Nome da Atividade: MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI
|
Cursos Envolvidos: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: FEIRA, SEMÁFOROS, SUPERMERCADOS, COMÉRCIOS, POSTO DE GASOLINA, HOSPITAL, TERMINAL DE ÔNIBUS, ESTAÇÃO DE TREM, LOCAL DE TRABALHO E NA PRÓPRIA IES.
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA, JARINU, CAJAMAR, FRANCISCO MORATO.
|
Bairro: SÃO JOSÉ, SANTA LÚCIA, CENTRO, JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 13/03/2016
|
Hora: 16:46:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: ALUNOS DE RH DA FACCAMP NA MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI
Com o propósito de levar a população das cidades à conscientização sobre a dengue e suas doenças familiares, todos os alunos do curso de Recursos Humanos do 1º e 3º semestres do ano de 2016, se uniram e saíram pelas ruas da cidade, entregando panfletos, ensinando como se prevenir, e quais são os sintomas, alertando a todos para ficarem atentos e cuidarem de suas casas, comércios, vizinhos, etc. Com o objetivo de normalizar e tranquilizar a população, informando o correto a ser feito em casos de aparecimento de qualquer uma das doenças, Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Os locais visitados na cidade de Campo Limpo Paulista foram:
- Feira localizada no bairro São José, no domingo dia 13 de março, onde concentra-se boa parte da população da cidade;
- Semáforos do centro e Jardim Santa Lúcia;
- Supermercados no São José, Santa Lúcia e Centro;
- Terminal de ônibus e estação de trem;
- Comércios de toda cidade;
- Hospital da cidade;
- Postos de gasolina;
- Os alunos que moram nas cidades da região e não puderam comparecer no domingo, dia 13 de março, foram entregues panfletos também em suas cidades, como Jarinu, Cajamar, Francisco Morato, etc.
- Entregamos também para os comerciantes localizados nas ruas ao redor da instituição.
- Alunos entregaram os panfletos em seus locais de trabalho, como loja Marisa, Walmart, Russi, entre outras empresas.
Cada um se movimentou e fez sua parte na luta contra esses vírus que estão querendo acabar com o país. Mas todos com um só objetivo, iremos extingui-los.
Atividade de responsabilidade social desenvolvida na disciplina de Sistemas de Saúde e Segurança no Trabalho Ministrada e proposta pela professora: Ana Lucia Schleich

|
Nome da Atividade: PALESTRA SOBRE ASSÉDIO MORAL - DIA MULHER MARÇO 2016
|
Cursos Envolvidos: FARMÁCIA, QUÍMICA, ENFERMAGEM, JORNALISMO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, RÁDIO, TV E INTERNET
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 08/03/2016
|
Hora: 20:27:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: PALESTRA SOBRE ASSÉDIO MORAL - DIA MULHER MARÇO 2016
A comemoração do dia Internacional da Mulher 08 de março, aconteceu numa integração entre os alunos dos cursos de Farmácia, Química, Enfermagem, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet assistindo à palestra ministrada pelo Dr. Samuel Henrique Delapria, membro do departamento jurídico do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), abordando o tema “Assédio Moral”, constando também coma presença de vários professores e coordenadores.
O auditório lotado, muitas informações e esclarecimentos numa participação efetiva dos discentes e permeado com muitas perguntas. Um momento muito bem comentado pelos alunos, pois saíram bastante satisfeitos com o evento.
Além da palestra, ocorria no mesmo instante, no laboratório de Estética, dicas de maquilagem dada pelo professor Alexandre Andrade e seu assessor João Paulo.
A seguir, alguns momentos da sessão dicas:

|
Nome da Atividade: PALESTRA SOBRE O TEMA “VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A LEI MARIA DA PENHA
|
Cursos Envolvidos: ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS, COMÉRCIO EXTERIOR, DIREITO, ENGENHARIA ELETRÔNICA, MARKETING, LETRAS, QUÍMICA LICENCIATURA.
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 24/02/2016
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: PALESTRA SOBRE O TEMA “VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A LEI MARIA DA PENHA
Realizou-se no dia 24 de fevereiro de 2016, às 19h30min., no Auditório da FACCAMP/ISECAMP, palestra sobre o tema “Violência de Gênero e Lei Maria da Penha, ministrada pela Drª Antonia Maria de Farias, professora da Instituição, aos alunos dos cursos de Administração, Contábeis, Comex, Direito, Engenharia Eletrônica, Marketing, Letras, Química Licenciatura.
Abordou-se a questão da violência, baseada no gênero como um problema social complexo, que vem acompanhando todas as sociedades na sua dinâmica e evolução constantes, afetando mulheres e homens de todas as idades, nível de instrução e condição socioeconômica.
Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente:
38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente;
33,86%, a agressão é semanal.
Esses dados foram divulgados no Balanço dos Atendimentos, realizados de janeiro a outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Em 67,36% dos relatos, as violências foram cometidas por homens com quem as vítimas tinham ou já tiveram algum vínculo afetivo: companheiros, cônjuges, namorados ou amantes, ex-companheiros, ex-cônjuges, ex-namorados ou ex-amantes das vítimas.
Foi abordada também, a questão das consequências psicológicas da violência doméstica na vida da mulher e das crianças que são os protagonistas da situação.
Foi abordada a Lei 11.340/06, Lei Maria da Penha, tratando de seus objetivos a apresentação dos beneficiários da Lei.
Foi informado aos participantes, que a cada sete feminicídios cometidos no Brasil, quatro foram praticados por pessoas que tiveram ou tinham relações íntimas de afeto com a mulher. A estimativa feita pelo Mapa da Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil, com base em dados de 2013, do Ministério da Saúde, alerta para o fato de ser a violência doméstica e familiar, a principal forma de violência letal praticada contra as mulheres no Brasil.
O Mapa da Violência 2015, também mostra que o número de mortes violentas de:
- Mulheres negras aumentou 54% em dez anos, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013.
No mesmo período, a quantidade anual de homicídios de mulheres brancas diminuiu 9,8%, caindo de 1.747, em 2003, para 1.576, em 2013.
Já a Pesquisa Avaliando a Efetividade da Lei Maria da Penha (Ipea, março/2015), apontou que a Lei nº 11.340/2004 fez diminuir em cerca de 10% a taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas, o que “implica dizer que a LMP foi responsável por evitar milhares de casos de violência doméstica no país”.
Muito ainda precisa ser feito para que a Lei Maria da Penha venha cumprir com os seus objetivos.

|
Nome da Atividade: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE ENCONTRO PARA DISCUSSÃO DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E FEBRE AMARELA EM CAJAMAR
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Cidade:CAJAMAR
|
Bairro: CAJAMAR
UF: SP
|
Data: 15/02/2016
|
Hora: 17:07:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE ENCONTRO PARA DISCUSSÃO DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E FEBRE AMARELA EM CAJAMAR
No dia 15 de fevereiro, a Diretoria de Saúde realizou uma reunião com representantes de várias igrejas de Cajamar, com a finalidade de discutir a situação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A ideia é passar para a comunidade informações sobre essas doenças, para que estas informações sejam multiplicadas. (Departamento de Comunicação e Imprensa – Cajamar)
Participaram do evento a professora Adriana NastaroCinelli, juntamente, com os acadêmicos do 7° período de Enfermagem da FACCAMP, os vereadores Prof. Brandão e Fabiano Galvão, além de membros da comunidade.
A febre Zika Vírus é “uma doença viral aguda, transmitida principalmente, por mosquitos, tais como: Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente, desaparecem espontaneamente após 3-7 dias”. (Ministério da Saúde)
A Febre Chikungunya “é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.” (Ministério da Saúde)
Saiba mais em:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/links-de-interesse/1073-chikungunya/14716-o-que-e-a-febre-chikungunya
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/zika
|
Nome da Atividade: DEZEMBRO VERMELHO COMBATE MAIS FORTE À AIDS/DSTS
|
Cursos Envolvidos: BACHARELADO EM ENFERMAGEM E TÉCNICO EM ENFERMAGEM
|
Endereço: COMUNIDADE ACADÊMICA E FUNCIONÁRIOS
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 01/12/2015
|
Hora: 10:33:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: DEZEMBRO VERMELHO COMBATE MAIS FORTE À AIDS/DSTS
As alunas de graduação da Enfermagem e do curso técnico do PRONATEC realizaram em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Limpo Paulista, testes rápidos de AIDS e Sífilis como parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1° de dezembro; além de dar início ao Dezembro Vermelho, mês voltado para atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Na ocasião foram oferecidos aos funcionários e alunos da FACCAMP serviços gratuitos, como testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis, além de orientações e aconselhamento. Os testes foram realizados pela equipe da Secretaria de Saúde.
Com foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, o Dezembro Vermelho deverá ser implementado de modo integrado com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, fundamentalmente, com entidades e instituições do movimento social organizado. O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
O Dezembro Vermelho surgiu em 1987, quando na época se comemorava no dia 1° de Dezembro, o Dia Mundial de Combate a AIDS, desde o início a celebração foi um enorme sucesso, no ano seguinte, o Brasil já celebrava e já instaurava o Dezembro Vermelho, mês que se combateria o AIDS no país.
É no Dezembro Vermelho que se explica as diferenças entre HIV e AIDS, desmistifica alguns conceitos sociais a respeito da transmissão do vírus HIV, combate o preconceito contra os portadores do vírus, mostra-se as maneiras de transmissão e sua prevenção, explica a importância de se fazer o exame, explica como é o tratamento e mostra como se pode viver bem com a AIDS.
Fonte: http://www2.planalto.gov.br/centrais-de-conteudos/imagens/campanha-dezembro-vermelho
|
Nome da Atividade: FARMACÊUTICO NA PRAÇA
|
Cursos Envolvidos: FARMÁCIA
|
Endereço: PRAÇA EM FRENTE À CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE À AVENIDA ADHERBAL DA COSTA MOREIRA.
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: CENTRO
UF: SP
|
Data: 14/11/2015
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:
FARMACÊUTICO NA PRAÇA
Contemplando ao comprometimento com a comunidade, o curso de Farmácia juntamente com a Direção da FACCAMP em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), em especial a Regional de Jundiaí (representada pela Dra. Cláudia), e com o apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde do município de Campo Limpo Paulista – São Paulo realizou-se o evento “Farmacêutico na Praça” no dia Mundial do Diabetes, 14 de Novembro de 2015, na PRAÇA EM FRENTE À CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE À AVENIDA ADHERBAL DA COSTA MOREIRA.
Tal evento é um projeto do CRF-SP que possibilita parceria com a IES (Instituição de Ensino) unindo os profissionais Farmacêuticos, docentes (Profa. Dra. Jucimara Moraes, Profa. Raquel Rizzi e Profa. Alexandra Mello) e acadêmicos do curso de Farmácia. Dentre os profissionais, a oportunidade da participação dos nossos egressos (participação da x-aluna Walquíria Lopes Coelho) concomitantes com demais Farmacêuticos e discentes do curso.
Um dia excepcional marcado pela participação efetiva dos alunos do curso de Farmácia (todos os períodos) com atendimento superior a 1.200 pessoas aferindo pressão arterial, glicemia e orientação Farmacêutica.
Cada aluno assumiu a função que mais se identificada e, em verdadeiro sincronismo, como numa orquestra ensaiada e integrada, cumpriram virtuosamente à proposição através da manifestação de admirável organização.
um clima harmônico, vestidos de seriedade e respeito inerentes ao profissional Farmacêutico, os alunos manifestaram, em cada ação, comprometimento, dedicação e extrema atenção necessária a um profissional da saúde. A população saía agradecida à atenção recebida por todos.

