Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Justificativa:
Uma das grandes preocupações atuais é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos, que necessitam de uma destinação final ambientalmente adequada. Nos últimos anos, esses resíduos têm se apresentado como um dos principais problemas em áreas urbanas, pois sua geração, descarte e disposição inadequados provocam diversos impactos ambientais, sociais, econômicos e de saúde pública. Dessa forma, a geração descontrolada dos resíduos e, consequentemente, seu acúmulo, vem se tornando um desafio para os territórios urbanos (DURAES, 2016).
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), no Brasil, a produção de resíduos avançou cinco vezes mais que o crescimento populacional no ano de 2010 a 2014; mostrando que as pessoas estão cada vez mais consumistas. Os dados demonstraram ainda que 38% dos brasileiros não têm acesso a um sistema de tratamento e destinação final de resíduos (ABRELPE, 2014).
Os parques urbanos fornecem benefícios ambientais e ecológicos, sociais e psicológicos importantes para as sociedades humanas, enriquecendo a vida humana com significados e emoções (CHIESURA, 2004). Nesse sentido, realizar um diagnóstico ambiental sobre o parque Municipal Elmar Arantes Cabral oferecerá à cidade de Aparecida de Goiânia a oportunidade de melhorar a sua qualidade ambiental, proporcionando para os habitantes sensação de conforto e bem-estar. Para tanto, segundo Brito et al. (2016), é necessário ter conhecimento de como seus habitantes percebem o ambiente. Assim, estudos da percepção ambiental ajudam a enfrentar os desafios e dar resposta às necessidades e anseios da comunidade.
Portanto, observa-se a responsabilidade dos frequentadores do Parque no adequado gerenciamento do lixo, tendo em vista que a minimização dos impactos no meio ambiente e na saúde pública passa pela sensibilização da população envolvida diretamente na geração do lixo. Esta sensibilização determinará, consequentemente, o aumento no valor relativo atribuído pelos frequentadores ao local. Desta forma, o público frequentador poderá perceber a importância de suas atitudes no controle, fiscalização e minimização dos impactos ambientais na área.
Objetivo geral:
Realizar um diagnóstico ambiental no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral, em Aparecida de Goiânia.
Objetivos específicos:
· Realizar uma caracterização quali-quantitativa do lixo gerado no Parque;
· Analisar a estrutura operacional do Parque para o gerenciamento do lixo;
· Caracterizar o perfil socioambiental dos frequentadores do Parque;
· Sensibilizar os frequentadores sobre a importância do descarte correto do lixo e o processo de reciclagem.
Metodologia:
O presente trabalho utilizará como modalidade de pesquisa o estudo de caso. O estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos, a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente (CHIZZOTTI, 2006). Segundo Candiani et al. (2004), esta metodologia é um procedimento no qual a informação é coletada de forma sistemática e direta através de entrevistas e/ou questionários. Esta técnica é utilizada para a identificação de fatores que predispõe as motivações de um grupo, impulsionando ou restringindo suas atitudes.
O presente estudo será realizado no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral, localizado em Aparecida de Goiânia, GO.
Para avaliar o perfil socioambiental dos frequentadores do parque, serão aplicados questionários durante visita ao local. Os dados dos questionários serão contabilizados em programa computacional para posterior análise, visando propor melhorias a serem implantadas em uma segunda visita, na qual também pretende-se realizar o plantio de mudas para auxiliar na arborização do Parque.
Conteúdo programático
• Conceitos sobre a a tipologia e gestão de resíduos sólidos;
• Impactos ambientais do lixo;
• Orientação sobre a destinação correta do lixo gerado no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral;
• Conscientação/Educação Ambiental dos frequentadores do Parque Municipal Elmar Arantes Cabral.
Cronograma de atividades:
• 29/09 – Ação no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral para desenvolvimento das atividades propostas;
• 24/11 – Retorno ao Parque para plantio de mudas e devolutiva dos resultados do diagnóstico ambiental aos frequentadores.
|