Nome da Atividade: Peça \"Somos todos Joana\" emociona o público
|
Cursos Envolvidos: Comunicação
|
Endereço: Anfiteatro da IES
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 22/09/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: "Recheado de clássicos musicais de Chico Buarque de Holanda, controvérsias do cenário político e questões sociais do Brasil” marcaram a apresentação do espetáculo no Anfiteatro da Instituição

A canção "Gota d
O núcleo XIII de artes dramáticas da Unifaccamp apresentou a peça intitulada "Somos todos Joana”, uma adaptação livre da obra “Gosta d’água”, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes, com direção de Cleber Lima. A entrada foi gratuita no dia 22 de setembro (sábado), no Anfiteatro da Unifaccamp, e emocionou a plateia, que lotou o Anfiteatro.
A peça teve classificação indicativa de 16 anos por abordar questões como amor, traição, vingança, desigualdade social. Joana é abandonada pelo marido Jasão, que troca a esposa por uma mulher mais jovem e rica. Joana, então, decide se vingar de seu marido sacrificando os próprios filhos.

Alunos representando Jasão, marido de Joana

Cena da peça Somos todos Joana
O núcleo XIII de artes dramáticas vai apresentar o espetáculo em mais quatro datas: dias 13 e 27 de outubro, 10 e 24 de novembro, sempre no Anfiteatro da Instituição.
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Paulo José
|
Nome da Atividade: Hospital Veterinário é marco na história da faculdade
|
Cursos Envolvidos: Medicina Veterinária
|
Endereço: UNIFACCAMP
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd. América
UF: SP
|
Data: 29/08/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Inauguração reúne imprensa, representantes da Prefeitura, estudantes e funcionários da Unifaccamp; local vai oferecer 150 castrações gratuitas ao mês em parceria com o município

Evento foi marcado por muita emoção; nesta primeira fase, hospital vai funcionar de segunda à sexta, das 8 às 17 horas
Uma alegria para os protetores de animais, a população e a comunidade acadêmica, assim foi a inauguração do Hospital Veterinário Unifaccamp, no dia 29 de agosto. O local já está funcionando normalmente das 8 às 17 horas, de segunda a sexta. O evento parou a rua do Centro Universitário e contou com a presença de mais de 300 pessoas.
Professores, representantes da área da Saúde e autoridades de Campo Limpo Paulista compareceram às 19 horas para um coquetel de abertura, no segundo andar do hospital.
O estabelecimento é privado, mas, com parceria com a Prefeitura, oferecerá 150 castrações gratuitas ao mês, além de chipagem de cães e gatos. Para ter direito ao serviço, o tutor do animal deve residir em Campo Limpo Paulista e ser inscrito no Cadastro Único.

O evento foi um sucesso e reuniu mais de 300 pessoas

Representantes da Unifaccamp e Prefeitura fizeram discurso
Além de especialistas veterinários, diversos alunos estavam presentes na noite. Com discursos emocionantes, subiram ao palco e discursaram o mantenedor da Unifaccamp, Nelson Gentil, a coordenadora dos cursos de Saúde, Silvia Oyama, o Diretor técnico do local, Eduardo Sant Ana, o secretário da Saúde, Sebastião Batista, e o prefeito Dr. Japim Andrade.
Dr. Japim Andrade agradeceu a parceria. “Fico muito grato em fazer parte desse momento e ajudar o primeiro hospital. Nós estamos escrevendo uma página na história de Campo Limpo Paulista.
Silvia Oyama contou sobre o sonho do próprio curso de Medicina Veterinária e também do hospital. “Agradeço a todos que confiaram e me deram a liberdade de organizar esse projeto. Será algo que beneficiará os estudantes e a comunidade.”

Emoção; o hospital foi oficialmente inaugurado

Estudantes de vários cursos prestigiaram o evento
Com muita emoção, confetes e mini-fogos de artifício, a faixa de inauguração foi cortada pelo mantenedor Nelson Gentil e o prefeito Dr. Japim Andrade. Após a cerimônia simbólica, todos que estavam presentes foram convidados a entrar e conhecer as dependências do novo prédio.
Julia Faria, estudante de Veterinária do 2° semestre, se surpreendeu com a estrutura. “Toda a minha turma está muito feliz, porque nos importamos com os animais e isso é benéfico para eles e para nós, que precisamos fazer estágio obrigatório. Ter um hospital na região que nos proporciona isso é ótimo.”
Ao todo, são 10 espaços diferentes, sendo eles: três consultórios de atendimento, sala para vacinação, esterilização, cirurgia, ultrassom, discussão de casos clínicos, laboratório e ainda uma sala para internação.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Unifaccamp doa agasalhos arrecadados para Apae
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Apae de Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 22/08/2019
|
Hora: 17:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Durante o Festival Cultural Outono Inverno, a Unifaccamp arrecadou vestimentas e, ao final dos eventos, doou para a Apae de Campo Limpo Paulista, que usou as peças em prol da associação

A diretora administrativa da Apae de Campo Limpo Paulista recebeu os agasalhos doados, e agradeceu a iniciativa da Unifaccamp
De abril a junho, a Unifaccamp proporcionou uma atividade cultural gratuita com muitas apresentações e shows, o Festival Cultural Outono e Inverno, em que os estudantes participaram do evento e, a cada final de semana, houve um espetáculo diferente.
Além de seis obras teatrais do sucesso, como “Somos todos Joana”, bandas de ritmos rock, folk, afro-latina e country pop, como Genomma, Shania Twain, Tehilim Celtic Rock e Mangangá, foram convidadas e agitaram a comunidade aos sábados.
O ingresso para a entrada do evento era a doação de um agasalho em bom estado, e, a partir desse ato solidário, os estudantes puderam aproveitar os dias de cultura e entretenimento.
A arrecadação dos agasalhos foi um sucesso e todos foram doados para a Apae, que separa as vestimentas para as famílias de alunos que necessitam de amparo, e também colocam as peças no bazar, organizado pela associação para obter fundos para o funcionamento e toda a estrutura.
A doação foi feita na tarde de segunda-feira (22), e a diretora administrativa Maria Elisabete da Apae, agradeceu a iniciativa do Centro Universitário. “A ação foi muito importante, pois a partir disso, nós conseguimos ajudar a comunidade e nossos alunos.
O bazar, que ainda está em funcionamento, é aberto das 7h30 até às 16 horas, e conta com roupas em bom estado e com preços bem acessíveis. A diretora também frisa que eles aceitam a ajuda de quem tiver roupas para ceder. "Todo auxílio é bem vindo, então nós recebemos alimentos, móveis, e peças, tudo em prol da existência da Apae.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Unifaccamp oferece minicurso de Primeiros Socorros
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem
|
Endereço: Polo Unifaccamp - Travessa José Benedito Ryan, número 60
Cidade:Francisco Morato
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 16/08/2019
|
Hora: 16:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Como agir em caso de picadas e mordidas de animais, parada cardiorrespiratória, desmaio e envenenamento foram alguns dos tópicos abordados na oficina gratuita

Foram dois horários de palestra, às 16 e às 19 horas, com o objetivo principal de mostrar as técnicas de saúde para salvar vidas
Saber como agir em casos de acidentes e imprevistos é algo fundamental. Por isso, a Unifaccamp de Francisco Morato promoveu um minicurso gratuito sobre Primeiros Socorros. Devido ao sucesso dos inscritos, o evento na sexta-feira (16) ocorreu em dois horários, às 16 e às 19 horas, na nova unidade da Unifaccamp EAD, na Travessa José Benedito Ryan, número 60.
O local fica próximo à estação ferroviária e rodoviária, e disponibiliza mais de 22 cursos a distância, entre bacharelados, tecnólogos, licenciaturas e pós-graduação.
A oficina foi divulgada nas redes sociais e os interessados puderam se inscrever através do WhatsApp. A palestrante do dia foi a professora do técnico e auxiliar de Enfermagem, Jamile Motta.
No início do minicurso, os procedimentos principais foram ensinados, pois em caso de urgências, antes de tudo, é preciso fazer a análise da vítima e a verificação de sinais vitais.
Cuidados com ferimentos, fraturas, queimaduras, como agir em caso de picadas e mordidas de animais, parada cardiorrespiratória, desmaio e envenenamento também foram alguns dos tópicos abordados.
O principal objetivo dessas técnicas de saúde é manter a pessoa com vida e impedir que a situação se agrave até a chegada da equipe adequada. Além de realizar as instruções ensinadas no treinamento, ligar para os serviços de emergências é algo primordial: Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e SAMU (192) são os principais.
No atendimento, é essencial informar nome, telefone, situação da pessoa afetada e local do acidente com o máximo de pontos de referência. Ficar focado na ligação é necessário para informar todos os dados rapidamente e com clareza.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Orquestra Hyper Sonora encanta e arrecada alimentos
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Anfiteatro Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 15/08/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento aconteceu no Anfiteatro da Unifaccamp e chamou a atenção dos estudantes, que cresceram ouvindo músicas clássicas de séries, jogos e desenhos; ação arrecadou alimentos

Apresentações da orquestra ficam ainda mais interessantes com as interações por meio de brincadeiras com a plateia
Levando cultura acessível e emocionando públicos de várias gerações, a Orquestra Hyper Sonora se apresentou no Anfiteatro da Unifaccamp para alunos de diversos cursos. O evento ocorreu na quinta-feira (15) e arrecadou alimentos não-perecíveis para ajudar quem precisa.
Apesar da apresentação ser feita com a “Orquestra Pocket” (reduzida), a plateia aproveitou as músicas de séries atuais, como Game Of Thrones e clássicas que marcaram a infância de muitos, como Super Mario Bros e Tetris.
Aliando a tecnologia ao palco, os clipes das músicas tocadas eram passados no telão, resgatando ainda mais a memória afetiva do público nerd e geek. O conceito dos eventos é trazer os jovens para o universo da música erudita por meio de trilhas de games, filmes e desenhos.
Com o Anfiteatro lotado, o grupo fez brincadeiras e perguntas para atrair ainda mais os estudantes. A orquestra conta com músicos do naipe de cordas, madeiras, metais, percussão e algumas participações especiais de instrumentos contemporâneos.
Bruna Nunes, uma das integrantes, conta que tudo começou no dia 16 de fevereiro do ano passado. “Nosso objetivo é mostrar que uma orquestra não precisa ser apenas “terno e gravata”. Sempre tentamos trazer o público de forma lúdica e emocionante.”

A orquestra revive músicas de jogos, filmes e séries

A plateia vibrou com as músicas clássicas
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Unifaccamp oferece oficinas gratuitas para alunos do Ejai
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 24/07/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Com o nome Prumos, o programa de oficinas de Teatro e Comunicação acontecerá no segundo semestre, e contará com certificados e conteúdos produzidos por docentes da Unifaccamp

Os representantes da Unifaccamp e da prefeitura de Campo Limpo Paulista se reuniram para concretizar o projeto
Com o objetivo de proporcionar aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) uma experiência dentro de um Centro Universitário, a Unifaccamp, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Cultura e Eventos de Campo Limpo Paulista, vai para ministrar oficinas na área da Arte e Cultura no segundo semestre deste ano
Uma reunião para formalizar o acordo, ocorreu na quarta-feira (24) e contou com a apresentação dos cronogramas das aulas que serão aplicadas, assim como os detalhes e vantagens para a comunidade do projeto Prumos.
Os cursos oferecidos serão aos sábados, das 9 às 12 horas, com os temas de Comunicação e Teatro. Os conteúdos serão desenvolvidos por docentes e discentes da Instituição, promovendo assim, uma educação de qualidade utilizando os mesmos laboratórios que os acadêmicos usam, e com certificação ao final de cada uma.
Com essa aproximação dos estudantes a uma Universidade, a chance de eles continuarem nessa jornada de aprendizado é muito maior, afirma Arcilei Celio Gabriel, coordenador de Ejai. “Essa é uma ação cultural e profissionalizante de extrema importância que irá contribuir para o crescimento pessoal e social dessas pessoas.”
O programa vai começar em 10 de agosto e vai ter terminar em 14 de dezembro, dia final em que os alunos apresentarão uma mostra dos conteúdos trabalhados durante o período de aulas.
Serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 para Comunicação e 25 para Teatro. A inscrição poderá ser feita junto aos professores do Ejai, e a prefeitura vai disponibilizar o transporte e lanches em todos os sábados.

O prefeito citou pontou positivos do projeto

O cronograma das aulas foi apresentado e aprovado
Em Comunicação, o cronograma será dividido entre Jornalismo e Radio TV e Internet, trazendo práticas de fotografia, documentário, técnicas de reportagens e tudo o que acontece na produção de conteúdo para vários meios de comunicação.
Já na área teatral, três módulos diferentes serão explorados, e ao final de cada um deles, um sketch – uma peça de curta duração - será organizado. Além de conhecerem sobre os métodos básicos nesse semestre, se for de interesse dos educandos, eles poderão continuar aprendendo o avançado no próximo ano.
“Isso é o começo de um grande aperfeiçoamento", disse o prefeito dr Japim Andrade, presente à reunião. “Esse projeto não pode parar, só evoluir e crescer. A cultura é capaz de mudar muita coisa, sobretudo proporcionar o aprendizado da leitura, e assim, o entendimento do mundo.”
Reitora da Unifaccamp, Patrícia Gentil, agradeceu a presença de todos e parabenizou o programa. “A educação é algo muito gratificante, nós do Centro Universitário apoiamos tudo que for para crescimento do município e da população.”
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Alunos de Psicologia dão orientações em escolas
|
Cursos Envolvidos: Psicologia
|
Endereço: Escolas: Viscaíno, Montoro, Poli, Thomazina, Oswaldo Grandizoli e Luiz de Carvalho
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 25/06/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Com esse projeto, os estudantes da graduação tiveram uma vivência diferenciada e aplicaram nos alunos do Ensino Fundamental II, o que aprendem na sala de aula

Ao todo, foram 30 alunos participando desse projeto que beneficiou os próprio graduandos e estudantes que receberão as orientações
Como proposta de ajudar os estudantes do Ensino Fundamental II de escolas da região de Campo Limpo Paulista, os discentes de Psicologia, em parceria com a Prefeitura, participaram do projeto "Desafios da Adolescência: um projeto de vida", o objetivo foi dar orientação psicológica aos adolescentes durante os meses de maio e junho.
O trabalho foi organizado pela coordenadora do curso, Fernanda Ferracini, e pelas psicólogas , Ana Lucia de Oliveira Esparrinha e Marli Frateschi que levaram uma experiência muito importante para os 30 alunos participantes, que estavam divididos em seis escolas ao longo do projeto.
O programa contou com um encontro com todos alunos das unidades e outros quatro encontros com grupos específicos nas escolas feitos pelos discentes do Centro Universitário. Além de um momento com os pais dos adolescentes participantes, para que também pudessem ser orientados sobre os desafios da adolescência.
Por ser um período marcado por grandes transformações no corpo, emoções, desejos e direitos, a adolescência pode ser uma fase em que o jovem precisa de um amparo, principalmente, profissional. Com essa ação, os estudantes puderam compartilhar vivências e pensamentos durante as sessões de orientação.
Coordenadora dos alunos, Fernanda conta que o programa é fundamental para a formação acadêmica. “Os estudantes de Psicologia que tiveram a oportunidade de colocar em prática seus estudos de sala de aula e vivenciar questões muito particulares da adolescência.”
As escolas visitadas nessa primeira fase - o projeto continuará em outros locais no próximo semestre-, foram: Viscaíno, Montoro, Poli, Thomazina, Oswaldo Grandizoli e Luiz de Carvalho. E, como temas principais a serem abordados, os profissionais da secretaria da educação Rafael da Nova Favarim, Luciana Lima e Michele Gutierez e discentes da Unifaccamp apontaram: bullying, escolha profissional, uso das tecnologias e autoestima.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Coordenadora ministra palestra na Fundação Casa
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Fundação Casa de Franco da Rocha
Cidade:Franco da Rocha
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 19/06/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Para conversar com os funcionários da instituição, em Franco da Rocha, a coordenadora de Psicologia da Unifaccamp, Fernanda Ferracini, ministrou uma palestra sobre sonhos

O convite para a palestra surgiu por meio de uma estudante do curso de Psicologia, Hevelen Vitória de Moura
Com uma palestra sobre a gestão do tempo e vida, a coordenadora do curso de Psicologia, Fernanda Ferracini, participou da S/Pat Drm I 2019 da Fundação Casa de Franco da Rocha, na quarta-feira, 19 de junho.
O intuito do evento foi oferecer aos funcionários uma reflexão sobre o uso do tempo, a importância do foco, objetivo, planejamento e sonhos. O convite foi feito pela aluna do curso Hevelen Vitória de Moura.
Fernanda revela que a palestra surtiu muitos resultados. “Foi uma experiência muito rica pela possibilidade de trocar ideias com pessoas tão dedicadas ao trabalho, e sempre pensando no bem-estar dos assistidos.”

Os funcionários da Fundação Casa assistiram à palestra sobre a importância do foco no trabalho
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Aula sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação em Enfermagem
|
Endereço: Escola Estadual Élcio José Pereira Cotrim
Cidade:Cajamar
|
Bairro: Jordanésia
UF: SP
|
Data: 12/06/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os estudantes de pós-graduação em Enfermagem falaram para meninos e meninas, com idade a partir de 13 anos, na Escola Estadual Élcio José Pereira Cotrim, em Cajamar

Cartilhas sobre prevenção e testes rápidos também foram entregues aos alunos durante as palestras
Ter o conhecimento e orientação sobre formas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é fundamental, principalmente quando se chega à adolescência. E foram esses tópicos que os alunos de pós-graduação em Enfermagem da Unifaccamp abordaram na Escola Estadual Élcio José Pereira Cotrim, em Jordanésia, na quarta, 12 de junho.
A ação foi em parceria com a Rede Municipal de Saúde de Cajamar, destinada a estudantes a partir de 13 anos, e também contou com a participação de uma psicóloga nas salas de aula.
As palestras ocorreram separadamente entre turmas de meninos e meninas, com duração estimada de 50 minutos. Cartilhas sobre prevenção e testes rápidos também foram entregues aos alunos.
Os estudantes ajudaram o evento através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no campo de estágio em que atuam. O professor Reginaldo Oliveira acompanhou os alunos nesse projeto. “Nós trabalhamos para propagar as informações sobre IST, e acredito que cumprimos nosso objetivo na escola.”

Os alunos de Pós-Graduação palestram na ação

As palestras ocorreram para turmas de meninos e meninas
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Arraial da Unifaccamp diverte estudantes antes das férias
|
Cursos Envolvidos: Licenciaturas
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 11/06/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Com muita dança, música típica e barraquinhas de comidas tradicionais, a festa junina foi um sucesso, e animou alunos, professores e funcionários na reta final do semestre

O Arraial da Unifaccamp contou com a animação dos estudantes da maioria dos cursos e de vários professores da Instituição
Quadrilha, bandeirinhas, estampas xadrez e comidas típicas, esses itens não podem faltar no mês de junho, e, é claro, estavam presentes no Arraial da Unifaccamp. O evento, que ocorreu na noite de terça (11), foi organizado pelos cursos de Licenciatura.
Para agitar o pessoal, em um palco montado especialmente para a Festa Junina, os alunos de Música tocaram canções de “São João”, e os estudantes de Pedagogia montaram barraquinhas para a venda de doces, salgados e refrigerantes.
A noite foi organizada pela professora Sara Salgado, que ensaiou com a turma Educação Física e chamou todos para entrarem na dança no dia da apresentação, o que animou os estudantes que estavam no período do intervalo e também para avaliar a tensão da semana de provas de encerramento do semestre.
Professores e funcionários também aproveitaram a festa que rendeu muitas fotos e uma grande comemoração. O evento é aguardado por vários alunos, já virou tradição do Centro Universitário, e será realizado novamente no próximo ano.