“Parabéns a todos pelo empenho, disposição e participação” aos alunos pela e participação, à Direção pelo constante apoio às ações do curso, e o agradecimento, em especial, ao Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) que sempre apoiando em todas as vezes solicitado. À Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde nos atendendo com pronta disposição e atenção, nosso muito obrigado.
Profa. Dra. Jucimara Moraes (coordenadora do curso de Farmácia).

|
Nome da Atividade: MEL REIS - PALESTRA NÃO DESISTA DE SI MESMO
|
Cursos Envolvidos: COMUNIDADE ACADÊMICA
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 29/10/2015
|
Hora: 20:49:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: MEL REIS
PALESTRA NÃO DESISTA DE SI MESMO
O dia 29 de Outubro de 2015 ficará marcado na mentalidade de nossos alunos como o dia da Beleza da Inclusão!!
Na noite de ontém, 29 de Outubro de 2015, o anfiteatro da Faccamp brilhou mais intensamente!!!
Tivemos a honra de receber em nosso palco uma beleza que quebraria todos os paradigmas e padrões sociais: a linda bailarina Mel Reis!
Mel tem uma biografia que parece ter sido feita por um talentoso escritor. Aos 17 anos sofreu um grave acidente, que, para muitas pessoas, seria sinônimo de fim da história. No entanto, para Mel, foi apenas um detalhe, uma página dentre muitas que ainda estavam para ser escritas. Devido ao acidente, uma de suas pernas ficou gravemente lesionada, o que a levou para a maca de um hospital por diversas vezes. Apesar das 33 cirurgias, infecções e muita dor, Mel nunca desistiu, e continuou a dançar. No entanto, novas complicações a levaram a uma difícil escolha: a morte ou a amputação. Como ela nunca desistiu de si mesma, escolheu a amputação!! Ela nem imaginava que sua verdadeira missão estaria apenas começando, a e as mais belas páginas de sua história seriam poetizadas a partir desse grande trauma.
Mel e seu marido, o carismático Anderson, resolveram assumir um ato de coragem: enquanto muitos se esconderiam em uma cama, eles resolveram compartilhar a história de dor nas redes sociais. O que ninguém sabia é que a história de Mel chegaria aos ouvidos do ator/apresentador Rodrigo Faro, da TV Record. Através do programa, Mel ganhou uma coleção de próteses: para andar, correr, nadar, dançar, e até usar salto! O programa que levou Mel a bailar elegantemente em cima de sua prótese em rede nacional, rendeu à emissora um lugar privilegiado nas estatísticas de audiência, e, no mínimo, contribuiu para lançar as sementes da responsabilidade e inclusão social para as massas culturais. Além da importante repercussão midiática, Mel fundou o Instituto de Artes Inclusivas Mel Reis (www.iaimelreis.org) e tem ajudado a mudar a mentalidade das pessoas com relação a reabilitação de portadores de necessidades especiais. Parar? Jamais! O próximo passo? O triatletismo!!
Mel aceitou gentilmente o convite de palestrar para nossos alunos! O encontro com eles não poderia ser diferente: muitas lágrimas! Lágrimas de emoção, admiração, referência, inspiração, um clima notável de motivação e superação sendo exalado por entre as poltronas de nosso anfiteatro.
Uma noite para selar a importância e a beleza dos projetos que temos desenvolvido com nossos alunos: Projeto Ações de Responsabilidade Sociambiental dos Tecnólogos e o Projeto Despertar (contação de histórias em instituições sociais), aplicado às licenciaturas, sobretudo a de Letras.
As sementes da superação e inclusão lançada em nós, frutificarão por longos dias.....
Agradecemos à direção da Faccamp e aos coordenadores dos cursos envolvidos, Marcio Magera e Sonia Berti, por todo apoio concedido.
Profa.Dra.Jaqueline Massagardi Mendes

|
Nome da Atividade: ALUNOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE PASSEATA DO OUTUBRO ROSA EM CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: PRÓXIMO À SECRETARIA DE SAÚDE, AO LADO DO TERMINAL RODOVIÁRIO, PERCORREU AS DUAS FAIXAS DA AVENIDA ADHERBAL DA COSTA MOREIRA, FEZ UMA PARADA NO PAÇO MUNICIPAL E PROSSEGUIU PARA O CENTRO ESPORTIVO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: CENTRO
UF: SP
|
Data: 15/10/2015
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: ALUNOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE PASSEATA DO OUTUBRO ROSA EM CAMPO LIMPO PAULISTA
No dia 15 de outubro, os alunos de enfermagem, acompanhadas pelas professoras Rita de Cássia e Adriana Suig, participaram da caminhada do outubro rosa.
O ato do Outubro Rosa teve início próximo à Secretaria de Saúde, ao lado do Terminal Rodoviário, percorreu as duas faixas da Avenida Adherbal da Costa Moreira, fez uma parada no Paço Municipal e prosseguiu para o Centro Esportivo. A maioria dos participantes vestia camisetas na cor rosa e, com o auxílio de um carro de som, entoava palavras de ordem, chamando a atenção do público para a importância da prevenção à doença. (http://campolimpopaulista.sp.gov.br/)
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. (INCA)
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.
O Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é responsável por 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, para o ano de 2015, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. (INCA)
A incidência de casos de câncer de mama no Brasil e sua representatividade justificam as diversas ações educativas que conscientizem a importância dos exames preventivos: como a realização da mamografia.
O exame de Mamografia “é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com o seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada”. (INCA)
A seguir, fotos da passeata.
Fonte: http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama.asp

|
Nome da Atividade: ALUNAS DO CURSO DE ENFERMAGEM PROMOVEM O OUTUBRO ROSA NA IES
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA - FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 05/10/2015
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: ALUNAS DO CURSO DE ENFERMAGEM PROMOVEM O OUTUBRO ROSA NA IES
Durante o mês de outubro, as alunas do curso de enfermagem realizaram ação de orientação as mulheres sobre a importância da realização dos exames preventivos contra o câncer de mama.
O movimento mundial "Outubro Rosa" está aumentado a cada ano. O movimento tem a finalidade de chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
“O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro; posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade”
fonte: http://outubrorosa.org.br/historia/

|
Nome da Atividade: OUTUBRO ROSA 2015
|
Cursos Envolvidos: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 01/10/2015
|
Hora: 20:42:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: OUTUBRO ROSA 2015
Mais que mover pessoas.....Co-mover pessoas
Mais que disciplinar, trans-disciplinar
Mais que impactar....ser impactado
Mais que gestores de Pessoas, GESTORES DE ALMAS......
Neste mês de Outubro de 2015, alunos do Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faccamp, resolveram sair dos limites das quatro paredes da sala de aula e fazer a diferença na sociedade.
Tutoreados pela Profa.Dra.Jaqueline Massagardi Mendes, no âmbito do projeto Ações de Responsabilidade Social dos Tecnólogos, os diversos grupos de formandos em RH mostraram todas as competências, habilidades e atitudes (CHA) buscadas pelo mercado de trabalho: apresentaram base teórica e propensões para a gestão do conhecimento, habilidades para o gerenciamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas, mas, principalmente a ATITUDE de amar ao próximo e apaixonar-se pelo desafio de transformar a vida de pessoas.
Nesta ação (que não é a única) os alunos de RH vestiram "50 tons de rosa" e saíram pelos corredores e ruas da faculdade, conscientizando as mulheres da importância do autoexame no combate ao câncer de mama, afinal Outubro é mês nacional de combate à doença que têm ceifado a vida de centenas e centenas de mulheres todos anos....
Palmas para nossos "GESTORES DE ALMAS"!!

