Nome da Atividade: Orientações sobre exercício físico e Medida da circunferência abdominal como indicador de Obesidade em tempos de Pandemia do COVID-19
|
Cursos Envolvidos: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)
|
Endereço: Av. T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 05/10/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: A atividade proposta terá como objetivos gerais: Identificar a existência/ausência de risco cardiovascular por meio da medida da circunferência abdominal, conscientizando a comunidade da importância da prática de exercícios físicos e boa alimentação durante o período de isolamento social, iniciado na Pandemia de COVID19.
Embora os sintomas respiratórios sejam a face mais conhecida da Covid-19, estresse pós-traumático, depressão e ansiedade já foram descritos em pacientes com a doença. O novo coronavírus pode afetar a saúde mental, apontando alterações neurais, imunes e endócrinas relacionadas à infecção e ao distanciamento social, o que pode contribuir para distúrbios psicológicos. Lembrando estudos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), os pesquisadores chamam atenção para o potencial impacto psiquiátrico das infecções por coronavírus. Muitas pesquisas identificaram acometimento mental de pacientes infectados e algumas apontaram ainda danos de longo prazo, com sobreviventes apresentando perda de memória, alterações do sono e maiores níveis de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade, meses ou anos após a recuperação do quadro viral. Considerando ainda o risco para a saúde mental associado ao distanciamento social, os pesquisadores enfatizam a relevância de estudos sobre o tema na Covid-19 (RAONY et al., 2020).
Sabe-se que o exercício físico realizado com regularidade é um importante fator de melhoria não só da saúde física, mas também da saúde mental e visando contribuir com a promoção e proteção da saúde, esse projeto servirá de incentivo a política de bem estar físico e mental de todos participantes. A priori, é necessário compreender o próprio conceito de saúde, que não perpassa somente ao entendimento da ausência de doença, e sim enquanto uma condição que deve ser analisada mediante diversos fatores, como sociais, econômicos e ambientais (BRASIL, 2017).
Ao considerar a amplitude no conceito de saúde, percebe-se que a sociedade atual passa por constantes transformações, desenvolvendo-se de maneira rápida, interferindo substancialmente no modo de vida dos seres humanos. Esse quadro de desenvolvimento acelerado traz consequências para o corpo e a mente do indivíduo, isto é, fatores físicos e psicológicos, dentre inúmeras consequências podem-se elencar as doenças relacionadas ao stress e distúrbios psicológicos e alimentares (BRASIL, 2017).
Procedimentos:
Será aplicado questionário com termo de consentimento para coleta de informações como idade, se contaminados ou não pelo COVID 19, prevalência de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiorrespiratórias, escolaridade, alimentação, circunferência abdominal e frequência de exercícios físicos. Os alunos, mediante a todas estas informações, irão orientar os voluntários com relação à importância da atividade física e dos hábitos alimentares para prevenção de doenças cardiovasculares.
Número de docentes envolvidos: 08
Número de discentes envolvidos: 150
Número de participantes envolvidos: 500
|
Nome da Atividade: Biossegurança na Estética
|
Cursos Envolvidos: Tecnólogo em Estética e Cosmética
|
Endereço: Av. T-10, n° 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 05/10/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: A Biossegurança diz respeito a um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador, minimizando riscos relativos às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
Na área da Estética, a biossegurança requer atenção e consciência para ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho.
Em uma realidade na qual o mercado de clínicas de estética e salões de beleza não para de crescer, é essencial redobrar a atenção para medidas de cuidado e segurança nos locais de trabalho, em especial nesse momento.
Segundo as normas do Centro de Vigilância Sanitária, os profissionais que atuam na área da Saúde estética e beleza devem fazer uso de equipamentos de proteção individual durante procedimentos de: manicure, pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, procedimentos faciais e corporais, corte e cuidados com os cabelos, aplicação de produtos químicos, entre outros.
Esses cuidados se justificam pois, tanto o esteticista quanto o paciente ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, SArs 2, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micoses, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.
Será realizada uma oficina online para atender alunos e profissionais de clínicas de estética e salões de beleza que se inscreverem para o evento.
Número de docentes envolvidos: 1
Número de discentes envolvidos: 15
Número de participantes envolvidos: número de inscrições realizadas.
|
Nome da Atividade: Despertar Invisível
|
Cursos Envolvidos: Gastronomia, Nutrição e Arquitetura e Urbanismo
|
Endereço: Av. T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 05/10/2020
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: Com o objetivo de ser a ponte entre a sociedade e pessoas em situação de rua, nasceu o projeto Goiânia Invisível. O projeto tem uma característica de acolhimento, ouvindo histórias de moradores de rua e recontando-as no Instagram (@invisivelgo), com a finalidade de mostrar à sociedade a qual história existe por trás daquele indivíduo, mostrando os vários e variados motivos que fazem uma pessoa passar a viver na rua.
