Atividades - 2018

Nome da Atividade: Arrecadação de materiais para algumas entidades sociais em prol de crianças
Cursos Envolvidos: Engenharia Agronômica
Endereço: Goiânia e Aparecida de Goiânia
Cidade:Goiânia e Aparecida de Goiânia
Bairro: Recanto das Minas Gerais, Casa Amor e Vida e Jardim Dom Bosco
UF: GO
Data: 22/09/2018
Hora: 09:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

Entre os dias 17 a 22 de setembro de 2018 o curso de Engenharia Agronômica, pautado na importância da inserção social e no compromisso com a Responsabilidade Social lançou a 14ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular para a arrecadação de materiais para as crianças amparadas por entidades sociais em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

O papel da Faculdade no desenvolvimento social local/regional e, por conseguinte, na institucionalização da política de responsabilidade social, fundamentada na promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e social, da defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística do patrimônio cultural, implica demarcar o lugar que a instituição ocupará neste novo contexto, como participante interessada e compromissada no enfrentamento dos problemas sociais. Esse elemento será pautado na perspectiva de mobilizar interações sociais, levando à construção de compromissos e responsabilidades junto à comunidade regional.

Uma dessas mobilizações pode ser observada nesse projeto que reunirá os docentes e discentes do curso no trabalho social em auxilio às entidades Invasão do Recanto das Minas Gerais, Casa Amor e Vida e Jardim Dom Bosco. Os materiais doados serão: a doação de brinquedos, livros infantis, roupas, materiais escolares e materiais de higiene.

A Casa Amor e Vida, por exemplo, é uma instituição sem fins lucrativos que atende pessoas de baixa renda em tratamento de doenças degenerativas, as quais em consequência da doença, acabam passando por necessidades básicas. Sendo assim a Casa Amor e Vida oferece apoio material e psicológico aos beneficiários juntamente com sua família. Sendo a Invasão do Recanto das Minas Gerais, e Jardim Dom Bosco, são bairros de invasão da Grande Goiânia, em que as crianças estão em situação crítica, de extremo abandono.



Nome da Atividade: Proposta de Trabalho/Ação Responsabilidade Social Articulada com a Disciplina Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos na Escola-Campo
Cursos Envolvidos: Pedagogia
Endereço: Escola Municipal João Braz Bairro: São Judas Tadeu
Cidade:Goiânia
Bairro: Centro
UF: GO
Data: 19/09/2018
Hora: 19:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

I – JUSTIFICATIVA

 

            O trabalho da disciplina Estágio Supervisionado nas turmas de Ensino Fundamental modalidade Educação de Jovens e Adultos no sexto período se justifica no processo de formação de professores como ação mediadora na interpretação, discussão e prática pedagógica do professor e sua  atuação profissional.

            Neste semestre, desenvolveremos a articulação entre a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos e o projeto Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular a partir de ações especificas para atender o jovem e o adulto no contexto do mundo do trabalho.

Para tanto, a Faculdade Araguaia apresenta o projeto de responsabilidade social: Inclusão digital do jovem e adulto e o reconhecimento histórico da cidade de Goiânia. O desenvolvimento do projeto vai ao encontro das especificidades do (a) aluno (a) da Educação de Jovens e Adultos que, por vezes, deixa de participar de atividades extraclasses em razão do trabalho ou questões financeiras.

A Faculdade Araguaia entende que o resgate da história da Cidade de Goiânia a partir do uso da sala de informática é fundamental. Além de favorecer o acesso a outras formas de desenvolvimento de aulas para os jovens e os adultos.

 

II – OBJETIVO GERAL

 

3.1- Reconhecer a importância da inclusão digital do jovem e adulto a partir do reconhecimento histórico da cidade de Goiânia.

 

III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

3.1- Promover ações de acesso do jovem e adulto no laboratório de informática da escola campo.

3.2- Acompanhar e orientar uma pesquisa, no laboratório de informática, sobre a história de Goiânia.