|
|
Nome da Atividade: ALUNOS DO 7º SEMESTRE DE ENFERMAGEM SÃO VOLUNTÁRIAS EM PROGRAMA DE GESTANTE EM UBS DE CAJAMAR
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: UBS DE CAJAMAR
Cidade:CAJAMAR
|
Bairro: PARQUE SÃO ROBERTO-JORDANÉSIA
UF: SP
|
Data: 15/09/2016
|
Hora: 21:42:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ALUNAS DO 7º SEMESTRE DE ENFERMAGEM SÃO VOLUNTÁRIAS EM PROGRAMA DE GESTANTE EM UBS DE CAJAMAR
As alunas Amanda Arruda e Mabilin Larrissa Pissorin, do 7° semestre da graduação de Enfermagem, foram convidadas pela Enfermeira Rosana da UBS, Parque São Roberto, em Jordanésia/Cajamar, a ministrarem palestras sobre modificações gravídicas e tipos de partos para as usuárias gestantes daquele serviço.
O convite surgiu a partir do estágio em Saúde Coletiva, acompanhadas pelas professoras Adriana Suig e Carla De Marinis, período em que ações direcionadas às gestantes foram desenvolvidas.
O grupo de gestantes acontece uma vez por mês, às quintas-feiras com a participação da equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogo e odontologista) e as alunas da Graduação, no período da tarde. Essas ações traduzem um pouco da missão da graduação da enfermagem da FACCAMP, que é prestar serviços à comunidade.
|
Nome da Atividade: PROJETO DIREITOS HUMANOS NO MUNDO EMPRESARIAL
|
Cursos Envolvidos: GESTÃO FINANCEIRA
|
Endereço: SALA DE AULA
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 30/06/2016
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: PROJETO DIREITOS HUMANOS NO MUNDO EMPRESARIAL
Se todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, conforme apresentado no Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, cabe a nós professores e alunos da FACCAMP, trabalharmos projetos que possam favorecer discussões em torno da diversidade cultural, social, religiosa, étnica, sexual, linguística, existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja valorizada e respeitada. No curso de Gestão Financeira, nós demos ênfase no mundo empresarial, uma vez que nossos alunos vivem ou viverão nesse espaço.
Durante este primeiro semestre de 2016, nas aulas de Comunicação Empresarial, ministradas pela Profa. Sílvia Fortunato, o assunto abordado nos EDP´s (Estudos Dirigidos e Práticas) foram relacionados aos Direitos Humanos.
O trabalho iniciou com a produção de um pré-projeto. Sendo assim, cada grupo decidiu por um assunto relacionado ao tema proposto. Tais como:
a)- A inclusão de cadeirantes no mercado de trabalho;
b)- A ressocialização do ex-presidiário no mercado de trabalho;
c)- Assédio moral;
d)- Analfabetos Funcionais – vamos abraçar essa causa;
e)- Tatuagem no meio empresarial;
f)- Deficiência e acessibilidade no mercado de trabalho.
Os estudos foram realizados através de muita leitura e observação (estudo de campo). O que nos proporcionou no final do semestre, riquíssimos seminários que resultou em debates, tudo abordado cientificamente, pois os grupos estavam preparados.
“O que acontece no mundo seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo, então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.” (BETINHO).
|
Nome da Atividade: MOSTRA PEDAGÓGICA – BRINQUEDOTECA 2016
|
Cursos Envolvidos: PEDAGOGIA
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 16/06/2016
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: MOSTRA PEDAGÓGICA – BRINQUEDOTECA 2016
No projeto pedagógico do Curso de Pedagogia, o brincar é abordado de forma criteriosa, destacando a importância das atividades lúdicas enquanto meio de mediação privilegiado nos processos de ensino e aprendizagem de crianças e pré- adolescentes. Neste contexto, a disciplina de Brinquedoteca propõe a investigação sobre os conceitos de brincar, jogo, brinquedo e brincadeira. À luz de teorias interacionistas sobre o desenvolvimento infantil, os futuros pedagogos e pedagogas refletem sobre o papel do jogo e do lúdico na educação. A Brinquedoteca é apresentada e investigada enquanto ambiente de experimentação para professores e crianças; espaço que privilegia o lúdico em atividades de formação, promovendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade de conteúdos e áreas do conhecimento, desenvolvendo habilidades motoras, afetivas e cognitivas nos pequenos.
Buscando unir teoria e prática, os alunos e alunas da disciplina envolvem-se em atividades de formação realizadas na Brinquedoteca, através de projetos especiais como a recepção de grupos de alunos de escolas de educação básica do município bem como a realização da Mostra Pedagógica – Brinquedoteca, que nesta última edição reuniu mais de 360 participantes, entre professores, alunos do curso de pedagogia, alunos de outros cursos da faculdade, bem como crianças de todas as faixas etárias. Em dois dias de realização (15 e 16 de junho), 26 projetos dividiram-se entre o Anfiteatro (Prédio 6) e a Brinquedoteca (Prédio 15), proporcionando atividades lúdicas mediadas por nossos alunos do curso de Pedagogia, estimulando e desenvolvendo diversas habilidades, conteúdos e áreas do conhecimento, tais como Arte, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física entre outras. A musicalização é parte integradora do Projeto de Brinquedoteca como vivência do sonoro e dos aspectos estruturais da linguagem musical por meio de brincadeiras da cultura infantil, atividades de expressão corporal com música erudita, canções infantis e práticas criativas.
Nesse ano de 2016 notamos, durante a Mostra da Brinquedoteca, a surpresa de nossos alunos de Pedagogia ao observarem a relação das crianças com os jogos elaborados na disciplina Brinquedoteca, as diferentes maneiras de elas se apropriarem dos materiais e a necessidade do planejamento do educador nas brincadeiras dirigidas – foco do trabalho de nosso Projeto.
Professor Mestre Cleber de Carvalho Lima
Professora Mestre Monique Traverzin
|
Nome da Atividade: 1ª MOSTRA CÊNICA DO CURSO LIVRE DE TEATRO – TURMA 2016
|
Cursos Envolvidos: LICENCIATURAS E COMUNIDADE
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 11/06/2016
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: 1ª MOSTRA CÊNICA DO CURSO LIVRE DE TEATRO – TURMA 2016
O Curso Livre de Teatro do Instituto de Ensino de Campo Limpo Paulista é oferecido gratuitamente para a comunidade acadêmica e tem como principal objetivo desenvolver nos participantes habilidades de comunicação e expressão necessárias não somente para o exercício criador em artes cênicas como também em outras áreas profissionais. A cada ano, o curso atende em média a 50 alunos, matriculados nos diversos cursos oferecidos pela IES. As aulas ocorrem aos sábados, no período da tarde, e os alunos participam de aulas de interpretação, improvisação, expressão corporal e vocal, totalizando uma carga horária de 84 horas, além realizarem quatro exercícios públicos de encenação.
A 1ª Mostra Cênica do curso foi realizada no último dia 11 de Junho de 2016, quando os alunos apresentaram seis esquetes cênicas adaptadas da obra “Homens de Papel”, de Plínio Marcos, utilizando de princípios e procedimentos do Teatro Dramático e abordando temas como a relação de poder no sistema capitalista, condições de vida e de trabalho de pessoas em condição de rua, minorias sociais e direitos humanos. A mostra foi aberta ao público da comunidade acadêmica e população em geral, firmando mais uma vez o compromisso da instituição com a extensão universitária e a contrapartida social.

|
Nome da Atividade: 1ª MOSTRA CÊNICA DO CURSO LIVRE DE TEATRO – TURMA 2016
|
Cursos Envolvidos: COMUNIDADE ACADÊMICA
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 11/06/2016
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: 1ª MOSTRA CÊNICA DO CURSO LIVRE DE TEATRO – TURMA 2016
O Curso Livre de Teatro do Instituto de Ensino de Campo Limpo Paulista é oferecido gratuitamente para a comunidade acadêmica e tem como principal objetivo desenvolver nos participantes habilidades de comunicação e expressão necessárias não somente para o exercício criador em artes cênicas como também em outras áreas profissionais. A cada ano, o curso atende em média a 50 alunos, matriculados nos diversos cursos oferecidos pelo ISECAMP e pela FACCAMP. As aulas ocorrem aos sábados, no período da tarde, e os alunos participam de aulas de interpretação, improvisação, expressão corporal e vocal, totalizando uma carga horária de 84 horas, além realizarem quatro exercícios públicos de encenação.
A 1ª Mostra Cênica do curso foi realizada no último dia 11 de Junho de 2016, quando os alunos apresentaram seis esquetes cênicas adaptadas da obra “Homens de Papel”, de Plínio Marcos, utilizando de princípios e procedimentos do Teatro Dramático e abordando temas como a relação de poder no sistema capitalista, condições de vida e de trabalho de pessoas em condição de rua, minorias sociais e direitos humanos. A mostra foi aberta ao público da comunidade acadêmica e população em geral, firmando mais uma vez o compromisso da instituição com a extensão universitária e a contrapartida social.
A Turma 2016 do Curso Livre de Teatro é composta pelos discentes: Diego de Souto, Diego Rocha, Diogo Fernandes, Fernando Brito, Gabriel Costa, Genielson Gonzaga, Ingra Valli, Jaqueline Moreira, Kaio Souza, Kellen Messias, Leonardo Cássio, Luci Santana, Marcos Céfalo, Maria do Carmo, Marjori Gonzalez, Matheus Claudio, Nádia Antunes, Nadine Ferreira, Paloma Santos, Paula Vertuan, Pedro Linhari, Renata Soares, Thais Cazelli, Tiago Pinheiro e Weslley Gonçalves. Os próximos exercícios públicos ocorrerão nos meses de agosto e outubro, quando os alunos trabalharão com princípios e procedimentos do Teatro Épico e Pós-dramático.
Professor Mestre Cleber de Carvalho Lima
Coordenador e docente do Curso Livre de Teatro

|
Nome da Atividade: ENCONTRO DO GRUPÃO DA APAE COM O CURSO DE PEDAGOGIA
|
Cursos Envolvidos: PEDAGOGIA
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 31/05/2016
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ENCONTRO DO GRUPÃO DA APAE COM O CURSO DE PEDAGOGIA
No dia 31 de maio, O Grupão, equipe de teatro da APAE de Campo Limpo Paulista, retornou a IES. Desta vez, para um encontro e bate-papo com as alunas e alunos do curso de Pedagogia. O Grupão contou a sua história, as suas atividades hoje, e os seus novos projetos e sonhos.

No palco do anfiteatro, ficaram todos os integrantes do Grupão: atores, diretores, equipe técnica. Na plateia, alunos e professores do curso de Pedagogia e também muitos pais dos alunos e atores da APAE. E na cabine do áudio, o funcionário Autieles, cuidando do som e da iluminação com muita dedicação e competência.
O início foi muito emocionante com a apresentação de todos os integrantes do grupão. Cada um deu o seu recado da forma mais livre possível. Foi um momento de muitas risadas e lágrimas. Em seguida, assistimos um audiovisual sobre a história do grupo.
E aí o momento mais rico, a interação do público com o Grupão com muitas perguntas, comentários, elogios e debates. Uma aula magnífica que nunca sairá de dentro de cada um que esteve lá. O debate também incluiu os pais presentes.
E para encerrar, ainda teve um sarau, preparado pelo Grupão, retratando momentos especiais de sua trajetória, com direito a música e dança. Um repertório musical com Chico Buarque, Tom Jobim, Milton Nascimento, Dorival Caymmi e Clube da Esquina.
E uma bela homenagem para a Cristiane Zanetti, diretora do Grupão, aniversariante do dia.
|
Nome da Atividade: TEATRO DA APAE- O GRUPÃO“VOANDO COM ÍCARO”
|
Cursos Envolvidos: PEDAGOGIA
|
Endereço: ANFITEATRO DA FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JD. AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 15/05/2016
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: TEATRO DA APAE- O GRUPÃO“VOANDO COM ÍCARO”
15/05 – Sexta-feira, Anfiteatro da FACCAMP - alunos e professores do curso de Pedagogia.
Na sexta-feira, dia 15/05, o curso de Pedagogia da Faccamp viveu uma noite especial. O grupo de teatro da APAE, “O grupão”, nos presenteou com a peça Voando com Ícaro.
O anfiteatro estava tão lotado que tivemos de buscar mais cadeiras, e não foi suficiente. Ninguém desistiu e muitos convidados assistiram à encenação em pé mesmo. É como se adivinhassem que isso nem faria diferença, em razão de toda alegria e emoção que o espetáculo proporcionou.
Os atores levaram ao público a mitologia grega, que é repleta de poesia, simbologia, amores e tragédia. Voando com Ícaro representa a liberdade, o desejo de voar, de atingir as nuvens.
Não foi difícil perceber que o Grupão, ao retratar o sonho de Ícaro de voar, falava dele próprio. Quem voava, na verdade eram os atores, emocionando o público, com uma obra de arte teatral de primeiríssima qualidade.
O público riu muito, cantou, dançou, participou e também chorou de emoção. Atores bem preparados, capazes de falar para duzentas pessoas e serem ouvidos com clareza. O cenário de alto padrão e trilha sonora de Chico Buarque de Holanda. O texto não poderia ser melhor. Tudo isso junto, só poderia dar no que deu: muita emoção e renovação na alma de todos que lá estavam.
Tivemos uma aula diferente, aprendemos sobre arte, poesia, música, ética, respeito, diversidade. Aprendemos que a luta contra o preconceito não se faz somente com leituras e discursos, mas com ações práticas, acreditando na capacidade das pessoas.
Agradecemos à APAE de Campo Limpo Paulista, em especial, a“O grupão” pela peça apresentada e pela oportunidade que ofereceu aos alunos e participantes de conhecerem a mitologia, por uma releitura tão bem trabalhada; tanto no cuidado com o texto como com pleno desenvolvimento dos atores.