Os voluntários do projeto visitam os moradores de rua periodicamente, levando, além de acolhimento e espaço de fala, alimentos, agasalhos e itens de higiene pessoal, algo extremamente necessário a essas pessoas. Já parou para pensar no quanto um banho, uma escova de dentes, pode ser significativo para alguém que não tem esse direito garantido todos os dias?
A união dos três cursos no Projeto Invisível Goiânia busca integrar as perspectivas: na abordagem de um olhar ao que acontece na vida urbana, a Arquitetura; em um um olhar à saúde, a Nutrição; e em um olhar além da culinária, mas com foco na Gastronomia emocional, está o curso de Gastronomia. A integração entre cursos proporciona a integração entre os alunos, bem como uma ação mais fortalecida.
Devido à pandemia da Covid-19, as ações do projeto Goiânia Invisível não estão ocorrendo normalmente, pois é um projeto de acolhimento, contato e espaço de fala. Assim, suas ações estão ocorrendo em parceria com a Associação Tio Cleobaldo, que tem como sua principal atividade o auxílio a famílias carentes e pessoas em situação de rua. Dessa forma, umas das principais ações atuais do projeto é fornecer marmitas fartas a moradores de rua. Os alunos envolvidos no projeto, além de participarem juntos da arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal, participarão de uma palestra aberta à comunidade para inserção no projeto.
Apesar da palestra ser realizada virtualmente devido ao distanciamento social ainda necessário, a campanha corresponderá a uma atividade impactante e de grande importância para nossa comunidade, buscando desfazer preconceitos e conscientizar a sociedade a enxergar o outro, sem medo, sem julgamentos.
Número de docentes envolvidos: 15
Número de discentes envolvidos: 100
Número de participantes envolvidos: 200
|
Nome da Atividade: Projeto BRINCANDO DE DOAR
|
Cursos Envolvidos: Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental
|
Endereço: Av. T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 24/09/2020
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: O Projeto Brincando de Doar é uma campanha de arrecadação de brinquedos, livros e roupas infantis que serão doados para uma instituição que se dedica ao cuidado infantil, com o objetivo de levar um sorriso para aquelas crianças mais necessitadas.
Um simples brinquedo, uma roupa e o incentivo a leitura para uma criança, podem estimulá-la no desenvolvimento pessoal, na auto estima e levar um pouco de carinho e atenção.
Esta ação social visa também levar incentivo à cidadania e o despertar do acadêmico para o trabalho voluntário e solidário com responsabilidade social, promovendo a interação entre os alunos calouros e os veteranos, bem como toda comunidade acadêmica, despertando o espírito de solidariedade e o seu envolvimento com participação efetiva na campanha. As arrecadações serão recolhidas pelas Coordenações dos cursos e os alunos em troca receberão horas complementares.
Número de docentes envolvidos: 5
Número de discentes envolvidos: 5
Número de participantes envolvidos: 40
|
Nome da Atividade: Língua Brasileira de Sinais para Administrador, Contador e Gestor Comercial
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Recursos Humanos
|
Endereço: Avenida T-10, n° 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/09/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: O curso tem como principal objetivo reforçar a importância da inclusão, sobretudo do sujeito surdo que tem língua própria, uma cultura difundida dentro da comunidade surda. Com isso, o curso busca apresentar sinais iniciais para um primeiro contato com a língua e, além disso, será destacada alguns sinais específicos da área de negócios. O recurso utilizado será a plataforma meets pelo link: meet.google.com/jxe-qxpb-org, devido ao afastamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Carga horária: 3 Horas
Vagas: 250
|
Nome da Atividade: Como transformar uma ideia inovadora em startup
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Recursos Humanos
|
Endereço: Avenida T-10, n. 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/09/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: Este projeto tem como finalidade estimular o empreendedorismo por meio das startups. Para o desenvolvimento do projeto foi convidado o professor Genésio Gomes Cruz Neto Doutor em Ciências da Computação pelo Cin/UFPE - Professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco - Fundador e CEO do Células Empreendedoras - Embaixador da Campus Party que vai trabalhar os conceitos de startups, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento desse modelo de negócio. Também será apresentado aos acadêmicos o roteiro de eventos das startups no Brasil.
