Depoimentos - 2007

DEPOIMENTOS
Depoente: Flávio Piloto Cirillo
Profissão: Coordenador do curso de Ed. Física
Depoimento:Este tipo de evento proporciona ao acadêmico uma vivência ímpar, pois através da prática ele pode aplicar aquilo que lhe é ensinado;isto do ponto de vista pedagógico, faz do aluno um cidadão de responsabilidade, comprometido com a sua formação e caráter que a Instituição de ensino lhe oferece.

Depoente: Gisele de Barros
Profissão: Professora de Educação Física
Depoimento:O evento foi ótimo, o dia da responsabilidade social trouxe através do ato de solidariedade, muita alegria aos beneficiados, inclusive para o asilo ``São Vicente``, na qual toda a didática recreativa foi muito valorizada, pois foi desenvolvida aos internos do asilo, com atividades específicas para a terceira idade.

Depoente: João Cunha
Profissão: Acadêmico do curso de Educação Física
Depoimento:Adorei ter passado a manhã desenvolvendo atividades no Asilo, nunca participei de um evento como esse. Fui surpreendido pela forma em que fomos recebidos, pela felicidade deles em nos ver e principalmente pela força de vontade em participar, uma vez que muitos eram portadores de deficiências físicas. Foi importante esse dia da Responsabilidade Social, pude conhecer mais uma área em que o Educador Físico pode trabalhar e o bem estar que pode proporcionar na vida dessas pessoas.

Depoente: Máris de Cássia Ribeiro
Profissão: Coordenadora do curso de Administração e Ciências Contábeis
Depoimento:O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é uma oportunidade para estimular o exercício da cidadania pelos nossos estudantes e professores. É um momento para oferecermos as nossas habilidades aperfeiçoadas através do ensino à comunidade local em pró do bem-estar comum.Enfim, o propósito do Dia da Responsabilidade Social é parar para verficarmos a importância de servir ao próximo.

Depoente: Ana Beatriz Lima
Profissão: Professora do curso de Administração
Depoimento:Nos dias 26 e 27 de outubro foram realizadas diversas atividades pelos alunos do Unisalesiano Lins, demonstrando seu comprometimento em ações sociais responsáveis. Trabalho belíssimo, que enaltece a missão de nossa Instituição que busca o preparo de seus alunos para torná-los profissionais em sua plenitude.

Depoente: Mayra Rosana Ribeiro
Profissão: Acadêmica do curso de Ciências Contábeis
Depoimento:A responsabilidade Social nas empresas está na ordem do dia, é um sinal do novos tempos dessa emergente consciência empresarial. Sabemos que o crescimento econômico não se dá sem a participação da iniciativa privada, mas sabemos também que o crescimento para ser duradouro pressupõe a sustentabilidade social. Fico feliz em vivenciar esses momentos oferecidos pelo Unisalesiano Lins em pról do bem comum. A nossa Casa Salesiana faz a diferença com suas atividades socialmente responsáveis, praticadas não só nesses eventos , mas diariamente.

Depoente: Márcia Maria Faganello Mitsuya
Profissão: Professora do curso de Fisioterapia
Depoimento:Com a participação dos acadêmicos do curso de Fisioterapia, o objetivo do evento foi sensibilizar a população sobre os malefícios do tabagismo e orientá-los para hábitos de vida saudáveis. Esta experiência permitiu um contato mais próximo dos acadêmicos com o público envolvido, permitindo a aplicação prática dos procedimentos de avaliação respiratória, para identificar a intensidade da obstrução das vias aeréas.

Depoente: Renata F. P. T. Medeiros
Profissão: Terapeuta Ocupacional e Docente do curso
Depoimento:Acredito ser esta ação, adequada e essencial para os acadêmicos, como também para a população beneficiada. Esta é mais uma proposta do Unisalesiano com o intuito de promover a saúde e a educação. que nos dias de hoje estão abandonadas e decadentes, visto que a população carente é a mais prejudicada e atingida por tanto descaso e irresponsabilidades dos que um dia se colocaram a disposição para lutar por elas. Assim, o Unisalesiano, juntamente com toda a sua equipe de docentes e discentes assumiram mais este dia para fazer a diferença, buscando sempre uma melhor qualidade de vida e esperança futura.