|
Nome da Atividade: FACCAMP ABRE SEMANA DA ENFERMAGEM NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ
Cidade:JUNDIAÍ
|
Bairro: JARDIM MESSINA
UF: SP
|
Data: 09/05/2016
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: FACCAMP ABRE SEMANA DA ENFERMAGEM NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ
A FACCAMP foi convidada pelo Hospital Universitário de Jundiaí, para abrir a Semana de Enfermagem, no último dia 09 de Maio. O evento fez parte das atividades para homenagear o Dia do Profissional de Enfermagem, que é comemorado no dia 12 de Maio, data do aniversário de Florence Nightinale, enfermeirabritânica, que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia e ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento, para auxiliar na iluminação aos feridos durante à noite.
A Professora Carla De Marinis, supervisora de estágio, apresentou seu projeto de pesquisa de mestrado, sobre a temática “Meditação como Ferramenta do Controle do Stress dos Profissionais da Enfermagem na Saúde Mental”. Após a exposição teórica da sua pesquisa, importante para embasar sua intervenção, propôs uma prática de meditação (da Atenção Plena/Mindfulness) com todos os convidados presentes.
A técnica é considerada como uma das Práticas Integrativa Complementar (PIC), que são práticas de promoção da saúde que estão sendo incorporadas, mesmo que de forma ainda acanhada, no Sistema Único de Saúde (SUS), vide o Hospital Natural em Goiânia-GO, que atende a população com homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais de Bach, shantala e meditação.
O Hospital Universitário de Jundiaí é parceiro da FACCAMP, nos campos de estágio de diversas disciplinas no curso de graduação de Enfermagem.
http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/entrevista37.asp
|
Nome da Atividade: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA NO SÃO JOSÉ I
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: UBS São José I
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: SÃO JOSÉ I
UF: SP
|
Data: 02/05/2016
|
Hora: 16:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA NO SÃO JOSÉ I
Nos meses de maio e junho de 2016, durante o estágio de Saúde Coletiva, os alunos do curso de graduação em Enfermagem, tiveram a oportunidade de atuar junto a população atendida na UBS São José I, em Campo Limpo Paulista, trazendo várias informações referentes ao controle da Diabetes e Hipertensão Arterial, manejo da amamentação e cuidados com o bebê, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gripe H1N1. As atividades foram realizadas na própria unidade de saúde, durante o período em que os usuários aguardavam o atendimento.
As atividades propiciaram aos discentes a oportunidade de colocar em prática os princípios das políticas públicas estabelecidas pelo SUS, compreendendo que além do conhecimento técnico, o cuidado humanizado é fundamental para o alcance dos objetivos. A população foi super receptiva e participativa, trazendo aos nossos alunos várias dúvidas que foram sanadas, levando-se em conta a característica de cada indivíduo que nos procurou.
|
Nome da Atividade: SEMANA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM CAJAMAR
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: Unidade Básica de Saúde de Polvilho
Cidade:CAJAMAR
|
Bairro: POLVILHO
UF: SP
|
Data: 25/04/2016
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DA SEMANA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM CAJAMAR
Alunos do 7° semestre do curso de Enfermagem, supervisionados pela Profa. Roseli de Lima, participaram da semana de Hipertensão Arterial em Cajamar.
A semana de Hipertensão Arterial em Cajamar, ocorreu entre os dias 25 e 28 de abril, na Unidade Básica de Saúde de Polvilho.
Os usuários da Unidade Básica puderam aferir a pressão arterial, receberam informações sobre a doença e formas de prevenção. Também puderam conhecer a quantidade de sal presente em alguns dos alimentos consumidos diariamente.
A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. Os fatores relacionados a hábitos e estilos de vida continuam a crescer na sociedade, levando a um aumento contínuo da incidência e prevalência da Hipertensão Arterial Sistêmica, assim como do seu controle inadequado. A despeito da importância da abordagem individual, cada vez mais se comprova a necessidade da abordagem coletiva para se obter resultados mais consistentes e duradouros dos fatores que levam a hipertensão arterial. Uma reforça a outra e são complementares1.
Leiam a matéria completa no site da prefeitura de Cajamar, disponível em: http://www.cajamar.sp.gov.br/v2/reportagem.php?id=4199
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
|
Nome da Atividade: TEATRO OS SALTIMBANCOS - O GRUPÃO APAE CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Cursos Envolvidos: PEDAGOGIA, LETRAS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA E RH.
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 20/04/2016
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: TEATRO OS SALTIMBANCOS - O GRUPÃO APAE CAMPO LIMPO PAULISTA
No dia 20 de abril, recebemos a visita de um amigo especial: O Grupão da APAE de Campo Limpo Paulista. Desta vez, fomos presenteados com a peça “Os saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda.
O anfiteatro ficou totalmente tomado pelos alunos e professores dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, História e RH. Tivemos nesta noite, véspera do feriado de Tiradentes, coincidentemente, uma aula sobre a liberdade e que jamais sairá sobre da memória dos que lá estiveram.
A peça Os Saltimbancos fala da importância da amizade, da liberdade e da solidariedade e união entre os excluídos. O jumento, o cachorro, a galinha e a gata aprenderam que o melhor amigo do bicho é o próprio bicho e que se juntarem suas forças, ficarão mais fortes para enfrentar a crueldade e o ódio dos homens poderosos.
No palco do anfiteatro, a ficção e a realidade se confundiram. Vimos nos atores e na equipe de produção a concretização de todos os valores defendidos no texto da peça: solidariedade, amizade, respeito, alegria e sonhos de que outro mundo é possível.
Foi uma noite quente, de outono inesquecível, com tudo que envolve a magia do teatro: poesia dança, música, canto, risos e lágrimas.

