Apresentação da Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO - AUXILIUM


  • Endereço: Rua Dom Bosco - N.°265
  • Cidade: LINS
  • UF: SP
  • Bairro: Vila Alta
  • Cep: 16.400-505
  • Fone: (14) 3533-5000
  • Fax: (14) 3533-6205
  • E-Mail: assistenciasocial@unisalesiano.edu.br
  • Site: www.unisalesiano.edu.br


O CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM, aliado ao comprometimento com a qualidade de ensino,
formando profissionais competentes para o mercado de trabalho, dignifica sua existência com grande responsabilidade social. Além de promover os alunos oferecendo bolsas de estudo aos acadêmicos pelo Prouni e bolsas sociais, mantém projetos sociais, que são oportunidades para uma melhor qualidade de vida e de formação dos beneficiados.

O Dia da Responsabilidade Social, vem contribuir e a ser um diferencial na formação acadêmica dos alunos e do seu comprometimento com a sociedade. Acesse o nosso site: www.unisalesiano.edu.br e confira os cursos disponíveis.

Políticas 

1 – Criar uma maior unidade de organização, relacionamento e funcionamento do UniSALESIANO.

2 – Reafirmar e aprofundar a nossa identidade institucional como Universidade, Católica e Salesiana, dentro da realidade do noroeste de São Paulo.

3 – Fortalecer a consciência de pertencer a uma grande rede de Instituições Universitárias Salesianas – IUS.

4 – O UniSALESIANO quer construir conhecimento e atuar como agente qualificado para responder ás demandas da sociedade contemporânea e da sua comunidade universitária. Compromete-se com a qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão. Aproxima seus acadêmicos à realidade da sociedade propiciando formação profissional competente.

5 – Através da pastoral universitária nossa instituição quer desenvolver propostas que propiciem aos jovens e leigos envolvidos uma experiência de vida cristã através dos valores ensinados Por Jesus Cristo e inspirados na espiritualidade Salesiana de Dom Bosco

6 – Consolidar os cursos e as políticas institucionais através de uma gestão sustentável.

Projetos Prioritários:

1 – Criar política de formação continuada para desenvolver a capacitação do corpo docente e administrativo.

2 – Expandir o ensino de graduação com novos cursos, conforme as necessidades da sociedade:

3 – Criar novos cursos de pós-graduação lato sensu e um curso de mestrado (direito, administração ou saúde)

4 – Iniciar um processo para obter junto ao MEC autorização de Ensino a Distância – EAD. (Já Realizado)

5 – Reestruturar o sistema de comunicação e publicidade do UniSALESIANO como um todo e trabalhar para obter uma rádio universitária.

6 – Unificar o Informativo trimestral e as Revistas Científicas – Implantação da Plataforma SEER do IBCTI – Instituto Brasileiro de Ciências e Tecnologia.

7 – • Reestruturar o Núcleo de Práticas Jurídicas e o Tribunal do Júri para o curso de Direito em Lins.
• Investimentos na Fazenda Experimental para o curso de engenharia Agronômica em Lins.

8 – Implementar um projeto de intercâmbio de docentes e acadêmicos entre as IUS.

9 – Implementar novas metodologias para o ensino e a aprendizagem através de novas tecnologias.

10 – Investir no Sistema Acadêmico e na Manutenção e guarda do Acervo Acadêmico.

11 – Fortalecer o PIBIC – Programa de Bolsas de Iniciação Científica.

12 – Dar atenção especial aos egressos com a implementação do Portal do ex-aluno, disponível na página do site do UniSALESIANO.

13 – Programar os Jogos entre os universitários de Lins e Araçatuba.

Pedagogia Salesiana

 

Dom Bosco é o fundador dos Salesianos. Ele nasceu na Itália, perto de Turim, em 16 de agosto de 1815 e ali faleceu em 31 de janeiro de 1888. Filho de pobres camponeses, desejou ser padre para trabalhar especialmente com crianças e jovens, educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral da pessoa, orientando para Cristo, homem perfeito, visando a formar bons cristão e honestos cidadãos. Dom Bosco, inspirando-se na bondade e no zelo de São Francisco de Sales (daí é que vem o nome de salesianos), o acolheu como protetor do grupo de jovens que desejaram trabalhar com ele.

Fundou em 1857 a Congregação Salesiana, constituída de irmãos e padres para orientar e guiar a juventude, oferecendo a ela idéias, sentimentos e horizontes. Em síntese: ter um projeto de vida. Hoje os salesianos estão presentes em mais de 120 países, em todos os continentes. No Brasil, os salesianos chegaram no dia 14 de julho de 1883, em Niterói, onde fundaram o Colégio Santa Rosa. Em 1885, iniciaram as atividades no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.

Dom Bosco foi declarado “santo” – São João Bosco – no dia 1º de abril de 1934, pelo papa Pio XI. Há um número grande de pessoas que viveram o ideal de Dom Bosco e estão em processo de canonização. Este método educativo deve ajudar-nos a ser santos! Esta santidade se faz vivenciando os acontecimentos do dia-a-dia e cumprindo bem os nossos deveres. Para trabalhar na educação das crianças e dos jovens, Dom Bosco criou um método: o Sistema Preventivo. Além de ser um método pedagógico, é também uma espiritualidade, ou seja, um modo como o próprio Dom Bosco o viveu.

É a pedagogia da presença, desenvolvendo o amor educativo na:

• razão
• religião
• amorevolezza (carinho)

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deve ser:

• casa que acolhe
• paróquia que evangeliza
• escola que encaminha para a vida
• pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria

Para se identificar com o projeto de Dom Bosco, é preciso que você acredite que Deus nos criou para sermos felizes, que Ele nos quer felizes, e que você pode ajudar na felicidade de cada pessoa que Ele coloca no seu caminho. “O Senhor nos colocou neste mundo para os outros”, dizia Dom Bosco. Os salesianos atuam no campo da educação (escolas de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Profissionalizante, cursos universitários), da evangelização (paróquias e oratórios) e em uma rede muito ampla de obras sociais e de formação profissional.

Através da sua situação, viva e ensine os valores da nossa instituição:

• amorevolezza (carinho)
• diálogo
• ética
• profissionalismo
• solidariedade

Nós acreditamos que os jovens, de que o mundo tanto necessita, se formam e renovam o mundo através da vivência de valores. “O que somos é presente de Deus para nós; no que nos transformamos é o nosso presente para Ele”, dizia Dom Bosco.

Fazendo parte dessa obra de Dom Bosco, é preciso recordar que, para Dom Bosco e para nós:

• Deus é Pai
• Jesus é o nosso Salvador, o Bom Pastor que nos conduz
• o Espírito Santo fortalece nossa vontade no bem

A Mãe de Jesus, Maria, é invocada entre os salesianos com o nome de “Auxiliadora” – Nossa Senhora Auxiliadora. Na fé de Dom Bosco, “foi ela quem tudo fez” para o surgimento desta obra na Igreja.