Um pouco da nossa história
Destaca-se, no ano de 1999, a organização do então Instituto de Ensino Superior COC como marco da participação do UNISEB - União de Cursos Superiores SEB Ltda. no segmento do Ensino Superior, com oferta de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e de extensão nas áreas de gestão, comunicação, jurídica, arquitetônica, formação de professores, dentre outras.
A Instituição começou suas atividades com infraestrutura arrojada, forte ênfase no uso de novas tecnologias na mediação pedagógica e com acordos, parcerias e convênios nacionais e internacionais (FGV – Fundação Getúlio Vargas; Instituto Politécnico de Milão; Texas Tech University; Università degli Studi di Siena; Universitè Jean Moulin Lyon 3; FACTi; Projeto Internet 2/TIDIA-FAPESP; Editora Revista dos Tribunais; TJ/SP – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; TRF3/SP – Tribunal Regional Federal, Sistema Thathi de Comunicação S/C Ltda., entre outros). Como um dos resultados dessas parcerias, por ocasião desse momento inicial, pode-se mencionar a instalação do 1º Juizado Especial Cível Federal em uma Faculdade no Estado de São Paulo.
Com a expansão e solidificação da Instituição, em 2003 deu-se início ao procedimento para credenciamento em Centro Universitário. A autoavaliação institucional é formalizada e a atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) passa a contribuir para a qualidade e o crescimento equilibrado da Instituição. Em 2005, a Instituição recebe credenciamento na modalidade a distância, por meio da Portaria MEC nº 2.969 de 29/08/2005, visando levar a qualidade UniSEB para além das fronteiras de Ribeirão Preto. No ano de 2006, inicia-se a implantação de polos de apoio presencial regionais, objetivando acelerar ações em diversos estados brasileiros, aumentando a capilaridade, visibilidade e, sobretudo, o acesso ao Ensino Superior a um grande número de pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados. Ainda em 2006, foi requerida a Avaliação Externa da Instituição - Avaliação de Fechamento do Ciclo Avaliativo do SINAES, cujo parecer final emitido em 2009 resultou em conceito máximo em cada uma das dimensões avaliadas.
No início de 2011, a Instituição tem confirmado seu credenciamento para Centro Universitário, por meio da Portaria MEC nº 51 de 19/01/2011 publicada no DOU de 20/01/2011. A partir desse ano, se dá a oferta de novos cursos, são firmadas novas parcerias e se experimentam expansão e crescimento com qualidade no ensino, na iniciação científica e na extensão. Em 2013, a Portaria nº 294, de 8 de Julho de 2013 adita o ato de credenciamento da IES, alterando a denominação do Centro Universitário de Instituto de Ensino Superior COC, para Centro Universitário UNISEB.
Ao longo desse tempo, sobressai a vocação institucional para a excelência no ensino e aprendizagem, a apropriação das novas tecnologias na mediação pedagógica e na gestão, a inclusão de mais estudantes na Educação Superior, sempre prezando pela qualidade.
Essa vocação é expressa, por exemplo, na solidez de cursos funcionando há mais de dez anos com resultados expressivos, como o de Direito, com reconhecidos índices de aprovação nos Exames da OAB e nota 4 no ENADE de 2009, e o curso de Administração, com nota máxima 5 no ENADE de 2009/2011 e com produtiva parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Poder-se-ia mencionar, ainda, o ótimo desempenho no ENADE 2009, obtido também pelos cursos de Ciências da Computação, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda. Nas avaliações externas, o curso de Arquitetura e Urbanismo e o curso de Engenharia da Computação receberam nota 5 por ocasião do reconhecimento do primeiro e renovação de reconhecimento do segundo, em 2010. Some-se a isso o fato de que, por dois anos consecutivos (2009/2010), o Centro Universitário UniSEB obteve o IGC (índice geral de cursos) 4. Acrescente-se, ainda, o segundo lugar do Centro Universitário UniSEB entre as 10 Instituições que tiveram o maior número de vagas de educação a distância reconhecidas pelo MEC, em 22 de maio de 2013, conforme noticiado pelo Jornal Valor em 04 de junho de 2013.