Caros amigos do Grupão, obrigado pela aula que vocês deram nesta noite.
Prof. Fernando Roberto Campos
Coordenador do Curso de Pedagogia
|
Nome da Atividade: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: PROJETO LIDERANÇA SOLIDÁRIA
|
Cursos Envolvidos: TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: BAIRRO RECANTO FELIZ
Cidade:FRANCISCO MORATO
|
Bairro: RECANTO FELIZ
UF: SP
|
Data: 27/03/2016
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: PROJETO LIDERANÇA SOLIDÁRIA
Durante o primeiro semestre de 2016, os alunos de Gestão de Recursos Humanos do segundo e quarto semestre, receberam um desafio que mudaria para sempre sua visão sobre liderança. Através do Projeto Liderança Solidária, foram desafiados pela Profa. Me. Michele Franco, no âmbito da disciplina Modelos de Liderança, a utilizar seus conhecimentos, habilidades, e, principalmente, atitudes, no intuito de estender a mão ao próximo, afinal “Gentileza gera gentileza”.
Lançada a missão, cada grupo ficou responsável por abraçar uma causa social, à escolha do grupo, o projeto de Liderança Solidária teve como objetivo formar um grupo capaz de analisar a situação de uma comunidade local, detectar aspectos a serem melhorados e elaborar um projeto social que foi posto em prática. Durante o projeto, o grupo foi incentivado a estudar aspectos éticos e práticos da liderança, a descobrir e pensar maneiras de melhorar a qualidade de vida da sociedade, e a aplicar esses princípios em projetos comunitários. Mobilizar as pessoas a incluírem ações de gentileza no cotidiano, com gestos carinhosos e cordiais, cada vez mais raros no nosso cotidiano. As pessoas fizeram cordialidades e pediram para o beneficiado passar o ato adiante.
No dia 27/03/16, foi o dia do Projeto Páscoa Solidária, no domingo de páscoa um grupo de alunos foi junto com uma família que faz o projeto de páscoa anualmente no Bairro Recanto Feliz, que fica na cidade de Francisco Morato. Juntos eles compraram os ovos de páscoa para as crianças e um dos integrantes do grupo, o aluno Lucas Ferreira vestiu-se de coelho para a surpresa das crianças. Para o grupo foi muito gratificante, pois apesar de ter outros projetos no bairro aquele dia, o deles teve destaque por conta do personagem e a magia do dia, e eles puderam perceber como um detalhe faz a grande diferença e traz sorrisos tão verdadeiros.
Já na noite agradável do dia 01/04/16, uma sexta-feira, outro grupo de alunos participou do Projeto Divulgação do Trabalho da APAE, os alunos auxiliaram a instituição APAE de Campo Limpo Paulista, no evento realizado no Espaço Paraíso, na mesma cidade, para arrecadar fundos para manter a oficina de teatro O GRUPÃO, mantida pela instituição. Os alunos auxiliaram na divulgação, vendas de ingressos e na caracterização dos personagens.
Com esse trabalho buscaram divulgar ainda mais o belo trabalho realizado pela APAE na busca da inclusão social, contribuindo com uma Liderança Solidária.
Em um sábado ensolarado no dia 30/04/16, outro grupo de alunos visitou a instituição Lar Raio de Luz – ASSFA, em Campo Limpo Paulista. A ASSFA (Ação Social São Francisco de Assis) é uma associação beneficente que mantem o Projeto Lar Raio de Luz, que tem por objetivo acolher crianças e adolescentes vitimas de todo tipo de violência que estejam em situação de vulnerabilidade Social, enviadas pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude. Após arrecadar as doações, os alunos entregaram para a instituição roupas, leite em pó, alimentos em geral (arroz, feijão), produtos de higiene (fraldas, lenços umedecidos, pasta de dente, papel higiênico) e produtos de limpeza (sabão em pó, desinfetante, detergente). Os alunos conversaram com as crianças e adolescentes da instituição e puderam perceber em cada olhar e sorriso a alegria de cada um e o quanto a Liderança Solidária fez sentido para eles.
Nem a noite fria impediu que no dia 25/05/16 das 21h às 22h30 minutos, um outro grupo de alunos distribuísse roupas para moradores de rua e pessoas em ocupação (invasão) na Praça da Sé em São Paulo.
Foram arrecadadas mais de 968 peças, abrangendo todos os públicos: mulheres, homens, crianças e idosos. O projeto foi realizado pelos alunos em parceria com a Organização não - governamental Anjos da Sopa, que arrecada alimentos para o preparo das sopas. Com o Projeto uma peça faz a diferença, os alunos puderam sentir na pele o que é Liderança Solidária.
O primeiro semestre de 2016, do curso Tecnólogo em Recursos Humanos, foi finalizado e marcado por experiências, sorrisos, lágrimas, emoções, amor, compaixão, sensibilização, trazendo uma experiência única para os alunos e para a professora Me. Michele Franco, com o Projeto Liderança Solidária.
A professora finaliza dizendo que “Seja gentil não somente com as pessoas e sim com todos os seres.” Faça não esperando um obrigado, pois o agradecimento está na satisfação em fazer o bem! Porque nossos valores como instituição educacional são também de conscientização e compromisso de nossos alunos com o exercício da solidariedade no meio em que atuam, tendo sempre em mente que: "Quem ajuda os necessitados empresta ao Eterno, quando o Eterno devolve a recompensa, é sem igual." (Pv 19:17)
|
Nome da Atividade: O CLUBE ARDUINO NA FACCAMP (FACCAMPINO) REINICIA SUAS ATIVIDADES
|
Cursos Envolvidos: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E REDES DE COMPUTADORES
|
Endereço: FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 26/03/2016
|
Hora: 19:40:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:
O CLUBE ARDUINO NA FACCAMP (FACCAMPINO) REINICIA SUAS ATIVIDADES
No dia 16 de março de 2016, foram reiniciadas as atividades do Clube Arduino da FACCAMP.
O Clube batizado com o nome Faccampino, é promovido pela coordenação dos cursos de computação da FACCAMP (Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores) e seus primeiros membros são alunos destes cursos. O Clube é coordenado pelo professor Diogo Benicá e está aberto a todos os alunos da FACCAMP, especialmente de Engenharia, e a toda a comunidade de Campo Limpo Paulista. As reuniões continuarão sendo realizadas com frequência quinzenal, para incorporar novos membros, intercambiar experiências, compartilhar conhecimentos e desenvolver projetos em equipe. As atividades são realizadas aos sábados no horário de manhã, nos Laboratórios de Informática da FACCAMP.
Arduino é uma plataforma de hardware livre, baseada em uma placa única, que permite a criação de forma simples de projetos e protótipos de soluções integradas de software e hardware para as mais diversas aplicações. A simplicidade da incorporação de novos componentes e a facilidade da sua programação estão entre as características mais atrativas desta plataforma de grande sucesso.
O desenvolvimento de projetos na plataforma Arduino é outra excelente oportunidade para os alunos dos cursos de Computação e de Engenharia de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas.
Venha participar do Clube FACCAMPINO!
Mais informações podem ser encontradas no site: www.meetup.com/Faccampino-Arduino
|
Nome da Atividade: ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ALIMENTAÇÃO EM POLVILHO
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: POLVILHO
Cidade:CAJAMAR
|
Bairro: POLVILHO
UF: SP
|
Data: 23/03/2016
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ALIMENTAÇÃO EM POLVILHO
As alunas do 7° período do curso de Enfermagem participaram de ação educativa realizada em Polvilho – Cajamar. A ação foi supervisionada pela Profa. Roseli de Lima e aconteceu no dia 23 de março de 2016.
A ação teve como objetivo alertar a população em relação ao consumo de sal e de açúcar, principalmente, em pessoas portadoras de pressão alta e diabetes.
Foi realizado um alerta sobre a quantidade de sal e açúcares presentes nos alimentos industrializados.
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009, há consumo excessivo de açúcares pela população brasileira (61%) devido à elevada ingestão de sucos, refrigerantes e refrescos, açucarados, aliada ao baixo consumo de frutas e hortaliças.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sal não deve ultrapassar 5 g por dia (1,7 g de sódio). O consumo médio do brasileiro é de 12 g diárias, ou seja, mais que o dobro da recomendação máxima.
Saiba mais acessando o Guia Alimentar para a população Brasileira: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/guia_alimentar_bolso.pdf
Referências:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009 despesas, rendimentos e condições de vida, 2010.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar da população brasileira, 2005.
|
Nome da Atividade: A MOBILIZAÇÃO – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES SAI ZIKA
|
Cursos Envolvidos: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
|
Endereço: BAIRROS, EMPRESAS E ESCOLAS
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA, VÁRZEA PAULISTA,JARINU, FRANCISCO MORATO E FRANCO DA ROCHA.
|
Bairro: CENTRO
UF: SP
|
Data: 01/03/2016
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:
A MOBILIZAÇÃO – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES SAI ZIKA
Atividade de Responsabilidade Social, sob a coordenação da Professora Me. Ana Lúcia Righi Schleich, desenvolvida durante os meses de março e abril de 2016, com os alunos dos 6º e 7º semestres de Administração e o 1º semestre de Ciências Contábeis.
Os alunos reuniram-se e desenvolveram panfletos e cartazes, bem como palestras para desenvolver a conscientização das pessoas contra o Aedes Aegypti e a transmissão de doenças como Zika, Dengue e Chikungunya.
Com o propósito de alcançar o maior número de pessoas, os alunos se dividiram em grupos para visitar diversos bairros, empresas, escolas e centros e comunitários das cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Várzea Paulista,Francisco Morato e Franco da Rocha.
A vigilância sanitária de Campo Limpo Paulista também, forneceu material para a realização dessa mobilização local.
Todos movimentaram-se e fizeram a parte na luta contra o mosquito e a
transmissão de vírus causador de doenças.
Todos com um só objetivo acabar com o Aedes Aegypti
Agradeço a todos os alunos!
Profª Ana L R Schleich

|
Nome da Atividade: I FÓRUM PARA PROMOVER DEBATES SOBRE TEMAS DA ENGENHARIA CIVIL E A COMUNIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA E REGIÃO
|
Cursos Envolvidos: ENGENHARIA CIVIL
|
Endereço: FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 20/01/2016
|
Hora: 19:25:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: I FÓRUM PARA PROMOVER DEBATES SOBRE TEMAS DA ENGENHARIA CIVIL E A COMUNIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA E REGIÃO
O Primeiro Fórum de Engenharia Civil teve como principal objetivo divulgar a comunidade delimitada pelo município de Campo Limpo Paulista, e demais cidades do entorno, os projetos desenvolvidos, de forma concreta e palpável, na Faculdade, e que pode ser aplicado de forma íntima e diretamente na melhoria da qualidade de vida dos habitantes desses municípios. A FACCAMP como instituição de ensino, nunca mediu esforços para ir além da promoção e divulgação do conhecimento: a preocupação com a condição social, econômica e cultural dos habitantes da região onde a Faculdade está inserida sempre foi e sempre será a mola propulsora responsável por manter os parâmetros vitais da Instituição. A divulgação, à comunidade, dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Civil da FACCAMP vem contribuir diretamente para consolidar o papel social, na íntegra do conceito, há muito assumido pela Faculdade Campo Limpo Paulista.
A responsabilidade técnica- administrativa desse Primeiro Fórum esteve a cargo dos seguintes profissionais:
- Profª. Me. Patrícia Gentil Passos (Diretora da FACCAMP);
- Prof. Dr. Eng. Paschoal Perdão Junior (Coordenador do Curso de Engenharia Civil da FACCAMP);
- Eng. Agrônomo Alberto Ignácio (Representante do CREA-SP);
- Eng. Civil Carlos Eduardo José (Ex- Conselheiro do CREA-SP);
- Eng. Civil Denis Braghetti (Vice – Presidente da Associação dos Engenheiros de Campo Limpo Paulista);
- Prof. Rolando Buniy;
- Engª. Civil Maria Cândida de Carvalho;
- Profª. Fernanda Lobo; e
- Prof. Vanderlei A. Pereira.
A apresentação dos trabalhos, tomados como parâmetros para as discussões, ocorreu conforme a seqüência abaixo:
- Em 20/ 01/ 2016 (quarta-feira):
- Yane Mendes Gimenes e Érica Teixeira Santos - ”Certificação Ambiental na Construção Civil (LEED)”;
- Keila Campos Rodrigues – “Estudo Hidrológico da Bacia do Ribeirão Soares para Regularização de Vazão como Alternativa para Abastecimento Público para o Município de Campo Limpo Paulista”.
- Em 21/01/ 2016 (quinta-feira):
- Alexandre Abdalla Corrêa e Carla Tais Alves – “Sistema Multibiofuncional Composto”;
- Maria Jarliane de Sousa Oliveira – “As Built”.
- Em 22/ 01/2016 (sexta-feira):
- Claudionor Donizete Garcia – “Projeto de Construção de uma Residência Terapêutica, com Contribuição da Engenharia Civil, na Reinserção do Usuário em Saúde Mental”;
- Ariane de Souza Eufrásio e Daysy Mendonça da Silva – “Reutilização de Resíduos Sólidos da Construção Civil na Pavimentação”.
Traçando-se um resumo dos temas abordados, destaca-se que o conteúdo, hoje, voltado para “Preocupações Sustentáveis”, transformar-se-á em melhores possibilidades de vida no planeta. É absolutamente impossível negar-se necessidade de uma conscientização, seguida de rápidas ações, voltadas para:
- Projetos Sustentáveis dentro da Engenharia Civil;
- Aproveitamentos eficientes de material reciclável;
- Diminuição, em grande escala, do desperdício;
- Busca de novas fontes de energia, das quais muitas podem ocorrer a partir de um melhor aproveitamento do lixo;
- A água, uma das maiores fontes de vida do planeta, tem que ser aproveitada e reaproveitada com muito mais consciência ecológica aliada ao extremo de responsabilidade social;
- Bons projetos, dentro da Engenharia Civil, são os que relevam sobremaneira os quesitos responsáveis por ações sustentáveis capazes de interligar e correlacionar temas pertinentes;
- É extremamente necessário que as certificações internacionais de sustentabilidade passem de imediato a incidir, de forma abrangente e eficaz, sobre parâmetros edificantes que englobam fundamental e principalmente o “pós-término” das obras, atendo-se principalmente aos resíduos sólidos, líquidos e gasosos;
- A divulgação, o aproveitamento e a eficaz aplicação de tudo que se desenvolve nas instituições de ensino do país, obrigatoriamente, têm que ser direcionados ao bem estar e à melhoria da qualidade de vida da população: “A Sustentação da Vida de todas as Espécies Vivas do Planeta não podem mais esperar”;
- A indústria da construção civil, de uma vez por todas, tem que ser repensada em termos de desperdiçar menos, reaproveitar mais e tudo que realmente tiver que se transformar em lixo, o seja de forma sustentável, por meio de trituração, decomposição, moagem, filtragem, neutralização, etc.;
- As instituições de ensino de engenharia civil do país precisam e devem contribuir com material humano, discentes e professores, para a elaboração de projetos, leis e normas responsáveis pelos aspectos ambientais que diretamente incidem na qualidade de vida da população; e
- O amanhã em termos sustentáveis se constitui no hoje: nossas cidades, nosso país e nosso planeta não podem mais esperar por decisões imperativas no sentido de preservar a existência das espécies vivas.
|
Nome da Atividade: NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
|
Cursos Envolvidos: DIREITO
|
Endereço: ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA - EAJUR - FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 04/01/2016
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
EAJUR, do Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista – FACCAMP
O Escritório de Assistência Jurídica – EAJUR, do Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista, é um laboratório, que tem a finalidade de proporcionar ao aluno do Curso de Direito da Faccamp a realização de atividades práticas inerentes à advocacia.
No Escritório de Assistência Jurídica - EAJUR, o aluno conta com a orientação de professores no atendimento à população carente, principalmente em Direito de Família. Os professores orientadores do EAJUR são também advogados regularmente inscritos na OAB.
O EAJUR atende a população em dois plantões semanais, às terças-feiras e quintas-feiras, no horário das 14 às 17h.
O atendimento é sem qualquer custo para a população e o perfil do assistido deve atender à legislação da assistência judiciária gratuita.
O atendimento acontece no Prédio III pavimento térreo, da Faculdade Campo Limpo Paulista, localizado na Rua Guatemala nº. 170 - Bairro Jardim América. O atendimento no EAJUR teve início no dia 30 de agosto de 2005. De regra, atua simultaneamente, no EAJUR, dez alunos, divididos nos dois plantões (terças e quintas-feiras). A permanência do aluno no EAJUR pode abranger vários semestres, dependendo da procura por outros alunos.
Abaixo alguns números do atendimento do EAJUR no ano de 2015 e 1º semestre de 2016:
2015
|
TOTAL DE ATENDIMENTOS
|
PROCESSOS
|
AUDIÊNCIAS
REALIZADAS
|
NOVOS
|
CONCLUÍDOS
|
EM ANDAMENTO
|
Jan-jun
|
91
|
41
|
37
|
81
|
11
|
Jul-dez
|
109
|
51
|
31
|
78
|
08
|
2016
|
TOTAL DE ATENDIMENTOS
|
PROCESSOS
|
AUDIÊNCIAS
REALIZADAS
|
NOVOS
|
CONCLUÍDOS
|
EM ANDAMENTO
|
Jan-jun
|
199
|
51
|
18
|
78
|
20
|
Apresentação do local:

