Depoimentos - 2012

DEPOIMENTOS
Depoente: Rosiane Cristina Sozzo Gouvêa
Profissão: Prof. M.Sc
Depoimento:

Participar no dia 29/09/2012 da responsabilidade social com o curso de estética foi grandioso. Uma experiência única, bastante proveitosa não  simplesmente  por fazermos doação a favor de pessoas ou de instituições, mas sim pelo sentimento de dar e receber carinho, atenção, com entretenimento a idosos moradores de asilo. Proporcionamos momentos de bem estar, felicidades e  realizações pessoais, fortalecendo  muitos sentimentos e melhorando a qualidade de vida de pessoas meigas, encantadoras com olhar e carisma sem igual com histórias  e experiências  de vidas emocionantes. Esses momentos foram  maravilhosos e fizeram  a diferença deixando marcas e reflexões para sempre  e permitiram  que não perdesse as esperanças de cada vez mais pessoas praticarem a responsabilidade social e proporcionar um mundo melhor.

 



Depoente: Beatriz Silva Urel
Profissão: Aluna do curso do direito
Depoimento:

“Foi com muita alegria que pude participar do dia da responsabilidade social junto ao Salesiano. Como dizem, a união faz a força, e o resultado da união dos alunos do curso do direito foi maravilhoso: levamos alegria e esperança ás crianças da CACAL, que brincaram, interagiram e se conscientizaram, com atividades elaboradas por nós, de quanto é importante preservar o meio ambiente. Foi uma experiência linda, que pretendo realizar todos os anos.”



Depoente: Meire Cristina Queiroz
Profissão: Profa. Ma. do Curso de Direito
Depoimento:

“Essa atividade desenvolveu o aspecto humanístico do curso de Direito do Unisalesiano, pois, somado ao conteúdo técnico jurídico da palestra sobre meio ambiente, os alunos e professores puderam vivenciar a questão social em prezar cada pessoa, com respeito, dedicação, comprometimento e muito carinho na organização do evento. Foi enriquecedor!”.

 

 

 

“Estar na CACAL no dia da responsabilidade social foi uma experiência marcante, daquelas que nos faz ver o mundo com olhos diferentes. Participar de forma solidária, amorosa e com vontade de alegrar o dia daquelas crianças e adolescentes, mostra-nos o quanto a sociedade necessita de amparar e proporcionar dignidade àquelas pequenas pessoas, que no futuro poderão se tornar grandes cidadãos. A nossa instituição de ensino proporcionou aos seus discentes, um contato verdadeiro com a realidade triste, mas ao mesmo tempo cheia de esperança, dessas crianças e adolescentes. Que essa experiência traga para cada um de nós enriquecimento e engrandecimento como seres humanos.” Prof. Me. Osvaldo Moura Junior – Coordenador do Curso de Direito do Unisalesiano - Lins/SP.

 

 

 

 



Depoente: Osvaldo Moura Junior
Profissão: PROF. ME. - Coordenador do Curso de Direito do Unisalesiano
Depoimento:

“Estar na CACAL no dia da responsabilidade social foi uma experiência marcante, daquelas que nos faz ver o mundo com olhos diferentes. Participar de forma solidária, amorosa e com vontade de alegrar o dia daquelas crianças e adolescentes, mostra-nos o quanto a sociedade necessita de amparar e proporcionar dignidade àquelas pequenas pessoas, que no futuro poderão se tornar grandes cidadãos. A nossa instituição de ensino proporcionou aos seus discentes, um contato verdadeiro com a realidade triste, mas ao mesmo tempo cheia de esperança, dessas crianças e adolescentes. Que essa experiência traga para cada um de nós enriquecimento e engrandecimento como seres humanos.” 



Depoente: Daniela da Silva Garcia
Profissão: Prof.ª Enf.ª
Depoimento:

O dia da Responsabilidade Social é promovido pelos cursos existentes no UNISALESIANO, inclusive a ENFERMAGEM, que vem participando efetivamente deste evento em prol de comunidades carentes  de Lins. Acredito ser de extrema importância social por proporcionar no momento do Evento, atividades recreativas e informativas e orientações importantes à saúde e ao crescimento cultural da população local, tentando assim , atingir o objetivo de buscar melhorar a qualidade de vida destes munícipes que muitas vezes , por fazer parte de comunidades carentes, não desfrutam de muitas oportunidades sociais e culturais não tendo condições de melhorar suas expectativas.

Além de promover vários pontos positivos à população participante, este Evento leva os alunos a conhecer outras realidades que existem ao seu redor , mas que muitas vezes os mesmos não se dão conta da existência da mesma, criando um “tapa olho” e perdendo a oportunidade de auto crescimento pessoal e profissional que ações sociais como esta podem promover.

O aluno tem a chance de conhecer que pode ir muito além dos ensinamentos da própria escola e que pode colocar em prática seu lado humano e social utilizando seus conhecimentos adquiridos  para melhorar a vida do seus próximos menos providos.

 Por esta razão  e por tantas outras não menos relevantes, o Evento da Responsabilidade Social se faz  necessário e deverá permanecer pelos próximos anos, atingindo cada vez mais maiores números de munícipes participantes.



