Depoimentos - 2012

DEPOIMENTOS
Depoente: Victor Guimarães da Silva
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI - 1 período
Depoimento:

Ao participar tanto das visitas à comunidade durante as atividades da Estação Brinca Vila pude perceber que existe muita gente sem informações sobre prevenção para o combate às várias patologias, assim como foi possível verificar a falta de empenho por parte dos serviços de saúde pública. A falta de recursos financeiros é outra barreira percebida que influencia muito a prevalência de doenças, pois essas pessoas só procuram ajuda na hora de tratar as doenças. Aprendi que deve-se investir mais na promoção e prevenção de doenças facilitando o acesso a essas informações.



Depoente: Wagner Rego Ferreira Filho
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

O contato com a comunidade proporcionou a oportunidade de ver realmente como a população vive no seu dia -a-dia, se tem acesso à escola e aos postos de saúde. Podemos perceber as iniqüidades, manifestadas pela falta de informação sobre a higiene e prevenção da saúde. Para diminuição dessas desigualdades em saúde, que são evitáveis e desnecessárias, os gestores e as autoridades devem incentivar programas como o Estação Brinca Vila que beneficia a população em todos os ciclos de vida, desde crianças até a população adulta, onde variadas informações sobre a higiene, riscos e vulnerabilidades são abordadas no âmbito da prevenção e promoção da saúde.



Depoente: Alison Cruz de Sousa
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI - 1. período
Depoimento:

Participar deste projeto foi uma experiência única. Foi possível ver e sentir de perto as desigualdades sociais que envolvem as famílias das vilas. Algo surpreendente foi ouvir relatos de má higienizaçao bucal, mesmo sabendo perfeitamente como deve ser feito. Outro ponto interessante foi entender a importância da Faculdade UNINOVAFAPI para a população assistida com serviços médicos e odontológicos, dentre outros. Entretanto, não há como deixar de elogiar a experiência vivida na Estação Brinca Vila onde tivemos contato direto com crianças e adolescentes e participamos da alegria e satisfação tanto dos familiares como do público alvo, as crianças.



Depoente: Bruna Lira
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

A brinquedoteca da Estação Brinca Vila foi uma das atividades do evento que mais chamou a atenção de todos, pois os alunos de Odontologia do 1º período estimularam a alegria de todas as crianças realizando diversas brincadeiras, incluindo o palhaço e a cama elástica. Foi tão bom que foi o estande mais lotado e o que mais demorou a ser fechado pois elas não queriam sair de lá.



Depoente: Carlos Júnior
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

A ação do projeto Estação Brinca Vila é de uma importância essencial para as comunidades que visa a promoção e prevenção por meio de atividades educativas referente a saúde bucal e outras áreas promovendo acesso às informações. Permite a prática da saúde preventiva de forma mais consciente e com responsabilidade. Na saúde bucal o indivíduo entende que a saúde começa pela boca, a função na digestão, na dicção e que há uma relação fundamental nas outras partes do corpo, como coluna vertebral, área cardíaca, dentre outros. Parabéns pela iniciativa de levar a essa comunidade solidariedade e atenção a saúde.



Depoente: Waltan B. B. Lima
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

Na Estação Brinca Vila valeu muito ver a alegria das crianças como resultado de um trabalho social de promoção da saúde.



Depoente: Anna Caroline Aguiar Cavalcante
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

Estação Brinca Vila é um projeto de responsabilidade social do UNINOVAFAPI de enorme significado para a comunidade e para a formação profissional humanizada. Integra várias áreas do conhecimento humano com interdisciplinaridade. Com a brinquedoteca mostra a importância da arte, o direito de brincar, seus benefícios para uma boa saúde e infância saudável.



Depoente: Raiza Maria Neves Gomes
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

Notamos não só no Piauí, mas principalmente, nos estados mais pobres do Brasil, que as iniquidades são comuns a todos: desinformação da população, fatores de riscos que levam à propagação de doenças, a falta de estrutura familiar, a convivência com animais doentes e lixos de todos os tipos. A culpa pode ser posta na falta de operacionalização das políticas públicas e no desconhecimento dos direitos por parte do cidadão, porém devem ser estudados os motivos que levaram a isto. Felizmente, equipes de profissionais e não-profissionais se mobilizam para amenizar essa situação, porém há ``muitas favelas`` e poucos ``projetos``. Um exemplo de projeto é o Estação Brinca Vila da NOVAFAPI que tem reconhecimento com prêmios de Menção Honrosa, uma iniciativa de responsabilidade social direcionada aos moradores da Ladeira do Uruguai e adjacências.



Depoente: Antonio de Araújo Neto
Profissão: Estudante UNINOVAFAPI
Depoimento:

Dentre as diversas iniqüidades presentes no ambiente comunitário de boa parte da população, tais como: baixa escolaridade (principalmente da população adulta); baixa renda familiar (algumas pessoas dependem exclusivamente da bolsa família); dificuldade no acesso à saúde; ausência de saneamento básico e baixa qualidade de algumas moradias, não são dificuldades como essas que conseguem desestimular essas pessoas. Pude perceber por meio da participação no PROJETO ESTAÇÃO BRINCA VILA que elas são alegres, apesar das dificuldades e que projetos como esse, realizado pela Faculdade, melhoram a vida da população dando a elas novas esperanças de dias melhores.