Os estudantes que se apresentaram se vestiram a caráter

Na hora do intervalo, a festa foi grande e agitada

A festa já é uma tradição que ocorre antes das férias

Funcionários, professores e alunos entraram na dança
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Corredora parceira da Unifaccamp ganha provas
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Avenida Nove de Julho
Cidade:Jundiaí
|
Bairro: Anhangabaú
UF: SP
|
Data: 09/06/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Com apoio do Centro Universitário, a atleta Nadhya Caroline conquistou o primeiro lugar na Corrida Etecamp e ficou com a medalha de prata nos Jogos Regionais

A corredora que representa o Centro Universitário ganha provas na região e se supera cada vez mais
Com mais de 88 troféus e 100 medalhas, a corredora parceira da Unifaccamp, Nadhya Caroline, continua representando o Centro Universitário e a região de Campo Limpo Paulista em suas provas.
A atleta se condiciona praticamente todos os dias da semana e conta que seu treino é dividido por sua treinadora, Zenaide Vieira, em intervalados, rodagem e longo, que ajudam no seu desempenho durante as competições, e também na academia, sendo o foco, o fortalecimento dos músculos.
Com a prática mais focada em ganhar resistência, devido ao tempo que ficou sem competir por lesão, Nadhya conseguiu recuperar o cardiorrespiratório e alcançou o primeiro lugar na Corrida Etecamp, no dia 9 de junho.

Participação e premiação de Nadhya na Corrida Etecamp

A corredora alcançou o segundo lugar nos Jogos Regionais
O percurso plano foi de 7km e teve uma intensidade média. Segundo Nadhya, esse desafio veio como uma confirmação de que já era possível retornar as competições com a mesma capacidade de antes. “Voltei a acreditar mais em mim após essa participação e também fiquei muito satisfeita com meu tempo.”
Já em julho, a corredora garantiu suas medalhas participando dos Jogos Regionais em Votorantim. Foram dois dias de participação na modalidade atletismo. Nas provas, ela conquistou o segundo lugar e disputou junto a sua treinadora, que levou a primeira colocação. A dificuldade da vez, foi a pista de carvão, que é mais pesada do que a maioria.
As provas, em que ela representou Jundiaí, ocorreram nos dias 10 e 11, sendo elas de 5km e 10km, e, em ambas, Nadhya foi elogiada por todos, e reforça que, apesar do frio, foi muito gratificante participar. “Pela segunda vez eu estava correndo nos Jogos, e a todo tempo, busquei superar o meu recorde do ano passado.”
Com tecido específico para corrida, a atleta recebeu da Unifaccamp doze camisetas para que seus treinos fossem ainda mais proveitosos, e revela que, apesar da lesão recente, já está tudo bem, e está voltando aos seus treinos de tiros, que têm principal objetivo aumentar a velocidade das corridas.
Para as pessoas que desejam começar nessa modalidade, ela recomenda cuidado, atenção e a busca de um profissional, pois a corrida é uma atividade de impacto devido a mudança de solos como terra e asfalto. Há mais de oito anos, a esportista está na Unifaccamp e se diz muito satisfeita com a parceria. “Ter alguém acreditando em você e no seu potencial te motiva mais e vencer a todos os obstáculos.”

Entrega das camisetas personalizadas para a corredora

A atleta representa a cidade e a Unifaccamp
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Dia do Meio Ambiente é lembrado por alunos
|
Cursos Envolvidos: Gestão Ambiental e Licenciatura em Música
|
Endereço: Anfiteatro Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 07/06/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Para homenagear o Dia Internacional do Meio Ambiente, os alunos de Gestão Ambiental criaram um evento, distribuíram mudas de plantas e convidaram palestrantes para a conscientização

Os próprios estudantes organizaram o evento, que foi prestigiado por ex-alunos e pela comunidade
Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, o curso de Gestão Ambiental organizou um evento no Anfiteatro do Centro Universitário, com palestras do Biólogo Tiago Félix da Silva, da Ong Sos Mata Atlântica, e da advogada Daniela, que falou sobre resíduos sólidos, na noite de sexta-feira, 7 de junho.
As professoras responsáveis foram Fernanda Lobo e Patricia Martinelli e a organização do evento ficou por conta dos discentes, que, sob orientação das professoras, foram incentivados a desenvolver habilidades de organização, mobilização socioambiental, colaboração e iniciativa.

Tiago Félix, da Ong Sos Mata Atlântica, foi convidado

A advogada Daniela trouxe perspectivas sobre resíduos sólidos
A noite contou com a abertura musical dos alunos do curso de Licenciatura em Música, distribuição de mudas, sementes e degustação de alimentos feitos com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). O resultado foi um rico ambiente de reflexão na Instituição para uma imersão nos desafios e oportunidades que a questão ambiental traz na sociedade contemporânea.
O evento, aberto à toda comunidade acadêmica e externa, teve a presença do secretário do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), representantes da Ong Caminho Verde, o coordenador de Meio Ambiente de Francisco Morato, além de ex-alunos e pessoas da comunidade.
Como primeiro palestrante, o representante da Ong Sos Mata Atlântica expôs um panorama da organização e trouxe dados sobre oportunidades e dificuldades associadas à questão da preservação da Mata Atlântica no Brasil. Já a convidada Daniela, representando o advogado Fabricio Soler, trouxe aos convidados as perspectivas legais da questão dos resíduos sólidos no Brasil, problematizando alguns dispositivos normativos e desafiando os discentes a avançarem nos debates sobre o tema.

O pessoal de Música abriu o evento com muita emoção

Mudas de diversas plantas foram distribuídas para o público
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Estudantes fazem exposição de maquetes sobre Geologia
|
Cursos Envolvidos: Geografia e Engenharia Civil
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 03/06/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Simulações de terremotos, como o solo da Terra é formado e tipos de contenção para escoamento foram alguns conteúdos abordados nas maquetes e banners dos estudantes

Apesar do tema ser igual para todos, a criatividade diferenciou as maquetes do estudantes
Para representar visualmente elementos de Geografia e Engenharia Civil, a professora Fernanda Lobo organizou com os alunos dos respectivos cursos uma exposição de maquetes sobre “Geologia aplicada a Engenharia e a Geografia”, na quadra do Centro Universitário, na noite de segunda-feira, 3 de junho.
Apesar do tema ser igual para todos, o que diferenciou os trabalhos foi a criatividade, mostrando diferentes visões sobre o assunto. Além das maquetes, todos os discentes produziram seus banners e ocuparam estandes para a apresentação.

Os grupos produziram grandes maquetes

Todas as turmas produziram banners
Os conteúdos abordados apresentaram as diferenças entre as estruturas de prédios de locais onde os terremotos são frequentes e onde não há risco desse fenômeno; tipos de contenção para escoamentos e locais propensos a infiltrações; como prevenir escoamentos de água; soluções para a erosão do solo, como escada hidráulica; como o solo da Terra é formado, e até mesmo simulações de terremoto.
Os estudantes utilizaram fontes confiáveis como base para o trabalho, como a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, dados de terremotos reais e de prédios que realmente foram construídos.
Tamires Carvalho, do 3° semestre de Engenharia Civil, conta que o projeto contribuiu muito para sua vida acadêmica. “Nós conseguimos vivenciar e mostrar na prática alguns conteúdos que nós estudamos. ”

Todos os trabalhos tiveram uma boa fonte de pesquisa

Os cursos de Geologia e Engenharia Civil participaram
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Alunos de Pedagogia fazem projeto de pesquisa na área
|
Cursos Envolvidos: Pedagogia
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 01/06/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento promoveu contato maior com o ambiente escolar, assim como uma formação profissional crítica sobre a realidade por meio da teoria e prática exigida na finalização do trabalho

A prática do projeto foi feita no mês de junho em um encontro geral dos estudantes
Durante o primeiro semestre deste ano, alunos de diversos semestres do curso de Pedagogia fizeram um projeto de pesquisa sobre Práticas de Gestão e Docência (PGD) para aplicar na Educação Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos.
Através deste trabalho, os estudantes tiveram contato com o contexto escolar, e, por meio de suas observações, puderam relacionar teoria e prática para um melhor entendimento acadêmico e promoção de uma formação profissional crítica sobre a realidade.
As práticas de gestão e docência foram feitas com um método de pesquisa-ação, ou seja, uma abordagem teórica e prática. A parte teórica foi desenvolvida desde o começo do ano, e resultou em um projeto em que o professor orientador poderá direcionar para transformar-se em um artigo para publicação na revista da instituição. Já a prática foi concretizada em um grande encontro geral, em junho.
Os temas foram escolhidos pelos professores. Conforme resolução em reunião com os docentes, prevaleceu que os alunos do 1º e 2º semestres teriam o foco da pesquisa foi para o Ensino Infantil, os de 3º e 4º semestres para o Ensino Fundamental I e os 5º e 6º semestres para a Educação de Jovens e Adultos.

Os estudantes desenvolveram trabalhos para cada idade

A parte teórica pode ser publicada na revista da Instituição
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Alunos de Enfermagem fazem ação de vacinação em Jundiaí
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem
|
Endereço: UBS Caxambu
Cidade:Jundiaí
|
Bairro: Caxambu
UF: SP
|
Data: 31/05/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Para ajudar na imunização da comunidade da cidade e na experiência na graduação, os alunos de Enfermagem estão participando de uma ação durante todo o mês de maio, contra a influenza

Os estudantes da Unifaccamp estão participando da ação na UBS Caxambu, uma forma de vivenciar na prática o que veem na aula
Com o objetivo de levar uma maior vivência do mercado de trabalho, os estudantes do 7º semestre de Enfermagem estão participando de uma ação de vacinação contra a influenza, na UBS Caxambu, em Jundiaí, mesmo local que os discentes fazem estágio.
Sob supervisão do professor José Paulo, enfermeira Mila e a Técnica de Enfermagem Vera, os seis alunos farão parte da campanha até o dia 31 de maio.
A imunização e prevenção da gripe ocorre primeiramente em grupos de risco, como crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que estão em fase pós parto, trabalhadores da saúde e professores.
A doença, parece simples, mas pode evoluir para um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo levar a morte.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Alunos de Enfermagem falam sobre Poluição Ambiental
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem e Nutrição
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 23/05/2019
|
Hora: 15:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Com o intuito de distribuir informações sobre a Poluição Ambiental que o ser humano causa, e suas consequências no meio ambiente e saúde, os discentes de Enfermagem apresentaram o tema

Os estudantes abordaram as pessoas de forma dinâmica para falar sobre um tema tão relevante na atualidade
Como conscientização sobre a Poluição Ambiental, os estudantes de Enfermagem e de Nutrição se organizaram em grupos, no prédio 2, para falarem sobre essa questão com os alunos de outros cursos, na noite de quinta (23).
Na entrada, houve a distribuição de folhetos com informações sobre dados de questões ambientais, e cada turma apresentou vários fatos relacionados aos mais variados temas da atualidade como qualidade das águas, poluição e os impactos disso na saúde da população.
A experiência de informar ações que trazem consequências no meio ambiente e saúde foi fundamental para os discentes de outras áreas e até mesmo para os que estavam organizando a noite. O trabalho mostrou que os enfermeiros e também os nutricionistas não são apenas profissionais da saúde, mas também responsáveis, assim como a comunidade, pela preservação da qualidade de vida de todos.
Lívia Genari, discente de Enfermagem, conta que aprendeu muito com o tema. “Enfermagem é cuidar das pessoas, não só enfermas, mas também da prevenção do nosso planeta em prol da saúde da população.”

Banners e cartazes foram confeccionados para a ação

O tema foi exposto durante a saída dos alunos
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Estudantes ajudam em conscientização sobre a dengue
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem
|
Endereço: Escola Municipal Luiz de Carvalho
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Vila Chacrinha
UF: SP
|
Data: 22/05/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Estudantes ajudam em conscientização sobre a dengue
Com o intuito de informar crianças de 6 a 11 anos da Escola Municipal Luiz de Carvalho, os alunos de Enfermagem da Unifaccamp palestraram sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

Além de falarem sobre tema relevante, os graduandos aprenderem sobre a conscientização que o Enfermeiro pode oferecer
Para conscientizar e educar logo na infância sobre o combate à dengue, os estudantes do 8° semestre de Enfermagem, junto com agentes de controle de vetores (Aedes aegypti), palestraram para alunos de 6 a 11 anos da Escola Municipal Luiz de Carvalho, em Campo Limpo Paulista, na quarta-feira, 22 de maio.
O tema foi o combate ao vetor Aedes aegypti, e a ação colaborou para que as crianças saibam sobre os riscos da dengue e como evitar a disseminação do mosquito.
Para os estudantes da graduação, esse projeto ajudou a mostrar o papel do enfermeiro como educador e sua função na elaboração das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Segundo a professora que acompanhou e orientou os discentes, Rita de Cássia, o evento mostrou de uma forma dinâmica sobre a doença e os mecanismos de prevenção. “Falamos sobre um assunto sério, mas de uma maneira mais lúdica, para que os pequenos aprendessem o tema.”

Várias crianças, estudantes da Escola Municipal Luiz de Carvalho, participaram da palestra sobre conscientização da dengue
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Unifaccamp apoia Campeonato de Basquete
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Ginásio Municipal
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 19/05/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O ‘Work Street’ terá sua terceira edição no domingo, em Campo Limpo Paulista, e conta com apoio da Unifaccamp; segundo os organizares, a expectativa é de mais de 300 pessoas no Ginásio Municipal

O evento de basquete será patrocinado pela Unifaccamp e contará com a atração Dj Xandon
Como uma forma de apoio ao esporte na região, a Unifaccamp será uma das patrocinadoras do Campeonato de Basquete ‘Work Street’, que serve como uma forma de lazer e interação entre os amantes do jogo. Essa será a terceira edição do evento, que ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes, em Campo Limpo Paulista, no dia 19 de maio, a partir das 8 horas.
O Centro Universitário também oferecerá atendimento de enfermagem durante o dia, e alguns dos jurados de mesa, para avaliar as melhores jogadas, serão da Instituição. Os jogos serão divididos em duas categorias: Juvenil, de 12 a 17 anos, e Adulto, de 18 a 40 anos. A duração da partida é de 10 minutos e a dupla ganhadora será aquela que mais pontuar.
Para o organizador e fundador da ‘Work Street’, Jonathas César, o Campeonato será um sucesso, já que na última edição em 2018, 300 pessoas compareceram ao evento. “Convidamos o pessoal da região e também da Grande São Paulo. Então, esperamos ficar com o ginásio lotado a tarde toda.”
Todas as inscrições serão feitas no local e há um valor simbólico de R$ 20 reais, que será revertido à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) da cidade. As partidas serão disputas de acordo com a ordem de chegada, e Jonathas faz um alerta: “Recomendo aos participantes chegarem cedo no domingo, pois a expectativa de números de jogadores é grande”. Como premiação, o primeiro e segundo lugar levarão troféus e roupas da marca Salve e outras patrocinadoras do evento.
Além de promover entretenimento com os jogos, haverá confrontos de um por um e músicas do Dj Xandon, o que deixará o dia ainda mais atrativo. Os irmãos organizadores Jonathas César e Joctã Eber contam que a paixão pelos esportes veio de cedo, e o objetivo também é incentivar jovens a fazerem essas práticas e a seguirem seus sonhos de se tornar jogadores profissionais.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Departamento de Publicidade
|
Nome da Atividade: Campeonato de Basquete, com apoio da faculdade, é sucesso
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Ginásio Municipal de Esportes
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 19/05/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Centro Universitário patrocina o Campeonato de Basquetes “Workstreet” e os alunos de Educação Física ajudam na organização e arbitragem da competição, que foi sucesso na cidade novamente

O evento de basquete, em sua segunda edição, contou com boas disputas e empolgação do público jovem o dia todo
Como incentivo ao esporte na região, a Unifaccamp foi uma das patrocinadoras do terceiro Campeonato de Basquete “Workstreet”, no Ginásio Municipal de Esportes, em Campo Limpo Paulista, no domingo, 19 de maio.
O convidado Dj Xandon animou o público e deu mais empolgação ao evento, com músicas e batidas do Hip Hop, trazendo um ambiente ainda mais agradável aos participantes. Paulo Rodrigo, tio de Isaias, um dos jogadores da categoria juvenil, conta que sempre está presente nos jogos. “Assim como no ano passado, vim prestigiar meu sobrinho.”
Todas as inscrições foram feitas no local com um valor simbólico de R$ 20, revertido à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) da cidade. Nos intervalos, ocorreram vários confrontos um por um, o que deixou o dia mais atrativo e divertido.

A plateia estava animada com as partidas

O coordenador de Ed. Física e funcionárias estavam presentes
Os jogos foram divididos em duas categorias, na parte da manhã, os inscritos na Juvenil, de 12 a 17 anos, competiram, e à tarde, os participantes do Adulto, de 18 a 40 anos, tiveram a sua vez com partidas de duração de 10 minutos cada.
Os estudantes de Educação Física da Unifaccamp estavam presentes ajudando na organização, inscrições, arbitragem, pontuação e contagem de tempo. O pessoal da divulgação dos cursos da Instituição também estava colhendo telefones dos interessados a ingressar nos estudos.
O coordenador de Educação Física da Instituição, Nestor Bertini, fala como essa atividade ajudou os discentes. “Aqui eles conseguem exercitar na prática o que veem na teoria. Aprender fora dos muros do Centro Universitário também é excelente. ”
O ginásio ficou lotado durante toda a tarde por pessoas que já conheciam e prestigiavam o evento, assim como novos jogadores, que descobriram o campeonato neste ano e continuarão frequentando nos anos seguintes. Lucas Xarrua, de 18 anos, é um exemplo. “Comecei há pouco tempo no basquete em uma peneira aqui em Campo Limpo e decidi participar hoje. Gostei bastante da iniciativa e pretendo jogar nos próximos.”

A categoria Juvenil jogou logo pela manhã

Os alunos de Ed. Física ajudaram no evento
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Dia da Saúde proporciona benefícios à comunidade
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 11/05/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Diversos cursos participaram do evento, levando conhecimento, informações, práticas e testes para a população. Além de atividades para a comunidade, cuidados para os animais foram oferecidos

A 2ª Feira da Saúde contou com a colaboração de diversos cursos e funcionários da Instituição
Como forma de trazer mais orientação sobre saúde à comunidade, a Unifaccamp organizou a 2ª Feira da Saúde, com testes, aulas práticas de dança, oficinas e exposição de materiais com muito conteúdo dos alunos e professores do Centro Universitário, na manhã de sábado, 11 de maio.
Diversos cursos participaram do evento, e a turma de Farmácia ajudou fazendo a orientação sobre a dengue em parceria com a prefeitura de Campo Limpo Paulista. Foram distribuídos folhetos com informações sobre a doença e mostrando no microscópio a larva do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Como forma de conscientizar a população sobre o açúcar dos produtos industrializados, o pessoal de Nutrição mostrou os alimentos e a quantidade de sacarose deles. Já os alunos de Química apresentaram um projeto de cisterna para mostrar o funcionamento correto do tratamento da água, para não armazenar larvas de mosquitos. Roberta Santos, de 26 anos, aprovou a manhã. “O evento é muito produtivo e traz benefícios para todos. ”

Estudantes de Veterinária fizeram os cuidados dos animais

O curso de Farmácia ajudou na prevenção da dengue
Como prevenção e com o auxílio da Prefeitura e dos alunos de Enfermagem, a vacina da gripe estava sendo oferecida, assim como testes de HIV, Sífilis e Hepatite. Os estudantes de Biomedicina também estavam fazendo a tipagem sanguínea dos participantes.
Fazendo testes de glicemia, Índice de Massa Corporal (Imc) e pressão arterial, técnicos de Enfermagem também estavam presentes. Além dessas ações, eles distribuíram informações dobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e uma oficina completa sobre primeiros socorros.
Para promover o relaxamento dos visitantes, o curso de Psicologia fez a Arteterapia, por meio de suculentas. Na mesma linha, como prática de Fisioterapia, os moradores puderam fazer um check up de coluna. A atividade fez tanto sucesso que havia fila e senha para entrar na sala.