Carga horária: 3 Horas
Vagas: 250
|
|
Nome da Atividade: Ciclo de palestras interdisciplinares
|
Cursos Envolvidos: Ciências Biológicas (Presencial e EaD)
|
Endereço: Avenida T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 22/10/2020
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade do ciclo de palestra tem como objetivo envolver os graduandos(as) do curso de Ciências Biológicas (presencial e à distância), as áreas afins e a comunidade em geral, com temáticas relevantes para a área de atuação e para levar informações à sociedade em geral. Serão realizadas três palestras de forma remota através da plataforma GoogleMeet.
Dia 22 de outubro: Impactos das queimadas na biota e na microbiota dos biomas.
Palestrantes a confirmar
Dia 03 de novembro: A constituição do manual de Libras para Ciências: debate necessário ao exercício da docência em Ciências Biológicas.
Palestrantes a confirmar
Dia 09 de novembro: Metodologias ativas aplicadas ao Ensino de Ciências e Biologia na perspectiva do ensino remoto.
Número de docentes envolvidos: 8
Número de discentes envolvidos: 60
Número de participantes envolvidos: 100
|
Nome da Atividade: Setembro Amarelo: diálogos sobre a depressão no ambiente universitário e das consequências da LGBTFOBIA
|
Cursos Envolvidos: Direito
|
Endereço: Av. T10, n° 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 01/09/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: 03 (três) encontros, sendo:
Encontro 1 (17/09) – Live no Instagram no IG do Curso de Direito do UniAraguaia sobre a depressão e o ambiente escolar/pedagógico com a Profa. Ma. Ivna Olímpio Lauria e a Profa. Esp. Maria Lúcia (Nucleo Psicopedagógico do UniAraguaia). (sem emissão de certificado)
Encontro 2 (22/09) – Live no Instagram no IG da Curso de Direito do UniAraguaia x OAB/GO Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero. (Sem emissão de certificado)
Encontro 3 (29/09) – Mesa Redonda Online com transmissão no Youtube sobre Depressão, Suicídio e Transfobia. (com emissão de certificado) Local: As duas primeiras ações ocorrerão no Instagram do Curso de Direito e a última será realizada uma palestra online no ZOOM Meeting com transmissão pelo canal do YouTube da instituição.
Horário do primeiro evento (17/09): 17h00min. às 17h50min.
Horário do segundo evento (22/09): 17h00min. às 17h50min.
Horário do terceiro evento (29/09): 19hs00min. às 22hs.
Trata-se de projeto com a finalidade de ofertar a comunidade acadêmica e a comunidade externa a temática sobre a depressão em ambiente escolar, bem como a questão das consequências da LBGTfobia.
Justificativa:
Abordar as temáticas de enfrentamento do suicídio e depressão é uma atividade árdua, de extrema responsabilidade e delicadeza na abordagem. Os dados estatísticos demonstram o grande aumento dos casos de pessoas com depressão e tendências suicidas. De acordo com os dados divulgados pela Folha de São Paulo, foram contabilizados aproximadamente 103.193 (cento e três mil, cento e noventa e três) casos de tendência suicidas de brasileiros em redes sociais até o dia 29 de maio de 2020 (FOLHA, 2020).
Logo, é preocupante a não mobilização social e dos órgãos governamentais na tentativa de manter um diálogo sobre. Com isso, surge a iniciativa pelo Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia), em oferecer a comunidade acadêmica e a sociedade civil uma série de ações voltadas ao enfrentamento da depressão e consequentemente ao suicídio.
Objetivo geral: Discutir com a comunidade acadêmica e a comunidade externa sobre a depressão.
Objetivos específicos:
- Dialogar com a comunidade acadêmica e a comunidade externa sobre a depressão no ambiente escolar/universitário
- Discutir com a comunidade acadêmica e com a comunidade externa as questões relacionadas a homofobia e a transfobia, bem como demonstrar que que as relações homofóbicas e transfobicas podem encadear a depressão e o suicídio da comunidade LGBTQI++.
- Promover um debate entre psicólogos e médicos psiquiátricos com a finalidade de abordar a temática.
Metodologia:
Serão realizadas 03 ações, sendo elas:
Primeira ação: Live no Instagram do Curso de Direito com a finalidade de abordar a temática da depressão e/ou suicídio decorrente do ambiente escolar.
Segunda ação: Live no Instagram do Curso de Direito com a finalidade de abordar a temática da LGBTfobia, depressão e suicídio.
Terceira ação: Palestra entre médicos e psicólogos com a finalidade de abordar a depressão e as consequências no meio social.
Conteúdo programático
1. Depressão e/ou suicídio no ambiente escolar;
2. LGBTfobia e as consequências psicológicas; e,
3. Depressão e as consequências no meio social.
Número de docentes envolvidos: 05 docentes (Profº Hamilcar Costa, Profª Ivna Lauria, Prof. Arthur Bastos, Prof. Alexandre Pinheiro, ProfªMaria Lucia.)
