O histórico legal da Universidade de Uberaba é iniciado no ano de 1947 com a criação da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, com a publicação do Decreto nº 24.132, de 27/11/1947. Em 1951, é criada a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro e, em 1956, a Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro. Visando promover a integração administrativa e didática das faculdades e atender a Reforma Universitária Lei nº 5.540, de 28/11/1968, submeteu à apreciação do Conselho Federal de Educação o regimento unificado das três faculdades pertencentes àquela entidade mantenedora.
O ciclo de integração inicia-se em 1972 e o sistema integrado recebe a denominação de Faculdades Integradas de Uberaba - FIUBE. No período de 1981 a 1987, a Sociedade de Educação do Triângulo Mineiro promove a fusão com as Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino - FISTA, agregando à FIUBE os cursos de Licenciatura e Jornalismo.
No ano de 1988, inicia-se o ciclo de transformação das Faculdades Integradas de Uberaba - FIUBE - em Universidade de Uberaba. O Estatuto da Universidade de Uberaba, aprovado em 1990, indica no seu artigo primeiro o reconhecimento da Universidade de Uberaba pela Portaria MEC nº 544, de 25 de outubro de 1988 (DOU 26/10/1988). Concebe-se então uma nova estrutura organizacional; faz-se a reestruturação no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão; cria-se um novo modelo didático-pedagógico; faz-se uma restauração da estrutura física com construção de mais salas, ampliação e modernização dos laboratórios, instalação de uma biblioteca totalmente informatizada, com uma estrutura física, acervo e serviços condizentes com necessidade do suporte necessário às atividades de ensino, pesquisa e extensão; criam-se novas modalidades de processo seletivo e contratam-se professores(as) titulados(as) em praticamente todas as áreas do conhecimento.
Com a reestruturação, cria-se em 1998 o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa de Apoio à Pesquisa (PAPE). O primeiro concedia uma cota institucional de bolsas a alunos engajados em projetos de pesquisa financiados com recursos (também institucionais) do PAPE. O PIBIC da UNIUBE foi reconhecido pela FAPEMIG e pelo CNPq, com a concessão de cota de bolsas PIBIC dessas duas Instituições, seguida pela concessão de cota de bolsas PIBITI (pelo CNPq). Na sequência, houve a concessão de cota de bolsas da modalidade PIBIC-Jr (FAPEMIG) e PIBIM-EM (CNPq), ambos para alunos do ensino Médio engajados em projetos de pesquisa na Universidade. Como forma de mostrar os resultados dessas atividades de pesquisa, realiza-se na Instituição, desde 1999 o “Seminário de Iniciação Científica”, fórum de discussão para professores e alunos ligados à pesquisa. Neste ano de 2023 aconteceu o XXIV Seminário de Iniciação Científica (XXIV SEMIC).
A concessão de recursos próprios para o financiamento à pesquisa permitiu que muitos docentes se especializassem, obtendo a titulação de Mestre e Doutor, o que incrementou a formação de grupos de pesquisa que culminou com a criação dos Programas de pós-graduação stricto sensu (ver abaixo), mantendo-os até hoje, em conjunto com os recursos obtidos das agências de fomento à pesquisa governamentais (CNPq, FAPEMIG, EMBRAPA) e não-governamentais (SEBRAE, entre outras) e seus respectivos editais.
Com a evolução dessas ações, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, em 1999.
Neste mesmo ano, a Uniube conhecedora do cenário educacional e do seu compromisso com a Educação, constituiu um grupo de trabalho para realizar estudos sobre a educação a distância formado por professores de diferentes áreas do conhecimento. Estes estudos culminaram na criação do Programa de Educação a Distância, desta Universidade, aprovado no Colegiado do Instituto de Formação de Educadores - IFE, em vinte de dezembro de dois mil e no Conselho Universitário desta Instituição em vinte oito de março de dois mil e um, constitui-se como órgão suplementar e tem por competência traçar as diretrizes da EAD no contexto desta Universidade, em consonância com os dispositivos da legislação educacional vigente no país. O Programa de EAD foi responsável, inicialmente, pela oferta do curso de especialização em Cafeicultura Irrigada.