A prática de dança com os alunos animou a Feira

Alunos do Técnico de Enfermagem mediram a pressão arterial
Os animais da comunidade também foram convidados e bem cuidados pelo pessoal de Medicina Veterinária com tosa higiênica, corte das unhas, limpeza dos ouvidos e pesagem. Para os que tinham vontade de adotar um companheiro, o abrigo Amigo Fiel levou cachorros para adoção.
Durante toda a Feira, o curso de Educação Física agitou todos com práticas do projeto Vitrine Dançante, e os representantes da Unifaccamp Ead e Marketing estavam dando brindes aos participantes e fazendo a capitação de quem se interessava pelos cursos. Naiara Dias, do 3° Semestre de Fisioterapia, acredita que participar desses eventos melhora os estudos. “Explicar os conteúdos é a melhor forma de estudo, nós absorvemos melhor a matéria.”
Vários patrocinadores ajudaram o evento a acontecer. A Unifaccamp agradece a todos os colaboradores e as empresas participantes, sendo elas:
Special Dog, que entregou amostras de rações de qualidade; a Clínica médica e odontológica Medicmais; a Clínica de quiropraxia que auxiliou os alunos de Fisioterapia; ao instituto Greendac, em defesa da criança com câncer; o abrigo Amigo Fiel, que colaborou com a doação de cães; a Dr. Ótica que ofereceu com exames de vista gratuitos; a van Petvan, que auxiliou na tosa dos animais e a Ens Cartuchos e Impressoras que disponibilizou pula-pula e uma piscina de bolinhas para as crianças.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Unifaccamp promove 2ª Feira da Saúde com testes e práticas
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 11/05/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O evento no sábado, 11 de maio, será gratuito e aberto à comunidade em geral; haverá testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de uma feira de adoção de cães e outras práticas nesta área

A Feira será organizada por estudantes e professores da área de Saúde do Centro Universitário; expectativa é de grande público
Pelo segundo ano consecutivo, Unifaccamp vai realizar a Feira da Saúde, que terá inúmeras atividades educativas, testes rápidos, práticas e cuidados com animais, proporcionadas por professores e alunos do Centro Universitário, no sábado, dia 11 de maio.
Assim como em vários eventos da Instituição, também haverá uma feira de adoção de cães, com participação da Instituição Abrigo Amigo Fiel e orientações sobre cuidado e higiene com pets, além de lugares para descarte de medicamentos vencidos e inclusive de lacres de latinhas, que serão usadas na campanha Lacre Solidário para a aquisição de cadeiras de rodas, saiba mais no link.
A ação será aberta à toda a comunidade, que poderá contar com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Bem como aferir a pressão arterial, glicemia capilar e o índice de massa corpórea, teste de visão, check up de coluna, uma oficina de “sal e ervas”, para cuidados com o coração, atendimentos com auriculoterapia, utilizando a estimulação da orelha e a cromoterapia, que usa as cores como forma de harmonizar o corpo.
A prefeitura de Campo Limpo Paulista, em parceria com os alunos de Farmácia da Unifaccamp, fará ações contra a dengue no dia, distribuindo folhetos e oferecendo informações sobre a doença para os moradores da região
Oficinas que trabalham com o coletivo também farão parte do evento, haverá um curso rápido de primeiros socorros, a prática de dança “Vitrine Dançante”, conheça o projeto, exposição cultural "O olhar de Satílio", arteterapia por meio de suculentas e um espaço especial para o Grendacc - Grupo em defesa da criança com câncer. Para participar, basta comparecer no Centro Universitário e aproveitar os diversos serviços e ações oferecidos.
Coordenadora dos cursos de Saúde, e idealizadora da ação, Silvia Oyama, reforça o convite para a comunidade em geral. “Serão várias atividades para toda a família, todo o município e região estão convidados”.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Departamento de Publicidade
|
Nome da Atividade: Stand Up no Anfiteatro diverte alunos e comunidade
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 10/05/2019
|
Hora: 20:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Cinco comediantes divertiram a noite dos alunos e da população no Anfiteatro da Unifaccamp. Foi o primeiro show de Stand Up Comedy no Centro Universitário e ainda contou com truques de mágica

Ao final da noite, a plateia aplaudiu fortemente os comediantes que realizam o show
Com objetivo de divertir a comunidade e os estudantes no período próximo às provas, a Unifaccamp trouxe um show de Stand Up Comedy para o Anfiteatro. Foram três comediantes - Guto Andrade, Mauricio Dollenz e Andre Santi - que deixaram a noite de sexta, 10 de maio, mais engraçada.
Com a plateia cheia e uma ampla estrutura montada no palco, o evento teve início às 21 horas e terminou às 23 horas. Mauricio é mágico e foi o apresentador do dia. Truques de mágica com baralho foram feitos com pessoas da plateia, assim como o sumiço de acessórios do público, que se envolveu e surpreendeu.
Para ajudar comediantes que estavam no começo da carreira, a equipe convidou dois garotos, Anderson e Leonardo, de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista para subir ao palco. Com preços acessíveis, havia também uma barraquinha com pipoca e bebidas logo na entrada.
Maykon Wendel, de 22 anos, aprovou a novidade da Unifaccamp. “A cidade está precisando de mais evento assim. Os estudantes do Centro Universitário e população de Campo Limpo querem mais atrações desse gênero.”

O famoso comediante Guto Andrade participou da noite

O público também foi convidado para fazer parte das mágicas
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Liga Acadêmica faz ação com Associação Comercial
|
Cursos Envolvidos: Área da Saúde
|
Endereço: Associação Comercial
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 10/05/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os estudantes da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde aferiram a pressão e mediram a glicemia e o IMC dos comerciantes de Campo Limpo Paulista, na Associação Comercial

Os estudantes fizeram aferição de pressão arterial, mediram a glicemia e o Imc dos comerciantes do município
Como forma de homenagear o Dia das Mães, a Associação Comercial Empresarial de Campo Limpo Paulista convidou a Unifaccamp para um café da manhã. Os alunos da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS) fizeram vários procedimentos com os comerciantes na manhã de sexta-feira, 10 de maio.
Os estudantes aferiram a pressão arterial dos participantes, mediram a glicemia e calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC). Através dessa ação, a LAMS atingiu novamente o seu objetivo. Fabiana Dias, professora responsável da ação, conta que a manhã foi muito produtiva. “Iniciamos o dia com prevenção e depois, tivemos um delicioso café da manhã. A Liga cumpriu seu papel com o município. ”
Segundo Lívia Genari, estudante de Enfermagem, o evento foi muito bom e contou a participação positiva de todos os integrantes. “Eu particularmente gostei muito. A interação dos que estavam ali presentes foi ótima.”
O projeto da Liga ajuda os alunos a praticarem o que aprendem na sala de aula e terem mais experiência. Lívia é uma das integrantes e aprova todos esses eventos. “Adoro as ações da Liga porque são uma oportunidade de aprender e aplicar tudo de uma forma prática. ”
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Último dia do Mutirão do Imposto de Renda será sábado
|
Cursos Envolvidos: Ciências Contábeis e Administração
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 30/04/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Expectativa é de grande público, já que o prazo para a entrega da declaração termina na terça, dia 30; evento é gratuito e população conta com ajuda de estudantes de Ciências Contábeis

No ano passado, muitas pessoas recorreram à ajuda gratuita oferecida pela Unifaccamp, já que a declaração do IR é obrigatória
Com o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda chegando ao final - se encerra na terça-feira, dia 30 de abril – a Unifaccamp oferece neste sábado, das 11 às 17 horas, o último Mutirão de Imposto de Renda de 2019, evento gratuito destinado aos moradores de Campo Limpo Paulista e região. Antes disso, os mutirões haviam ocorrido nos dias 6, 13 de abril, sempre no mesmo horário.
Com o objetivo de incentivar a comunidade a praticar cidadania, declarando o Imposto de Renda com precisão, e ensinar na prática os estudantes que farão o preenchimento dos documentos, o Centro Universitário abrirá a participação apenas para pessoas com uma única fonte de renda, portando a declaração do ano anterior, informes de rendimentos, saldos de contas bancárias e documentos de compra e venda de bens, como casa, apartamento e automóvel.
Serão duas salas e cerca de 80 alunos cadastrados para atender o público, que é bastante esperado, principalmente, no último dia do evento. Marcos Erickson Sant'Anna, professor da Instituição, confirma o grande número de pessoas. “A ação sempre é um sucesso e conta em média com 60 atendimentos por sábado, sendo o último dia, o mais agitado”.
Além da Declaração de Imposto de Renda, se necessário, será emitido o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), para que o cidadão preencha e pague o devido tributo.
A declaração é obrigatória para as pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2018. O prazo de entrega começou em 7 de março e vai até 30 de abril. Para não se atrasar com a papelada, venha para a Unifaccamp neste sábado - rua Guatemala, 167, Laboratório 3, prédio 5 - Jardim América, em Campo Limpo Paulista.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Alunos de Biomedicina ajudam no Projeto Zika Vírus
|
Cursos Envolvidos: Biomedicina
|
Endereço: laboratório de análises clínicas HU
Cidade:Jundiaí
|
Bairro: Jardim Messina
UF: SP
|
Data: 27/04/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Além de aprenderem como um profissional da área, os alunos de Biomedicina participaram do importante projeto Zika Vírus em Jundiaí, que, ao final da pesquisa, ajudará todo o Brasil

Os estudantes foram acompanhados das professoras do Centro Universitário e profissionais responsáveis pela pesquisa em Jundiaí
Como uma forma de praticar o voluntariado e aprender os conteúdos da sala de aula na vida real, os alunos do 1° semestre de Biomedicina da Unifaccamp ajudaram no Mutirão de Pediatria do Projeto Zika Vírus em Jundiaí. Na manhã do sábado, dia 27 de abril, os estudantes foram acompanhados das professoras Danila e Rita.
O principal objetivo desse projeto é investigar a transmissão do Zika em gestantes e suas repercussões nas crianças. As mães realizam exames de sangue, saliva e urina e são acompanhadas semanalmente. O desenvolvimento dos bebês é monitorado por três anos. Todo o trabalho deve ser concluído em 2020 e será utilizado pelo Brasil e outros países para esclarecer as dúvidas que existem sobre a doença.
Além de conhecerem os profissionais responsáveis - Andréia Botelho, responsável pelo laboratório. e Saulo Passos, pediatra e infectologista e fundador do Projeto de Pesquisa Zika Vírus em Jundiaí -, os discentes também visitaram o laboratório de análises clínicas, onde puderam acompanhar toda a rotina e auxiliar a ação.
Os alunos ainda ajudaram na recepção dos pacientes, direcionamento para as consultas médicas e coleta de dados para o projeto. Danila Soares conta que o final de semana foi de muito aprendizagem. “A turma teve contato com um projeto inovador de pesquisa, com profissionais da área de Biomedicina e obteve conhecimento quanto a organização e o trabalho em equipe”.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Mesa Redonda sobre Autismo lota Anfiteatro Unifaccamp
|
Cursos Envolvidos: Química, Licenciaturas e Psicologia
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 11/04/2019
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento era destinado aos alunos de Licenciatura e à população com interesse no tema. Com quatro profissionais palestrando sobre o assunto, o público aprendeu como lidar com os sintomas

O Anfiteatro estava cheio de alunos e pessoas da comunidade; além disso, também houve uma transmissão ao vivo no Facebook
Com o objetivo de desmistificar conceitos sobre pessoas portadoras do Autismo, a Unifaccamp propôs uma Mesa Redonda, organizada pelas coordenadoras de Química, Júlia Buci e Psicologia, Fernanda Ferracini, com o tema “Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades”, na noite de 11 de abril, à 19h30, no Anfiteatro do Centro Universitário.
O evento trouxe quatro profissionais da área: Dr. Ivo Pinfildi – Psiquiatra; Djalma Francisco C. L. de Freitas – Psicólogo; Mariana S. Celidonio - Neuropedagoga; e Wevellin Jeniffer de Oliveira – Terapeuta Ocupacional. Eles trouxeram a visão da condição médica em diversas perspectivas, abordando alguns sintomas, como grau de gravidade e como proceder após os diagnósticos com necessidades de apoio.
Com o Anfiteatro lotado, principalmente de Licenciatura da Instituição, além de milhares de pessoas que estavam assistindo em casa e em escolas da cidade, pela transmissão ao vivo no Facebook da Unifaccamp, a noite foi repleta de conhecimento e informações.
O especialista, Dr. Ivo Pinfildi, aprova o tema e acredita que ele deve ser mais difundido. “Os alunos devem sempre se atualizar na pesquisa e mergulhar nesse tema, que agregará muito na formação. Esse evento foi de extrema importância e muito positivo”.
Mensagens educativas sobre o autismo foram distribuídas na entrada e saída. Maria Cecília, discente de Química, aprendeu muito com a palestra. “Os profissionais são excelentes e explicaram bem o conteúdo. A organização não deixou a desejar em nenhum momento. Todos os envolvidos estão de parabéns.”
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Unifaccamp realiza pelo 7º ano Mutirão de Imposto de Renda
|
Cursos Envolvidos: Ciências contábeis e Administração
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 06/04/2019
|
Hora: 13:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Além de auxiliar a comunidade, mutirão também ajuda os alunos a conhecerem de forma prática o mercado de trabalho; cerca de 100 estudantes estão inscritos para as declarações no evento deste ano

Pessoas de toda a região participam e são auxiliados pelos alunos, que são auxiliados pelos professores da Instituição
Declarar o Imposto de Renda é praticar a cidadania, e pela sétima vez, a Unifaccamp oferece gratuitamente para os moradores de Campo Limpo Paulista e região o mutirão para ajudar no preenchimento do documento. Neste ano, o evento começou no dia 6, prossegue nos sábados 13 e 27 de abril e tem horário de atendimento das 13 às 17 horas.
Para uma melhor organização, já que há uma grande demanda, ao chegar, era preciso pegar uma senha e passar por uma triagem para a checagem de documentos, como: declaração do ano anterior, informes de rendimentos, saldos de contas bancárias e documentos de compra e venda de bens como casa, apartamento e automóvel. Logo depois, a comunidade era encaminhada para uma das salas de atendimento, o processo todo demora cerca de 40 minutos.
Além de aprenderem durante o curso, os alunos que fizeram as declarações participaram de um treinamento também. Tamires Ribas, aluna do 5° semestre de Ciências Contábeis, conta que é seu primeiro ano como participante do mutirão. “Aprender e poder aplicar na prática é uma oportunidade muito valiosa, e nós que vamos trabalhar com isso no futuro temos que aproveitar isso.”
Marcos Erickson Sant'Anna, professor da Instituição, diz que o evento é um sucesso, contando em média com 60 atendimentos por sábado, e concorda com o objetivo do evento: “Além de auxiliar a população com as declarações, a ideia é que o aluno possa sair da Universidade com a prática e a experiência de atender a pessoas.”
Várias pessoas estiveram presentes na abertura do atendimento, no dia 6 de abril, como Romário Azevedo, aposentado e morador de Campo Limpo. “É a primeira vez que faço o imposto no Centro Universitário. É uma ótima iniciativa, já que muita gente não tem condição de pagar para isso e fazer sozinho não é fácil.”
Ao final do dia de atendimento, os professores aprovavam os documentos elaborados pelos alunos. Leiliane Furquim, do 6° semestre de Ciências Contábeis, revela que aprendeu tudo na Instituição: “Hoje em dia declaro o meu e da família toda também.”
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Funcionários têm dia de relaxamento na Unifaccamp
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 04/04/2019
|
Hora: 13:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Escalda-pés, exercícios com bolas de pilates e elaboração de artes abstratas foram algumas das atividades que o Centro Universitário proporcionou aos seus funcionários na tarde do dia 4 de abril

Escalda-pés com óleos e ervas como manjericão e hortelã foi uma das terapias alternativas
Para promover o bem-estar no ambiente de trabalho, a Unifaccamp proporcionou um dia de intervenções psicoeducativas para a redução do estresse ocupacional dos funcionários. As professoras da área da saúde responsáveis foram Lydiane Oliveira e Fabiana Dias. O evento ocorreu na quinta-feira (04), das 13 às 17 horas.
As ações foram baseadas nas terapias alternativas validadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e feitas por alunos de cursos de Saúde, Técnicos em Enfermagem e os integrantes da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS). Lívia Genari, participante do grupo, conta que gosta muito dos eventos que participa: “Entrei há pouco tempo no curso e estou amando. Coloco em prática o que aprendo nas aulas e também consigo colocar as experiências no currículo.”
Ao todo foram três atividades de relaxamento, começando pelo escalda-pés, utilizando a técnica japonesa Reiki, que estimula o equilíbrio do corpo e alivia dores, óleos e ervas como manjericão, ajudando no sistema de circulação e linfático e hortelã, um calmante natural. Fabiana Dias, professora de Enfermagem, afirma que as práticas trazem benefícios: “Ter um momento para se cuidar e sair da rotina melhora a produtividade de todos. ”

Exercícios com bolas de pilates foram feitos

A elaboração de artes abstratas foi usava para relaxamento
Com som ambiente de natureza, houve também a elaboração de artes abstratas, que consiste em fazer desenhos em uma tela com papel crepom e água. Lydiane Oliveira, especialista em Saúde Mental, explica que a pintura é usada com crianças, com o intuito de melhorar a concentração, casos de hiperatividade e déficit de atenção, nos adultos para aliviar o estresse e ansiedade, e também na terceira idade, trabalhando o emocional e habilidades psicomotoras. “Após a atividade, os quadros são avaliados e, de acordo, com a intensidade das cores, posição e formas, é possível identificar traços de personalidade e até mesmo traumas que estão no subconsciente.”
Em outra sala, um espaço para relaxamento corporal em bolas de pilates, guiado por alunas de Fisioterapia, proporcionou o alongamento do corpo e da região pélvica. Como forma de levar esses exercícios para a rotina, as estudantes também ensinaram uma massagem facial, que retém a oleosidade, rejuvenesce e libera toxinas. Segundo elas, executar as práticas é um aprimoramento dos conhecimentos, e as prepara para o mercado de trabalho.
Além das ações terapêuticas, os colaboradores aproveitaram uma mesa com vários alimentos saudáveis e chás, e também puderam aferir a pressão, fazer teste de glicemia, pesar e medir a altura, após os procedimentos, era feito o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), com o objetivo de identificar o peso ideal. Milene do Reis, Auxiliar de Tesouraria, conta que aprovou o dia diferenciado: “Foi a primeira vez que participei dessas atividades. Vivemos em um ambiente de muita correria e ter essa pausa é importantíssimo. ”
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: “Cursinho Para Todos” tem aula inaugural na Unifaccamp
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 30/03/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O primeiro dia do “Cursinho Para Todos” teve aulas de redação, linguagens, História e uma reunião de pais; 60 inscritos participam do projeto gratuito, e as aulas são aos sábados

