Depoimentos - 2017

DEPOIMENTOS
Depoente: Ana Caroline Ribeiro de Souza / Thalia Maria da Costa Silva
Profissão: Estudantes de Odontologia
Depoimento:
Ao participar do Projeto “Estação Brinca Vila”, percebi a vontade e satisfação das crianças com essa atenção que lhes foi dada e a satisfação maior ainda das mães e responsáveis. E ao atender 2 crianças especiais percebemos a negligência com a saúde bucal, considerando a dificuldade da família em  lidar com essas crianças e até mesmo a situação financeira.


Depoente: Ana Clara Teixeira de Sá / Nágila Gisele Pessoa da Silva Nunes
Profissão: Estudantes de Odontologia
Depoimento:
?O projeto superou todas as  expectativas.  Foi a primeira vez que participamos de uma ação tão gratificante e tão cheia de amor! A saúde bucal só vai melhorar se for ensinada e aplicada desde a infância, pois a mudança de hábitos não ocorre de um dia para o outro,  então é necessário estarmos juntos para contruirmos. Ver o sorriso no rosto de cada criança ali presente demonstrou que estamos no caminho certo e que através da cidadania e da educação conseguiremos construir um futuro melhor!


Depoente: Ana Jéssica Alves de Moura/ Thais Emanoelle dos Santos Soares
Profissão: Estudantes de Odontologia
Depoimento:
?A experiência foi muito gratificante em conseguir interagir e ajudar a instruir crianças a realizarem melhores hábitos.Essa ação social tem objetivo de promover saúde, lazer e aprendizado às crianças da comunidade, tendo ações fundamentadas no acolhimento, vínculo, responsabilização.  Houve interdisciplinaridade em relação as áreas abrangentes como direito, nutrição, educação bucal, educação física, dentre outras, que foram  abordadas de maneira lúdica e educacional.


Depoente: Ana Letícia de Andrade Martins e Antônio Batista Júnior
Profissão: Estudantes de Odontologia
Depoimento:
           Projeto brinca vila 2017 além de ter nos proporcionado um dia de muita alegria, nos trouxe  também grande aprendizado, pudemos aprender muito sobre a cultura daquelas crianças, sobre a vida, o convívio, a personalidade. Havia algumas que eram mais quietas e na dela, outras mais extrovertidas, cada uma com sua peculiaridade, com seu jeitinho de tratar, de sorrir, enfim, aos nossos olhos parecia ser uma coisa tão simples, mais pelo olhar delas percebia-se a gratidão e a felicidade de estar ali brincando e ao mesmo tempo aprendendo e sobretudo nos ensinando.
         Sem dúvidas foi um momento de troca de conhecimentos, momento esse que é essencial para a formação de qualquer profissional.


Depoente: ANTONIO DE SOUSA VALE NETO / GIULIANA MARIA DE CARVALHO NUNES E BARROS
Profissão: Odontologia
Depoimento:

O objetivo principal do brinca vila foi a promoção de saúde e a troca de informações para com os envolvidos (crianças/pais). Tal interação, teve grande significado em várias pontos, onde destacamos nosso contato como acadêmicos de odontologia com uma realidade ainda não muito comum nas práticas de formação, contribuindo para uma consciência crítica da necessidade de formação de um profissional mais crítico e reflexivo, como preconizam as diretrizes curriculares. Tal projeto fez com que eu tivesse a  constatação da importância que a promoção da saúde tem na vida das pessoas, principalmente as mais carentes. Fazer com passem a praticar hábitos e atitudes positivas e pró-ativas com o fito de gerar saúde, é de grande importância e realização pessoal.

Portanto, atividades como o Brinca Vila que assumem um trabalho coletivo, são de suma importância e nos garante a oportunidade de conhecer a realidade de grande parte da população, muitas vezes com pouco acesso ao mundo da odontologia.



Depoente: BIANKA ARAUJO LIMA
Profissão: Odontologia
Depoimento:
O aprendizado que ficou após o BRINCA VILA, é entender que pequenos atos que podemos realizar, pode fazer uma diferença significativa na vida das pessoas. Poder ter um contato maior com as crianças e proporcionar um dia diferente,  que pode ser decisório na mudança de hábitos, me fez enxergar o tanto que podemos como profissionais contribuir para a saúde dessas pessoas. Como futura  profissional da saúde esse foi um dos primeiros momentos em que tive a oportunidade de ter um maior contato, além de uma troca de aprendizado com os envolvidos no evento, e conhecer a importância que a saúde bucal tem na vida das pessoas.


Depoente: Thaysa Tamara Pinto Vilarinho / Yeda de Morais Souza Machado Carvalho
Profissão: -
Depoimento:
?A Estação Brinca Vila é um projeto incrível. E me fez enxergar que tudo que se faz com amor é gratificante. Olhar o sorriso daquelas crianças, apenas com os pedidos mais simples é o que nos faz ter vontade de poder ajudar mais. O ato de fazer bem pras pessoas só contribui, nos transmite sensação de bem estar e nos faz crescer. Ter a oportunidade de participar de um projeto de solidariedade como o Brinca Vila contribui para nos tornarmos mais humanos.


Depoente: EMME DAMASCENO
Profissão: -
Depoimento:

Minha participação no ``Brinca Vila``, foi de grande satisfação pessoal, pois com as atividades realizadas, pude no decorrer das brincadeiras compartilhar um pouco do conhecimento dos cuidados que as pessoas devem ter para ter uma boa saúde bucal e evitar doenças, como a cárie. Foi um evento espetacular onde, todas as pessoas saíram ganhando, a população das redondezas da UNINOVAFAPI, os professores e principalmente os alunos, que puderam ter um contato mais próximo da realidade fora dos muros da faculdade. Pude perceber que muitas mães ainda não possuem conhecimento suficiente para transmitir aos seus filhos, como por exemplo, a forma que se realizar uma boa higiene oral. Eventos assim são importantes para que seja mais amplamente divulgada as atividades laborais saudáveis, demonstradas pelo pessoal da Educação Física e da Fisioterapia.



Depoente: Laureni Dantas de França
Profissão: Professora
Depoimento:

A cultura da paz está pautada em valores humanos que precisam ser colocados em prática, a fim de passarem do estado de intenção para o exercício da ação, transformando-se, concretamente, em atos. Tais valores, que se traduzem em éticos, morais e estéticos, nos encaminham para o despertar de expressões de amor e manifestações de respeito e solidariedade..  A Estação Brinca Vila: por uma cultura de Paz no dia da responsabilidade social do Uninovafapi é uma mostra que pretende despertar e incentivar a construção cotidiana da paz na construção de um mundo melhor a partir da educação.