Depoimentos - 2006

DEPOIMENTOS
Depoente: Gláucia Tabian Rodrigues
Profissão: Assistente Social
Depoimento:O Dia da Livre Iniciativa do Ensino Superior Particular, foi de suma importância, porque veio divulgar que o Unisalesiano é uma I. E. S, comprometida com o social e vem cumprindo dignamente o seu compromisso com a sociedade, oferecendo projetos sociais de qualidade, na área da saúde, educação,esporte e cultura, promovendo-os seus beneficiados com respeito e dignidade.

Depoente: Isamara Cardoso de Moraes
Profissão: Estudante de Enfermagem
Depoimento:Foi bom, não somente pelo aprendizado que nós alunos obtivemos, mas para as pessoas que receberam o atendimento. Muitos nunca tinham feito o teste de glicemia e puderam fazer gratuitamente e saber como estava sua saúde.

Depoente: Tatiana Borges
Profissão: Coordenadora do curso de Enfermagem
Depoimento:``O dia da responsabilidade social foi uma iniciativa muito importante, pois através dele a sociedade pode verificar o comprometimento de cada IES. Além disso, a população saiu ganhando pois pôde realizar exames gratuitos importantes para se prevenir de algumas doenças. E os alunos puderam exercitar a profissão que exercerão daqui a alguns anos``

Depoente: Valéria Delalibera
Profissão: Graduada em História
Depoimento:``Eu como mãe de uma das crianças que participou do evento, achei muito importante, pois reuniu os pais, irmãos e amigos e as crianças em si, houve muita integração e animação, foi muito bom.``

Depoente: Anderlei dos Santos Cardoso
Profissão: Estudante de Educação Física Bach.
Depoimento:Através deste evento mostramos aos caminhoneiros e demais atendidos, a importância do alongamento antes de iniciar suas atividades diárias, prevenindo futuros problemas de saúde. Enquanto aluno, foi uma experiência muito válida, tivemos noção de como é lidar na prática com as pessoas e sobre os campos que podemos atuar, trabalhando como educador físico.

Depoente: Jéssica Milani
Profissão: Discente de Terapia Ocup. 6ºsem
Depoimento:Parabenizo a toda direção, coordenação, docente e todos nós graduandos pela iniciativa e participação ao DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR, no qual nós, detentores de alguma sabedoria, não poderíamos deixar de participar e assim ajudar ao próximo enfocando em seu bem maior que é a sua SAÚDE. A interação alegre e ativamente com a comunidade nos dá a certeza de que sempre teremos que cumprir com nosso papel de cidadão e profissional responsável, pois grande parcela da população necessita de um olhar atento e carinhoso para que seus “filhos” possam crescer e fazer da sociedade um lugar melhor para viver. Parabéns UNISALESIANO e a toda população que nos procurou neste DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, que juntos possamos sempre fazer o melhor.

Depoente: Paula Sandes Leite
Profissão: Docente do curso de Terapia Ocup.
Depoimento:A ação realizada pelo UNISALESIANO com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Terapia Ocupacional, no Posto de Abastecimento do Frigorífico BERTIN, em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior, foi de grande valia, cada curso abordou um assunto na área da saúde, muitos caminhoneiros e funcionários do setor de transporte da empresa foram orientados, ficou evidente a necessidade desse tipo de intervenção com objetivo de alertar os caminhoneiros com os cuidados que devem tomar com a saúde e isso acaba interferindo diretamente no desempenho de seu trabalho. Esse tipo de evento é de fundamental importância para a promoção da Saúde dos caminhoneiros que muitas vezes tem uma longa jornada de trabalho, prazos a cumprir entre outros, deixando muitas vezes de lado a prática de hábitos saudáveis. Vale ressaltar a atenção prestada pelas Assistentes Sociais e o trabalho em equipe pelos alunos.

Depoente: Marina Paccola Diegoli
Profissão: Discente do 8º sem Terapia Ocup.
Depoimento:Sem dúvida, o evento realizado na última sexta-feira, foi importante, tanto para as pessoas que receberam atendimentos, como para os próprios alunos que tiveram a oportunidade de, com o seu trabalho, intervir de alguma maneira, para o bem estar dos trabalhadores que por ali passaram. Pecebeu-se que os mesmos aproveitaram e gostaram de ser atendidos pelos alunos de Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, já que a maioria dos caminhoneiros e funcionários da empresa nunca haviam recebido informações sobre hanseníase, orientações posturais e sobre qualidade de vida e atendimentos preventivos de hipertensão e diabetes.

