Apresentação da Instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ


  • Endereço: Rua Vitorino Orthiges Fernandes - 6123 -
  • Cidade: Teresina
  • UF: PI
  • Bairro: Uruguai
  • Cep: 64.073-505
  • Fone: (81) 98822-1203
  • Fax: (86) 2106-0740
  • E-Mail: uninovafapi@uninovafapi.edu.br
  • Site: www.uninovafapi.edu.br


 

O Centro Universitário UNINOVAFAPI é uma Instituição de Ensino Superior credenciada pela Portaria MEC nº 1.130 de 11/09/2012, originada da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí - NOVAFAPI. A Instituição iniciou suas atividades acadêmicas em 12 de fevereiro de 2001 com os cursos de Enfermagem e Odontologia que haviam sido autorizadas, respectivamente, em maio e junho de 2000.

Ao final de 2001 foram autorizados os cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia cuja oferta foi iniciada no primeiro semestre letivo de 2002, e em seguida, autorização para o curso de Direito com inicio no mesmo ano. Mais uma vitória foi conquistada com a aprovação pelo MEC do curso de Nutrição que começou as atividades em 2003, no primeiro semestre, após autorização obtida em 27 de dezembro de 2002.

Consolidando o seu planejamento inicial e também em função do alto padrão de qualidade dos cursos até então implementados, em 9 de julho de 2004 a Instituição obteve autorização para oferta do curso de Medicina, implantando a primeira turma em agosto de 2004. Em outubro do mesmo ano, além do reconhecimento do curso de Enfermagem, também foi publicado o ato de autorização para o curso de Biomedicina.

Após dois anos, continuando a sua política de implantação de novos cursos, foi autorizado em 18 de julho o funcionamento do curso de Educação Física com início da primeira turma no primeiro semestre de 2007. Os cursos de Bacharelado em Administração e Graduação Tecnológica em Design de Moda foram aprovados nos dias 25/10/2006 e 25/05/2007, respectivamente, com início do curso de Administração no segundo semestre de 2007 e Design de Moda no primeiro semestre de 2008.

Em 2012, a Instituição obteve uma grande conquista, quando o Ministério da Educação credenciou-a para funcionar como Centro Universitário. Esta mudança contribui para referenciar o Estado do Piauí como centro de excelência em ensino superior e reafirma a qualidade de ensino bem como a contribuição da Instituição para a elevação do padrão de qualidade na formação de profissionais para o Estado do Piauí e região.

Atualmente a Instituição oferece além de cursos de graduação, pós-graduação Lato sensu e Stricto Sensu, inclusive com oferta de Mestrado próprio na área de Saúde da Família, atividades de extensão, cursos de aperfeiçoamento e vários projetos de pesquisa em andamento como estratégia, inclusive de assegurar o seu compromisso com a responsabilidade social e também pela socialização do saber e produção de novos conhecimentos.

O Uninovafapi também tem trabalho na assistência às comunidades do seu entorno, oferecendo atendimento nas áreas de Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia, realização de exames laboratoriais, e práticas de atividades desportivas através do Centro Integrado de Saúde onde existem as Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, especialidades médicas e o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Em novembro de 2018, o Uninovafapi passou a fazer parte do maior grupo de faculdades de Medicina do país, a NRE Educacional. E em 2019, a NRE Educacional deu um passo ainda mais arrojado: uniu forças com a Medcel, empresa líder em cursos preparatórios para provas de residência médica, títulos e especializações, dando origem a uma nova marca no mercado de educação, a Afya Educacional. A Afya tem como missão ser a grande parceira do profissional médico em toda a sua jornada de formação: desde a graduação até a mais alta especialização.

FONTE: site do Uninovafapi