3.3- Identificar pontos turísticos, bem como locais históricos da cidade de Goiânia tendo em vista imagens e vídeos disponíveis na internet/domínio público. 

3.4- Selecionar arquivos digitais sobre a história de Goiânia a fim de utilizá-los como fonte de estudo.

 

IV- DESENVOLVIMENTO

 

4.1- Diálogo com os profissionais da escola campo a fim de estruturar as ações do projeto de responsabilidade social articuladas às atividades de estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos - EJA.

4.2-  A partir das ações definidas levar os alunos (as) da EJA para participar de uma pesquisa no laboratório de informática da escola.

4.3- Acadêmicos (as) da Faculdade Araguaia realizarão, junto aos alunos (as) da EJA, atividades de pesquisa na internet, acesso a sites de consulta – domínio público – com o tema referente à história da cidade de Goiânia.   

4.4 –A partir do levantamento de dados, sistematizar uma ação de visita à cidade de Goiânia – pontos turísticos e locais históricos.

4.5. Após definir os locais de visitação, a Faculdade Araguaia, por meio dos (as) acadêmicos (as) levantarão fundos para locar o ônibus e atender alunos (as) da Educação de Jovens e Adultos na culminância do projeto de responsabilidade social. 

4.6. Promoção do passeio turístico aos principais pontos da Cidade de Goiânia.



Nome da Atividade: Contabilizando com a comunidade
Cursos Envolvidos: Ciências Contábeis
Endereço: Faculdade Araguaia - Unidade Centro
Cidade:Goiânia
Bairro: Central
UF: GO
Data: 19/09/2018
Hora: 09:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

Mini-cursos abertos à comunidade de:

  • Educação Financeira
  • Direitos Individuais do Trabalhador
  • Excel Básico
  • A Contabilidade como Ferramenta de Gestão em Organizações de Economia Solidária
  • Análise de Investimentos: Utilizando as Ferramentas VPL, TIR e Payback
  • Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis
  • Campanha de arrecadação de tampinhas - TAMPAMANIA


Nome da Atividade: Dia da responsabilidade Social
Cursos Envolvidos: Ciências Biológicas
Endereço: Parque Vaca Brava, Goiânia - GO
Cidade:Goiânia
Bairro: Bueno
UF: GO
Data: 24/11/2018
Hora: 09:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:
  1. 1) Projeto Germinação: os alunos produzirão mudas nativas do cerrado ao longo do semestre, sob a orientação das professoras das disciplinas de Botânica, e distribuirão no dia da atividade “Dia da responsabilidade social”.
  2. 2) O lixo que habita em mim: os professores orientadores trabalharão de forma interdisciplinar no projeto “Conservação e integração dos ambientes aquáticos na formação de professores e cidadãos” ao longo do semestre com a temática e, posteriormente, orientarão os discentes na atividade, produzindo maquetes e protótipos de animais que vivem nos oceanos bem como a situação que ficam após ingerirem lixo. Dessa forma, a comunidade se informará e terá noção da realidade da poluição das águas que atinge diretamente a fauna aquática e traz consequências danosas ao planeta.
  3. 3) Doenças transmitidas por água contaminada: a professora orientadora da atividade trabalhará ao longo do semestre as parasitoses que são ocasionadas pela água contaminada e os discentes demonstrarão aos participantes da atividade “Dia da responsabilidade Social” as consequências da água contaminada em relação à saúde pública.
  4. 4) Caminhada da responsabilidade social e análise de pH da água do lago do Parque Vaca Brava: os discentes desenvolverão uma caminhada com os participantes da atividade até o lago localizado no parque Vaca Brava e coletarão a água. Posteriormente, levarão a água para análise através de indicadores de pH.