A sociedade também tem expressado reconhecimento pela história e qualidade dos cursos do Centro Universitário UNISEB. Tal fato se constata na conquista do “selo de qualidade” do Curso de Direito pelo Programa OAB Recomenda, em 2012; na classificação, pelo Guia do Estudante, do Curso de Ciências Contábeis como “quatro estrelas” e o Curso de Jornalismo como “três estrelas”, em 2012; no primeiro lugar do Curso Publicidade e Propaganda no FESTVÍDEO 2011; e, ainda, na nota máxima conquistada pelos cursos a distância do Centro Universitário UNISEB em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estudantes de Ensino a Distância, ocupando o segundo lugar no ranking nacional da ABE-EAD em 2012, resultado semelhante ao segundo lugar no ranking nacional do maior guia online e impresso de cursos a distância do país, o Ache Seu Curso, em 2011.
Ao longo de sua recente história, o Centro Universitário UniSEB também se destaca por importante produção científica, artística e cultural de seu corpo docente, comprovada nas publicações em diversos periódicos e participação em diversificadas atividades culturais e artísticas.
Também merece menção a produção do corpo discente e docente por meio do “Programa de Iniciação Científica do UniSEB” e da publicação em periódicos da própria Instituição, como a Revista Multidisciplinar de Iniciação Científica (2009-2011), a Revista Jurídica (2004-2009) e a Revista Científica Eletrônica UniSEB (2013). Além disso, a participação de estudantes e professores orientadores nos Simpósios de Iniciação Científica do UniSEB (antigo SICCOC) e publicação em seus respectivos Anais (2008-2011) confirma a participação da Instituição na construção do conhecimento e na produção científica em nosso país. Acrescente-se, ainda, o incentivo à pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do UniSEB (PIBIC), em pleno funcionamento desde 2012, e da concessão de bolsas ou horas/atividade para atuação de docentes nos Grupos de Pesquisa em atividade na Instituição. Entre os recentes projetos de pesquisa na Instituição, destacam-se: Grupo de Pesquisa de Ecologia e Ecossistemas, com fofo em ecossistemas aquáticos, Grupo de Pesquisa “GERCOC-SEB - Gerenciamento Contábil em Controladoria e Custos”; Projeto “ACCOUNT-SEB: Grupo de Pesquisa em Contabilidade da Sustentabilidade Empresarial”; e Grupo de Pesquisa “Educação a Distância: problemas, perspectivas e proposições”.
Com relação a cooperação internacional, novas parcerias e convênios têm sido buscados, como a parceria com o Regente College da Inglaterra.
No âmbito nacional, integrantes do corpo docente e técnico-administrativo têm produzido recursos didáticos para formação continuada de professores que atuam na Educação Básica, em escolas do Grupo SEB, por meio do Projeto “Mundo Leitor” e parceria com a Editora Ahom.
Em 2014, o Centro Universitário UniSEB aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC (Leis 12.513 e 12.816), passando a ofertar, em apoio à política governamental, cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Assim, a história desta Instituição revela, além de seu crescimento e solidificação, seu compromisso com a educação de qualidade e com o desenvolvimento regional e nacional.
Também em 2014, o Centro Universitário UniSEB, com aproximadamente 35.000 alunos, foi adquirido pelo Grupo Estácio Participações que entrou no mercado de aquisições integrando faculdades e se consolidando em um dos maiores complexos de ensino superior no Brasil. Atualmente, o Grupo Estácio Participações é formado por uma universidade, seis centros universitários, 36 faculdades e 163 pólos de ensino à distância credenciados pelo MEC, com uma capilaridade nacional representada por 84 campi, nos principais centros urbanos de 20 estados brasileiros, e conta com aproximadamente 468,9 mil alunos matriculados nas modalidades presencial e à distância, em cursos de graduação e pós-graduação.
Hoje, a instituição rece a denominação Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Faz farte de uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados, a Estácio acredita na transformação da sociedade por meio da educação.
Trabalhamos para que nossos alunos sejam agentes de mudança – em suas comunidades, em seu desempenho profissional e em suas famílias – e atuamos no desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes por meio, sobretudo, da difusão do conhecimento.
A sustentabilidade está presente em todas as nossas atividades e no projeto pedagógico de todos os nossos cursos. Aliamos academia e gestão com foco na qualidade do ensino e na perenidade do negócio e consolidamos uma cultura organizacional de excelência por meio da capacitação e do reconhecimento de nosso quadro funcional.
Contamos com mais de 200 colaboradores administrativos e com um corpo docente de mais de 300 professores.
Oferecemos também 110 cursos de Pós-Graduação latu senso, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado, avaliados pelo MEC/CAPES com elevados conceitos de qualidade, além de cursos livres e cursos voltados para a educação corporativa.