Depoimentos - 2013

DEPOIMENTOS
Depoente: Ana Cássia Cardoso
Profissão: Estudante de Odontologia
Depoimento:

Neste ano, como estudante de odontologia, participei atendendo crianças na clínica e orientei pais e filhos a realizar uma boa higiene bucal. A nossa área realizou escovação dental supervisionada, prevenção de câncer bucal, diagnóstico de cárie dentária e outros. Todos os anos eu procuro participar desse projeto, e sem dúvida esse ano foi o melhor,  pelo fato de a comunidade estar cada vez mais próxima dos alunos. Adorei!! O “Brinca Vila” no “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Privado” deste ano foi muito bom e divertido.  Mal posso esperar pelo próximo ano.



Depoente: ANA KARLA VASCONCELOS DE ARAUJO
Profissão: Estudante de Odontologia
Depoimento:

A Estação Brinca Vila (UNINOVAFAPI), além de promover saúde junto à Comunidade proporciona, para nós acadêmicos, grande crescimento e experiência, a partir das mais diversas situações encontradas na vivência de comunidade.

 

E no atendimento clínico pude perceber melhor as necessidades de saúde das famílias e o quanto esta precisa ter de base de formação sobre higienização e cuidados bucais. Pude perceber também a importância dos profissionais estarem cada vez mais inseridos nas necessidades das comunidades. Este projeta adentra na vida da comunidade e suas necessidades, compartilhando saberes, deveres e direitos. 



Depoente: Laureni Dantas
Profissão: Professora, coordenadora do projeto.
Depoimento:

O direito de brincar está contido no Artigo 31 da Convenção dos direitos da Criança da ONU e foi referendado pelo Comitê dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres, e a plena participação na vida cultural e artística. Estar contribuindo com a concretização desse direito junto às comunidades com nossos alunos, professores, técnicos, a gestão da instituição, movimentos sociais e demais parceiros, nos conscientiza cada vez mais do papel de formar profissionais cidadãos competentes nos âmbitos: técnico, político e ético. A solidariedade com assistência à saúde é a base dessa ação de responsabilidade social que muito nos orgulha. 

 



Depoente: Débora Aires
Profissão: Estudante Uninovafapi
Depoimento:

As ações possibilitam o exercício da abordagem da saúde da criança e do adolescente reconhecendo a mudança no modelo de atendimento integral para uma modalidade participativa e interativa. 



Depoente: Desireé Lima
Profissão: Estudante Uninovafapi-Odontologia
Depoimento:

A partir dessas atividades tive a oportunidade de ter uma interação com a comunidade, vivenciar os problemas apresentados pela comunidade e compartilhar os conhecimentos adquiridos aplicando-os nas práticas. Tive a oportunidade de enriquecer meus conhecimentos e adquirir experiência de um atendimento de saúde com ações educativas humanizadas e voltadas para a comunidade.



Depoente: Izabela Facchinetti de A. Freitas
Profissão: Estudante Uninovafapi-Odontologia
Depoimento:

A atividade realizada por mim foi a prevenção do câncer bucal. É muito importante que as pessoas saibam realizar o autoexame. A nossa presença e o papel nessa atividade foi de diagnosticar e informá-las quanto aos exames que elas podem fazer para se autoavaliar, onde buscar assistência e encaminhar os casos necessários. Foi uma experiência muito boa, pois víamos que as pessoas realmente estavam interessadas em participar e receber a informação.  Foi muito gratificante! 



Depoente: Jéssica Martins Rosado
Profissão: Aluna Uninovafapi
Depoimento:

Ao tratarmos e nos preocuparmos com a saúde bucal das crianças presentes, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, sem almejar qualquer retorno de caráter financeiro, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca, tornando a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores. A Estação Brinca Vila chama o aluno a sair de sua individualidade, convidando-o a unir-se à coletividade, compartilhando um pouco do seu conhecimento. Cheguei à conclusão que existem ganhos enormes quando decidimos conviver em sociedade, descobri que todos nós fazemos parte de um sistema e não estamos sozinhos. Por fim, depois de tudo que vivenciei, pude notar que devemos participar mais de ações como estas e não ter apenas a esperança de dias melhores. Espero ter a oportunidade de viver novamente experiências como a que se passou.

 

 

 

 

 



Depoente: Jamila Fonsêca
Profissão: Aluna Uninovafapi - Odontologia
Depoimento:

A minha participação no projeto Estação Brinca Vila foi a de atendimento no dia 21 de setembro às crianças da comunidade na clínica odontológica (Uninovafapi) e participei um pouco também da Brinquedoteca, atividade preferida pela criançada. Atendemos a paciente Clarice, 4 aninhos, que recebeu o benefício de tratamento de suas necessidades odontológicas. Ela recebeu um kit de higiene oral e sua mãe foi orientada a respeito de uma melhor higienização oral.