O “Cursinho Para Todos” iniciou no sábado, 30 de março, e contou com 60 inscritos que sonham com uma vaga no ensino superior
Com o objetivo de encaminhar o aluno bem preparado para o vestibular, o “Cursinho Para Todos” é um projeto gratuito que teve início em 2017 com a professora Cibele Dias e o aluno de Enfermagem Matheus Sene. A aula inaugural deste ano foi no sábado, dia 30 de março, em uma das salas da Unifaccamp.
O projeto é formado por ex-alunos e professores voluntários que ministram aulas sobre os conteúdos das provas de vestibulares, totalmente gratuitas, sempre aos sábados, para estudantes do ensino médio público da região. Atualmente, há 60 participantes inscritos. O Centro Universitário Campo Limpo Paulista contribui com os espaços para sediar as aulas e professores para ministrá-las.
A primeira aula do dia foi da professora Kelly, coordenadora do curso de Letras do Centro Universitário, e a segunda foi de Aline Wolcov, monitora do curso de História. Além disso, houve também uma reunião de pais com a presença de 20 deles.
O curso ajuda pessoas que sonham ingressar no ensino superior por meio de bolsas como o ProUni, Sisu, Enem, ou ainda universidades públicas. Matheus Sene explica que a cada ano as expectativas se renovam: “Foi o início de uma caminhada para a Universidade. Tivemos também um ótimo feedback dos alunos”.
Confira a página do “Cursinho para todos" e acompanhe as novidades e dicas para vestibulares.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Corredora parceira da Unifaccamp ganha corrida
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Jaguariúna
Cidade:Jaguariúna
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 17/03/2019
|
Hora: 07:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Se recuperando de lesão, a corredora Nadhya Caroline, parceira da Unifaccamp, conquista título de Rainha da Colina em uma prova em Jaguariúna, e promete manter a coroa no próximo ano

Nadhya ganhou dois prêmios na corrida de Jaguariúna: momento de muita emoção e prestígio para a atleta campolimpense
Parceira e aluna da Unifaccamp, a atleta Nadhya Caroline conquistou o título de Rainha da Colina ao vencer a "Corrida o Rei e a Rainha da Colina", em Jaguariúna, no dia 17 de março. A prova foi disputada na distância de 6,5 km.
Entre 700 participantes e recuperando-se de uma lesão, a corredora ganhou dois prêmios da competição, como Rainha da Colina e no percurso geral. “A prova foi dividida em duas etapas, com 3 km de subida, em que consegui o primeiro lugar, chegando no topo da colina, e 3,5 km de descida, que ganhei também. O incentivo do público que estava prestigiando me ajudou muito.”
O evento parou a cidade. Os moradores estavam ansiosos para saber quem conquistaria o trono e Nadhya, que se inscreveu de última hora, se surpreendeu: “Estava sentindo falta de competir. Isso devido à minha lesão recente. Me inscrevi sem a autorização da minha técnica, só com o objetivo de participar mesmo, e acabei ganhando o título.”
Em razão da corrida ser vertical e de exigir muito esforço físico, aos participantes que chegaram ao final foram entregues as medalhas de participação, água e frutas. Para os ganhadores do título de Rei e Rainha, houve queima de fogos, fotógrafos, a entrega das coroas e muitas pessoas comemorando.
Essa foi a primeira edição da prova, porém, a cidade já planeja fazer a próxima, e a grande pergunta que fica é se Nadhya continuará com seu reinado. Segundo ela, esse desafio será cumprido: “Já estou inscrita na prova do ano que vem e estou determinada a manter a coroa comigo”.

Participantes da Corrida da colina

Nadhya participando da competição
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Rainha do Congo emociona público na Unifaccamp
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Anfiteatro
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 14/03/2019
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Diambi Kabatusuila lamenta mortes em Suzano e Brumadinho, conta a história do povo Bantu, primeiros africanos que chegaram ao Brasil, e encanta com sua simplicidade e simpatia

Rainha do Congo, Diambi Kabatusuila, no Anfiteatro da Unifaccamp: plateia se empolga com seu estilo cativante
A Rainha do Congo Diambi Kabatusuila falou para uma empolgada plateia na noite de quinta-feira (14) no Anfiteatro da Unifaccamp. Nem o atraso de quase duas horas por conta do trânsito tirou a motivação dos estudantes e do público presente. Com estilo cativante e esbanjando simplicidade, Diambi falou sobre a contribuição do Congo para a formação da identidade cultural do povo brasileiro. O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook da faculdade.
Além de Campo Limpo Paulista, a turnê da Rainha já passou por Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades. Sua comitiva foi formada por representantes de vários países africanos e até dos Estados Unidos. A palestra lotou o Anfiteatro e também a quadra do Centro Universitário, onde havia um telão transmitindo tudo. Antes da fala de Diambi, os estudantes de Licenciatura em Música fizeram uma homenagem com uma música tradicional Africana, que emocionou a platéia e os visitantes.
Diambi, que significa “aquela que traz a boa nova”, foi recepcionada pelo Mantenedor da Unifaccamp, Nelson Gentil, pela Reitora, Patrícia Gentil, e ainda o Pró-Reitor Administrativo, Fernando Gentil, e a Pró-Reitora de Ações Comunitárias, Silvia Oyama, além de diversos professores e estudantes.

Rainha do Congo, Diambi Kabatusuila

Chegada da Rainha Diamba à Unifaccamp
Em inglês, embora domine os idiomas francês, espanhol e bantu, e também tenha facilidade de se expressar em português, a Rainha palestrou com a ajuda de uma tradutora e, ao começar, demonstrou condolências às vítimas de Brumadinho, das enchentes em São Paulo e do ataque na escola de Suzano. Contou também que veio ao Brasil pois a cultura africana só é lembrada pelo período de escravidão. “Na África nós tínhamos grandes matemáticos, agricultores, engenheiros, além de bibliotecas e enormes construções, mas pela suposição de supremacia de alguns países, há muitos anos, tudo foi dizimado,”
A mensagem principal foi a de que todos os povos são irmãos. “Todos os seres humanos são filhos da mãe África. O berço da humanidade está na África. E, apesar de tudo, o povo africano ainda está aqui, e isso é o que importa. Nós sobrevivemos e continuamos aqui”, disse Diambi aplaudida entusiasticamente pela plateia.
Os representantes do povo Bantu, do Congo, foram os primeiros africanos que chegaram ao Brasil no período de escravidão e muitos elementos da cultura brasileira foram originados desse país, como a formação do samba, a culinária e a religiosidade. “Vocês recriaram a África aqui no Brasil. Vocês são a África. Herdaram muitos dos ancestrais e devemos ser gratos a essa história, que é nossa grande professora,”

Regivaldo, Ellen Rozante, Rainha Diambi e Nelson Gentil

Rainha cumprimentando aluna da Instituição: emoção
Ao final, a Rainha encorajou todos a refletir sobre a pergunta: “Por que devemos viver em uma sociedade desigual quando a mãe Terra nos deu tanta abundância? Somos um, juntos e iguais. As diferenças são criadas pelo ser humano”.
Fotos e abraços finalizaram a noite, e as palavras da Rainha que marcaram todos foi: “Vocês têm o poder para transformar o mundo”.

Rainha Diambi encanta com seu carisma

Público participa ativamente de toda a palestra
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Curso de Direito oferece aulas
|
Cursos Envolvidos: Bacharelado em Direito
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 09/03/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alguns dos temas trabalhados serão Lei Maria da Penha na atualidade e as Cotas Raciais no Brasil; com esse curso, os alunos poderão ter uma visão mais ampla do direito

Aulas gratuitas sobre temas do curso de Direito são oferecidas na Unifaccamp, numa forma de atualizar os alunos
Além de saber os conceitos tradicionais, todo profissional precisa se atualizar sobre as mudanças e como elas se aplicam. Por esse motivo, o curso de Direito da Unifaccamp oferece aulas extras gratuitas aos sábados, das 8 horas às 11h30, a fim de mostrar as transformações de leis e como elas se adequam na atualidade.
Serão um total de seis encontros, que começaram no dia 9 de março e continuarão durante os sábados até 25 de maio. Alguns dos temas trabalhados serão: Lei Maria da Penha na atualidade e as Cotas Raciais no Brasil.
As aulas especiais têm duração de 3 horas e meia, e a participação é mediante a inscrição dos alunos de Direito ou da comunidade, na secretaria do Núcleo de Prática Jurídica. Os assuntos jurídicos abordados nas palestras são veiculados diariamente na mídia, sendo assim, os estudantes são atualizados e ainda contam com horas complementares.
Com esse pequeno curso, os alunos poderão ter uma visão mais ampla das diversas áreas do direito. O coordenador das atividades é Mauro Cabral dos Santos, que aprovou a escolha dos conteúdos: “O Direito é extremamente dinâmico. As mudanças legislativas e jurisprudenciais são constantes. Então, essas aulas vão ajudar muito na carreira acadêmica deles.”
Confira a programação das aulas de Direito:
30 de março – Direito Cibernético e Inteligência artificial; 13 de abril - Partidos Políticos e Cidadania; 27 de abril – Lei Maria da Penha na atualidade; 11 de maio – Cotas Raciais no Brasil e 25 de maio - Responsabilidade Tributária e os meios de defesa do contribuinte.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Alunos homenageiam funcionárias mulheres
|
Cursos Envolvidos: Área da Saúde
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 08/03/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Além de homenagem no dia 8 de março, os estudantes que fazem parte da LAMS deram uma aula sobre a história de mulheres que mudaram o mundo para melhor graças à sua luta

Atividades foram realizadas para funcionárias do Centro Universitário Campo Limpo Paulista durante a tarde
Como forma de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na tarde de 8 de março, os alunos da Liga Acadêmica Multidisciplinar da Saúde (LAMS) entregaram às funcionárias do Centro Universitário chocolates, marca página e ainda apresentaram histórias de mulheres que deixaram importantes contribuições para o mundo.
Criada por Fabiana Dias, professora do Centro Universitário, a LAMS tem o objetivo de inserir diversas atividades na vida acadêmica dos alunos. Sendo assim, o projeto escolhido foi especial para os estudantes e para os colaboradores também.
As mulheres citadas foram: Bertha Maria Julia, líder na luta pelos direitos das mulheres brasileiras; Malala Yousafzai, paquistanesa que foi baleada na cabeça por defender a educação feminina e, aos 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel; Maria da Penha Maia, que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado e motivou a criação de uma lei que leva o seu nome; Tarsila do Amaral, artista plástica brasileira do movimento modernista e Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço.
A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde exerce cada vez mais um papel de protagonista. Com o tempo, graças às lutas promovidas por suas representantes, vem conseguindo aumentar seu espaço nas estruturas sociais. A professora Fabiana Dias foi organizadora da ação e destacou alguns pontos: “Citamos apenas seis entre muitas outras que nos inspiram e fortalecem a força da mulher”.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Alunos de Química arrecadam alimentos para Instituição
|
Cursos Envolvidos: Química
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 18/02/2019
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Aproximar alunos veteranos e calouros, assim como promover uma ação solidária, essa foi a recepção proposta pela coordenadora Júlia Bucci para os estudantes de Química da Unifaccamp

Estudantes veteranos e calouros juntos em prol da arrecadação de alimentos que atendeu a Cidade Vicentina, de Jundiaí
Como uma forma de integrar os novos alunos e incentivar um trabalho voluntário, os estudantes veteranos de Química, com a mediação da coordenadora do curso, Júlia Bucci, organizaram uma coleta de alimentos para a Instituição de Caridade Cidade Vicentina, logo na primeira semana de aula.
Além de serem acolhidos pelo restante da turma, os calouros participaram de uma ação de humanidade, e puderam ajudar uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que cuida de idosos de ambos os sexos, acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social, e fica em Jundiaí.
Com aproximadamente 130 idosos utilizando a entidade, o objetivo é oferecer uma estrutura completa para atender todas as necessidades deles. Por esse motivo, a arrecadação e doação de alimentos não-perecíveis, roupas, móveis e brinquedos, são bem-vindas, saiba mais sobre o projeto.
Aluno do 3°semestre, Luan Gomes, aprova ações como essa. “Achei muito legal da parte da Universidade incentivar os alunos a ajudarem as outras pessoas, e isso acabou nos aproximando.”
"Fazer o bem ao próximo é fundamental", disse a organizadora do evento, Júlia Bucci. “Entendo que é importante o curso promover a educação de qualidade, relacionada aos conhecimentos específicos, formando profissionais éticos e responsáveis que atuem, acima de tudo, como cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária”.

Coordenadora de Química, Júlia Bucci, ao meio, e estudantes de Química no dia da entrega dos alimentos
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Cursos gratuitos agitam faculdade nas férias escolares
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 08/02/2019
|
Hora: 16:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Semana de cursos gratuitos oferece mais de 2 mil vagas para a população e faz sucesso durante as férias escolares, com público de todas as idades; aulas práticas também foram realizadas

"Consciência corporal e dança circular: uma vivência prática para a escola" um dos cursos gratuitos
Apesar do período de recesso, a Semana de Cursos Gratuitos, de 4 a 8 de fevereiro, foi um sucesso. Foram 41 cursos e mais de 2 mil vagas abertas para toda a comunidade proporcionados pela Unifaccamp.
Os temas alcançaram várias idades, desde crianças até idosos, e proporcionaram muito aprendizado. Além disso, certificados foram entregues aos participantes ao final das atividades.
A maioria dos cursos foi no período noturno, o que facilitou para que grande parte dos moradores da região viessem à Instituição. Alguns conteúdos ministrados foram: primeiros socorros, edição de vídeo, aula de ritmos e outros.

Alunos dançando na aula de ritmos

Estudantes no laboratório de química
Não faltaram práticas sobre os conteúdos estudados, entre elas: massagem cardíaca, gravar com o celular, editar vídeo, danças, experimentos de química e mais. Fotógrafa profissional, Thais Cayetano fez o curso de edição de vídeo para se aprofundar na área e comentou: “O conteúdo foi superinteressante e passado de forma extremamente clara e objetiva. O professor explicou a teoria no começo da aula e depois nós utilizamos a ferramenta. Foi ótimo ”.
Os professores ensinaram todo o processo, nomes de materiais, como utilizar equipamentos, dados e outros detalhes, que contribuíram significativamente para o aprendizado. Eleni dos Santos Leal, de 54 anos, participou da aula de ritmos por gostar de música. “Eu toco na igreja. Então, adoro e me envolvo em tudo relacionado a ritmos”, disse.
"Ampliar os conhecimentos com professores qualificados é de extrema importância. E é por esse motivo que a Unifaccamp oferecerá mais projetos como esse, continuando em Cabreúva e Louveira", se inscreva aqui , explica a pró-reitora de extensão e ações comunitárias, Silvia Oyama.

Práticas de primeiros socorros

Fazendo música com pais e filhos
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Vídeo de formatura de estudante com paralisia viraliza nas redes
|
Cursos Envolvidos: Comunicação Social
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 05/02/2019
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Vídeo de formatura de Juliano Peinado chama a atenção na internet; aluno de Rádio TV, o estudante emocionou a todos com seu exemplo de determinação ao receber diploma na terça-feira (5)

Juliano Peinado ao lado da turma de Comunicação que o acompanha durante sua graduação na Unifaccamp
Jogador de bocha paralímpico, formado em Rádio TV e Internet pela Unifaccamp, Juliano Peinado, 22 anos, é um verdadeiro exemplo de superação. O estudante lutou durante quatro anos e concluiu a graduação em 2018. Sua colação de grau foi na noite de terça-feira (5), e a cerimônia emocionou a todos os presentes ao evento e ainda nas redes sociais com a publicação de um vídeo.
Devido a uma parada cardíaca logo quando nasceu, Juliano teve danos em parte de seu cérebro, causando lesões motoras e na fala. Porém, apesar das dificuldades, o aluno se supera a cada dia, estuda, pratica esportes e serve como inspiração para todos a sua volta.
Em sua trajetória no Centro Universitário, ele realizava as mesmas atividades que o resto da turma e contava com a ajuda de Messias, seu cuidador durante as aulas. Nas práticas de edição de vídeo, somente com o dedão do pé fazia as tarefas e servia como referência aos outros alunos de que tudo é possível. Além do ato de estudar, se envolver com pessoas da mesma faixa etária e com o mesmo objetivo foi fundamental também para o desenvolvimento dele.
"O fato de ele ter entrado na Universidade já nos trouxe muita alegria", conta Isabel Costa, mãe de Juliano, “A partir da faculdade, ele se tornou totalmente autônomo, estudando e fazendo os trabalhos sozinho. Atualmente vejo o Juliano como um profissional da área de Comunicação, focado, interessado e motivado para a realização dos projetos.”
O professor Rafael Mattoso conta que se emocionou em uma das aulas de locução com o aluno: “Nesse dia ele me pediu para ler um texto e, apesar da ausência da voz, pela expressão facial, nós conseguimos perceber a entonação da fala. Todos ficamos maravilhados.”
Quando o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) chegou, Juliano não teve dificuldades. Sozinho produziu um documentário, gravado e editado por ele mesmo, contando apenas com orientações de docentes.
Juliano foi muito estimulado desde o início, com um acolhimento diferenciado por parte da dificuldade, como destaca Isabel. “A Unifaccamp é uma instituição extremamente inclusiva. Nosso sentimento na formatura foi de uma alegria imensurável.” Segundo mãe do paratleta, toda a família está profundamente emocionada por vê-lo vencendo tantos obstáculos, de maneira bem humorada”.

Estudante na cerimônia de colação de grau

Juliano e professores que o ajudaram no Centro Universitário
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
|
Nome da Atividade: Unifaccamp oferece 2 mil vagas para cursos gratuitos
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 04/02/2019
|
Hora: 16:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Centro Universitário Campo Limpo Paulista promove cursos gratuitos para a população; são atividades práticas durante a semana de 4 a 8 de fevereiro.