Número de discentes envolvidos: + 200 discentes
Número de participantes envolvidos: Indefinido. Mesa Redonda disponível no YouTube, mais de 200 pessoas já assistiram.




|
Nome da Atividade: Contabilidade Pública como fator de Responsabilidade Social
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 19/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Destarte neste cenário em que para muitas pessoas a política se tornou sinônimo de corrupção, faz-se necessário uma revolução no cenário de como a administração pública
é conduzida, sendo salutar a restauração da credibilidade do Estado como garantidor dos direitos do cidadão. A contabilidade pública propicia o conhecimento do patrimônio público trazendo a luz do cidadão, todas as suas variações e seus registros.
Como fazer dessas informações contábeis, instrumentos de responsabilidade social para a mudança que queremos? A intenção é forçar o pensamento de que os recursos públicos podem e devem ser controlados também pelo cidadão.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Orientações sobre preenchimento de declaração de MEI, Constituição, alteração e baixa de MEI
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 18/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade de extensão será executada na modalidade de atendimento, com o recurso google meet. Serão feitas orientações quanto ao preenchimento de declaração de MEI, constituição/alteração e Baixa de MEI.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Administração 4.0 e a nova realidade organizacional
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Recursos Humanos
|
Endereço: Avenida T-10, n. 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 18/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade de extensão será executada na modalidade de palestra, por meio do zoom, abordando sobre a Indústria 4.0 que é uma abordagem promissora baseada na integração dos negócios e o processo de fabricação, bem como a integração de todos os atores envolvidos na cadeia de valor da indústria. Esse conceito tem favorecido sistemas de produção a partir da autonomia produtiva, permitindo uma maior personalização, visando uma produção mais flexível e ágil. O objetivo desta atividade é apresentar aos participantes os fundamentos da Indústria 4.0, abordando os temas da administração 4.0, as tecnologias da indústria 4.0, os impactos, tendências e desafios para os próximos anos.
Carga horária: 3 Horas
Vagas: 250

|
Nome da Atividade: Atividade de extensão - Administração 4.0 e a nova realidade organizacional
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 18/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade de extensão será executada na modalidade de palestra, por meio do zoom, abordando sobre a Indústria 4.0 que é uma abordagem promissora baseada na integração dos negócios e o processo de fabricação, bem como a integração de todos os atores envolvidos na cadeia de valor da indústria. Esse conceito tem favorecido sistemas de produção a partir da autonomia produtiva, permitindo uma maior personalização, visando uma produção mais flexível e ágil. O objetivo desta atividade é apresentar aos participantes os fundamentos da Indústria 4.0, abordando os temas da administração 4.0, as tecnologias da indústria 4.0, os impactos, tendências e desafios para os próximos anos.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Empresas, Compliance e os Stakeholders como Sistemas de Gestão
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 18/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: As empresas têm sido cada vez mais cobradas a implementar programas de Governança Corporativa que forneçam segurança a todos os stakeholders envolvidos. Em um mundo progressivamente complexo e constantemente mutável, as organizações precisam implementar sistemas seguros de gestão, protegendo seus ativos e compartilhando suas informações de maneira segura. Buscando abordar os principais tópicos sobre Governança Corporativa e o Compliance para as organizações, a UniAraguaia oferece esta atividade de extensão, através do google meet, pelo link: meet.google.com/wyu-zrni-xuy . Serão apresentados os principais conceitos e histórico por trás da Governança Corporativa, Compliance e a importância de um sistema de Gestão inteligente para as empresas em tempos de mudanças constantes.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400


|
Nome da Atividade: Marketing digital: a evolução da gestão empresarial
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 17/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O curso tem como foco o estudo da evolução do marketing e quais são os seus impactos sobre os consumidores. O ponto de partida do curso é desenvolver o conhecimento dos discentes sobre o marketing e suas evoluções e a partir deste compreender o comportamento do consumidor sob o viés do marketing digital.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Atividade de extensão - Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2020: orientações básicas sobre o preenchimento
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 17/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade de extensão foi executada na modalidade de atendimento, com o recurso Google Meet. Serão feitas orientações quanto ao preenchimento básico do Imposto de Renda 2020.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: CRA e o Mercado de Trabalho
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 16/06/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Falar que o Conselho Regional de Administração é uma autarquia federal que tem como finalidade disciplinar e fiscalizar na área de sua respectiva jurisdição o exercício profissional do Administrador, organizando e mantendo o registro deste profissional, e dando execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Mudanças de Mindset em Busca de Novos Modelos de Negócio
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Recursos Humanos
|
Endereço: Avenida T-10, n° 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 20/05/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade de extensão será executada na modalidade de minicurso e oficina, os professores iniciam com a fala individual sobre o tema, em seguida propõe um momento de esclarecimento de dúvidas e posteriormente um desafio aos participantes inscritos na atividade de extensão. O objetivo desta atividade é apresentar o BMC (BUSSINES MODEL CANVAS) como uma alternativa para inovar nos mais diversos campos de atuação profissional levando em consideração as profundas modificações geradas no ambiente de negócios pela pandemia, pois trata-se de uma ferramenta estratégica utilizada globalmente para auxiliar empreendedores e gestores de empresas na modelagem de seus negócios.