O Projeto Estação Brinca Vila promove significativos benefícios, tanto para os alunos e professores da Faculdade ao promover a oportunidade desse contato mais próximo com os moradores da área trazendo a chance de aprendermos ajudando, quanto para os participantes do projeto. 

Ao contrário do que eu imaginava o projeto não trata só da criança em si, pois estende benefícios para a família de um modo geral, como prestação de serviços para os pais e/ou acompanhantes dessas crianças como, por exemplo, prevenção e promoção de saúde, atividades físicas, teste de diabetes, avaliação da higiene oral, orientação jurídica, palestras, rodas de conversa, entre outras.

Participaram do projeto desde crianças de colo até adolescentes nas muitas brincadeiras e atividades como a Capoterapia, atividades físicas e  Palhaçoterapia; os alunos pintaram seus rostos e propuseram brincadeiras que divertiram muita gente.

 

Colaboradores convidados contribuíram em todos os momentos, como o cartunista e caricaturista Dino Alves, que ficou à disposição das crianças e um fotógrafo que registrou momentos das famílias participantes na atividade \"Álbum de Família\" com fotolembranças. Foram disponibilizados lanches como crepes, picolés, dentre outros, organizados pela turma da Nutrição. Realmente, o que vivenciamos é qualificação do ensino com responsabilidade social.

 



Depoente: José Diomar de Moura Júnior
Profissão: Estudante Uninovafapi
Depoimento:

O evento social do DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO (UNINOVAFAPI/ABMES) aproximou alunos, professores, funcionários e colaboradores com a comunidade em geral. É um contato diferenciado,  dinâmico e comunicativo com a sociedade, uma vez que desperta em todos, em especial nos alunos, sensibilidade e olhar crítico da necessidade da população.

O ganho da experiência por parte dos acadêmicos é muito enriquecedor e com certeza respingará no futuro profissional de cada um. É relevante também a contribuição social do projeto, uma vez que a comunidade sente-se acolhida pela instituição, além dos benefícios recebidos por partes deste, como por exemplo, a assistência odontológica, a assessoria jurídica prestada e as brincadeiras em geral, que reúne cidadania e entretenimento para as crianças.

 Por fim, o projeto brinca vila ganha cada vez mais destaque na UNINOVAFAPI, de tal maneira que ocorre uma automobilização por parte dos alunos, passando a existir uma iniciativa natural no desenvolvimento de projetos e a vontade da contribuição social.



Depoente: Joína Letyere
Profissão: Estudante Uninovafapi
Depoimento:

Em meio a tantas atividades realizadas, distribuí panfletos da Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina (PI), parceira do evento e participei da Brinquedoteca. Foi bastante interessante perceber a participação da comunidade junto às atividades oferecidas, principalmente crianças e mulheres.  Percebi que essa atenção é esperada por eles e tudo se torna  uma grande festa. Foi um dia de alegria para a comunidade.

 

 



Depoente: Juliana Ribeiro de Andrade
Profissão: Aluna de odontologia
Depoimento:

Eu, JULIANA RIBEIRO DE ANDRADE, estudante de Odontologia do 6, período do Centro Universitário Uninovafapi, tive oportunidade de participar desse lindo projeto fazendo exames clínicos em crianças e escovação dental supervisionada no escovódromo,  para melhoria da sua saúde bucal, junto aos objetivos do projeto: diminuição do índice de mortalidade infantil;  Incentivo ao Aleitamento Materno; Acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento; Imunização; Acompanhamento adequado para indivíduos com patologias de risco, tais como: recém-nascidos em situação de risco, portadores de patologias respiratórias, desnutrição, sobrepeso, obesidade e anemia,hipertensão,diabetes etc.; atenção humanizada e qualificada à gestante e ao recém-nascido; Prevenção e promoção da saúde em geral; Atenção à Saúde Bucal; Atenção à Saúde Mental; Prevenção de acidentes, maus-tratos, violência e trabalho infantil; promover assessoria jurídica; assistência fonoaudiológica, de enfermagem, medicina, biomedicina, fisioterapia, dentre outros. 



Depoente: Kelton Feitosa
Profissão: Estudante Uninovafapi
Depoimento:

A participação social está relacionada com a influência e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade. A cultura de paz para a construção de um novo mundo começa a partir de uma atitude pessoal que pode se refletir em diversos campos da vida, no meio ambiente, na sociedade, na saúde coletiva, entre outros. Compartilhamos ações educativas com possibilidade de promover fontes efetivas de paz. 

Estratégias de motivação e educação em saúde bucal da clientela já não são mais exclusividade do serviço privado, tomando grande impulso no serviço público, fato este que resultará certamente numa maior preservação e manutenção da saúde de uma parcela da população, antes desassistida de qualquer atenção odontológica.

E é isso que de mais importante devemos levar nesse dia de responsabilidade social, que o mais importante é educar e prevenir.  A Estação Brinca Vila proporciona uma vivência direta e ideal para tal ato.