Nome da Atividade: Feira Trocaê – Intercâmbio cultural e formação de novos leitores
Cursos Envolvidos: Comunicação Social
Endereço: Faculdade Araguaia – Unidade Passeio das Águas
Cidade:Goiânia
Bairro: Mansoes Goianas
UF: GO
Data: 24/11/2018
Hora: 09:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

3.1. Apresentação

A revolução tecnológica provocou mudanças no cotidiano do cidadão. A velocidade na resolução de tarefas tornou-se um imperativo do século XXI. Atualmente é preciso responder mensagens virtuais instantaneamente, acelerar para não chegar atrasado em vários compromissos, entregar trabalhos em prazos cada vez mais exímios, enfim resolver tudo ligeiramente. Esta rotina cada vez mais acelerada impossibilita que o ser humano dedique um pouco de seu tempo a prazeres singelos como passear com o animal de estimação, assistir um bom filme e ler um livro novo.

A Feira Trocaê objetiva resgatar e ressaltar o prazer da leitura e estimular o intercâmbio cultural por meio da troca de livros. O evento, que acontecerá na Faculdade Araguaia – Unidade Passeio das Águas, será destinado para a comunidade acadêmica e público em geral. Os participantes deverão levar no mínimo dois livros, sendo um para troca e outro para doação a instituições de caridade.

Dessa forma, a Feira Trocaê proporcionará uma manhã literária repleta de conhecimento e responsabilidade social, estimulando a experiência da leitura, o reaproveitamento de livros e a doação espontânea.

 

 

3.2. Justificativa

Promover um evento que valorize a experiência da leitura e a doação de livros é de extrema importância para apresentarmos aos nossos alunos e comunidade em geral a importância da literatura, esta arte que é fonte de conhecimento e capaz de desenvolver a imaginação e o domínio das possibilidades comunicativas da linguagem verbal.

Visto que buscamos uma formação ampla e multidisciplinar para nossos alunos, expor discussões com vinculação artística contribui para que possam ter um olhar diferenciado e aprofundado sobre suas profissões e sobre si mesmos enquanto profissionais, possibilitando que inovem e sejam empreendedores e criativos durante o curso e principalmente quando diplomados.

A Feira possibilitará um maior contato com o universo literário e o desenvolvimento da capacidade de escrita criativa, tão fundamental para os alunos dos cursos de Comunicação Social. Além disso, proporcionará a arrecadação de livros que serão doados a instituições de caridade, propiciando a formação de novos leitores.

 

3.3. Objetivos

 

3.3.1 Objetivo Geral

- Estimular a leitura e arrecadar livros para doação a instituições de caridade.

 

3.3.2 Objetivos Específicos

- Apresentar novos livros a comunidade acadêmica e população em geral;

- Aproximar a população goiana das ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Faculdade Araguaia;

- Discutir a importância da literatura na contemporaneidade;

- Propiciar a formação de novos leitores através da doação de livros;

- Estimular o consumo consciente de bens materiais;

- Tornar a academia um espaço de discussões que envolvam a sociedade como um todo e não um gueto, que produz conhecimentos que não extrapolam os muros dos centros de estudo.

 

3.4. Metodologia

Cada participante da Feira Trocaê deverá levar à Faculdade Araguaia – Unidade Passeio das Águas, no dia do evento, no mínimo dois livros. Um dos livros irá para um baú de doações e outro será utilizado para trocas entre os participantes. O ingresso de entrada no evento consiste na doação do livro. A Feira será produzida no formato “Mercado de pulgas”, nome dado às antigas feiras parisienses onde os cidadãos se reuniam para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal. Os participantes da Feira Trocaê poderão utilizar cangas ou as mesas para organizar os livros e iniciar os processos de troca. 

 

3.5. Cronograma de execução

 

Data / horário

Atividade

09h

Abertura da Feira

09h

Início das trocas

10h30

Contação de histórias – ( parceria com  alunos de Pedagogia)

09h – 15h

Ações simultâneas propostas por outros cursos

15h

Fim da feira

 



Nome da Atividade: Práticas de gestão socioambiental do lixo no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral em Aparecida de Goiânia, GO.
Cursos Envolvidos: Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil
Endereço: Parque Municipal Elmar Arantes Cabral
Cidade:Aparecida de Goiânia
Bairro: Recanto do Cerrado
UF: GO
Data: 29/09/2018
Hora: 15:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Justificativa:

Uma das grandes preocupações atuais é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos, que necessitam de uma destinação final ambientalmente adequada. Nos últimos anos, esses resíduos têm se apresentado como um dos principais problemas em áreas urbanas, pois sua geração, descarte e disposição inadequados provocam diversos impactos ambientais, sociais, econômicos e de saúde pública. Dessa forma, a geração descontrolada dos resíduos e, consequentemente, seu acúmulo, vem se tornando um desafio para os territórios urbanos (DURAES, 2016).