Carga horária: 3 Horas
Vagas: 250
|
Nome da Atividade: Atividade de extensão – Mudanças de Mindset em Busca de Novos Modelos de Negócio
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 20/05/2020
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A atividade de extensão será executada na modalidade de minicurso e oficina, os professores iniciam com a fala individual sobre o tema, em seguida propõe um momento de esclarecimento de dúvidas e posteriormente um desafio aos participantes inscritos na atividade de extensão. O objetivo desta atividade é apresentar o BMC (BUSSINES MODEL CANVAS) como uma alternativa para inovar nos mais diversos campos de atuação profissional levando em consideração as profundas modificações geradas no ambiente de negócios pela pandemia, pois trata-se de uma ferramenta estratégica utilizada globalmente para auxiliar empreendedores e gestores de empresas na modelagem de seus negócios.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Home office e a saúde mental
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 04/05/2020
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Palestra transmitida via google meet, com orientações de como manter a saúde mental em tempos de pandemia, proferida pela Professora Esp. Maria Lucia Gonçalves Fernandes.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400
|
Nome da Atividade: Os canais de proteção do trabalhador em tempos de COVID-19
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 06/04/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Live transmitida pela mídia instagram para orientar a população de como fica a situação do trabalhador durante a pandemia do covid -19, realizada pela auditora do trabalho: Sharena A. Gomes e a Professora Ma. Luciene Ribeiro da Costa.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 500
|
Nome da Atividade: TAMPAMANIA
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial
|
Endereço: Rua 18, nº 81
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Arrecadação de tampas plásticas que serão revertidas em fraldas geriátricas, andadores e cadeiras de rodas.
Número de docentes envolvidos: 22
Número de discentes envolvidos: 200
Número de participantes envolvidos: 400

|
Nome da Atividade: Campanha de Doação de Alimentos
|
Cursos Envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Recursos Humanos
|
Endereço: Avenida T-10, n. 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Projeto doação de alimentos foi criado pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis e adotado pelo Curso de Administração da UniAraguaia e está integrado como Núcleo de Práticas Profissionais integradas Administrativas da UniAraguaia, com o intuito de desenvolver atividades de prestação de serviços para atendimento à comunidade carente, com a utilização de recursos da instituição, doações, campanhas, valorizando as atividades de responsabilidade social, direitos humanos buscando o cumprimentos dos requisitos legais Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme o disposto no Parecer CNE/CP nº 8/2012.
Carga horária: 20 Horas
Vagas: 500

|
Nome da Atividade: Projeto TAMPAMANIA
|
Cursos Envolvidos: Pedagogia (Presencial e EaD)
|
Endereço: Unidade Centro - Rua 18, n. 81; Unidade Bueno - Av. T-10, n.1047.
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central; Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Projeto TAMPAMANIA consiste em retirar do meio ambiente as tampas plásticas em geral, sejam elas de garrafas pets, refrigerantes, água, iogurte, shampoo, amaciantes, etc. Com o valor obtido da venda as recicladoras, adquire-se Cadeiras de Rodas, Andadores, Muletas e fraldões geriátricos aos necessitados e cadastrados nos Clubes do Rotary do distrito 4530, proporcionando mobilidade e inclusão aos moradores de Goiânia e regiões circunvizinhas.
Assim, as Coordenações utilizam as redes sociais e salas de aula para divulgarem a campanha e engajar os alunos no processo de doação.
Número de docentes envolvidos: 20
Número de discentes envolvidos: 541
Número de participantes envolvidos: 561
|
Nome da Atividade: O direito à literatura e à brincadeira
|
Cursos Envolvidos: Pedagogia (Presencial e EaD)
|
Endereço: Unidade Centro - Rua 18, n. 81; Unidade Bueno - Av. T-10, n. 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central; Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Projeto “O direito à literatura e à brincadeira” consiste na arrecadação de livros literários infantis e brinquedos para serem doados em instituições e projetos na Cidade de Goiânia. O objetivo é garantir que crianças, em situação de vulnerabilidade social, tenham acesso a recursos que auxiliem no desenvolvimento pleno durante a infância.