Depoente: Tatiane P. Villarino
Profissão: Discente do 8º semestre do Curso de Educação Física
Depoimento:No dia 27 de outubro, foi realizado no Centro de Reabilitação Física Dom Bosco - Clínica de Terapia Ocupacional o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. Eu como discente do curso do 8º semestre, participei do Mutirão de Avaliação Psicomotora, para avaliar crianças com dificuldades escolares. Foi muito importante pois essas necessitam de ajuda para dar continuidade em suas atividades escolares. Ressalto ainda que essas crianças são o futuro do nosso Brasil, com tanta miséria, discórdia e corrupção, então porque não ensiná-las o amor, a paz, e que o estudo é para toda a vida. E nós como Terapeutas Ocupacionais, temos como objetivo dar uma melhor qualiddea de vida para nossos pacientes.

Depoente: Paula Sandes Leite
Profissão: Terapeuta Ocupacional e Docente do curso
Depoimento:Foi de grande valia a realização da palestra para o público a qual foi destinada, veio ao encontro das suas necessidades no ambiente de trabalho no qual estão inseridos, houve uma participação satisfatória dos funcionários, muitas dúvidas foram esclarecidas. Todos receberam uma cópia do manual de orientação contendo todas as informações transmitidas na palestra. Ao encerrar demosntraram-se satisfeitos com a ação.

Depoente: Lucilia Madureira C. Pontes
Profissão: Discente do 8º semestre do Curso de Terapia Ocupacional
Depoimento:É de fundamental importância participar deste dia, gostaria de parabenizar o Unisalesiano por incentivar os alunos a participarem do Dia da Responsabilidade Social. A palestra realizada neste dia pode esclarecer muitas dúvidas e orientar os trabalhadores a realizar suas tarefas de forma adequada, sempre priorizando sua saúde, os mesmos demonstraram interesse pelo assunto.É primordial que todas Instituições de Ensino, participem da Responsabilidade Social, pois esta é uma maneira de estarmos transmitindo informações que irão agregar valores a população, promovendo educação e a saúde.

Depoente: Giane Gargaro e Marcelo Soares
Profissão: Acadêmicos do curso de Enfermagem
Depoimento:``Nós gostamos de ter participado do Dia da Responsabilidade Social, contribuindo com a população e utilizando um pouco dos nossos conhecimentos como universitários. Foi muito bom e gratificante participar deste dia!``

Depoente: Tatiana Longo Borges
Profissão: Coordenadora do curso de Enfermagem
Depoimento:`` Considero o Dia da Responsabilidade Social uma oportunidade de mostrar á comunidade diversos serviços que prestamos, muitas vezes, em nossas clínicas e atividades de extensão. Além disso, é uma forma de trabalhar nossos alunos, noções de ética e responsabilidade com o próximo.``

Depoente: Renata Tunes Antoneli
Profissão: Terapeuta Ocupacional e Docente do curso.
Depoimento:Acredito que o trabalho desenvolvido contribuiu positivamente e acrescentou aspectos relevantes na relação entre pais(cuidadores) e criança. O objetivo geral foi de conscientizar a população da necessidade de ofertar estímulos adequados e garantir uma melhor qualidade de vida a seus filhos, pois para um desenvolvimento adequado, a participação e colaboração dos pais são imprescindíveis. Buscou-se através dessa conscientização favorecer a progressão da criança nos processos de seu desenvolvimento integral, a fim de possibilitar-lhes as condições básicas para a aquisição das etapas evolutivas entre 0 e 1 ano de idade, considerando-se os aspectos motores, visuais e auditivos, além de ressaltar que para um desenvolvimento satisfatório a criança precisa de amor, carinho, contato físico, afeição e atenção. Com isso, o resultado tende a ser favorável, pois amor+estímulos = desenvolvimento normal.

Depoente: Amanda Letícia J. Andreazzi
Profissão: Acadêmica do 8 sem do curso de Terapia Ocupacional
Depoimento:Pude verificar a importãncia deste evento e a abordagem realizada, através da atenção das pessoas ao trabalho elaborado e abordado pela Professora e estagiárias de Terapia Ocupacional. Acredito que tenha sido de grande valia as orientações dadas, pois muitos ainda não possuem o conheciemnto de que as atitudes tão símples com uma criança de 0 e 1 ano de idade, possam ser a grande diferença à um adequado desenvolvimento psicomotor.