No ano de 2002, a Uniube foi aprovada para ser uma das instituições participantes do Projeto Veredas, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que ofertou o Curso Normal Superior – Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para 14.300 professores aprovados no processo seletivo. Este projeto tinha por objetivo habilitar, em curso de graduação plena, os professores das Redes Públicas de Educação de Minas Gerais, de acordo com a legislação vigente; elevar o nível de competência profissional dos docentes em exercício; contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das redes públicas de Minas Gerais, nos anos iniciais da educação fundamental; valorizar a profissionalização docente. (MINAS GERAIS, 2002, p. 11)
Neste mesmo ano de 2002, foi aprovado o campus fora de sede no município de Uberlândia/MG, iniciando as atividades com a oferta dos cursos na área de Engenharia e, posteriormente, os cursos de Administração e Direito, pela Portaria MEC nº 2.728, de 25 de setembro de 2002 (DOU 27/09/2002). E foi aberto o pedido de credenciamento para oferta de cursos superiores a distância junto ao Ministério da Educação.
Em 2003, consciente da tríade universitária – ensino, pesquisa e extensão – foram regulamentadas as atividades de extensão e ação comunitária, por meio da Resolução nº 03/2003, do Conselho Universitário, publicada em 17 de junho de 2003. Enquanto a Resolução nº 04/2003, também, de 17 de junho de 2003, regulamentou a oferta dos cursos de extensão.
O Mestrado em Educação é recomendado pela Capes em 2004 por meio da Portaria nº 1.652, de 03/06/2004 (DOU 08/06/2004), sendo pioneiro na instituição.
Em 2005, pela Portaria MEC nº 1.871, de 02 de junho de 2005 (03/06/2005), a Universidade de Uberaba foi credenciada, pelo prazo de cinco anos, para a oferta de cursos superiores a distância. Inicia-se um novo ciclo de expansão, com a ampliação dos horizontes geográficos e metodológicos que caracterizam o trabalho com a Educação a Distância.
Em 2007, é criado o Mestrado Acadêmico em Odontologia, conforme Resolução nº 002/07 do Conselho Universitário de 29 de março de 2007.
Em 2011, foi criado o Mestrado Acadêmico em Medicina Veterinária: Sanidade e Produção Animal nos Trópicos, conforme Resolução nº 018/2010 do Conselho Universitário de 01 julho de 2010.
Em 2013, foi concluída a edificação de um moderno Hospital Universitário, bem próxima ao Campus Aeroporto, em Uberaba, que conta com vinte leitos de UTI neonatal e vinte leitos de UTI para adultos, o que suprindo uma necessidade urgente de Uberaba e região.
Em 2015, foi criado o Mestrado Profissional de Engenharia Química, conforme Resolução nº 019/2015 do Conselho Universitário de 02 de julho de 2015. E, também, o Mestrado Profissional em Educação – Formação para a Educação Básica, no campus fora de sede em Uberlândia, conforme Resolução nº 020/2015 do Conselho Universitário de 02 de julho de 2015. E o Doutorado em Educação criado por meio da Resolução nº 022/2015 do Conselho Universitário de 02 de julho de 2015. Obteve o seu recredenciamento para oferta de cursos superiores a distância, no ano de 2018, com a publicação da Portaria nº 347, de 9 de abril de 2018 (DOU 10/04/2018).
Em 2015, é aprovada a atualização das diretrizes das atividades de extensão da Uniube, por meio da Resolução nº 042/2015 do Conselho Universitário de 08 de outubro. Em 2021, as diretrizes de extensão foram atualizadas por meio da Resolução nº 076/2021 do Conselho Universitário de 15 de junho para regulamentar as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componente curriculares, atendendo a resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei número 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.