Assim, as Coordenações utilizam as redes sociais e salas de aula para divulgarem a campanha e engajar os alunos no processo de doação.
Número de docentes envolvidos: 20
Número de discentes envolvidos: 541
Número de participantes envolvidos: 561
|
Nome da Atividade: Ciclo de Palestras e Oficinas do Curso de Pedagogia
|
Cursos Envolvidos: Pedagogia (Presencial e EaD)
|
Endereço: Unidade Centro - Rua 18, nº 81; Unidade Bueno - Av. T-10, n.º 1047.
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Central; Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Historicamente o Centro Universitário Araguaia tem como princípio e prática a organização e desenvolvimento de projetos de extensão que visam a problematização e reflexão sobre temáticas pertinentes na sociedade contemporânea. Dessa forma, os ciclos são abertos a participação de estudantes, docentes e toda a comunidade que tenha interesse em participar.
Nesse sentido, a coordenação do curso de Pedagogia – Unidades Centro, Bueno e de Ensino a Distância (EaD) ao longo dos anos vem promovendo importantes ciclos de palestras e debates trazendo para o ambiente universitário profissionais comprometidos com o ensino reflexivo para dialogar com os participantes.
O ciclo de palestras e os seus eixos visam compreender a dinâmica social atual a partir das novas reflexões sobre a necessidade de estabelecermos uma sociedade plural, que respeita os vários grupos sociais que a constitui, identificando e valorizando as diferentes etnias, culturas e identidades sociais. Sendo assim, o curso de Pedagogia da UniAraguaia propõe o diálogo reflexivo sobre como a escola deve ser um local democrático, que deve permitir a coexistência dos diferentes, mas em igualdade.
No primeiro semestre o ciclo teve como tema “Pedagogia: formação e práticas interdisciplinares”. No segundo semestre o ciclo traz como tema a “Pluralidade e diversidade cultural: diálogos sobre a práxis educativa”.
Assim, as Coordenações utilizam as redes sociais e salas de aula para divulgarem os eventos, estimulando a participação de pessoas de fora da instituição.
Número de docentes envolvidos: 20
Número de discentes envolvidos: 541
Número de participantes envolvidos: indeterminado.
|
Nome da Atividade: Projeto Viver Melhor
|
Cursos Envolvidos: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)
|
Endereço: Av. T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O projeto Viver Melhor é permanente no Centro Universitário Araguaia desde 2017, fazendo parte da rotina da instituição, com apenas uma pausa ao longo dos anos, justamente por conta do decreto do Governo Estadual sobre o isolamento social e a proibição do funcionamento de academias em Goiás em virtude da pandemia do COVID 19 (GOIÁS, 2020). Trata-se de uma iniciativa da UniAraguaia com vistas ao desenvolvimento de ações que proporcionem aos seus discentes, colaboradores e sociedade em geral, melhorias na qualidade de vida, por meio do desenvolvimento de exercícios físicos na academia da instituição e dar suporte nutricional, através das professoras nutricionistas.
Vale ressaltar que o projeto é voltado para toda comunidade, tendo gratuidade além dos colaboradores e discentes, pessoas com deficiências, portadores de doenças crônicas e idosos.
O projeto Viver Melhor objetiva proporcionar qualidade de vida saudável aos colaboradores e discentes da UniAraguaia, que resulte na prevenção de doenças, aquisição de hábitos saudáveis e na ampliação de conhecimentos acerca de aspectos importantes sobre a saúde e diversos outros elementos intrínsecos a mesma.
Em consonância com Lei 8.080 de 19 de Setembro de 1990, intitulada de Lei Orgânica da Saúde, que dispõe sobre a promoção e proteção da saúde, as empresas de iniciativa privada também possuem responsabilidade no desenvolvimento da saúde coletiva, conforme regula em seus dois primeiros artigos:
Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
Art. 2º, §2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade (BRASIL, 1990).
A fim de contribuir com a promoção e proteção da saúde do colaborador e discentes, a UniAraguaia propõe esse projeto que serve de incentivo a política de bem estar físico e mental da instituição.
O projeto Viver Melhor utiliza, além das atividades na academia, a avaliação física e nutricional como instrumento para mensuração do nível e desenvolvimento da saúde do(a) colaborador(a) e discente, com finalidades de intervir nas atividades físicas e bases alimentares do(a)s mesmo(a)s, através de um atendimento especializado de profissionais da própria Instituição de Ensino Superior.
CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES DO PROJETO
O projeto Viver Melhor é parte integrante das diversas ações de Responsabilidade Social que vem sendo realizadas pela UniAraguaia, como o respeito às diversidades culturais e ao meio ambiente. Tais ações atendem aos requisitos legais e normativos no contexto das avaliações institucionais e de cursos de graduação pelo MEC.
O referido projeto articula-se ainda enquanto uma atividade de extensão do curso de Educação Física da UniAraguaia, por ser um campo da ciência que possui proximidades com a área da saúde e para tanto, proporciona ao estudante e futuro profissional um rol de conhecimentos para a prevenção de doenças e o bem estar físico e mental dos indivíduos. Assim, temos como objetivos:
- Implementar uma política de saúde dos colaboradores e discentes da UniAraguaia, bem como a comunidade em geral;
- Contribuir para a manutenção da produtividade do colaborador e discente;
- Incentivar mudanças de hábitos e adesão ao estilo de vida saudável;
- Informar aos colaboradores e discentes sobre a prevenção de doenças relacionadas à falta de atividade física;
- Estimular a atividade física na vida dos colaboradores e discentes por meio das atividades desenvolvidas na academia da UniAraguaia.
Número de docentes envolvidos: 05
Número de discentes envolvidos: 30
Número de participantes envolvidos: 300
|
Nome da Atividade: Projeto de Responsabilidade Social Abrace uma Causa
|
Cursos Envolvidos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda
|
Endereço: Av. T-10, n° 1.047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: É neste contexto, da prática da responsabilidade social, que os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia apresentam o Projeto Abrace uma Causa, que visa criar redes responsáveis por meio do apoio a entidades não governamentais sediadas preferencialmente em Goiânia e municípios próximos, ou, ainda, realizar projetos voluntários ou doações.
O objetivo é envolver tanto o corpo docente quanto o corpo discente desta instituição de ensino superior – especialmente estudantes e professores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda – em todas as ações, que pode ainda contar com o envolvimento da sociedade civil organizada e da comunidade em geral, em ações pontuais.
Considerando as políticas de inclusão da IES e a formação do acadêmico com vistas à responsabilidade social e construção da cidadania e da solidariedade como aptidão do indivíduo, o projeto de responsabilidade social Abrace uma Causa, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia – realizado semestralmente pelas coordenações dos dois cursos vem ao encontro com as principais preocupações sociais e políticas de inclusão da IES.
As ações motivadas pelo projeto devem despertar toda a sociedade para o debate e promover atitudes que tornem o convívio com a problematização da comunidade um momento de aprendizagem. A começar pela própria comunidade acadêmica – formada por professores, estudantes e colaboradores administrativos da instituição –, que será diretamente envolvida nas ações realizadas pelo projeto.
O Abrace uma Causa é relevante academicamente porque – além de despertar a percepção sobre alteridade nos alunos, conscientização sobre causas sociais e o espírito solidário e responsável para com o outro – pode render pesquisas acadêmicas sobre as pautas abordadas a cada edição do projeto.
E a sociedade, certamente, será beneficiada com a iniciativa, que sempre elegerá uma entidade da sociedade civil para ser abraçada. Além disso, a comunidade é convidada também a participar de ações beneficentes e de formação, realizadas pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda dentro deste projeto de responsabilidade social.
Os principais objetivos do projeto são:
. Eleger uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que preste relevante serviço de assistência social para receber ações e atividades que venham a contribuir e apoiar a comunidade por meio de trabalho educativo e beneficente.
. Despertar na comunidade acadêmica – estudantes, professores e colaboradores administrativos – a ideia de alteridade, consciência social e espírito solidário e colaborativo.
Edição 2019
Para a edição inaugural do Projeto Abrace uma Causa, realizada no primeiro semestre do 2019, elegemos como causa a ser abraçada a defesa da mulher vítima de violência. Por isso, escolhemos o Centro de Valorização da Mulher (Cevam) como entidade a ser beneficiada. Segue abaixo um balanço das ações realizadas do ano passado.
Edição 2020
Para este ano foi escolhida como causa a ser abraçada os animais em situação de abandono e maus tratos. Por isso, foram escolhidas duas instituições muito carentes que atuam no resgate e assistência aos animais em situação de abandono e maus tratos: Santuário São Francisco de Assis e Abrigo dos Animais Refugados.
Entre as ações previstas para a edição 2020 do Abrace uma Causa estão:
. Produção de uma edição especial da revista #Comunica dedicada exclusivamente ao tema do projeto.
. Produção de vídeos institucionais e educativos sobre a questão de maus tratos, abandonos, posse responsável, adoção, resgate, castração etc.
. Mostra fotográfica com animais resgatados e que vivem nos abrigos e de animais de rua.
. Leilão online para arrecadar recursos financeiros para as instituições atendidas.