Visão da entrada do Prédio onde está instalado o EAJUR
|
Nome da Atividade: ESPETÁCULO “NÓIS VAMU INVADI SUA PRAIA”
|
Cursos Envolvidos: COMUNIDADE ACADÊMICA
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 01/12/2015
|
Hora: 19:10:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ESPETÁCULO “NÓIS VAMU INVADI SUA PRAIA”
O Núcleo XIII de Arte Dramáticas, grupo de teatro mantido pelo Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista e pela Faculdade Campo Limpo Paulista, é composto por alunos dos diferentes cursos oferecidos pelas duas instituições de ensino superior, e tem como objetivo a montagem de espetáculos teatrais abertos para a comunidade acadêmica e população em geral. Além da infraestrutura, profissionais especializados nas diferentes áreas que compõem as Artes Cênicas, o espaço para ensaios (Anfiteatro), produção de cenografia e figurinos, as IEs também oferecem uma bolsa desconto de 50% aos alunos que integram o Núcleo, que existe já há 10 anos.
Em dezembro de 2015, o Núcleo estreou seu novo espetáculo “Nóis Vamu Invadi Sua Praia”. Criação coletiva, com dramaturgismo e direção geral de Cleber Lima, direção musical de Daniel Amato, a peça retrata a história de Maria Latinha e Bigode, moradores da “Vinida Paulista”, numa grande metrópole. Durante uma das muitas adversidades vividas, os dois esbarram com Nenê, filho de Dona Matilde e motoboy de profissão. Juntos, os três vão atravessar e serão atravessados por importantes acontecimentos sociais que marcaram os últimos três anos no Brasil. Embalado por importantes hits do cancioneiro nacional, o público é convidado a embarcar em uma viagem musical, bem humorada, crítica e emocionante sobre a dura realidade das minorias desfavorecidas.
O elenco do espetáculo é composto por: Alessandra Santo, Anderson Paulo, Bárbara Rocha, Bruna Nogueira, Cláudio Leal, David Gustavo, Felipe Guido, Gabriela Mendieta, Giovanne Herrera, Ivan Perea, Mirella Maraia, Mônica Rezende, Osvaldo Pereira, Vitor Alves, Willem Vianna e Yuri Ulrych. A produção musical ficou a cargo dos alunos do curso de Música: Natan Lídio (baixo), Giovanni Souza (bateria), Anderson Silva (guitarra e violão) e Márcio Pacheco Jr (gravação e mixagem).
Após sua estreia, o espetáculo foi apresentado na primeira semana de aula de 2016, como parte da programação de recepção aos alunos na volta às aulas, com duas sessões por noite, durante quatro dias. Com todas as sessões lotadas, a comunidade acadêmica pode participar de uma atividade cultural dentro da própria IEs, além dos desdobramentos ocorridos após as apresentações, no contexto da sala de aula, através de debates, atividades de sistematização e síntese da experiência vivenciada com a peça, abordando temas como realidade social brasileira, os protestos e movimentos sociais nas ruas, política e direitos humanos.
Em seguida, o espetáculo ficou em cartaz, no Anfiteatro, aos sábados à noite, durante os meses de março, abril, maio e junho, a cada quinze dias. Todas as sessões foram gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e população em geral. A última sessão foi realizada no sábado dia 18/06/16, com metade dos lugares ocupados e muita comemoração pelo encerramento desta temporada. O núcleo se prepara para estrear um novo espetáculo “Cáli-ce” em julho e que abordará temas como a Ditadura Militar Brasileira na década de 60, o Movimento Estudantil de 68 e a censura à liberdade de expressão importa durante os anos de chumbo da ditadura.
Professor Mestre Cleber de Carvalho Lima
Diretor do Núcleo XIII de Artes Dramáticas

|
Nome da Atividade: APRESENTAÇÃO DO CORAL FACCAMP DA DISCIPLINA DE REGÊNCIA E PRÁTICA CORAL I
|
Cursos Envolvidos: LICENCIATURA EM MÚSICA E COMUNIDADE
|
Endereço: HALL PRÉDIO II DA FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA - FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 30/11/2015
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: APRESENTAÇÃO DO CORAL FACCAMP DA DISCIPLINA DE REGÊNCIA E PRÁTICA CORAL I
No dia 30 de novembro de 2015, o Coral FACCAMP se apresentou para a comunidade acadêmica na sua casa. Inusitadamente, se posicionou diante das catracas do prédio 3 e entoou seu repertório natalino para alunos, funcionários e professores do local no horário de intervalo. Com grande carinho; os cantores foram ovacionados pelos colegas nesta apresentação que durou cerca de 20 minutos e foi suficiente para chamar a atenção e divulgar a atividade para novos interessados.
Abaixo, foto da apresentação:

|
Nome da Atividade: SARAU PROJETO DESPERTAR
|
Cursos Envolvidos: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 13/11/2015
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: SARAU PROJETO DESPERTAR
Levando esperança e inclusão social através da "Contação de Histórias"
O dia 13 de Novembro de 2015 foi a data escolhida para uma das mais importantes amostras do curso de Licenciatura em Letras: o Sarau do Projeto Despertar.
Debaixo da tutela da Profa.Dra.Jaqueline Massagardi Mendes, mentora do projeto, e com todo apoio da Profa.Dra.Sônia (coordenadora da Licenciatura em Letras), no Sarau Despertar os alunos apresentam para o público Faccamp, as belíssimas dramatizações que produziram para promover contações de histórias em instituições sociais e para a comunidade do entorno de Campo Limpo Paulista.
O espetáculo que abriu a noite foi uma representação da música Rato, do célebre grupo Palavra Cantada, apresentação esta que os alunos levaram para a Escola Estadual Pedro Paulo de Aguiar, em Francisco Morato. O encanto da peça ficou por conta da versão teatro de sombras, produzida pelos próprios alunos de Letras- Luana Camargo Vasconcello, Beatriz Esther, Mayara Farias, Natasha Anjos, Daiene Miotelo, e Michael Nobre da Silva.
A segunda peça, que foi levada para a EMEB Francisco Lirio de Almeida, Vila Santa Rosa- Jundiaí/SP, consistiu na dramatização musicada do conto Orelha de Limão, uma espécie de 'campanha anti-bullying' que narra a história de uma Ovelha que sofre preconceito dos outros animais do sítio.
Os atores são nossos alunos Alison Faria (narrador e violonista), Talita Oliveira (Ovelha), Priscila Silva (Velho Carneiro), Mariana Batista (Porco), e Jackeline Quirino (Cabra).
O terceiro projeto foi realizado pela aluna Bianca, que envolveu os próprios alunos da escola e sua peça. Ela foi apresentada pela aluna formanda Ana Terra.
Para fechar a noite, os alunos que produziram o Sítio do Pica Pau Amarelo, ensinaram e contaram histórias de Monteiro Lobato para as crianças do Casa Transitória Lar Pedacinho de Luz, Campo Limpo Paulista, reapresentaram a peça para o público Faccamp, que contava com alunos de Letras, RH, Administração, Direito, História e outros. Obrigada aos alunos Sérgio Coluce, Gilson Carmo, Leandra Souza, Cíntia Lima, Edna Sedna, Edimara Cristiane e Elis Regina Ronaldo e Yara Reis.