A PROPEPE desde 2015 acolhe os Programas e Projetos de extensão em editais previamente publicados com este fim. Desde então, até dezembro de 2021, 97 projetos e 8 programas haviam sido desenvolvidos dos quais 50 tiveram suas atividades continuadas por meio de renovação junto a Câmara de Extensão; todos os editais estão publicados na página da Universidade. Em 2022, com a curricularização da extensão Universitária, antigos projetos continuaram suas atividades e novos projetos foram propostos dentro da nova organização da extensão que dividiu suas atividades em seis programas, sendo eles: Educação e Comunidade, Saúde em Ação, Urbanidades e Integração, Cidadania Ativa, Tecnologias e Interações Sustentáveis e Comunicação e Criatividade. A comunidade acadêmica da Universidade de Uberaba tem trabalhado constantemente para consolidação de suas atividades de responsabilidade social e com isso, promoveu em abril de 2023 o VIII Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba (SEMEX). Este evento tem acontecido anualmente desde a implantação dos editais, 61 trabalhos foram aprovados para apresentação oportunizando a divulgação dos programas, projetos e ações extensionistas que acontecem na Universidade de Uberaba e fora dela (http://www.uniube.br/semex/). O público alvo do Seminário de Extensão são estudantes, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das diferentes áreas do conhecimento.
Neste ano de 2023, foi publicado o terceiro edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade de Uberaba (PIBEX-Uniube) que acolheu 5 propostas de extensão, oportunizando alunos extensionistas a receberem remuneração pelas atividades desenvolvidas. Os dados deste programa foram inseridos neste relatório.
A UNIUBE mantém programas de benefícios que viabilizam apoio financeiro, aos alunos, para a conclusão de seu curso superior ou para especialização através de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, tais como os Programas mantidos pela UNIUBE: 1º Colocado - Programa de gratuidade a ingressante pelo vestibular; PROEM - Programa de bolsa para alunos do ensino médio em escola pública; Policiais - Programa de bolsa para agentes de segurança pública da ativa; Programa de bolsa para alunos maiores de 50 anos; Programa de bolsa para portador de diploma, Programa de desconto para ingressante ENEM, Programa de desconto para transferência, Programas de Descontos Regionais (regiões sul, sudeste, centro oeste, norte e nordeste; Programa de Desconto para Ex-aluno; Programas de desconto de pós-graduação; PRODEP – Programa de Desconto para alunos de escola pública – EAD; Programa de Desconto Uniube; Programa de Desconto Turno; Programa de Desconto família; Convênios com prefeituras e empresas; Descontos através dos sindicatos das categorias do SAAE e SINPRO; UNIFLEX - Programa de Crédito Educacional; Programas mantidos em parceria com os governos federal e estadual: Prouni, Fies, CAPES e FAPEMIG. Os descontos ou créditos educativos são concedidos de acordo com os regulamentos específicos para cada programa disponíveis no site www.uniube.br/bolsas. " O número de bolsas disponibilizadas em 2021 foi de 21.281 bolsas. Este valor numérico de bolsas foi inserido no quantitativo de atendimentos da IES a partir de 2021.
Desde o ano de 2019 estamos inserindo neste relatório as atividades das Clínicas Integradas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Fonoaudiologia e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) contabilizaram 331.156 e 3.174 atendimentos, respectivamente, até novembro de 2024. Além disso, este ano foram contabilizados a estimativa da tabela mínima da OAB para os gastos do NPJ. Além disso, 9.642 atendimentos foram realizados no Hospital Veterinário de Uberaba da Uniube
As ações que a UNIUBE desenvolve na área da saúde, em suas diferentes unidades, mais que atendimentos, contribuem para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas de baixa renda. Bons exemplos dessas ações, podem ser demonstradas por meio de programas nas comunidades onde ela se insere. A Universidade de Uberaba também tem trabalhado junto ao seu corpo discente, no sentido de despertar o senso de voluntariado com a proposta de atuar junto aos diferentes segmentos da sociedade, além de desenvolver no aluno a responsabilidade cidadã. Na Universidade de Uberaba, Responsabilidade Social representa mais que uma marca.