. Busca de patrocínio junto às empresas para se conseguir medicamentos, ração e outros suprimentos para as ONGs abraçadas pelo projeto.
. Dia D de Defesa dos Animais Abandonados e em Situação de Maus Tratos: será realizado no dia 28 de novembro, das 9h às 16h, no YouTube da UniAraguaia. Serão realizadas várias ações neste dia, como leilão online, participação dos patrocinadores, dos representantes das ONGs etc.
Balanço da edição 2019
BALANÇO DO PROJETO ABRACE UMA CAUSA
|
FRENTES DE ATUAÇÃO DO ABRACE UMA CAUSA
|
ASSISTENCIALISMO
|
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
|
TRABALHOS JORNALÍSTICOS
|
Campanhas de arrecadação de produtos
|
Campanhas publicitárias sobre o Cevam e violência contra a mulher
|
Revista sobre o Cevam e assessoria de imprensa do projeto
|
- 110 unidades itens de higiene pessoal e limpeza (papel higiênico, sabão em barra, desinfetante, detergente, amaciante de roupa, sabão em pó, esponja, esponja de aço e água sanitária.
|
- 6 filmes publicitários;
- 10 anúncios (off e on line): cartazes, cards e banners
|
Revista de 40 páginas (com cinco artigos, sete reportagens, um perfil, uma crônica e uma entrevista pingue-pongue;
|
- 500 peças de vestuário, calçados e acessórios;
- 120 bijuterias.
|
- 30 posts no Feed do Instagram do projeto;
- 30 posts nos stories do Instagram do projeto.
|
- 23 publicações na mídia:
. 3 jornais impressos;
. 12 portais;
. 3 televisões
. 5 rádios.
|
Valor arrecadado no Bazar:
|
R$ 1.800,00
|
Total e alunos envolvidos diretamente:
|
58
|
Total de professores diretamente envolvidos
|
5
|
Total de pessoas da comunidade que doaram
|
28
|
Número de docentes envolvidos: Todos os docentes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Atualmente são 13 docentes.
Número de discentes envolvidos: Todos os estudantes dos cursos
Número de participantes envolvidos: É uma atividade aberta à comunidade em geral.







|
Nome da Atividade: Projeto TAMPAMANIA
|
Cursos Envolvidos: Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo.
|
Endereço: Av. T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Projeto TAMPAMANIA consiste em retirar do meio ambiente as tampas plásticas em geral, sejam elas de garrafas pets, refrigerantes, água, iogurte, shampoo, amaciantes, etc. Com o valor obtido da venda as recicladoras, adquire-se Cadeiras de Rodas, Andadores, Muletas e fraldões geriátricos aos necessitados e cadastrados nos Clubes do Rotary do distrito 4530, proporcionando mobilidade e inclusão aos moradores de Goiânia e regiões circunvizinhas. O dinheiro da venda de 350 quilos de tampinhas é suficiente para adquirir uma peça (cadeira de rodas).
Assim, as Coordenações utilizam as redes sociais e salas de aula para divulgarem a campanha e engajar os alunos no processo de doação.
Número de docentes envolvidos: 20
Número de discentes envolvidos: 10
Número de participantes envolvidos: 200


|
Nome da Atividade: Projeto ENGENHARIAS QUE ALIMENTAM
|
Cursos Envolvidos: Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental
|
Endereço: Av. T-10, nº 1047
Cidade:Goiânia
|
Bairro: Setor Bueno
UF: GO
|
Data: 02/03/2020
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Atualmente, o mundo passa por um momento de crise, podendo esta ser considerada no âmbito médico, político e social. Após a declaração da Organização das Nações Unidas da Pandemia referente ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia.
Em 22 de janeiro, foi acionado o Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), para harmonização, planejamento e organização das atividades com os atores envolvidos e o monitoramento da situação epidemiológica. Houve mobilização de vários setores do governo e diversas ações foram implementadas, incluindo a elaboração de um plano de contingência (BRASIL, 2020). Em 3 de fevereiro de 2020, a infecção humana pelo novo coronavírus foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (BRASIL, 2020).
Muitos voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social. Distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e consultas gratuitas são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. São cidadãos e instituições se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo. Neste sentido, os alunos do 9° período do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Araguaia – UniAraguaia, juntamente com os demais alunos do Curso e dos Cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, convidam toda a sociedade a participarem da ação solidária de doação de alimentos, única e exclusivamente em auxílio aos necessitados após a paralisação de diversas atividades de nosso estado pelo COVID-19.
Número de docentes envolvidos: 5
Número de discentes envolvidos: 5
Número de participantes envolvidos: 50
|
|