"Cuidar da saúde de seu animal é cuidar da comunidade", um dos cursos gratuitos oferecidos pela Unifaccamp
Aperfeiçoar o currículo e as habilidades é indispensável para ser cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho. Pensando nisso, a Unifaccamp oferece 41 cursos e palestras gratuitos para toda a comunidade. Esses cursos serão de 4 a 8 de fevereiro, com aulas ministradas por professores do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
Serão mais de 2 mil vagas oferecidas a pessoas de todas as idades, que podem se inscrever em mais de um curso. As inscrições podem ser feitas pelo link do site As palestras envolvem temas que têm importância na vida em geral das pessoas e no âmbito profissional também.
Diferentes áreas e conteúdos serão abordados nesse período, a fim de ampliar os conhecimentos da população e inserí-las no ambiente acadêmico, além de oferecer uma melhor qualificação profissional. São uma ótima opção para aproveitar o tempo livre e aprender mais durante o recesso, além de conseguir o certificado ao final das atividades.
Alguns dos temas são: primeiros socorros, aula de ritmos, básico em edição de vídeo e matemática financeira para terceira idade. Atualize-se, desenvolva e amplie seus conhecimentos no Centro Universitário Campo Limpo Paulista. O endereço é o Rua Guatemala, 167 - Jardim América em Campo Limpo Paulista.
Programação da semana de cursos gratuitos
4 de fevereiro: 16h - Competências comportamentais para o mercado de trabalho; 17h30 - Formação de preço de vendas; 19h - Cuidados com depressão; 19h - Primeiros Socorros; 19h30 - Alimentos funcionais; 19h30 - Como desenvolver produções audiovisuais criativas; 19h30 - Atividades físicas e qualidade de vida: um debate atual; 19h30 - Química para crianças.
5 de fevereiro: 14h - Inteligência emocional; 14h - Cuidados com diabete; às 19h - Geração de ideias para novos negócios; 19h - Bem-estar animal; 19h - Ansiedade: como utilizá-la a nosso favor; 19h - Estratégias de Marketing aplicadas em Comércio e Serviços; 19h - Curso básico de comunicação interpessoal; 19h30 - O processo de Redemocratização de 1985 e a Constituição de 1988; 20h - Aula de ritmos.
6 de fevereiro: 14h - Cuidados com queimaduras; 16h - Comunicação e expressão; 18h - Produção de texto; 18h - Saúde mental do trabalhador; 18h - O uso do Google Earth no conhecimento do espaço; 19h - Curso básico de comunicação interpessoal; 19h30 - Básico em edição de vídeo; 19h30 - Fazendo música com pais e filhos; 19h30 - Consciência corporal e dança circular: uma vivência prática para a escola; 19h30 - Introdução à Geração de Energia Solar Fotovoltaica.
7 de fevereiro: 8h - Matemática financeira para terceira idade; 14h - Prevenção do tabagismo e alcoolismo; 14h - As práticas complementares em saúde; 16h - Como elaborar um currículo; 17h - Envelhecimento saudável; 19h - Como contar história (técnica de storytelling); 19h - Primeiros socorros; 19h - Cuidados com a pressão alta; 19h - Cuidar da saúde de seu animal é cuidar da comunidade; 19h30 - Inglês por meio de músicas infantis e contação de histórias; 19h30 - Redação acadêmica; 19h30 - A experimentação e o ensino de Química.
8 de fevereiro: 16h00 - Atividades vencedoras; 19h30 - Gravando vídeo com celular; 19h30 - Causa animal.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
|
Nome da Atividade: Unifaccamp e FFramo se unem em ação de Saúde
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Faculdade Francisco Morato
Cidade:Francisco Morato
|
Bairro: Vila Espanhola
UF: SP
|
Data: 01/02/2019
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Juntas, as instituições vão oferecer ações em prol da saúde e a comunidade poderá fazer diferentes testes e terá orientações para melhorar a qualidade de vida

Diversas ações de saúde serão oferecidas no dia 1º de fevereiro, todas gratuitas e abertas à comunidade
A maioria dos problemas de saúde pode ser evitado por meio de check-ups e revisões. Assim, as possibilidades de cura de doenças e patologias são mais altas. Pensando nisso, a Unifaccamp e FFramo vão oferecer uma ação de saúde no dia 1º de fevereiro, das 10 às 17 horas, na rua dos Cravos 560, Vila Espanhola, em Francisco Morato.
O dia de saúde será oferecido por professores do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Haverá orientações sobre alimentação saudável, controle de estresse, prevenção de doenças cardíacas, testes de glicemia e acuidade visual. Além de aferição de pressão arterial, medida de peso, altura, índice de massa corporal e medida da circunferência abdominal.
Com esses pequenos exames é possível detectar enfermidades e tratar antes do agravamento da situação. Essas avaliações simples, quando feitas regularmente, são suficientes para cumprir essa função. O fundamental é que todos sejam conscientizados e incentivados a fazer o check-up.
As ações são totalmente gratuitas. A coordenadora da área de Saúde e Pró-Reitora de Extensão e Ações Comunitárias da Unifaccamp, Silvia Oyama, aprova a união das duas Instituições nesse evento: “A prevenção é sempre o melhor remédio e, com isso, pensamos nessas avaliações para ajudar a comunidade”.
Para mais informações e dúvidas o telefone de contato é o (11) 4608-8008.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Departamento de Publicidade
|
Nome da Atividade: Unifaccamp vai apoiar Nadhya Caroline, corredora de rua
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd. América
UF: SP
|
Data: 31/01/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Centro Universitário Campo Limpo Paulista apoia o esporte na região e tem parceria com Nadhya Caroline, atleta amadora que já ganhou várias corridas e aluna da Instituição

Atleta Nadhya Caroline, comemorando a vitória na Corrida Unifaccamp, em dezembro do ano passado: uma das muitas conquistas
Como forma de incentivo ao esporte na região, a Unifaccamp é parceira da atleta Nadhya Caroline, corredora de rua há três anos, formada em Segurança de Trabalho, Engenharia Civil e atualmente cursando Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no Centro Universitário.
A esportista começou a correr com o objetivo de emagrecer, gostou da atividade e não parou desde então. Já foi campeã dos Jogos Regionais 2018, Night Run, corrida noturna, e a Timão Run 2018, evento promovido pelo Corinthians, time de coração de Nadhya. “Cada vitória foi importante pelo fato de eu nem imaginar que eu seria capaz de praticar esse esporte."
Em um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foi comprovado que a corrida diminui os efeitos de envelhecimento. A pesquisa diz que corredores idosos têm menos deficiências e um período mais longo de vida ativa. Consequentemente, a principal motivação da atleta é ter uma vida mais saudável, além de, através do esporte, fazer novas amizades e superar metas pessoais.
Por outro lado, não há muito incentivo para o esporte na região. Segundo Nadhya, nem para as crianças. Por esse motivo, a Unifaccamp pretende organizar mais projetos desse gênero, como, por exemplo, a Corrida Unifaccamp, cuja primeira edição ocorreu em dezembro de 2018, confira no link , que encheu de vida e cores as ruas de Campo Limpo Paulista. "O evento foi inédito na cidade, o clima estava ótimo e houve atividade de zumba também. As pessoas aderiram e os ingressos se esgotaram, correr na minha cidade foi incrível".

Participantes da Corrida Unifaccamp

Premiação da Corrida do Centro Universitário
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
|
Nome da Atividade: Biblioteca Unifaccamp continua aberta nas férias
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 14/01/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Local segue funcionando durante o recesso e oferece oportunidade para os alunos adquirirem mais conhecimento nesse período mais ocioso, além de clássicos da literatura nacional e internacional

Biblioteca da Unifaccamp conta com mais de 51 mil itens no acervo, proporcionando uma enorme diversidade para o estudo e leitura
A leitura é essencial, expande o conhecimento e torna o indivíduo mais criativo. Esse hábito também é importante no meio acadêmico, já que os estudos e pesquisas precisam ser de fontes confiáveis. Por isso, a biblioteca da Unifaccamp, também está aberta nas férias.
Criada em 1998, junto com a faculdade, a Biblioteca Unifaccamp é destinada aos alunos e colaboradores da Instituição, assim como a comunidade em geral (neste caso, fazendo uso dos livros dentro do prédio). O acervo conta com mais de 52 mil itens, sendo livros acadêmicos, livros em braile, CD’S, DVD’S, revistas, jornais, monografias e outros trabalhos de alunos.
Além dos impressos, há também 29 computadores para o uso pessoal, sendo dois adaptados para deficientes visuais, mesas e gabinetes de estudo para que os estudantes possam se reunir e discutir trabalhos, tornando assim, um lugar de integração de todos em prol do conhecimento. Todos os cursos do Centro Universitário têm suporte com os livros de diferentes áreas disponíveis, assim como também são oferecidos clássicos e literaturas brasileiras e estrangeiras.
O horário de funcionamento durante o recesso é de segunda à sexta, das 8 às 21 horas. O empréstimo é de até 2 itens de cada vez, pelo prazo de 7 dias corridos. Após esse período, a renovação pode ser feita no balcão de atendimento, pelo telefone: (11)4812-9400, e-mail: biblioteca@faccamp.br ou até mesmo pelo WhatsApp (11)94944-6094.
Pedro Henrique, bibliotecário formado, é uns dos funcionários e concorda que a prática de ler é fundamental para os alunos: “A biblioteca está aberta a todos. Temos funcionários capacitados para ajudar e é um ambiente extraclasse que auxilia muito no aprendizado. ”

Computadores disponibilizados para pesquisas

Gabinetes de estudos para se reunir em grupo
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
|
Nome da Atividade: Unifaccamp promove cursos para alunos e população
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 12/01/2019
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Cursos de Extensão em diversas áreas são oferecidos para os estudantes da Instituição e a comunidade em geral, proporcionando aprimoramento de conhecimentos

"Interações Medicamentosas", um dos cursos de extensão da área da Saúde proporcionados pela Unifaccamp
A cada ano o mercado do trabalho exige mais qualificação, e é por isso que o Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) está disponibilizando Cursos de Extensão de diversas áreas para alunos e comunidade em geral.
Os cursos têm aulas ministradas por profissionais da Unifaccamp, são de duração rápida e todos incluem certificado ao final das atividades. Os valores integrais variam entre R$ 20 e R$ 170. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Unifaccamp e os futuros estudantes devem levar RG para a adesão. O horário de atendimento da Secretaria é de segunda a sexta-feira das 8 às 21 horas e, aos sábados, das 8 às 11 horas.
Atualmente o profissional precisa possuir mais aptidão para competir pelas vagas nas empresas e consequentemente aumentar o conhecimento para a vida. A coordenadora da área de Saúde e Pró-Reitora de Extensão e Ações Comunitárias da Unifaccamp, Silvia Oyama, concorda que os cursos são de muita importância: “Os estudantes e a população devem aproveitar essa oportunidade de adquirir mais experiência e ainda ter um certificado para aprimorar o currículo”.
Os temas oferecidos são: Cálculo de Folha de Pagamento; Comunicação, Expressão e Oratória; Contabilidade Elementar; Economia da Informação; Gestão do Risco Tributário; Interações Medicamentosas; Introdução à Economia; Jornalismo no Cinema; Liderança Nivel I; Liderança Nivel II; Língua Espanhola; Marketing e Comunicação na Era Digital; Mercado Financeiro Renda Fixa e Aplicações em CDB’s, RDB’s, Fundos de Previdência – PGBL e VGBL, Notas Promissórias e Debêntures; Mercado Financeiro Renda Fixa e Passos para Aplicar no Tesouro Direto; Retenção de Imposto de Renda, Rotinas Fiscais e Tributárias; Atualidades em Diabetes; Atualidades em Punção e Manutenção de Hipodermóclise; Investimento – Seja seu Próprio Gerente; Investindo em Ações com Análise Técnica e Obesidade.
Clique aqui para obter mais informações.
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
|
Nome da Atividade: Corrida Unifaccamp 20 anos agita Campo Limpo e região
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Jardim América - Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 02/12/2018
|
Hora: 07:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento será no dia 2 de dezembro, com provas de 4 e 8 quilômetros, percorrendo as principais ruas da cidade; atletas de toda a região estão confirmando presença

Evento promete mexer com apaixonados pela corrida de rua, como parte das comemorações dos 20 anos da Unifaccamp
A ‘1ª Corrida Unifaccamp 20 anos’ promete agitar Campo Limpo Paulista no dia 2 de dezembro, às 7h30, e atrair apaixonados pela corrida de rua de toda a região. As inscrições continuam abertas na Tesouraria do Centro Universitário e também no site da Instituição, além de poder se inscrever direto no site da Ativo. As provas são de 8k (corrida) e 4K (corrida e caminhada). Haverá premiação para os três primeiros colocados no masculino e feminino.
O trajeto inclui as ruas centrais da cidade e também do Jardim América, com largada e chegada em frente à Unifaccamp. O percurso prevê: saída da rua Guatemala, seguindo pela avenida Adherbal da Costa Moreira, avenida Marginal, avenida Alfred Krupp, avenida Adherbal da Costa Moreira novamente até altura da rotatória para entrada do bairro Jardim América, seguindo pela rua Honduras, rua Canadá e encerrando novamente na rua Guatemala.
Segundo a professora Sara Salgado, uma das coordenadoras do evento, o projeto, que faz parte das comemorações dos 20 anos da Unifaccamp, tem como objetivo “incentivar atividades físicas, promovendo saúde e qualidade de vida”. E destaca: “É um projeto multidisciplinar, numa parceria entre o Centro Universitário, a Prefeitura e as empresas locais, buscando a adoção de um estilo ativo para a população local e regional".
A professora lembrou ainda que “faz tempo que a cidade não tem uma corrida de rua deste porte, lembrando que Campo Limpo Paulista conta com muitos adeptos desta modalidade”.
Os patrocinadores são: Sinais Comunicação Visual, Academia Hidroação, Performance Run, Uhuw Eventos, MR Studio, Cross Life Marsola, Esquina do Pão, Unimed e ainda apoio do Jornal A Verdade Regional e Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Corrida Unifaccamp pinta de azul as ruas de Campo Limpo
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Jardim América
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd. América
UF: SP
|
Data: 01/12/2018
|
Hora: 07:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento reúne mais de 500 pessoas em comemoração aos 20 anos do Centro Universitário; cidade vive manhã especial de lazer e saúde, transformando o cenário da região central e Jardim América

Multidão aguarda ansiosa a largada, que mexeu com atletas de todas as faixas etárias, em busca de uma manhã saudável e de lazer
Mais de 500 pessoas coloriram de azul e laranja as ruas de Campo Limpo Paulista na manhã do dia 1º de dezembro. Eram atletas de todas as cidades da região, organizadores e equipe de apoio, que transformaram a manhã de domingo na cidade, durante a 1º Corrida Unifaccamp 20 anos.
A largada e a chegada foram em frente à faculdade, na rua Guatemala, 167, no Jardim América. A quadra da Unifaccamp se transformou no palco para uma animada aula de dança. Em seguida, o pódio recebeu os vencedores em cada uma das categorias nos 4km e 8km de corrida, além de os participantes da caminhada de 4km.
Uma das características marcantes da prova foi a presença de corredores das mais diferentes faixas etárias, todos desfrutando de momentos de lazer, em busca de uma vida saudável. “Foi uma proposta corajosa, um projeto que mobilizou a Unifaccamp e a Prefeitura, além de patrocinadores, promovendo atividade física e incentivando saúde para todos envolvidos”, comentou a professora Sara Salgado, organizadora da corrida.
“O evento foi um sucesso. Certamente fará parte do calendário oficial da IES e, quem sabe, dos corredores. Reconhecendo que a cidade e a Unifaccamp podem sim proporcionar atividades organizadas e qualidade para a comunidade interna e externa”, disse Nestor Bertini Júnior, coordenador do curso de Educação Física.

Nádia Caroline Ferreira foi a vencedora no geral feminino

No pódio, a alegria das vencedoras

Alto astral foi a marca registrada do evento

Equipe de apoio comemora sucesso da prova
Clique aqui e confira as fotos do evento.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Sarau \'Despertar\' mostra a importância da ação social
|
Cursos Envolvidos: cursos de licenciatura
|
Endereço: Anfiteatro da Instituição
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 29/11/2018
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Durante o semestre os alunos dos cursos de licenciatura fizeram várias ações sociais com o objetivo de espalhar a esperança e o amor; evento de encerramento foi realizado no Anfiteatro da Instituição

Uma das apresentações do Sarau 'Despertar', organizado pela professora Jaqueline Massagardi, que emocionou o público presente
Os alunos dos cursos de Licenciatura participaram do Sarau "Despertar: levando esperança e inclusão social através de uma comunicação criativa e transformadora”, criado e desenvolvido durante todo o semestre pela professora Jaqueline Massagardi Mendes.
“O Projeto Despertar é um planejamento interdisciplinar em que os estudantes de Licenciatura são desafiados, além da prática de docência, a despertar a esperança e acesso à cultura em locais e contextos de desfavorecimento social, seja em escolas de periferia, abrigos, hospitais e instituições sociais, de modo geral”, conta a professora Jaqueline Massagardi.
O objetivo é transformar as vidas das pessoas, com pequenas ações, apresentações e até mesmo compartilhando seu conhecimento, para os demais. “Eles saíram das salas de aula com o objetivo de tocar pessoas e imprimir nelas um novo significado. Estudantes de Licenciatura deram seu próprio sangue, literalmente, para ver a vida pulsar em outro alguém”, acrescenta a responsável pelo projeto.
O evento foi realizado no anfiteatro da Unifaccamp e reuniu diversos alunos de diferentes cursos.

Ação sobre o abandono aos animais

Teatro apresentado pelos alunos de Matemática
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Jaqueline Massagardi
|
Nome da Atividade: Projeto UNI*VERSOS promove o ato da leitura
|
Cursos Envolvidos: Licenciatura em Letras Português-Inglês
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 24/11/2018
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Através de declamações, entrega de “iscas” de obras literárias, troca ou doação de livros e entrega de marcadores de páginas, estudantes do curso de letras propagam o universo da literatura

Alunos do curso de Letras participam com estande na feira de profissões: uma das muitas ações ao longo deste semestre
Durante o mês de outubro, orientados pela professora Sílvia Aparecida Fortunato Santos, os alunos de Letras das disciplinas 'Metodologia e Prática do Ensino Fundamental e Médio' e 'Prática de Estágio Supervisionado II', terceiros e quartos semestres, confeccionaram caixas de papelão para arrecadação de livros e divulgaram pedidos para coletar exemplares por meio de e-mails, cartazes e boca a boca em salas de aulas de todos os prédios da instituição.
Com o propósito de sensibilizar o sujeito através do contato com as obras literárias e oportunizar um momento àqueles que muitas vezes não encontram um espaço para viajar no mundo da literatura, alguns alunos estiveram nos dias 27 de outubro e 24 de novembro, datas que aconteceram vestibulares e feira de profissões, socializando passagens de alguns romances, declamando poesias e oferecendo os livros arrecadados para aqueles que se interessavam.
Além desses eventos, houve ainda visitas às salas de aula durante os intervalos, também disponibilizando a entrega de flores, marcadores de páginas, a construção de uma árvore literária e a nomeação das salas de aulas com nomes de poetisas.
Outra ação foi que o estudantes proporcionaram aos alunos do prédio 13 uma homenagem à cada sala de aula, denominando-a com uma poetisa e a passagem de uma de suas obras. E ainda foi disponibilizada no mural do mesmo prédio uma árvore, para que aquele que passar por ela possa deixar a sua mensagem em uma das folhas.
A finalidade de todas estas ações foi humanizar por meio da sinestesia, envolvimento psicológico e pelo aguçamento da curiosidade o que um livro pode conter, além de aprimorar a linguagem e desenvolver a capacidade de comunicação com o mundo em variadas esferas.

Estudantes fazendo a doação de marcadores de página

Participantes do projeto UNI*VERSOS entregam flores
Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Divulgação
|
Nome da Atividade: Re-Significar emociona com história de vida e superação
|
Cursos Envolvidos: Comunicação Social
|
Endereço: Anfiteatro da Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 21/11/2018
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alunos de Comunicação Social fazem projeto com instituições sociais da região e arrancam lágrimas com ensaio fotográfico de mulheres que lutam contra o câncer e encantam com beleza e carisma

Edna Wanessa, Sílvia Rodriguez e Raquel Ribeiro posam para ensaio e mostram, além da beleza, uma linda história de vida
O Projeto ‘Re-Significar’, envolvendo os alunos de Comunicação Social, com o objetivo de oferecer um novo sentido a uma instituição social, grupo ou tribo urbana, transformando as pessoas de algum modo, teve seu encerramento com uma apresentação emocionante na noite de 21 de novembro, no palco do Anfiteatro da Unifaccamp.
Um dos trabalhos de destaque foi o ensaio fotográfico organizado pelas alunas Bruna Martins e Thais Cazelli, que carregava a seguinte a mensagem: “Estão vendo essas mulheres exuberantes? Elas são sensivelmente peculiares; elas estão vestidas de fé, calçadas pela coragem; estão nutridas por uma brava crença; adornadas pela força interior; o que mais elas têm em comum? A luta contra o CÂNCER; o que fica claro por onde elas passam? Essas mulheres tocaram o coração de Deus.”

