Atividades - 2012

Nome da Atividade: DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR NA ESTAÇÃO BRINCA VILA UNINOVAFAPI 2012.
Cursos Envolvidos: Odontologia, educação física, enfermagem, biomedicina, nutrição, direito, radiologia, medicina, fisioterapia,fonoaudiologia, designe de interior, designe de moda, administração.
Endereço: espaço público e uninovafapi.
Cidade:teresina
Bairro: uruguai
UF: PI
Data: 29/09/2012
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

O DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR - Ensino Responsável 2012 (ABMES-Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) desenvolve-se na Estação Brinca Vila da UNINOVAFAPI. Trata-se de uma ação social em curso em Teresina-PI em um contexto de vulnerabilidade social, que se inscreve no campo do desenvolvimento local integrado sustentável com foco na Promoção da Saúde. É uma experiência em que o empowerment pessoal e coletivo se constitui em objetivo central. A metodologia desenvolvida e os conteúdos têm como base o ensino articulado à pesquisa e assim esta atividade de extensão constrói elos na tríade ensino-pesquisa-extensão com a proposta de desenvolver habilidades de saber, cultura e ética no âmbito da formação. Com a participação de vários cursos de graduação utiliza a interdisciplinaridade nas ações sócio-educativas e assistenciais organizadas nos eixos: esporte e lazer; direito, saúde e meio ambiente; saúde e desenvolvimento; promoção e prevenção em saúde (hipertensão e diabetes, saúde bucal coletiva, tipagem sanguínea, IMC, análise postural e aleitamento materno). As atividades são dirigidas aos moradores das Vilas localizadas no entorno da Faculdade NOVAFAPI com base nos anseios e necessidades dessas comunidades e assim contempla os ciclos de vida: saúde da criança, do adolescente, da mulher e do homem. Permeia nesse processo a educação popular, a fim de articular valores e cultura, saberes e práticas para qualificação do ensino com responsabilidade social. A produção científica está contemplada com relatos das experiências vivenciadas nesta atividade de extensão, que se constitui em uma ação itinerante e continuada, que faz parte do calendário desta Instituição de Ensino Superior.