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), no Brasil, a produção de resíduos avançou cinco vezes mais que o crescimento populacional no ano de 2010 a 2014; mostrando que as pessoas estão cada vez mais consumistas. Os dados demonstraram ainda que 38% dos brasileiros não têm acesso a um sistema de tratamento e destinação final de resíduos (ABRELPE, 2014).

Os parques urbanos fornecem benefícios ambientais e ecológicos, sociais e psicológicos importantes para as sociedades humanas, enriquecendo a vida humana com significados e emoções (CHIESURA, 2004). Nesse sentido, realizar um diagnóstico ambiental sobre o parque Municipal Elmar Arantes Cabral oferecerá à cidade de Aparecida de Goiânia a oportunidade de melhorar a sua qualidade ambiental, proporcionando para os habitantes sensação de conforto e bem-estar. Para tanto, segundo Brito et al. (2016), é necessário ter conhecimento de como seus habitantes percebem o ambiente. Assim, estudos da percepção ambiental ajudam a enfrentar os desafios e dar resposta às necessidades e anseios da comunidade.

Portanto, observa-se a responsabilidade dos frequentadores do Parque no adequado gerenciamento do lixo, tendo em vista que a minimização dos impactos no meio ambiente e na saúde pública passa pela sensibilização da população envolvida diretamente na geração do lixo. Esta sensibilização determinará, consequentemente, o aumento no valor relativo atribuído pelos frequentadores ao local. Desta forma, o público frequentador poderá perceber a importância de suas atitudes no controle, fiscalização e minimização dos impactos ambientais na área.

Objetivo geral:

Realizar um diagnóstico ambiental no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral, em Aparecida de Goiânia.

Objetivos específicos:

·         Realizar uma caracterização quali-quantitativa do lixo gerado no Parque;

·         Analisar a estrutura operacional do Parque para o gerenciamento do lixo;

·         Caracterizar o perfil socioambiental dos frequentadores do Parque;

·         Sensibilizar os frequentadores sobre a importância do descarte correto do lixo e o processo de reciclagem.

Metodologia:

O presente trabalho utilizará como modalidade de pesquisa o estudo de caso. O estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos, a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente (CHIZZOTTI, 2006). Segundo Candiani et al. (2004), esta metodologia é um procedimento no qual a informação é coletada de forma sistemática e direta através de entrevistas e/ou questionários. Esta técnica é utilizada para a identificação de fatores que predispõe as motivações de um grupo, impulsionando ou restringindo suas atitudes.

O presente estudo será realizado no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral, localizado em Aparecida de Goiânia, GO.

Para avaliar o perfil socioambiental dos frequentadores do parque, serão aplicados questionários durante visita ao local. Os dados dos questionários serão contabilizados em programa computacional para posterior análise, visando propor melhorias a serem implantadas em uma segunda visita, na qual também pretende-se realizar o plantio de mudas para auxiliar na arborização do Parque.

Conteúdo programático

•              Conceitos sobre a a tipologia e gestão de resíduos sólidos;

•              Impactos ambientais do lixo;

•              Orientação sobre a destinação correta do lixo gerado no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral;

•              Conscientação/Educação Ambiental dos frequentadores do Parque Municipal Elmar Arantes Cabral.

 

Cronograma de atividades:

•    29/09 – Ação no Parque Municipal Elmar Arantes Cabral para desenvolvimento das atividades propostas;

•  24/11 – Retorno ao Parque para plantio de mudas e devolutiva dos resultados do diagnóstico ambiental aos frequentadores.