Edna Wanessa se formou na Unifaccamp

Raquel Ribeiro é ex-Miss Comerciária de Jundiaí
As modelos fotografadas foram Edna Wanessa, formada pela Unifaccamp, Sílvia Rodriguez, que está finalizando o curso de Engenharia Mecânica na Instituição, e Raquel Quequel Kikica Ribeiro, que já foi Miss Comerciária Jundiaí. “O ensaio ficou maravilhoso. Foi uma ação emocionante, que arrancou lágrimas de todos que presenciaram o evento e daqueles que acompanham as fotos do ensaio”, completa a professora do curso de Comunicação Social, Jaqueline Massagardi Mendes.

Silvia Ribeiro estuda Engenheira Mecânica

As estudantes e as modelos em momento de descontração
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Bruna Martins e Thais Cazelli
|
Nome da Atividade: Grupo Sopro Novo leva música e alegria a idosos
|
Cursos Envolvidos: Licenciatura em Música
|
Endereço: Casa de Repouso Lar Feliz
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim Corcovado
UF: SP
|
Data: 17/11/2018
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alunos do projeto Sopro Novo, monitorados pela coordenadora de Licenciatura em Música da Unifaccamp, Monique Traverzim, visitam Casa de Repouso Lar Feliz em Campo Limpo

Alunos se apresentam e interagem com idosos do Recanto Lar Feliz, num dia de muita emoção e alegria
Que a música pode mudar emoções, trazer felicidade, relembrar bons momentos ou acalmar a alma, é um fato. É por esse motivo que o grupo de alunos do curso Sopro Novo foi tocar na Casa de Repouso Recanto Lar feliz no dia 17 de novembro.
O curso Sopro Novo é promovido pela Fundação Sopro Novo Yamaha, que promove a educação musical. A responsável pelo grupo é a professora Monique Traverzim, também docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Música da Unifaccamp.
Esse movimento de levar alegria por meio da música é chamado de Sopro Novo Solidário, e a ideia de tocar no Lar Feliz foi da aluna Paula Pinheiro dos Santos, estudante do 2°Semestre de Licenciatura em Música no Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
No dia da visitação, músicas de diferentes épocas e lugares foram tocadas, cantadas e dançadas enquanto afloravam memórias e sentimentos dos moradores do recanto. Segundo os estudantes que participaram, não foi só um dia com música boa, o evento de recreação também proporcionou uma troca de afetividade entre os estudantes e os idosos. Participaram do projeto Sopro Novo Solidário os alunos do Centro Universitário: Danieli Cochinski Rodolfo; Daniella E. da Fonseca; Elisama Pereira dos Santos; Jussara Santos Guilherme; Paula Pinheiro F. dos Santos; Paulo Nikolas Mescole; Roberto Ribeiro da Silva e Vinícius Soares dos Santos.
Essa visita foi a primeira de muitas que o projeto deseja realizar, sempre com o objetivo de levar mais vigor e animação para os diferentes lares que visitarem e estiverem abertos para receber esse tipo de atividade.

Alunos fazem idosos participar das atividades musicais

Durante as apresentações, muita emoção
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Alunos do curso de Música
|
Nome da Atividade: Saúde faz ação do Outubro Rosa em terminal rodoviário
|
Cursos Envolvidos: Cursos da Área da Saúde
|
Endereço: Terminal Rodoviário
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 31/10/2018
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alunos da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde fizeram ação no terminal rodoviário de Campo Limpo Paulista sobre a conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama

Algumas integrantes da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde, organizada pela professora Fabiana Dias.
A Unifaccamp, em parceria com a empresa Rápido Luxo, fez algumas ações sobre a prevenção do câncer de mama e a importância da campanha do Outubro Rosa para as mulheres. Os alunos da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS) visitaram a empresa em Cabreúva e compartilharam informações com os colaboradores e passageiros dos ônibus.

Senhoras recebendo instruções sobre os exames

Alunos dentro do ônibus falando sobre o Outubro Rosa
Em Campo Limpo Paulista, a mesma ação foi feita no Terminal Central, onde os passageiros puderam ouvir e contar suas experiências com o câncer de mama. A passageira Rita Procópio de 76 anos, contou que sempre se preocupou com sua saúde e que faz o exame de mama regularmente. “Eu acho muito importante fazer o exame, e o pessoal falar e incentivar os cuidados com o câncer de mama é ótimo. Na minha rua duas mulheres tiveram. Uma já foi curada porque descobriu cedo, já a outra está fazendo tratamento, mas precisa de cuidados constantes.”
A LAMS teve o apoio da empresa Avon, que enviou material ilustrativo sobre a importância de procurar o médico e realizar os exames. Além disso, os alunos distribuíram lacinhos cor de rosa e conversaram com os passageiros e colaboradores da empresa.

Ação dentro da garagem de ônibus em Cabreúva

Além da palestra, funcionárias desfrutaram do café da manhã
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Giovana Garcia - RA:25479
|
Nome da Atividade: Feira de Profissões e vestibular agitam sábado na Unifaccamp
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 27/10/2018
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Atividades serão no sábado pela manhã, que terá ainda cadastro para doadores de medula óssea; Feira de Profissões vai receber escolas de toda a região

O Centro Universitário Campo Limpo Paulista vai promover diversas atividades no próximo sábado, 27 de outubro dia de vestibular, Feira de Profissões e cadastro para doadores de médula óssea.
O primeiro vestibular de final de ano, já está com inscrições abertas. Quem ainda não se inscreveu, é só clicar aqui . As inscrições vão até dia 25 de outubro, e a prova terá início às 09 horas com duração máxima de 2 horas. Já a Feira de Profissões será das 9 às 13 horas, com o propósito de mostrar as áreas que os futuros vestibulandos podem seguir e um pouco da carreira profissional.
Além dessas atividades, a campanha de cadastro para doadores de medula óssea será no prédio 7, das 9 às 13 horas. Primeiro é feito o cadastramento de âmbito nacional. Além de preencher a ficha, ocorre uma coleta da tipagem sanguínea. Após esse procedimento, o doador entrará na lista e, caso seja compatível com alguém que esteja necessitando, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) entrará em contato para exames complementares.
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Publicidade e Propaganda
|
Nome da Atividade: \'Somos todos Joana\' tem nova apresentação no sábado (27)
|
Cursos Envolvidos: Comunicação Social
|
Endereço: Anfiteatro da Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 27/10/2018
|
Hora: 20:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Além dele, o musical infantil “Buzugo” também será apresentado no Anfiteatro da Unifaccamp; ambos são gratuitos e abertos à comunidade

Cena da peça "Somos todos Joana", adaptação livre da obra “Gosta d’água”, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes
O núcleo XIII de artes dramáticas da Unifaccamp apresenta a peça intitulada "Somos todos Joana”, uma adaptação livre da obra “Gosta d’água”, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes, com direção de Cleber Lima, no sábado 27 de Outubro.
A peça tem classificação indicativa de 16 anos por abordar questões como amor, traição, vingança, desigualdade social. Joana é abandonada pelo marido Jasão, que troca a esposa por uma mulher mais jovem e rica. Joana, então, decide se vingar de seu marido sacrificando os próprios filhos.
A entrada é gratuita e o evento será no Anfiteatro da Unifaccamp, às 20 horas. Além dessa data, o espetáculo será apresentado nos dias 10 e 24 de novembro, no mesmo horário e local.
Outra peça também será apresentada no sábado, 27 de outubro. Com apresentação única,e gratuita, ex-alunos da Unifaccamp que participam da Cia Meketréfi de Teatro, de Campo Limpo Paulista, promovem o musical infantil “Buzugo”, às 16 horas no Anfiteatro da Unifaccamp.
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Núcleo XIII de Artes Dramáticas
|
Nome da Atividade: Unifaccamp faz cadastro de doadores de medula óssea
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 27/10/2018
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os interessados se cadastraram no Centro Universitário Campo Limpo Paulista no sábado, 27 de outubro, para se tornarem doadores, numa ação em parceria com a Unicamp

Estudantes da equipe prontos para cadastrar os futuros doadores de medula óssea, ao lado da professora Fabiana Dias
A Unifaccamp, em parceria com o hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp), fez a campanha para cadastro de doadores de medula óssea. Os interessados em se tornar doador fizeram o cadastro na Instituição no sábado, 27 de outubro, e colheram uma pequena amostra de sangue. A partir de agora, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) vai dar continuidade ao processo de cadastramento.
Os alunos do curso de Enfermagem da Unifaccamp e voluntários da comunidade participaram da ação com supervisão da professora Fabiana Dias, além dos profissionais do hemocentro. O objetivo da parceria foi captar doadores voluntários de medula óssea, onde são encontradas as células-tronco hematopoéticas responsáveis pelo sistema imunológico. “No sábado tivemos a felicidade de cadastrar 129 voluntários no Redome, uma ação que podemos traduzir em um ser humano cuidando do outro ser humano com muito amor", explicou a professora Fabiana Dias.
Milhares de pessoas são diagnósticas com doença sanguíneas, como a leucemia. O tratamento mais indicado para esses pacientes é o transplante de medula óssea e, em apenas 25% dos casos, é possível encontrar compatibilidade na própria família. Nos demais casos é necessário recorrer aos doadores que se cadastram voluntariamente para salvar vidas.
O cadastro do Redome atende a população brasileira e países que fazem parte do acordo internacional para doação de medula óssea, além de conscientizar da importância da doação voluntária.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Fabiana Dias
|
Nome da Atividade: Feira de Profissões e vestibular atraem centenas de visitantes
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 27/10/2018
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os dois eventos no sábado, dia 27 de outubro, levaram vestibulandos e estudantes em geral para a Unifaccamp, que promoveu várias ações de divulgação dos vários cursos da Instituição

Com salas lotadas, os estudantes e futuros universitários fizeram uma prova para ingressar no curso de graduação em 2019
A Feira de Profissões da Unifaccamp, no sábado (27), atraiu centenas, que se reuniram aos estudantes que estavam prestando vestibular e promoveram uma manhã de muita agitação na Instituição. Praticamente todos os cursos mostraram suas atividades ao público, que ainda se divertiu com atividades esportivas e boa música. Para as crianças, piscina de bolinha, cama elástica e escorregador foram algumas das atrações. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Instituição.
O estudante Demetrio Alves, de 16 anos, prestou vestibular para Medicina Veterinária e comentou sobre a importância da Feira. “Achei o evento muito interessante, já que possibilita aos candidatos conhecerem um pouco sobre o curso e a instituição. Eu estava um pouco perdido, mas depois da Feira consegui esclarecer muitas dúvidas.”
Para Júlia Cardoso, de 16 anos, candidata ao curso de Direito, a ação ajudou a ter a certeza de ter escolhido o curso que certo. “Acredito que a ação da Unifaccamp em promover uma Feira de Profissões foi de grande ajuda aos vestibulandos. Com ela foi possível conhecer um pouco mais sobre os cursos e a universidade, além de auxiliar na escolha do curso desejado. Os estudantes que trabalharam na exposição fizeram um ótimo trabalho e, com certeza, se tornarão excelentes profissionais.”
Os alunos do curso de licenciatura em Letras participaram da Feira de Profissões com um projeto promovendo a educação e o conhecimento, o projeto Universos. "Com o projeto ao longo de todo o mês de outubro, foi possível arrecadar livros nos prédios da instituição. Os visitantes puderam também trocar e doar livros durante o evento de sábado também. Agora, os livros serão doados a instituições."

Os visitantes puderam trocar livros

Além de doar e incentivar a leitura
Os estudantes de Educação Física e Pedagogia fizeram diversas atividades educacionais na quadra do colégio Cosmos. Os futuros pedagogos criaram diversos jogos infantis educacionais estimulando o conhecimento e os sentidos. Já os alunos do curso de Educação Física apresentaram aulas de dança e alongamento, atraindo os visitantes.

Alunos de Educação Física agitam evento

Peças infantis também foram apresentadas

Brincadeiras educacionais para as crianças

Quadra lotada com os visitantes
Além dos cursos oferecidos, os visitantes aproveitaram de serviços promovendo a saúde e bem-estar. A clínica de estética Revitiê, a Special Dog, a academia Hidroação, os produtos Mary Kay e outras empresas participaram da Feira.

Clínica e estética Revitiê esteve no evento

Special dog em mais um evento da Unifaccamp
Diversos estandes foram instalados na Unifaccamp apresentando os cursos de graduação que o Centro Universitário Campo Limpo Paulista disponibiliza, permitindo que os futuros alunos da Instituição esclarecessem suas dúvidas sobre o curso escolhido.
O vice-reitor e mantenedor da Instituição, Nelson Gentil, prestigiou o evento e comentou sobre a alegria de ver tanta gente frequentando os espaços da Unifaccamp. "São atividades assim que mostram o quanto um Centro Universitário pode oferecer oportunidades para os jovens e para todos aqueles que alimentam o sonho de conseguir um diploma de nível superior. Chegar a uma faculdade é um sonho, concluí-la é a transformação deste sonho em realidade. E a Unifaccamp se orgulha de poder ajudar a construir esses sonhos."

Silvia Oyama, pró reitora, e o mantenedor Nelson Gentil

Vestibulandos realizaram prova para 2019
Clique aqui e confira as fotos do evento!
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Giovana Garcia - RA:25479
|
Nome da Atividade: Alunos da Engenharia Civil mostram Iniciação Científica
|
Cursos Envolvidos: Engenharia Civil
|
Endereço: Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), Santos
Cidade:Santos
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 25/10/2018
|
Hora: 11:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), em Santos, reuniu trabalhos de todas as regiões do Brasil, nas mais diversas áreas, e a Unifaccamp esteve presente

Alunos de Engenharia Civil acompanhados do professor orientador William Timoteo Malouf, no congresso em Santos, no dia 25
Os alunos de Engenharia Civil, Jefferson Silva (Unifaccamp), Mário Costa (Unifaccamp), Saniele F. P. dos Santos (Unifaccamp), Ivan César Solha (Unifacp), Marcos Otta (Unifacp) e José Eufrázio (Unifacp) acompanhados do professor orientador William Timoteo Malouf, participaram do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), em Santos, no dia 25 de outubro.
Os trabalhos também foram orientados pelo coordenador Paschoal Perdão Junior. O evento reuniu trabalhos de todas as regiões do Brasil, nas mais diversas áreas.

Estudantes de Engenharia Civil participando do COBRIC

Alunos apresentando projeto aos visitantes
A participação teve apoio da Unifaccamp – Centro Universitário Campo Limpo Paulista, e da Unifacp – Centro Universitário de Paulínia.
Texto: William Timoteo Malouf
Foto: William Timoteo Malouf
|
Nome da Atividade: Comunicação oferece oficinas gratuitas à comunidade
|
Cursos Envolvidos: Comunicação Social
|
Endereço: Estúdios da Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 20/10/2018
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Aulas rápidas aos sábados, das 9 às 12 horas, oferecem a possibilidade de atualização na área de mídias digitais e de Comunicação em geral

A Unifaccamp está promovendo oficinas gratuitas para a comunidade na área de Comunicação. Com oficinas rápidas de um dia, aos sábados, a população poderá aprender e se aperfeiçoar na área que deseja, tudo com certificação!
O primeiro curso foi no sábado, 20 de outubro, sobre Fotografia, com todas as vagas preenchidas. As próximas oficinas serão de Gestão de Redes Sociais, no dia 10 de novembro, das 8 às 1 horas, e os inscritos poderão aprender a melhorar o desempenho no Facebook e Instagram. Na sequência, no dia 24 de novembro, também das 9 às 12 horas, será o curso de Locução.
Para participar é necessário ter mais de 16 anos, e as inscrições são feitas através do site do Comunique3, com vagas limitadas. Acesse já e participe, é a sua chance de começar sua carreira profissional.
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Comunique3
|
Nome da Atividade: Unifaccamp celebra Dia dos Professores com homenagem
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 15/10/2018
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Confraternização foi a forma encontrada pela Instituição para agradecer ao empenho demonstrado pelos profissionais durante mais um ano de muitas realizações e conquistas

A sala dos professores foi o local escolhido para a confraternização em comemoração à data de 15 de outubro
Os professores são homenageados todos os anos no dia 15 de outubro, já que, em 1827, na mesma data (15 de outubro) o imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas só em 1963 que a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias” O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.
Neste ano, repetindo uma tradição, a Unifaccamp preparou uma comemoração, oferecendo um momento de descontração e agradecimento por fazerem parte da equipe.
A presença de professores foi grande, já que a ação ocorreu um pouco antes do horário de aula. "Uma homenagem justa pelo trabalho que os professores da Instituição realizam dia a dia, e uma forma de também mostrar quanto a Instituição se preocupa com cada um deles", comentou a pró-reitora de Gradução, Lisete Fischer.

Docentes reunidos na celebração

Professores ao lado da pró-reitora Lisete Fischer
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Ana Helena
|
Nome da Atividade: Liga Acadêmica de Saúde faz ação sobre Outubro Rosa
|
Cursos Envolvidos: Cursos da Área da Saúde
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 12/10/2018
|
Hora: 11:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os alunos da área de Saúde falaram sobre a prevenção e orientaram os funcionários sobre a importância do acompanhamento médico e do autoexame; lembrancinhas foram distribuídas

Alunos reunidos para ação do Outubro Rosa, que envolveu todos os setores da Instituição
Outubro Rosa é o nome da campanha de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama e motivou os integrantes da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS), com o apoio da Unifaccamp, a organizar uma atividade levando orientações aos funcionários da Instituição.
A professora Fabiana Dias comentou sobre a importância da ação. “Vai além do embasamento teórico, porque visa estimular o movimento na conscientização de todos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, além de desmitificar a doença”.

Secretárias da Unifaccamp ouvindo a LAMS

Ação ocorreu na Biblioteca da Unifaccamp
Faça o autoexame e o acompanhamento médico
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Liga da Saúde
|
Nome da Atividade: Alunos de Geografia e História visitam comunas da região
|
Cursos Envolvidos: licenciatura de Geografia e de História
|
Endereço: Comunas da Terra Dom Tomás Balduíno
Cidade:Franco da Rocha
|
Bairro: Tomás Balduíno
UF: SP
|
Data: 06/10/2018
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os estudantes dos cursos de licenciatura puderam aprender mais sobre as comunas e toda a produção agroecológica e familiar em assentamento em Franco da Rocha

Alunos e professores reunidos após dia de conhecimento e experiências com moradores do assentamento Terra Dom Tomás Balduíno
Os alunos dos cursos de licenciatura de Geografia e de História da Unifaccamp fizeram uma visita técnica às Comunas da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo, no sábado , dia 6 de outubro.
As comunas da Terra são espaços territoriais de povoamento, geralmente constituído por camponeses ou trabalhadores rurais, dentro das grandes cidades e que possuem a estratégia de reforma agrária para um projeto de desenvolvimento alternativo baseado entre outros princípios pela produção agroecológica e familiar.