Depoente: Renata Ferraz Prado Telles Medeiros
Profissão: Terapeuta Ocupacional
Depoimento:Este dia é de grande importância para nós docentes de Instituições Superiores, revalida nossa responsabilidade para os nossos discentes e para a sociedade. Situações como esta nos proporciona refletirmos o quanto é essencial para a sociedade o nosso papel, refletindo direta e indiretamente no cotidiano de todos, que buscam e necessitam de nosso trabalho. Ressalto o interesse tanto dos discentes e docentes, quanto da população que foi nosso principal alvo para que este evento se concretizasse. Enfatizo também que tudo que é voltado para o bem estar e qualidade de vida devem ser acima de tudo priorizado com veemência nos dia de hoje, pois as dificuldades são tantas e nem todos tem oportunidades como esta oferecida. Crefito 3/4150

Depoente: Maria Tereza Ferreira Rossler
Profissão: Terapeuta Ocupacional
Depoimento:A atividade desenvolvida pelos alunos e professores do Curso de Terapia Ocupacional junto à comunidade no calçadão Tancredo Neves, foi RECREAÇÃO E OFICINA DE SUCATA. Foi muito importante, pois possibilitou aos alunos uma vivência direta com a população, oferecendo as crianças que por ali passaram a oportunidade de exercitar a criatividade, a coordenação motora, a sociabilização e aos adultos, o conhecimento acerca da intervenção da TERAPIA OCUPACIONAL no desenvolvimento infantil e a importância do brincar, do lúdico neste contexto. Algumas mães aproveitaram a oportunidade para pedir orientações sobre o comportamento e desenvolvimento de seus filhos. Desta forma, mais uma vez cumprimos com o nosso compromisso de prestação à comunidade Linense.

Depoente: Rosana Maria Silvestre Garcia de Oliveira
Profissão: Coordenadora do curso de Terapia Ocup.
Depoimento:No dia 21 de outubro de 2006, foi realizado o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. O UNISALESIANO mobilizou todos os seus cursos para a realização de atividades e orientações á comunidade, abrangendo diversos locais da cidade. Oportunidades como estas possibilitam discentes e docentes refletir quanto a nossa missão Institucional “Contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadãos através da produção e difusão do conhecimento e da cultura”. Esta ação interdisciplinar permitiu à todos os participantes uma visão dos serviços prestados pelo UNISALESIANO e a comunidade, bem como o crescimento do compromisso profissional. O principal objetivo, favorecer a toda a população oportunidade para prevenir doenças orientando para melhoria da qualidade de vida fortaleceu a vivência de ser Terapeuta Ocupacional.

Depoente: Darlan Nakato e Giseli Barrros
Profissão: Professores de Educação Física
Depoimento:No dia 20 de outubro, o Unisalesiano em parceria com o grupo Bertin realizou no posto de abastecimento do Bertin o projeto ``Viva Bem Caminhoneiro``. Professores e alunos do curso de Educação Física estiveram presentes para aplicarem Ginástica Laboral e orientações posturais e de alongamento para os motoristas, foi uma experiência muito interessante e válida para os professores e alunos.

Depoente: Academicos do IV semestre de Fisioterapia
Profissão: Discentes
Depoimento:No ultimo dia 20 de outubro, nós do IV semestre de Fisioterapia realizamos teste e avaliações com os caminhoneiros do grupo (Empresa) Bertin Ltda. no projeto, ao qual tivemos a oportunidade de avaliar a qualidade de vida e avaliar lombalgias, ambas avaliações com questinarios de facil comunicação. Afinal é isso que se espera de uma instituição de Ensino, a sua interação com o meio que a cerca, ou seja, a sua socialização, pois é com esses projetos que aprendemos e colocamos em pratica nossos conhecimentos

Depoente: Profª Ana Cláudia e Profª Érica
Profissão: Fisioterapeutas
Depoimento:Diante do projeto proposto, conseguimos alcançar os nossos objetivos, com relação às instituições envolvidas. Tivemos uma excelente participação dos nossos alunos do 4º semestre do curso de fisioterapia. Esperamos que este evento sirva de exemplo, ou de piloto, para que possamos desenvolver um projeto de extensão, para os anos seguintes, e promovendo assim, maiores oportunidades para os nossos alunos.