final do dia, sou muito realizada com o que faço.” - RITA DE CASSIA NASCIMENTO ROCHA VIOLA – ASSISTENTE SOCIAL – CRESS 52679.



Depoente: ANA CAROLINA DE OLIVEIRA MENDONÇA
Profissão: ESTUDANTE DE DIREITO
Depoimento:

“Foi muito gratificante conhecer a Fundação Gil Pimentel Moura, bem como conhecer sua história, dificuldades e principalmente, conhecer todo o trabalho que desenvolvem com as crianças. Trata-se de uma instituição particular, administrada há muitos anos pela mesma família, que vem passando de geração em geração, mas a preocupação em amparar as crianças da cidade de Lins, é cada vez maior, tendo em vista que pretendem ampliar o número de salas para mais crianças serem beneficiadas. Além da preocupação com as crianças, agora visam beneficiar as famílias também, com a intenção de darem curso profissionalizante de panificação para as famílias que estiverem desempregadas, tudo dentro da própria Fundação. Percebe-se a preocupação e o zelo com o próximo, em cada novo projeto ou reforma que pensam em fazer. Percebi também a satisfação em cada aluno presente, em cada ambiente que conhecíamos, como os berçários, salas de atividades, recreação, cozinha, etc, em estarmos ajudando uma instituição que ajuda tanto, mas que também precisa ser ajudada.” 



Depoente: Gisele Ariano Moura Caffer Markies
Profissão: ASSISTENTE SOCIAL E DIRETORA GERAL
Depoimento:

Trabalhar em uma entidade como a Fundação Gil Pimentel Moura, me faz enxergar a importância da educação e dos projetos sociais. Acredito que a entidade é como um meio de transformação de vidas. O trabalho no terceiro setor é dependente da participação ativa da sociedade, que contribui para o desenvolvimento e da fora dessas instituições, como a doação que vocês hoje fizeram.” Andreza Cardoso Gothe, Diretora Pedagógica da creche EEI Aurora Ariano Moura (faz parte da fundação Gil Pimentel Moura).

“Ao perceber as necessidades da cidade, meu bisavô construiu em uma das terras da família a Fundação Gil Pimentel Moura, falecendo após 6 anos de sua construção, razão pela qual as demais gerações da família vêm dando continuidade nesse trabalho social. Inicialmente, funcionava um internato de meninas, onde até a criação da Constituição Federal de 1988, foram criadas 1.350 meninas, aproximadamente. Após a nova Constituição, as crianças não poderiam mais ficar em abrigos por mais de 2 anos, razão pela qual fomos encontrando famílias e criamos duas repúblicas para poder acomodar as jovens que moravam na Fundação. Atualmente, funciona a creche e realizamos atividades diversas com crianças e adolescentes, tais como basquete, ballet, informática, entre outras. A Fundação sempre trabalhou com crianças e jovens, mas nunca em prol das famílias, razão pela qual estamos com um projeto para o ano que vem selecionarmos cerca de 40 famílias que estejam em situação de desemprego, para darmos curso de panificação, dentro da própria Fundação, visando sempre assistirmos nossas crianças beneficiadas e suas famílias. No dia de hoje recebemos os alunos de Direito do UniSALESIANO, que realizaram uma ação social em prol da Fundação Gil Pimentel Moura. Nós os diretores e assistidos agradecemos o carinho e que este ato seja o começo de uma grande amizade. Obrigada a todos!” 



Depoente: ROSIANE CRISTINA SOZZO GOUVÊA
Profissão: CONTADORA E MESTRE EM CIÊNCIAS CONTABÉIS
Depoimento:

inha vida é abençoada e esta constantemente em construção e aprendizagem e nesse monento especial compartilhando com a incrível equipe que fazem parte da minha jornada e juntas participamos e incentivamos esse maravilhoso projeto de voluntários do Coração. Muitas vezes, acreditamos que executando essa tarefa estaremos fazendo o bem para o outro. Quem participa das ações, realmente vai com esse intuito, vai de coração, com entrega e disponibilidade. Mas quando chegamos para execução, percebemos que além de ajudar alguém, fazemos algo muito maior por nós mesmos... É perceptível que em um mundo como o de hoje é possível ainda sentir o coração aliviado e, ainda, aprender algo com alguém que você nem conhece, que precisa de ajuda, mas que tem muito a oferecer. Ser voluntária nesse programa é algo que deixa minha alma mais forte, eu adoro participar e doar um pouco do meu tempo a essas pessoas, adoro ter a oportunidade de fazer alguém sorrir, seja simplesmente com uma brincadeira (crianças), E receber todo o carinho como retribuição é algo que me emociona e me torna mais capaz. Obrigada pela oportunidade. Esse trabalho, torna nossa vida mais leve e nos faz enxergar outros valores que as vezes, no cotidiano, deixamos para traz ou deixamos de perceber... Gratidão é a emoção humana mais poderosa, porque não só nos permite apreciar o que nós já temos, mas também porque ela atrai novas bênçãos às nossas vidas.



Depoente: JOSIANE DE SOUZA VANCIN
Profissão: ASSISTENTE SOCIAL
Depoimento:

“Voltamos trazendo a gratidão de todas as Instituições que nos receberam e também com a sensação no peito de missão cumprida. É sempre muito emocionante ter a oportunidade de vivenciar essas ações promovidas pelo UniSALESIANO, pois o bem é uma via de mão dupla que enobrece o coração de quem recebe, e enriquece a alma de quem o faz.” (Josiane Vancin – Assistente Social.