Depoente: Maria Tereza Rossler
Profissão: Terapeuta Ocupacional e Docente do curso
Depoimento:``A Adesão das crianças foi grande, assim como toda a população nas atividades oferecidas pelos cursos de Enfermagem e Fisioterapia ação interdiscilplinar. Sinto-me gratificada por mais uma vez participar desta ação, pois a proposta de uma IES norteia-se no ensino, pesquisa e extensão, sempre em pról da sociedade e neste sentido, o Unisalesiano e o curso de Terapia ocupacional demonstraram mais uma vez seu compromisso constante com a sociedade.``

Depoente: Sandra Regina Sarmento Baccari
Profissão: Acadêmica do 8 sem do curso de Terapia Ocupacional
Depoimento:``Foi gratificante constatar que podemos levar nossos conhecimentos à população, em qualquer lugar, proporcionando saúde, bem estar e qualidade de vida. Em uma ação conjunta, diversos profissionais atuaram, ressaltando nossa responsabilidade social.``

Depoente: Rosana M. Silvestre
Profissão: Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional
Depoimento:``Nos dias 26 e 27 de outubro, o curso de Terapia Ocupacional do Unisalesiano participou com os demais cursos da Instituição do `` Dia da Responsabilidade Social``. Atividades de caráter preventivo, oficinas e avaliações específicas da Terapia Ocupacional foram realizadas em diversos locais da cidade. Buscando oportunizar o exercício da cidadania pelos nossos estudantes e professores, o comportamento ético e socilamente responsável, a Instituição abriu as portas à população para a prática do conhecimento em seu papel mais importante e trasnformador: favorecer, aprender e servir a comunidade ao ensinar. Esta ação interdisciplinar permitiu a todos os participantes uma visão dos serviços prestados pelo Unisalesiano a comunidade, bem como o crescimento do compromisso profissional fortalecendo a vivência prática de ser Terapeuta Ocupacional. ``

Depoente: Gláucia T. Rodrigues
Profissão: Assistente Social
Depoimento:`` O bom profissional não é composto apenas pela qualidade do ensino, mas, também pelo comprometimento em difundir o seu conhecimento em pról da sociedade. Ao contribuirmos para a qualidade de vida das pessoas, adquirimos conhecimento e experiência, evoluimos como profissionais e como seres humanos. O Dia da Responsabilidade Social nos conscientiza de que nada vale o conhecimento se não o colocarmos em prática. Mas de quão recompensador se torna o profissional e o seu trabalho, quando partilhamos e beneficiamos outras pessoas.``

Depoente: Murilo Centureli Pitondo
Profissão: Acadêmicos do VI do curso de Fisioterapia
Depoimento:`` A experiência que tivemos foi gratificante, pois vivenciamios de perto a atuação e importância da Fisioterapia na população tabagista.``

Depoente: Ana Elisa S. de Carvalho
Profissão: Coordenadora do curso de Psicologia
Depoimento:``A educação deixou de ter um caráter exclusivamente pedagógico e teórico. As Instituições de ensino devem buscar não só transmitir conhecimento, mas transmitir valores sociais e trasnformar as pessoas em cidadãos conscientes e éticos. A preocupação com o aspecto social é de extrema importância. Envolver os alunos em projetos que buscam unir conhecimento e solidariedade trará benefícios não apenas na vida profissional, mas também na vida pessoal.``

Depoente: Nilcéia Maria de Vides Gonçalves
Profissão: Professora do curso de Psicologia
Depoimento:``O curso de Psicologia do Unisalesiano preocupa-se com a formação de profissionais éticos, competentes e envolvidos com os problemas humanos. Esse tipo de evento fortalece,em nossos alunos o compromisso com a população de Lins e região.``

Depoente: Ana Laura
Profissão: Acadêmicos do curso de Psicologia
Depoimento:`` Foi a minha primeira experiência e achei muito interessante! As Universidades deveriam investir mais na troca de experiência entre o aluno e a comunidade.``