|
Nome da Atividade: ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM REALIZAM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM A PARCERIA DO CURSO DE RECURSOS HUMANOS
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM E TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: CLÍNICA DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA CASA DE NEEMIAS
Cidade:JUNDIAÍ
|
Bairro: CHÁCARA SÃO FRANCISCO
UF: SP
|
Data: 08/11/2015
|
Hora: 11:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, TÉCNICO E GRADUAÇÃO, REALIZAM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM A PARCERIA DO CURSO DE RECURSOS HUMANOS
No dia 08 de novembro, os alunos de enfermagem realizam uma ação de educação em saúde, na Clínica De Dependência Química Casa De Neemias.
A ação foi planejada e coordenada pelos alunos do curso de RH da FACCAMP, para a qual convidaram os alunos de enfermagem para realizar ações de saúde.
Os alunos, futuros enfermeiros, realizaram uma palestra sobre Doenças sexualmente transmissíveis. Esses também esclareceram dúvidas e entregaram folhetos informativos e preservativos para os participantes. A ação foi supervisionada pela professora Lydiane Aline, especialista em saúde mental.
A ação também informou sobre outras questões, tais como o consumo de álcool. O consumo prejudicial de bebidas alcoólicas é um sério problema de saúde pública que tem aumentado progressivamente. (MONTEIRO; DOURADO; GRAÇA JUNIOR; & FREIRE, 2011)1.
Dados do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD)2 mostrou um discreto aumento da proporção de pessoas não abstinentes (ou bebedores) entre os anos de 2006 (48%) e 2012 (50%). Também observou-se um aumento significativo no número de doses e frequência de consumo. Em 2006, 29% afirmaram consumir cinco doses ou mais e, em 2012, este número aumentou para 39%. O número de pessoas que bebem pelo menos uma vez por semana cresceu de 42% em 2006, para 53% em 2012. O levantamento mostrou ainda que o início do consumo tem sido cada vez mais precoce (LARANJEIRA, 2014).
Foi um momento de troca de experiências entre os cursos e entre os integrantes da casa.
1 Monteiro, C. F. S., Dourado, G. O. L., Graça Junior, C. A. G., & Freire, A. K. N. (2011). Mulheres em uso prejudicial de bebidas alcoólicas. Escola Anna Nery, 15(3), 567-572
2Laranjeira, R. (Org.). (2014). II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD). São Paulo: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas (INPAD), UNIFESP
|
Nome da Atividade: ALUNOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ALIMENTAM MORADORES DE RUA
|
Cursos Envolvidos: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: CAMPO LIMPO PAULISTA
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 05/11/2015
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: DESPEDIDA SOLIDÁRIA
ALUNOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ALIMENTAM MORADORES DE RUA
Mais que formar profissionais, implantar uma MISSÃO
Mais que formar Gestores de Pessoas, formar GESTORES DE ALMAS......
Durante esse segundo semestre de 2015, os alunos de Gestão de Recursos Humanos receberam um desafio que mudaria para sempre sua visão sobre a gestão de pessoas. Através do Projeto Despedida Solidária, foram desafiados pela Profa. Dra. Jaqueline Massagardi Mendes, no âmbito da disciplina Gestão do Conhecimento, a utilizar seus conhecimentos, habilidades, e, principalmente, atitudes, no intuito de estender a mão ao próximo, afinal "Como poderemos impactar pessoas, se antes não somos impactados por elas?
Lançada a missão, cada grupo ficou responsável por abraçar uma causa social, à escolha do grupo.
O grupo que aparece nas fotos, resolveu visitar moradores de ruas, ou, como eles mesmo dizem.....os "anjos das ruas".......uniram-se ao Projeto Bom Samaritano, desenvolvido por uma comunidade evangélica da cidade, e demonstraram que quando as instituições sociais, como igreja e faculdades se juntam, os frutos podem ser sentidos dentro da própria sociedade.
Nas fotos e através dos relatos dos alunos, algo ficou muito claro.
"Há muitos mendingos morando em palácios e verdadeiros príncipes habitando as ruas...
A noite de apresentação dos resultados se deu ontém, 05 de Novembro. O anfiteatro da Faccamp não poderia estar mais cheio de emoção- o palco da faculdade contou com o relato autobiográfico de um ex-morador de rua, uma palavra motivacional do pastor que os acompanhou e, para encerrar o evento com majestade, recebeu o Coral El Shaday. Em meio às vozes mais uma supresa: o talento (até então escondido) da aluna Nilza. Martins. Parabéns aos nossos Gestores de Almas, por tanto envolvimento! São eles: Sílvia Santos Romão, Erika Klein, Veronica Klein, Paula Machado Soares, Talita Henrique , Ervelim Fernanda da Silva, Vanessa Rodrigues dos Santos, Ana , Fabia Cristina Sudano, Ana Rute Freitas, e Nilza Priscila Trajano Martins.
Ao final, a Profa. Jaqueline dá seu feedback emocionado aos alunos e cumprimenta integrante do grupo.

|
Nome da Atividade: PROJETO DESPEDIDA SOLITÁRIA - GESTORES DE ALMAS
|
Cursos Envolvidos: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: ABRIGOS, ORFANATOS, ASILOS, CASAS DE RECUPERAÇÃO E NA COMUNIDADE
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: SÃO JOSÉ
UF: SP
|
Data: 18/10/2015
|
Hora: 10:26:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: DESPEDIDA SOLIDÁRIA 2015
Mais que mover pessoas.....Co-mover pessoas
Mais que disciplinar, trans-disciplinar
Mais que impactar....ser impactado
Mais que gestores de Pessoas, GESTORES DE ALMAS......
Neste mês de Outubro de 2015, alunos do Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faccamp, mais uma vez surpreendem com suas abordagens humanitárias em meio à sociedade. Desafiados pela Profa.Dra. Jaqueline Massagardi Mendes através do Projeto Despedida Solidária, subprojeto do "Ações de Responsabilidade Social dos Tecnólogos", os futuros gestores de pessoas realizaram ações dignas de "gestores de almas", alcunha que já se tornou "hashtag entre os alunos".
Os discentes são desafiados a apoiarem uma instituição social como abrigos, orfanatos, asilos, casas de recuperação (ou alguma comunidade) durante todo o semestre. Eles são convocados a mudarem o cotidiano dessas instituições de alguma maneira, através de visitas, eventos, e doações para as mesmas.
O primeiro grupo abriu a temporada de apresentações com "chave de ouro" ao realizarem Festa das Crianças, neste domingo, dia 18 de Outubro, no Bairro São José, em Campo Limpo Paulista, levando plateias às lágrimas, e transformando olhares e sorrisos de muitas crianças e adultos.
Os estudantes de RH (que contaram também com a participação de alguns alunos egressos) foram peça fundamental na recreação, mas, principalmente, na parte artística ao assumirem um personagem do imaginário infantil, e promoverem um verdadeiro mundo da fantasia!!!
Através das fotos tentamos transmitir parte das emoções compartilhadas por nossos talentosos GESTORES DE ALMAS.......

|
Nome da Atividade: DESPEDIDA SOLIDÁRIA 2015 \"ANJOS DAS RUAS\"- UM CASO DE AMOR COM A SOCIEDADE ABANDONADA
|
Cursos Envolvidos: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 12/10/2015
|
Hora: 19:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: DESPEDIDA SOLIDÁRIA 2015
"ANJOS DAS RUAS"- UM CASO DE AMOR COM A SOCIEDADE ABANDONADA
Dia 12 de Outubro de 2015. Anfiteatro da Faccamp, 19:30. Oa alunos de Gestão de Recursos Humanos, no âmbito do Projeto Despedida Solidária (idealizado e pela Profa.Dra.Jaqueline Massagardi Mendes, mais uma vez prepararam uma noite de apresentações para marcar mentes e vidas, e encher a plateia de emoções.
Além de levarem alimentos e uma palavra de esperança para moradores das ruas do entorno de Campo Limpo Paulista, nossos alunos de RH trouxeram para o palco da Faccamp uma representação dramática do que viram, sentiram e aprenderam nas ruas....
Na foto a seguir, o grupo teatraliza o drama vivido pelos "habitantes do relento", e cria uma emocionante metáfora: compara aqueles que estendem a mão ao próximo à ação de anjos......assistindo à peça nos perguntamos: será que, às vezes, em momentos em que ninguém está disposto a estender a mão a alguém, não o fariam os próprios anjos???
No ápice do espetáculo, nossos gestores de pessoas dramatizaram Menestrel, de Shakspeare, mostrando que líderes de pessoas devem sensibilizar e veicular cultura. Os impactos visuais podem ser conferidos na foto que se segue:
Para encerrar, o grupo chamou todos os envolvidos ao palco. Fecharam a apresentação com surpresa e elegância formando um lindo coral de vozes transbordando amor ao próximo.
A professora Jaqueline, orgulhosa, agradece à Faccamp, diretores coordenadores e aos alunos artistas e verdadeiros "gestores de almas"Gessimara Cordeiro Silva,Evellyn da Rocha Liberato, Joyce da Silva de Aguiar, Fernanda Madoglio da Silva, Ana Cláudia Alixandre de Almeida, Ana Cláudia Gomes, Kelly Moraes, Natália Lisboa dos Santos, Jessica Moreira de Amorim.

|
Nome da Atividade: PROJETO DESPERTAR LEVANDO ESPERANÇA E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA \"CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS\"
|
Cursos Envolvidos: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
|
Endereço: EMEB FRANCISCO LIRIO DE ALMEIDA
Cidade:JUNDIAI
|
Bairro: VILA SANTA ROSA
UF: SP
|
Data: 06/10/2015
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: PROJETO DESPERTAR
LEVANDO ESPERANÇA E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
No dia 06 de Outubro de 2015, mais um grupo de alunos de Licenciatura em Letras da Faccamp, atravessa os muros acadêmicos e levam inclusão social e cultural para a comunidade.
O Projeto, tutoreado pela Profa. Dra. Jaqueline Massagardi Mendes, é um planejamento interdisciplinar no qual os licenciandos em Letras são desafiados a despertar o gosto pela leitura em locais e contextos de desfavorecimento social, seja em escolas de periferia, abrigos, hospitais e instituições sociais, de modo geral; em suma: recebem a missão de transformar ao menos um dia dessas crianças, deixando para um legado para elas: o poder transformador da leitura.
Dessa vez a magia e inclusão social foi levada para a EMEB FRANCISCO LIRIO DE ALMEIDA, Vila Santa Rosa- Jundiaí/SP, e consistiu na dramatização musicada do conto Orelha de Limão, uma espécie de 'campanha anti-bullying' "que narra a história de uma Ovelha que sofre preconceito dos outros animais do sítio- a Cabra e o Porco- em razão de ter um diferencial: uma de suas orelhas é da cor Amarelo Limão! Na história, quem a ajuda a melhorar sua autoestima é o Velho Carneiro, que a faz pensar que tinha pintado sua orelha de branco, mas que na verdade diz isso apenas para que ela deixe de se importar com esse aspecto e passe a encarar a vida com mais alegria e objetividade", relata o aluno Alisson, que é violonista e musicou toda a peça.
A peça, no mínimo, promoveu um estado de encantamento e, sem dúvida, implantou a semente da leitura e da aceitação das diferenças!!!
Palmas e créditos para nossos brilhantes alunos: Alison Faria (narrador e violonista), Talita Oliveira (Ovelha), Priscila Silva (Velho Carneiro), Mariana Batista (Porco), Jack Quirino (Cabra).
|
Nome da Atividade: PROJETO DESPERTAR
|
Cursos Envolvidos: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
|
Endereço: CASA TRANSITÓRIA LAR PEDACINHO DE LUZ
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM SANTA BRANCA
UF: SP
|
Data: 04/10/2015
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: PROJETO DESPERTAR
Levando esperança e inclusão socialatravés da "Contação de Histórias"
No dia 04 de Outubro de 2015, um grupo de alunos de Licenciatura em Letras da Faccamp, levaram a magia da literatura através da dramatização do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para crianças do CASA TRANSITÓRIA LAR PEDACINHO DE LUZ.
Desafiados pela Profa. Dra. Jaqueline Massagardi Mendes e seu Projeto DESPERTAR, (no âmbito das disciplinas Teoria Literária e Produção Textual), os alunos receberam a missão de transformar ao menos um dia dessas crianças, deixando as perenes marcas instauradas pelo universo da leitura.
O Projeto Despertar é um planejamento interdisciplinar no qual os licenciandos em Letras são desafiados a despertar o gosto pela leitura em locais e contextos de desfavorecimento social, seja em escolas de periferia, abrigos, hospitais e instituições sociais, de modo geral.
A relevância do projeto reside na já sabida desigualdade social existente nas comunidades brasileiras. Não é nova a constatação de que a injustiça começa na própria acessibilidade. Começa na fonte. Um número bastante insignificante de crianças são apresentadas à leitura e à cultura. Esse é o desafio do projeto: que os estudantes de Letras proporcionem oportunidade de acesso à leitura, literatura, artes, e, também, a uma consciência socioambiental e planetária. E isso eles fazem muito bem!
Letras proporcionem oportunidade de acesso à leitura, literatura, artes, e, também, a uma consciência socioambiental e planetária. E isso eles fazem muito bem!
Parabéns ao grupo do Sítio do Pica Pau Amarelo, formado pelos alunos, Sérgio Coluce, Gilson Carmo, Leandra Souza, Cíntia Lima, Edna Sedna, Edimara Cristiane, Elisa Ronaldo e Yara Reis,
Por abrirem com chave de ouro a temporada de ações sociais do Projeto Despertar!
Apresentação do Teatro Sítio do Pica Pau Amarelo – dramatizado pelos alunos de Letras, na casa transitória Pedacinho de Luz
Pré-apresentação no anfiteatro da Faccamp e encontro do Sítio do Pica Pau Amarelo com o grupo Barulho, Bagunça e CIA, grupo nascido em meio ao Projeto Despedida Solidária, projeto que a Profa.Jaqueline desenvolve com o Tecnólogo em RH.