Projeto FAU/USP: Casa Abóboda

Roda de diálogo sobre vivências no assentamento
“A visita técnica faz parte do projeto idealizado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Geografia, com o intuito de estimular entre os alunos um olhar integrado sobre estruturas, processos e dinâmicas naturais e sociais. As disciplinas envolvidas no Projeto -Geografia Agrária e Rural, Geomorfologia, Cartografia Temática, Geografia do Brasil, Geografia Política e Geografia Cultural – articularam a interpretação, análise e síntese integrada da paisagem com seus usos, das dinâmicas e práticas políticas, econômicas e culturais desenvolvidas pelo grupo ligado ao MST (Movimento Trabalhadores Sem Terra)”, conta a Coordenadora do curso de Geografia, professora Rosane Carvalho Carnevali Vicente.

Os anfitriões falam sobre organização comunitária

Agricultura familiar e preservação ambiental
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Alunos de Geografia
|
Nome da Atividade: Evento dos alunos de Letras discute a Educação
|
Cursos Envolvidos: Licenciatura em Letras
|
Endereço: Anfiteatro da Instituição
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 05/10/2018
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Apresentações de trabalhos científicos, documentário e palestra sobre os temas são algumas das atrações do evento de sexta-feira, no Anfiteatro da Instituição a partir das 19h10

A Unifaccamp vai promover, na sexta-feira, 5 de outubro, a partir das 19h10, no Anfiteatro da Instituição, o evento “Letra-se: Educação Acessível e Libertadora”, em que os alunos do curso de Licenciatura de Letras vão apresentar os projetos de Iniciação Científica, além do documentário “Pública e Gratuita” e ainda terão uma palestra sobre Educação.
“Esse evento tem como objetivo apresentar em formato de palestra e comunicação de trabalhos os desafios da prática pedagógica frente à diversidade dentro da sala de aula, e, principalmente, a luta do docente contra os esteriótipos e discriminações da sociedade brasileira, as quais são, não apenas compartilhadas, mas também presenciadas dentro do ambiente escolar”, conta a coordenadora do curso de Letras, Kelly Oliveira
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Curso de Letras
|
Nome da Atividade: Mesa redonda sobre prevenção ao suicídio lota anfiteatro
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: anfiteatro Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 02/10/2018
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alunos de diversos cursos prestigiaram a 1ª Mesa Redonda da Unifaccamp; eles acompanharam palestras sobre a prevenção ao suicídio e saúde mental, e puderam tirar dúvidas com os palestrantes

Professores, coordenadores e alunos prestigiaram o evento, que lotou o anfiteatro e promoveu um importante debate
A Unifaccamp organizou a “I Mesa Redonda da Unifaccamp: Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, na terça-feira (02), reunindo centenas de alunos de diversos cursos da Instituição.
João Carlos Marchiori de Claudio, enfermeiro, abordou o tema “A academia e o suicídio, o que sabemos atualmente?"; Maria Bernadete Amaral Carneiro, formada em Ciências Contábeis, atua há 15 anos como voluntária no Centro de Valorização da Vida (CVV) de Jundiaí e hoje é coordenadora, e Mônica Quirino, formada em Direito e coordenadora Regional SP do CVV Comunidade, falaram sobre “Valorizando a vida - Prevenindo o suicídio”; Rodrigo Lemes, especialista em Urgência e Emergência, palestrou sobre “Estigmas e paradigmas frente à Saúde Mental. Um novo olhar”. Além deles, a psicopedagoga Any Lilian M. Barcellos e a psicóloga Fernanda Ferracini participaram da mesa redonda.
O enfermeiro João Marchiori,mestrando em Enfermagem, iniciou as apresentações com foco na exposição de estatísticas alarmantes aos índices de suicídio, fazendo com que os presentes compreendessem o conceito da campanha Setembro Amarelo, trazendo sugestões de apoio e suporte estatais existentes e até dicas de atuação comportamental para profissionais da área de Enfermagem ou indivíduos da sociedade em geral no suporte a pessoa com indícios ou ações tendenciosas ao suicídio.
Mônica e Bernadete, representantes do Centro de Valorização a Vida, trouxeram à tona a importância de um ouvido amigo, sem questionamentos e julgamentos, além de explicarem o trabalho voluntário desenvolvido por essa fundação.

Any Lilian Barcellos respondendo aos alunos ”

Mesa Redonda foi sucesso de público
Rodrigo, que atuou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), contou suas experiências profissionais e de como ainda existem tabus e paradigmas a serem quebrados quando o assunto é saúde mental.
As professoras de Psicologia da Unifaccamp trouxeram reflexões sobre o tema e instruíram os profissionais da área a se policiarem para que não ocorra a banalização do sentimento humano e da condição de sofrimento desse indivíduo, ressaltando a necessidade de trabalho em conjunto da parte pública, profissional e social para que esses índices diminuam com o tempo.
Os alunos da Unifaccamp também participaram com questões envolvendo a influência da mídia, a importância da atuação profissional ética e como ajudar em situações de risco.
Segundo a coordenadora do curso de Química, Julia Rabello, esse foi o primeiro passo para ajudar as pessoas a entenderem a importância de ouvir e ajudar. “Foi o primeiro passo de um longo caminho em que todas as áreas podem contribuir. Esse primeiro passo mostrou ainda um viés para maiores projetos e que a condição de ouvinte amigo deve ser incentivada tendo consciência de que simples e pequenas atitudes podem salvar vidas”
“Culturalmente o tema "suicídio" sempre foi um tabu. Muitas vezes não noticiado, comentado, discutido. E ainda existem aqueles que acreditam que quando é falado acaba sendo uma forma de "indução". O que não é verdade. Nós precisamos sim falar sobre isso. Hoje o suicídio é um problema gravíssimo de saúde pública, visto que qualquer ato de violência interpessoal e auto-provocada são de notificações compulsórias. Ver o anfiteatro repleto de alunos, professores e visitantes para ouvir sobre um tema tão relevante nos dias de hoje me deixou extremamente feliz. Isso nos mostra que não é apenas uma data vinculada a um objetivo único, mas que essa questão deve ser pensada e falada diariamente!”, comentou a professora Lydiane Aline Pereira de Oliveira, enfermeira Docente Especialista em Enfermagem Psiquiátrica, uma das idealizadoras da Mesa Redonda.
A professora Jaqueline Massagardi Mendes levou seus alunos para o anfiteatro e falou da importância de falar sobre o suicídio. “Foi perguntado à plateia: quantos de vocês conhecem direta ou indiretamente uma história de suicídio? Preciso dizer que cerca de 80% do público ergueu suas mãos. Esse dado isolado já parecia suficiente. É preciso falar sobre suicídio e tem que ser agora. Nós, das Licenciaturas, acabamos levando nossos alunos porque eles serão professores e, portanto, formadores de opinião e, quase sempre a referência de seus alunos. Precisamos de professores assim, mais humanizados, que se importam com seus alunos, com empatia, que olhem para dentro das almas.”

Brindes para os alunos e convidados da palestra

Psicóloga Fernanda Ferracini da Unifaccamp
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Giovana Garcia - RA:25479
|
Nome da Atividade: Unifaccamp discute saúde mental e prevenção ao suicídio
|
Cursos Envolvidos: Química e Enfermagem
|
Endereço: Anfiteatro Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 02/10/2018
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Segundo a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é responsável por 1,4% do total de mortes anualmente; mais de 90% dos casos se enquadra num diagnóstico de transtorno mental

Anfiteatro vai receber uma ação fundamental para a sociedade e os futuros profissionais de todas as áreas da instituição
Setembro foi o mês de prevenção ao suicídio. Pensando nisso, a coordenadora do curso de Química da Unifaccamp, Júlia Rabello Buci, e a professora de Enfermagem, Lydiane Aline Pereira de Oliveira, criaram o projeto sobre saúde e suicídio intitulado “I Mesa Redonda da Unifaccamp: Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”. O evento será no Anfiteatro da Instituição nesta terça-feira, 2 de outubro, das 19 às 21 horas.
Júlia Rabello Buci explica a importância do projeto. “O objetivo é proporcionar aos alunos da instituição uma visão ampla e integrada sobre saúde mental e a prevenção ao suicídio. Por isso, visamos promover um momento de reflexão e discussão cientifica sobre o assunto, contribuindo com informações necessárias para as diversas ações profissionais, além da sensibilização de cuidados para desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação e de proteção e de recuperação da saúde.
Bernadete Carneiro, coordenadora do Centro de Valorização a Vida (CVV) de Jundiaí; João Carlos Marchiori, mestrando em Enfermagem pela Universidade de São Paulo; Rodrigo Lemes, enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Jundiaí estarão presentes para compor essa mesa redonda e conversar com os alunos.
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Dia da Secretária tem ações voltadas às mulheres
|
Cursos Envolvidos: Institucional
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 30/09/2018
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Instituição ofereceu palestra sobre a prevenção do câncer de mama, em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado a esse tipo de ação para as mulheres

Diversas ações de beleza, bem-estar e saúde foram realizadas para as funcionárias do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
No dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária. Pensando nisso, a Unifaccamp ofereceu, na sexta-feira (28), momentos de beleza e cuidados, em evento no prédio 4.
As funcionárias da Instituição tiveram aula de auto-maquiagem com produtos Mary Kay, acupuntura, manicure, aferição de pressão, oficina sobre a prevenção do câncer de mama e ainda ganharam descontos para tratamentos estéticos.
Os alunos da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS) também falaram do programa 5S, que são cinco ações, as quais visam transformar o ambiente de trabalho e o pessoal. "São ações simples que podem ajudar tanto no trabalho, desde a posição que você senta, o jeito que você olha para o computador, até ações mais complexas", conta o aluno Matheus Sene

Sessão de acupuntura com a professora Danila

Curso de automaquiagem com produtos Mary Kay

Alunos da LAMS falando sobre os 5S

Manicure esteve presente na Instituição
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Giovana Garcia - RA: 25479
|
Nome da Atividade: Alunos de Veterinária visitam animais resgatados na região
|
Cursos Envolvidos: Medicina Veterinária
|
Endereço: sítio em Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 29/09/2018
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os estudantes puderam acompanhar uma cirurgia da retirada de um olho e também o acompanhamento odontológico dos cavalos resgatados de maus tratos

A visita foi realizada junto com o veterinário do sítio que explicou e mostrou os cuidados com esses animais
Os alunos do curso de Medicina Veterinária participaram de uma atividade prática com animais de grande porte, no sábado (29) em Campo Limpo Paulista. Eles visitaram um sítio que fazem resgate de animais de grande porte que sofrem maus tratos e acompanharam uma cirurgia oftalmológica e um tratamento dentário de dois cavalos.
“Essas atividades são muito importantes para nosso crescimento acadêmico, porque traz experiências práticas, nos dando ainda mais certeza do que queremos fazer”, conta a aluna Lenita Cristina Risso, de 32 anos, do curso de Medicina Veterinária.
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Instituição
|
Nome da Atividade: Alunos de Publicidade participam do Fest’Up 2018
|
Cursos Envolvidos: Publicidade e Propaganda
|
Endereço: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Cidade:São Paulo
|
Bairro: São Paulo
UF: SP
|
Data: 29/09/2018
|
Hora: 20:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento voltado para a área de comunicação, em especial aos profissionais da área de Propaganda e Marketing, contou com diversos palestrantes que abordaram a situação do mercado atual

Alunos e professor desfrutaram de diversas palestras importantes para o futuro profissional
Os alunos do 4º e 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unifaccamp participaram do Fest’UP Tendências de 2018, no sábado, 29 de setembro, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.
O Fest’UP Tendências é um evento organizado pela Associação dos Profissionais da Propaganda (APP) e tem como propósito promover a qualificação dos profissionais de comunicação, em especial aqueles que estão nas faculdades de Publicidade de todo o Brasil.
O evento contou com 24 palestras e apresentou as tendências do mercado de comunicação na visão dos profissionais nas suas diferentes áreas de atuação, compartilhando os desafios de decifrar os novos modelos de negócio e os novos padrões de comportamento dos consumidores.

Mais de 20 palestras foram realizadas

Evento foi na ESPM, em São Paulo
Os alunos do 4º semestre, Jackeline Moreira Alvino e Lucas Alexandre Santos, e os alunos do 6º semestre, Caio Oliveira, Letícia Alves Soares e Maria Carolina Silva, foram ao evento acompanhados pelo professor Hilário Pereira, de Comunicação Social.
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Curso de publicidade e propaganda
|
Nome da Atividade: Alunos de Geografia têm palestras na Semana de Cursos
|
Cursos Envolvidos: licenciatura em Geografia
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: TO
|
Data: 25/09/2018
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alunos de Geografia têm palestras na Semana de Cursos
Semana de Cursos para os alunos de licenciatura em Geografia trouxe assuntos importantes sobre a reforma do ensino médio, climatologia e poluição atmosférica

Discentes e docentes da Licenciatura em Geografia com o professor Júlio Barboza Chiquetto na Semana de Cursos
Os alunos do curso de licenciatura em Geografia da Unifaccamp participaram da Semana de Cursos, um espaço para compartilhar conhecimento, nos dias 24 e 25 de setembro, com a proposta de estimular o contato dos estudantes com profissionais de referência na área da Geografia no Brasil.
No dia 24, a palestra foi de Rafael Straforini, que abordou o tema “Reforma do Ensino Médio” um tema articulador para aprofundar sobre as novas demandas do pensar e fazer Geografia em pleno Século XXI. Com uma palestra dinâmica, crítica, participativa e altamente criativa conduzida, os alunos do curso puderam explorar o tema.
No dia 25, Julio Barboza Chiquetto marcou presença compartilhando suas recentes pesquisas em Climatologia e Poluição Atmosférica, abordando a relação entre uso do solo em áreas urbanizadas e condições atmosféricas. Houve inicialmente uma palestra sobre o tema e depois uma oficina de interpretação de dados atmosféricos obtidos a partir de monitoramento da qualidade do ar, da Cetesb, para a Região Metropolitana de São Paulo.

O professor Rafael Straforini fez uma palestra e, em seguida, uma oficina de interpretação de dados
As atividades da Semana foram planejadas, conduzidas e acompanhadas pelo Núcleo Docente Estruturante e coordenação de curso, com apoio da Instituição.
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Curso de Geografia
|
Nome da Atividade: Unifaccamp promove semana de cursos nos dias 24 e 25
|
Cursos Envolvidos: Todos os cursos
|
Endereço: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jardim América
UF: SP
|
Data: 24/09/2018
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento vai reunir especialistas nas mais diferentes áreas de conhecimento, com palestras abertas aos estudantes sempre a partir das 19 horas; não é preciso fazer inscrição antecipadamente