Nome da Atividade: Documentário e discussões sobre o Césio 137
Cursos Envolvidos: Direito; Engenharia Agronômica.
Endereço: Faculdade Araguaia
Cidade:Goiânia
Bairro: Bueno
UF: GO
Data: 20/09/2018
Hora: 19:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

1)    Documentário e discussões sobre o Césio 137 dias 19 e 20 de setembro de 2018.

1.1) 31 anos de história do acidente com o Césio-137;

1.2)  radioatividade e câncer – atendimento especializado;

1.3)  discussão sobre responsabilidade social;

1.4)  síntese –  o papel da Justiça quanto a esta temática.

2)  Até 22 de setembro, arrecadação de brinquedos, livros infantis, roupas, material escolar e de higiene a serem entregues na Coordenação de Engenharia Agronômica.



Nome da Atividade: Rodízios de brincadeiras para crianças da Educação Infantil
Cursos Envolvidos: Pedagogia
Endereço: Escola Municipal Coronel Getulino Artiaga
Cidade:Goiânia
Bairro: Vila Nova
UF: GO
Data: 04/09/2018
Hora: 16:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Os(As) acadêmicos(as) do 4º período do curso de Pedagogia das disciplinas Didática e Pesquisa e Prática na Educação Infantil, com a coordenação da Professora Ma. Maria Aparecida Costa e Professora Ma. Ester Alves Lopes Mendes, desenvolveram no dia 04 de setembro de 2018 uma atividade pedagógica, na Escola Municipal Coronel Getulino Artiaga, intitulada “Rodízios de brincadeiras para crianças da Educação Infantil”. O objetivo desta atividade foi oportunizar a vivência de práticas pedagógicas significativas no cotidiano da infância. Ações assim, são imprescindíveis ao processo de formação dos(as) acadêmicos(as) de pedagogia oportunizando pensar como as crianças aprendem, socializam e de que forma os espaços precisam ser pensados na Educação Infantil.

Coordenação: Professora Ma. Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco



Nome da Atividade: Noções Básicas da Língua Brasileira de Sinais - Libras
Cursos Envolvidos: Educação Inclusiva: Libras e Braile - Curso de Pós-grduação Lato Sensu
Endereço: Faculdade Araguaia
Cidade:Goiânia
Bairro: Bueno
UF: GO
Data: 28/04/2018
Hora: 00:09:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O presente teve como público-alvo os discentes dos cursos de graduação da Faculdade Araguaia e  à comunidade em geral. O curso ofertou noções básicas da Língua Brasileira de Sinais – Libras, compreendendo esta, como a língua oficial da comunidade surda brasileira, ou seja, L1.  O mini curso foi importante para proporcionar aproximação da academia e o saber científico com a comunidade em geral, ressaltando assim o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. O curso ofereceu noções básicas da Língua Brasileira de Sinais – Libras a fim de reconhecer a diferença linguística da pessoa com surdez, divulgar as características desta língua visual espacial e assim contribuir com a inclusão social.



Nome da Atividade: VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia
Cursos Envolvidos: Todos os cursos de Graduação e Pós-Graduação
Endereço: Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
Cidade:Goiânia
Bairro: Bueno
UF: GO
Data: 27/04/2018
Hora: 00:09:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DA FACULDADE ARAGUAIA: Graduação e Pós-graduação é uma contribuição para um panorama cultural, científico e acadêmico de forma interdisciplinar. O evento colocou em contato estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e a comunidade em geral ligados as diferentes áreas do conhecimento e que estão diretamente envolvidos com as práticas sociais que envolvem a Educação Superior e seu papel na inserção profissional.

Evento que demonstra um caráter inovador, não apenas por sua proposta de unir públicos distintos e se propor a atender as expectativas de cada um deles, mas também no sentido de promover e fomentar a inovação no cenário profissional e nos futuros profissionais de nossa sociedade.