|
Nome da Atividade: “HOMENAGEM AO DIA DA SECRETÁRIA”
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 30/09/2015
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: “HOMENAGEM AO DIA DA SECRETÁRIA”
30 DE SETEMBRO DE 2015
No dia 30 de setembro de 2015 para homenagear a equipe de Secretárias da FACCAMP foram proporcionados momentos em que os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre Saúde; por parte das alunas do 8º período de enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre os temas relacionados a Ergonomia, Pirâmide Alimentar e Doenças Sexualmente Transmissível e AIDS.
Além destas atividades, foi proporcionado pelas Professoras Roseli de Lima e Danila Soares Tambalo, momento de relaxamento através da aplicação de Reiki que é uma técnica terapêutica complementar japonesa que canaliza a energia universal por meio da imposição das mãos; tem como objetivo auxiliar na cura de enfermidade e reestabelecer o equilíbrio físico e energético. Os participantes após receber a aplicação de Reiki foram tratados com Auriculoterapia chinesa que faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Um dos objetivos dessa medicina é estimular o organismo a curar-se de acordo com a os princípios de equilíbrio Yin e Yang e promover a função adequada dos órgãos.
Seguem abaixo, fotos do momento:
|
Nome da Atividade: PROGRAMA SAÚDE NA ESTRADA 2015, DA REDE IPIRANGA, CONTA COM GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM E SISUTEC
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: POSTOS DE GASOLINA RODO REDE
Cidade:SUMARÉ
|
Bairro: CENTRO
UF: SP
|
Data: 30/09/2015
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: PROGRAMA SAÚDE NA ESTRADA 2015, DA REDE IPIRANGA, CONTA COM GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM E SISUTEC
Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos da graduação de Enfermagem participaram em conjunto com a Rede Ipiranga, do Programa Saúde na Estrada 2015, com a realização de exames gratuitos para os motoristas de todo o Brasil. Neste ano, contamos com a participação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem do SISUTEC, que contribuíram de forma significativa para o sucesso desta ação. O Programa aconteceu no município de Sumaré e foi supervisionado pelas professoras Carla De Marinis, Adriana Suigh, Lydiane Aline, Nadia Alves e Debora Castanha.
O Programa Saúde na Estrada realizado há cinco anos, pela Ipiranga nos postos rodo rede, que ficam em rodovias do país, teve início em março, no Rio Grande do Sul. A previsão é que tenham sido atendidos mais de 80 mil motoristas, em especial caminhoneiros. Até o final de dezembro, serão 140 eventos em 70 postos de diferentes estados e regiões do país, oferecendo gratuitamente, exames como teste de glicemia, pressão arterial, acuidade visual e cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea).
Os atendimentos realizados em 2014, constataram uma realidade preocupante, o que demonstra a importância de uma campanha de conscientização na população: 22% dos participantes apresentaram pressão arterial alterada, acima do recomendável pelos órgãos de saúde; 33% têm dificuldades de visão; e quase 80% estão acima do peso.
Desde 2012, o Programa conta com a parceria do Ministério da Saúde, por meio de apoio a divulgação de suas campanhas e distribuição de material informativo com orientações para o caminhoneiro.

|
Nome da Atividade: II FEIRA DAS PROFISSÕES E CULTURA DO TERRITÓRIO DO JARDIM SÃO CAMILO
|
Cursos Envolvidos: ENFERMAGEM
|
Endereço: FEIRA DE PROFISSÕES - JARDIM SÃO CAMILO
Cidade:JUNDIAÍ
|
Bairro: JARDIM SÃO CAMILO
UF: SP
|
Data: 26/09/2015
|
Hora: 14:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARTICIPAM DA
II FEIRA DAS PROFISSÕES E CULTURA DO TERRITÓRIO DO JARDIM SÃO CAMILO
A feira das profissões e cultura do território do Jardim São Camilo teve como objetivo a apresentação de novas oportunidades de ingresso e continuidade dos estudos para aqueles que estão matriculados nas escolas públicas do território; assim como, incentivar a retomada dos estudos para aqueles que abandonaram a escola ou já concluíram o ensino fundamental ou médio. Desse modo, a feira permitiu que os jovens deste território se apropriem e vislumbrem um futuro garantido pelo acesso ao ensino superior ou técnico.
O Curso de enfermagem da FACCAMP participou do evento, realizado no dia 26/09/15.
O professor e enfermeiro Bruno Dias, juntamente com os acadêmicos de enfermagem, realizaram atividades de educação em saúde para a comunidade. Realizaram a aferição da pressão arterial e orientações gerais de saúde.
Foi montado um espaço de orientação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O espaço contou com a demonstração de diversas formas de prevenção. Os alunos também distribuíram preservativos e informes de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, do Ministério da Saúde. Os acadêmicos de enfermagem conversaram com a comunidade sobre o curso de enfermagem, esclarecendo as dúvidas relacionadas à profissão.

|
Nome da Atividade: SEMANA DE CURSOS
|
Cursos Envolvidos: COMUNIDADE ACADÊMICA
|
Endereço: FACCAMP
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 23/09/2015
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: “SEMANA DOS CURSOS”
No dia 23 de setembro, tivemos a oportunidade - dentro da “semana dos Cursos” - de trazer mais uma vez a prática da auriculoterapia, técnica que pertence a Medicina Tradicional Chinesa, aos nossos alunos.
Para desenvolver esse trabalho, contamos com a participação das professoras Enfermeiras DanilaTambalo e Roseli de Lima especialistas na técnica. A auriculoterapia pode ser usada em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamento. Além de efeito curativos imediatos, esta prática tem efeitos preventivos, dando ao organismo energia suficiente para impedir enfermidades.
Muitos alunos compareceram ao nosso Stand, onde aproveitamos para mostrar a atuação dos cinco elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira) em nossa vida. Assim como vídeos sobre LianGoing (prática de exercícios físico que auxiliam na prevenção de doenças).
Como pode ser visto nos registros do momento no que segue:
|
Nome da Atividade: DISCENTES DE PEDAGOGIA RECEBEM ALUNOS DO EJA EM EVENTO NA FACCAMP/ISECAMP
|
Cursos Envolvidos: PEDAGOGIA
|
Endereço: ANFITEATRO
Cidade:CAMPO LIMPO PAULISTA
|
Bairro: JARDIM AMÉRICA
UF: SP
|
Data: 26/05/2015
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: DISCENTES DE PEDAGOGIA RECEBEM ALUNOS DO EJA EM EVENTO NA FACCAMP/ISECAMP
No último semestre, no dia 26/05/2015, tivemos a honra de receber em nossa instituição os alunos da EMEF “Vila Thomazina” do 1° segmento da modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Eles tiveram a oportunidade de apreciar os murais elaborados pelos alunos do curso de Pedagogia do 4º e 5º Semestre. Os murais relatavam todo o trabalho prático dos nossos alunos feitos na unidade escolar.
Compareceram ao evento aproximadamente 200 pessoas. Contamos com a presença da Coordenadora Pedagógica Fátima e do Coordenador do curso de Pedagogia, Profº Dr. Fernando Campos.
Agradecemos à Coordenadora Municipal de Educação de Jovens e Adultos, Susie Charrua por sempre nos receber bem e firmar parceria com esta instituição. Também, aos alunos do curso de Pedagogia, sem os quais o evento não aconteceria.
“Fico emocionado em pensar que posso ajudar alguém que faz faculdade” (Depoimento Sr. João, aluno do EJA).
O trabalho foi orientado pela Profª Ana Paula Fazan.
|
Nome da Atividade: VISITA À ALDEIA TAKUARITY
|
Cursos Envolvidos: QUÍMICA - BACHARELADO
|
Endereço: ONG - COATI
Cidade:CANANÉIA
|
Bairro: JURÉIA
UF: SP
|
Data: 25/04/2015
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: VISITA À ALDEIA TAKUARITY
Em 25 de Abril de 2015, alunos do 5° e 7° semestre do curso de Bacharelado em Química visitaram a Aldeia Takuarity localizada em Cananéia, litoral Sul de São Paulo para a realização de uma pesquisa de campo para o trabalho de EDP – Água. Em Parceria com a ONG COATI – JURÉIA, os alunos esclareceram dúvidas sobre o presente trabalho, conheceram um pouco dos costumes da aldeia e coletaram água para a realização de um tratamento alternativo.
Para além de ser uma visita que renderá atividades técnicas, coleta e pesquisa e realização de tratamentos da água coletada; a atividade enquadra-se na proposta de formação social dos alunos em temáticas como meio ambiente, cidadania, cultura indígena. Esses aspectos, com certeza presentificam-se fortemente nesse tipo de atividade e desenvolvem outros conteúdos, tais como: atitudinais, procedimentais; além dos conceituais. Assim, essa visita foi um marco para os alunos, como aqueles que participaram puderam demonstrar pela satisfação de realizarem a atividade.

|
|