Milton Leite, locutor do SporTV, é uma das atrações do evento este ano, como convidado do curso de Comunicação Social
O Centro Universitário Unifaccamp vai realizar nos dias 24 e 25 de setembro mais uma edição da Semana de Cursos, com mais de 50 palestras, nas mais variadas áreas de conhecimento, sempre a partir das 19 horas.
Especialistas vão falar sobre temas de interesse dos estudantes de acordo com sua área de conhecimento. Os alunos interessados não precisam se inscrever antecipadamente, basta comparecer no dia e prédio onde será realizada a palestra e aproveitar o máximo.
Confira abaixo a lista das palestras para cada curso:
•Ciência da computação, sistemas de informação, redes de computadores e mestrado : 24/set -19h10: Trajetória da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Samsung no Brasil. Por Vera Bier. 25/set 19h10: Visão computacional: histórico, aplicações e desafios. Por Dra. Carolina Toledo Ferraz
•Biomedicina: 24/set-19h10: Oficina criminalística. Por Fábio D´abronzo Amorim e Simone Manzolli Amorim 25/set-19h10: Oficina criminalística. Por Fábio D´abronzo Amorim e Simone Manzolli Amorim
•Gestão Ambiental: 24/set-19h10: Sistema nacional de unidades de conservação. Por Luís Fernando de Castro Campanha 25/set-19h10: O papel do profissional de meio ambiente na ISO 14001:2015. Por José Carlos Rodrigues Noguero
•Administração, Ciências Contábeis E Tecnológicos 24/set-19h10: A indústria 4.0 – Realidade e mitos.Por Fabyo Ajona Marques 19h10: Falar em público: encare esse desafio! Por NUBE 21h00: A importância do autoconhecimento e do empoderamento da carreira profissional. Por Simone Rossi Leite 21h00: Marketing Pessoal: seu sucesso é você. Por NUBE 25/set-19h10: Os 6 níveis neurológicos da liderança. Por Cristiano Franco 19h10: O que realmente importa da gestão comercial. Por Roberto de Souza 21h00: Empreendedorismo. Por Odair Santos da Silva 21h00: Responsabilidade sobre micro e pequenas empresas. Por Lucas Ribeiro Gonçalves
•Direito: 24/set-19h10: Documentário – Justiça. Por Thaís Battibugli 19h10: Direito Financeiro. Por Marco Antonio de Mello Pacheco Neves 19h10: Lei maria da penha e feminicídio. Por Eduardo Praeiro 19h10: Poliamor. Por Fábio Pinheiro Gazzi 19h10: Apresentação do EAJUR. Por Lucia Sirlene Crivelaro Fidelis 25/set-19h10: Avaliação psicológica forense. Por Fernanda Ferracini 19h10: Seção especial de justiça – Debate. Por Márcio Vicente Faria Cozatti 19h10: Direito de família: Relações de parentesco. Por Fuad José Daud 19h10: Palestra e simulado de mediação e conciliação. Por Lucia Sirlene Crivelaro Fidelis 19h10: Apresentação do EAJUR. Por Carlos Eduardo de Andrade Maia
•Educação Física 24/set-19h10: Currículo e educação física: perspectivas críticas. Por Wesley Batista Araujo 25/set-19h10: BNCC: Possibilidades práticas. Por Flávia Leal 21h00: Oficinas de corpo e movimento. Por Sara Salgado
•Enfermagem: 24/set-19h10: Cromoterapia e aromaterapia nos cuidados de saúde. Por Adriana Suigh Carlos Duarte 19h10: Treinamento prático de atendimento ao trauma. 19h10: Circuito de saúde:aferição de pressão arterial, peso, altura, cálculo de índice de massa corporal e circunferência abdominal. 25/set-19h10: Treinamento prático de atendimento ao trauma. 19h10: Circuito de saúde: aferição de pressão arterial, peso, altura, cálculo de índice de massa corporal e circunferência abdominal.
•Engenharias (civil, produção e eletrônica): 24/set-8h00: Patentes para engenheiros. Por Paulo Orestes Formigoni 25/set -8h00: A história da Volkswagen. Por Rolando Buniy 10h00: Aquisição automática de dados na industria 4.0. Por Lucas da Silva
•Engenharia de Produção: 24/set-19h10: Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Por Alunos do 10º Período do curso de Eng. de Produção 19h10: Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Por Alunos do 10º Período do curso de Eng. de Produção 19h10: Falar em público: encare esse desafio! Por NUBE 21h00: Marketing Pessoal: seu sucesso é você.
•Engenharia Controle da Automoção: 24/set-19h10: Industria 4.0 Por Anderson Albuquerque 25/set-19h10: Patentes para engenheiros. Por Paulo Formigoni
•Engenharia Civil 24/set-19h10: Pré-banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Por Alunos do 10º Período do curso de Eng. Civil 19h10:Falar em público: encare esse desafio! Por NUBE 21h00: Marketing Pessoal: seu sucesso é você.
•Engenharia Eletrônica 24/set-19h10: Pré-banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Por Alunos do 10º Período do curso de Eng. Eletrônica 19h10: Sistemas automatizados. Por Paulo Exner Neto 25/set-19h10:Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Por Alunos do 10º Período do curso de Eng. Eletrônica 19h10:Transformadores a seco de baixa tensão. Por Davi Roncati da Silva 19h10: Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Por Alunos do 10º Período do curso de Eng. Civil
• Engenharia Mecânica
24/set-19h10: Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Com os alunos do 10º Período do curso de Eng. Mecânica 19h10: Palestra: Falar em público: encare esse desafio! Com NUBE 24/set- 21h00:Marketing Pessoal: seu sucesso é você.Com NUBE 25/set-19h10: Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Com os alunos do 10º Período do curso de Eng. Mecânica 19h10:Pré Banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Com os alunos do 10º Período do curso de Eng. Mecânica
•Fisioterapia 24/set- 19h10 : A ética no atendimento na área da saúde e suas implicações.Por Luis Ricardo e Maria Aparecida Ferreira Ribeiro 25/set-19h10: Percepção Corporal em Acadêmicos de Fisioterapia. Por Michelle Dias Santos Santiago
•Geografia 24/set-19h10: Reforma do ensino médio. Por Dr. Rafael Straforini 25/set-19h10:Poluição do ar e interdisciplinariedade: ciências da terra, da saúde e sociais. Por Júlio Barboza Chiquetto
•Farmácia 24/set-19h10: Manipulação de homeopatia e florais. Por Natália Castanha da Silva 19h10: Falar em público: encare esse desafio! Por NUBE 21h00:Marketing Pessoal: seu sucesso é você. Por NUBE 25/set-19h10: Nutricosméticos. Por Veronica Cristina Gomes Soares
•História 24/set-19h10: A pesquisa em História nem sempre foi assim. Alterações na concepção de história e documento. Por Drª. Katya Mitsuko Zuquin Braghini 21h00:Você já pensou sobre acervos e fontes para a pesquisa histórica? Por Me. Raquel Quirino Piñas 25/set-19h10: Caminhos dos egressos na pós-graduação (stricto senso). Por Juliana Mota Silveira / Bruno 21h00: Caminhos dos egressos na pós-graduação (stricto senso). Por Yasmin Ramos da Silva / Matheus Céfalo
•Letras 24/set-19h10: Oficina de escrituras performativas. Por Cleber Lima 21h00: O cinema e a sala de aula. Por Antonio Reis Júnior 25/set-19h10: Jovens escritores da Unifaccamp: obras e trajetórias. Por Profº. Fábio Luiz Villani , Profª. Jaqueline Massagardi Mendes, Thalita Cini , Daniela Oliveira , Rayane Moraes , Joice França 21h00: Bairro Educador, o caminho que ele percorreu até chegar na cidade de São Paulo e no estado. E porquê em uma comunidade?! Por Rubenildo Limeira de Souza e Claudia Rocha Neves Pires
•Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV 24/set-19h10: Media training. Por Aurea Regina de Sá Mendes dos Santos 21h00: Gestão de projetos. Por Heloisa Gomes 25/set-19h10: Planejamento e estratégias digitais para televisão. Por Anderson Diego Müler 21h00: O desafio da transmissão de grandes eventos. Por Milton Leite
•Matemática e Pedagogia 24/set-19h10: Prática em educação libertária: pedagogia da ação direta. Por Vitor Augusto Ahagon 19h10: Falar em público: encare esse desafio! Por NUBE 21h00: Marketing Pessoal: seu sucesso é você. Por NUBE 25/set -19h10:Legislação educacional e o trabalho docente. Por Ana Flávia Cappellano
•Medicina Veterinária 24/set-19h10: Nutrição animal. Por Pedro Henrique Gastaldo 21h00:Terapia assistida com animal não convencional. Por Gustavo Bauer Costa 25/set- 19h10: Leishmaniose Visceral. Por Arthur de Vasconcelos Paes Barreto. 21h00: Parasitologia de Silvestres. Por Gustavo Bauer Costa
•Música 24/set-19h10: Educação musical e deficiência: considerações. Por Lina Maria Ribeiro de Noronha 25/set-19h10: Música, corpo e voz: possibilidades criativas. Por Roberta do Amaral Forte
•Química 24/set-19h10: Boas Práticas para manuseio de líquidos com micropipetas, de acordo com a ISO 8655-2 e 17025. Por Gisseh Kovacs Bertolami . 19h10: Uso de técnica analítica quantitativa por via úmida para a revalidação de reagentes químicos, de acordo com a ACS. Por Benedito Candido de Araujo 21h00: Campo De Atuação do Profissional da Química. Por José Gomes de Azevedo 25/set- 19h10: Astroquímica: que bicho é esse? Por Dr. Cesar H. Siqueira Mello Junior 21h00: A utilização do Excel como ferramenta aplicada à Química. Por Ezequiel Rodrigues de Oliveira
•Psicologia 24/set-19h10: Jogos e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais. Por Me. Alan Santana Brito 19h10:Falar em público: encare esse desafio! Por NUBE 21h00: Marketing Pessoal: seu sucesso é você. Por NUBE 25/set-19h10: Desempenho escolar no processo de alfabetização e qualidade da educação infantil. Por Me. Elaine Lima
Segundo a pró-reitora Profª. Drª. Lisete Maria Luiz Fischer, a semana de cursos é importante para os alunos e para a instituição. “A semana de cursos é um momento de transformar, do aluno vivenciar o palestrante, uma ação diferente. É o momento do conhecimento, tem a aula formal dentro da sala de aula e a semana de cursos é a aula informal, que você também aprende muito, de maneira mais livre”.
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Divulgação
|
Nome da Atividade: Semana de Cursos traz novos olhares sobre a profissão
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos
|
Endereço: Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd. América
UF: SP
|
Data: 24/09/2018
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Os alunos dos cursos da área de Administração, Ciências Contábeis e tecnólogos tiveram palestras importantes sobre o mercado atual e aperfeiçoaram o que é ensinado em sala de aula

Professor Odair fala aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos de Marketing, Comercial, Comex e Qualidade
A V Semana de Cursos da Unifaccamp trouxe grandes palestras, que puderam aproximar o aluno ao mercado de trabalho. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, RH, Marketing, Comércio Exterior, Gestão de Qualidade, Gestão Comercial, Processos Gerenciais e Logística desfrutaram de palestras como: Empreendedorismo; Os 6 níveis neurológicos da liderança; A Indústria 4.0 - realidade e mitos; A importância do autoconhecimento e do empoderamento na carreira profissional; O que realmente importa na Gestão Comercial; Responsabilidade sobre Micro e Pequenas Empresas.

Professor Fábio Pozati (ao centro) e palestrantes Cristiano Franco e Odair Santos Silva

Profa. Simone com o tema “A importância do autoconhecimento e do empoderamento na carreira profissional”
Com as palestras, os alunos puderam tirar dúvidas e saber um pouco mais sobre a carreira profissional. “Para os estudantes foi importante porque eles puderam complementar o conhecimento adquirido em sala de aula e serviu como atualização de todo conteúdo, inclusive com profissionais do mercado. Os alunos puderam escolher quais palestras assistir e assim se atualizaram no meio em que queriam”, conta Fábio Pozati, coordenador dos cursos de Gestão da Qualidade/Comex e Gestão Comercial da UNIFACCAMP

Palestra com Fabyo Marques sobre “A Indústria 4.0 - realidade e mitos”

Fábio Pozati e os palestrantes Simone Rossi Leite e Fabyo Marques
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Instituição
|
Nome da Atividade: Alunos de Enfermagem fazem ação social no bairro São José
|
Cursos Envolvidos: Área da Saúde
|
Endereço: Praça da Bíblia
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: São José
UF: SP
|
Data: 22/09/2018
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Outra atividade em prol da saúde e bem-estar dos moradores da cidade está programada para o próximo sábado, dia 22, na praça da Bíblia; evento vai contar com a presença da entidade

Os estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Campo Limpo Paulista preparados para o atendimento
Os alunos do curso de Enfermagem participaram de mais uma ação social, dessa vez no bairro São José, em Campo Limpo Paulista. A ação, em parceria com a escola de cursos de idiomas e profissionalizante Jumper, permitiu que a comunidade aferisse a pressão e também calculasse o IMC, e ainda serviu para os alunos praticarem ainda mais o que aprendem em sala de aula.

Aluna aferindo pressão de morador

Tenda foi instalada e equipada para o atendimenjto
“Acredito que ajude no aperfeiçoamento dos alunos, já que nessas ações eles podem treinar o que aprendem em sala de aula e aprendem a lidar com os pacientes e dar orientações.”, comentou Rebeka Keiti Pires Okada, técnica da área da Saúde que acompanhou os alunos.
No próximo sábado, 22, os alunos de vários cursos da área da Saúde da Unifaccamp vão participar do Dia da Saúde, na Praça da Bíblia, em Campo Limpo Paulista.
Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Alunos de saúde vão auxiliar em feira cultural de Jarinu
|
Cursos Envolvidos: Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia
|
Endereço: Colégio Objetivo Jarinu
Cidade:Jarinu
|
Bairro: Centro
UF: SP
|
Data: 22/09/2018
|
Hora: 10:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia vão participar da ECCO, uma oportunidade de mostrar aos estudantes e convidados sobre a importância da área da saúde

A Exposição Cultural do Colégio Objetivo (ECCO) vai abordar a consciência da paz e como a área da saúde pode colaborar
O Centro Universitário Campo Limpo Paulista, em parceria com o colégio Objetivo, de Jarinu, vai participar da Exposição Cultural do Colégio Objetivo (ECCO), cujo tema principal é a consciência pela paz. Os alunos dos cursos de saúde (Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia) da Unifaccamp vão colaborar com o projeto “Médico Sem Fronteira”, que surgiu com o objetivo de mostrar a importância dos profissionais da área da saúde e também de como a ciência colaborou e tem colaborado com a paz mundial.
“Esse ano, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo farão uma exposição do projeto “Médicos sem Fronteiras”, um projeto muito importante para o mundo todo, pois se trata de algo humanitário e solidário. Os alunos querem mostrar ao público a importância desse projeto e como colaborar com esses profissionais, por isso, estamos contando com a integração dos universitários da Unifaccamp para nos apoiar e dar o melhor suporte possível aos visitantes que estarão na ECCO”, conta a professora responsável pelo projeto, Alexandra Siqueira Mello, da disciplina de Ciências e Biologia.
O evento será no dia 22 de setembro (sábado), das 10h30 às 16 horas e será aberto ao público. Para mais detalhes acesse o site do colégio clicando aqui .
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Reprodução
|
Nome da Atividade: Sabatina Eleitoral recebe candidatos a federal na quarta
|
Cursos Envolvidos: Comunicação
|
Endereço: Anfiteatro Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd América
UF: SP
|
Data: 19/09/2018
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Na sexta-feira passada, candidatos a deputado estadual estiveram presentes em evento que lotou o Anfiteatro da Unifaccamp e teve ampla divulgação em redes sociais; agora, é a vez dos federais

Na sabatina para deputados estaduais, 12 candidatos da região responderam perguntas de alunos e da imprensa
Com grande participação de público no Anfiteatro, mais de 37 mil visualizações, 300 compartilhamentos e aproximadamente 3 mil comentários nas redes sociais oficiais da Instituição, a Sabatina Eleitoral Unifaccamp com os candidatos a deputado estadual da região foi sucesso. E, nesta quarta-feira, dia 19, novamente a partir das 19 horas, tem mais. Agora, com os candidatos a deputado federal.
No evento de sexta-feira passada, dia 14, os candidatos ocuparam os postos nos púlpitos e responderam às perguntas dos estudantes e da imprensa por ordem de sorteio, sempre com o tempo de 1 minuto para as respostas.
Os candidatos que participaram da Sabatina foram: Alexandre Timóteo (PSL), Mario Luiz (PSB), Pedro Bigardi (PDT), Andrea Seixas (PSL), Rogerio Souza (NOVO), Professor Evandro (PROS), Mario Maurici Lima Morais (PT), Antonio de Pádua Pacheco (PR), Itamar Gonçalves (Patriota), Paloma Aparecida Soares (PSOL), Rafael Purgato (PCdoB) e João Miguel (PMB).
Alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário questionaram os candidatos com temas como segurança, saúde, meio ambiente e educação. Falta de remédios e dificuldades financeiras dos hospitais da região, além da queda na qualidade de ensino e depredação das escolas públicas foram assuntos abordados.
Representando a imprensa da região, estavam os jornalistas Nayara Cristina (O Jornaleiro), Marcos Nascimento (A Verdade), Thiago Gordinho (Tribuna de Jundiaí), Anselmo Brombal (Novo Dia) e Fabiana Pupo (Tudo.com), que levantaram assuntos como a presença do jovem na política, regionalização da distribuição agrícola, reforma política e voto distrital.
Para a transmissão ao vivo, alunos do 6º semestre de Rádio e TV, coordenados pelo professor Rafael Mattoso e pelos técnicos Matheus Marques e Reynaldo Koch, ficaram responsáveis pela captação de imagens durante toda a sabatina. Foram quatro câmeras que registraram as respostas dos candidatos e as reações da plateia, que lotou o anfiteatro da Unifaccamp.
Na próxima quarta (19), a sabatina volta a acontecer no anfiteatro do Centro Universitário, dessa vez com a presença dos candidatos a deputados federais da nossa região. O evento é gratuito e aberto ao público, com previsão de início para as 19h.
Os candidatos confirmados são: Edney Duarte Jr (Novo), Prof. Eduardo (PT), Marcelo Gastaldo (PTB), Glauco Gobbi (PSOL), Dr. Claudio Miranda (PRP), Waldemar Cabelo (MDB), Dr. José Ribeiro Tisil (Avante), Mariana Janeiro (PT), Marcelo Cecchettini (PSL), Gerson Sartori (PDT), Sulinar (Avante) e Miguel Haddad (PSDB).

Estudantes de Jornalismo questionaram os candidatos

Auditório esteve lotado durante todo o evento

Alunos do curso de Rádio e TV fizeram a transmissão

A imprensa também marcou presença na Sabatina Unifaccamp
Texto: O Jornaleiro
Foto: Edvanderson Luiz
|
Nome da Atividade: Unifaccamp promove sabatina com candidatos da região
|
Cursos Envolvidos: Comunicação
|
Endereço: Anfiteatro da Instituição
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd América
UF: SP
|
Data: 14/09/2018
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Evento será nos dias 14 e 19 de setembro no Anfiteatro da Instituição, a partir das 19 horas, mais de 20 candidatos aos cargos de deputado estadual e federal já confirmaram presença

Sabatina eleitoral é oportunidade para o debate democrático de ideias e para os eleitores conhecerem as opções na região
Com o objetivo de promover o debate político e aproximar a população local, em especial os estudantes universitários, dos parlamentares da região, a Unifaccamp vai promover nos dias 14 e 19 de setembro, das 19 horas às 21h30, no Anfiteatro da Instituição, uma Sabatina Eleitoral com os candidatos a deputado estadual e federal da região, que compreende as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha.
Ao todo, mais de 20 candidatos já confirmaram presença, entre estaduais e federais. “Praticamente todos da região estão garantidos neste grande encontro democrático, que vai se tornar um momento especial para a faculdade e mais ainda para a população local, a qual terá a oportunidade única de conhecer as propostas e o perfil de cada um dos candidatos da região”, explica o jornalista e professor Anelso Paixão, responsável pela disciplina de Jornalismo Político e um dos organizadores do evento. “Esse encontro democrático só foi possível graças ao apoio da Reitoria do Centro Universitário, o interesse imediato de todos os candidatos convidados e ao empenho dos alunos do curso de Jornalismo, que cuidaram e continuam cuidando de cada uma das etapas da produção desta Sabatina Eleitoral”, conclui o professor.
Para a Pró-Reitora de Extensão e Ações Comunitárias da Instituição, Silvia Oyama, esse é um papel fundamental de uma instituição de ensino. “Esse debate político é muito importante, especialmente, num momento de transformação como esse que o Brasil atravessa. Precisamos promover essa aproximação de nossos estudantes com a classe política e aprofundar a discussão”, disse.
O evento com os deputados estaduais será no dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, e com os federais no dia 19, no mesmo horário.
Texto: Anelso Paixão
Foto: Departamento de Publicidade
|
Nome da Atividade: Festival de Comunicação atrai alunos de todos os cursos
|
Cursos Envolvidos: Comunicação
|
Endereço: Anfiteatro da Unifaccamp
Cidade:Campo Limpo Paulista
|
Bairro: Jd América
UF: SP
|
Data: 06/09/2018
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Com muita animação, a 9º edição do Fest.com contou com a presença de alunos, ex alunos e comunidade; orquestra Trio EP3 apresentou músicas que misturaram rock a instrumentos clássicos

Evento recebeu mais de 100 pessoas que desfrutaram de uma noite com muita música, brindes, conhecimento, e premiações
Os alunos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda organizaram o 9º Fest.com, um festival de comunicação para todos os alunos da instituição e comunidade.O evento contou com a presença do Trio EP3: Memorock Orquestra, que mistura Rock and Roll e instrumentos clássicos num show que animou a todos do evento.
Os alunos desfrutaram de um bate papo com os funcionários da io! Comunica, agência de Publicidade e Propaganda de Jundiaí, que explicaram sobre o mercado de trabalho. “Quando recebemos o convite para participar, aceitamos na hora. Eventos como esse da Fest.com são momentos ideais para se compartilhar a realidade de uma agência de marketing, como a io! Comunica. No dia do evento percebemos isso. As perguntas realmente eram relacionadas com a nossa rotina de trabalho e havia curiosidades sobre cases de clientes da io! Comunica. Acho que o mais importante foi conseguir levar boa parte da equipe da agência, com perfis diferentes de profissionais, entre jornalistas e publicitários, para contar um pouco das nossas fontes de inspirações para as campanhas”, conta Rodrigo Góes, Diretor da agência io! Comunica.

Equipe da io!comunica palestrando

Alunas participando do evento Fest.com
Um dos momentos mais esperados do Fest.com foi a premiação do concurso de Fotografia e Audiovisual. Isabela Millan, do 4º semestre de Jornalismo, venceu como melhor fotografia pelo segundo ano consecutivo, e Murilo Beasin, do 4° semestre de Publicidade, como melhor vídeo.
“Foi muito legal vencer pela segunda vez o concurso. Eu achava que não ia ganhar, mas fiquei muito feliz. Isso é algo muito importante pra mim, pois me incentiva a continuar fazendo o que eu mais amo. É como uma forma de me dizer: ' Você é capaz! Continua'. Por isso acho muito importante ter esse tipo de concurso na faculdade, para todos terem esse incentivo de continuar se esforçando”, disse Isabela Millan.
“A princípio, nosso vídeo fez parte de uma campanha em que promovemos uma ONG em um projeto acadêmico. Fizemos com dedicação e empenho, aconteceram alguns imprevistos mas isso faz parte do espetáculo. Foi feito em grupo, então o mérito é de toda a equipe que ajudou”, comentou Murilo Beasin.

Isabela Millan, ganhadora do concurso de Fotografia

Murilo Beasin, vencedor do concurso de Audiovisual
A homenageada da noite foi à professora Maria Auxiliadora Mendes do Nascimento, jornalista que atuou em diversas emissoras. “Muito obrigada, muito obrigada mesmo, estou emocionada! Eu agradeço e vou procurar corresponder da melhor forma possível essa singela homenagem”, disse a professora.
Brindes foram sorteados para todos os convidados, que aproveitaram uma noite com muita música, conhecimento e diversão.

Professora Maria Auxiliadora emocionada

Algumas ganhadoras dos brindes sorteados
Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: João Araújo
|
|