Depoente: MÁRIS
Profissão: COORDENADORA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – UNISALESIANO LINS
Depoimento:

“A contribuição de cada acadêmico é imprescindível, para que o Dia da Responsabilidade Social seja um dia para refletirmos sobre as desigualdades do mundo e o que podemos fazer para construir um novo mundo, com menos desigualdades reduzindo os problemas existentes e tão evidentes na atual conjuntura social em que vivemos.”



Depoente: FRANCISCO VENDRAME
Profissão: PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL - UNISALESIANO LINS
Depoimento:

“Incorporar o conceito de responsabilidade social às práticas do dia-a-dia é um dos grandes desafios. O Dia da Responsabilidade Social convida-nos para o desafio de reduzir as desigualdades sociais bem como contribuir para um ambiente mais justo e fraterno”. 



Depoente: CLAYTON D’AVILA FILHO
Profissão: ALUNO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – UNISALESIANO LINS
Depoimento:

“Para mim, participar do Dia da Responsabilidade Social é uma atividade enriquecedora, não somente porque sei que estou ajudando entidades com crianças, jovens e idosos mas pelo  acréscimo de valor que os meus olhos trouxeram ao coração e a minha vida”



Depoente: Donizete da Silva Santos
Profissão: Prof. e Coordenador Educação Física
Depoimento:

No dia 29 de setembro 2012 foi comemorado o dia da Responsabilidade Social onde o curso de Educação Física organizou a Caminhada da Saude com a comunidade Linense, pois, com o aumento da tecnologia (computador, TV de ultima geração, vídeo game, uso de controle remoto em quase tudo, aumento de escada rolante e outras tecnologias) as pessoas deixam cada vez mais de se movimentares e o sedentarismo toma conta de todos, ocasionando sérios problemas de saúde. Este tipo de evento ajuda a despertar o interesse pela atividade física e mostrar a comunidade o quanto é importante eles fazerem exercícios físicos. 



Depoente: Leandro Pascholi Rodrigues Gomes
Profissão: Prof.
Depoimento:

A participação da instituição no evento da Responsabilidade Social, onde os cursos da área da saúde realizaram uma caminha onde pode mostrar para os alunos a sua importância na profissão que vão exercer e sem contar sua contribuição como cidadão preocupado com o bem estar e saúde da comunidade, pois a atividade proposta teve este objetivo conscientizar a população que nossa instituição está preocupada com sua saúde e mostrar para eles que quanto mais saudável a pessoa é, mais qualidade de vida ela terá, pois somos responsáveis socialmente.



Depoente: Aline Maldonado 6° semestre de Educação Física
Profissão: aluna do 6° SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Depoimento:

O UNISALESIANO comemorou no dia 29/09 no período da manhã, o Dia da Responsabilidade Social. promovendo uma "caminhada da saúde".

Participaram da ação social os educadores e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, e Enfermagem. O evento foi gratuito e aberto ao público de todas as idades com o objetivo de oferecer à população serviços em diversas áreas e promover o bem estar. Para mim esta iniciativa foi muito positiva, pois alem da experiência que adquiri teve como objetivo o desenvolvimento social através da educação.

 

 



Depoente: GLAUCIA TABIAN RODRIGUES
Profissão: Aluna do curso de pedagogia
Depoimento:

“Gestos simples como mobilizar pessoas em pról de uma doação a uma Entidade, não é garantir direitos, mas com certeza contribui para tornar dias comuns em dias especiais e fazer crianças mais felizes.” Curso de Pedagogia, doação na Casa da Criança” 



Depoente: Maria Tereza Ferreria Rossler
Profissão: Docente de Terapia Ocupacional
Depoimento:

No dia 29 de outubro, dia da responsabilidade Social, participamos, juntamente com a coordenadora, professores e um grupo de alunos do curso de Terapia Ocupacional, da 1ª Caminhada da Saúde.

  Com concentração e saída da pista de atletismo do UNISALESIANO, percorremos algumas ruas, incentivando a população a prática de ações que contribuem para uma melhor qualidade de vida. A ação aconteceu num clima de alegria, descontração e interação, embasados na proposta interdisciplinar, uma vez que participaram também  os curso de fisioterapia, psicologia, educação física, enfermagem.

Essa foi mais uma participação do curso de Terapia Ocupacional nas ações de Responsabilidade Social, uma vez que essa prática em sido uma constante nas nossas propostas de atividades concorrendo com o compromisso social da Educação Salesiana.

 

                  



Depoente: Rosana Maria Silvestre Garcia de Oliveira
Profissão: Profª e Coordenadora de Terapia Ocupacional
Depoimento:

No dia 29 de setembro de 2012, foi realizado o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. O UNISALESIANO mobilizou todos os seus cursos para a realização de atividades e orientações á comunidade, abrangendo diversos locais da cidade.

Oportunidades como estas possibilitam discentes e docentes refletir quanto a nossa missão Institucional “Contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadãos através da produção e difusão do conhecimento e da cultura”.

Esta ação interdisciplinar permitiu á todos os participantes uma visão dos serviços prestados pelo UNISALESIANO á comunidade, bem como o crescimento do compromisso profissional.

O principal objetivo; favorecer a toda a população oportunidade para prevenir doenças orientando para melhoria da qualidade de vida fortaleceu a vivencia de ser Terapeuta Ocupacional.