Depoimentos - 2007

DEPOIMENTOS
Depoente: Marcelo Coelho
Profissão: coordenador geral do ProMETRO e Diretor Financeiro da METROCAMP
Depoimento:O coordenador geral do ProMETRO e Diretor Financeiro da METROCAMP, Professor Marcelo Coelho, acompanhou as oficinas ressaltou `` ficou muito realizado em ver a participação dos nossos alunos desenvolvendo ações sócio-educativas no dia Ensino responsável 2007 e poder constatar como é importante a troca de saberes entre escola pública, a faculdade e a comunidade para transformação de uma sociedade mais desenvolvida, digna e justa”

Depoente: Fabrizia Aquino
Profissão: Psicóloga do ProMETRO – METROCAMP
Depoimento:“Foi BÁRBARO!!! Sempre é muito bom atuar junto a comunidade, um grande encontro...onde todos nós geralmente pensamos que vamos ofertar algo para a comunidade e nos surpreendemos com o quanto nós aprendemos... O processo de construção coletiva é grandiosa e nos revela o caminho onde as possibilidades possam vir a ser escolhas e as transformações possam ser possíveis e reais, enfim um Grande Encontro” Fabrizia Aquino – Psicóloga do ProMETRO – METROCAMP

Depoente: Bianca Alves
Profissão: estudante
Depoimento:Bianca Alves, de 15 anos, que estuda na escola, foi sozinha participar do evento. Ela aproveitou o dia para tirar carteira profissional, fazer as unhas, verificar seu peso, altura e ainda participou da oficina sobre sexualidade. “É bom aumentar o conhecimento. Um dia para colher muitas informações. Se informar na minha idade e, nas outras, é muito importante”, contou Bianca.

Depoente: Mariana Ribeiro Gomes
Profissão: estudante
Depoimento:Mariana Ribeiro Gomes, 11 anos, que estuda na escola levou uma colega de outro bairro para aproveitar as atividades. Na sala de brinquedos pedagógicos elas brincaram do jogo da memória. “É um dia diferente. Não esperava ter tanta coisa. Se não viesse para cá estaria no computador da casa da minha amiga”, disse Mariana.

Depoente: Sônia Aparecida Trindade
Profissão: dona de casa
Depoimento:A dona de casa, Sônia Aparecida Trindade aproveitou para colocar o papo em dia com uma vizinha que também esperava para fazer as unhas, “pretendo ficar até o final, fazer as unhas e assistir as danças. É bom ter coisas assim no bairro, o povo participa, se vê”.

Depoente: Poliana e Glinis Batista
Profissão: estudantes de Pedagogia
Depoimento:“Ficamos na pintura corporal com as crianças. Achamos que o evento foi de grande ajuda para a comunidade, teve bazar de roupas, manicure, corte o cabelo, exame de vista. Foi bom porque muita gente não tem como pagar isso. Uma menina ficou feliz de pintar o braço e avisamos que ia sair quando tomasse banho. Ela pediu que escrevesse o nome do namorado. Brincamos: então coloca uma sacolinha no braço na hora de tomar banho. Foi engraçado! Depois muitos pediam no braço os nomes os namorados ou estrelinhas. Fazia fila! Foi muito bom. Depoimento das irmãs Poliana e Glinis Batista, ambas alunas do primeiro ano do curso de Pedagogia da Metrocamp que atuaram na oficina de pintura corporal.

Depoente: Leonardo Tozo
Profissão: aluno da Escola Pública Prof. Messias Gonçalves
Depoimento:Leonardo Tozo, 14 anos, aluno do 2º ano colegial da Escola MESSIAS, aprendiz de hotelaria pela CETROCAMP e artista folclórico, pinta painéis de 4mx3m em lápis de cores diz ” gosto muito de estudar, mas o meu sonho é poder expor minhas pinturas em outros lugares, fora da escola, espero contar com o apoio da METROCAMP e de outras universidades”. O aluno teve seu desenho escolhido para ilustrar o muro da escola que foi pintando no Dia do Ensino Responsável 2007.

Depoente: Silvia Coelho
Profissão: Diretora de Comunicação da METROCAMP
Depoimento:O estudante Leonardo Tozo Escola Prof. Messias, 14 anos realizou uma exposição de arte, com imensos painéis feitos em cartolina colada e pintados com lápis de cor com tema “Coroa Brasileira “A emoção ao entrar na sala de aula da Escola Messias recoberta de traços coloridos do chão ao teto, delineados com maestria, pelo aluno artista da Escola Messias, Leonardo, nos faz reforçar a importância de outra frase do concurso “ Respeito e dever a humanidade deve conhecer “ ressalta professora Silvia Coelho.

Depoente: Patricia Longuini
Profissão: Estudante de RP/ Metrocamp - aluna voluntária no evento
Depoimento:Essa experiência dos eventos do Prometro para mim têem sido motivo de alegria poder participar! O evento do dia 27/10, foi muito legal, pois pudemos ver o brilho no olhar de cada criança ali presente... é uma grande gratificação poder ver cada criança sorrindo, brincando... se divertindo, é muito especial poder fazer parte desta grande alegria. Patricia Longuini aluna de RP - 6º Sem.

Depoente: Gerson Chaves
Profissão: Estudante da Metrocamp
Depoimento:Olá eu sou o Gerson que estava no Bazar das Roupas e foi um grande sucesso, com muito prazer eu e a galerinha fomos lá para ajudar e aprender!!!!!

Depoente: Karine Almeida
Profissão: Estudante de Educação Física/Metrocamp - voluntária no evento
Depoimento:Foi muito bom e importante para a comunidade. As pessoas interagiram. O evento foi bem aceito por públicos de todas as faixas etárias, a diversidade de atividades foi uma ótima idéia. E as crianças uma graça, aprendi muito com todos. Karine Almeida - aluna do 4 º semestre Educação Física- Licenciatura/Metrocamp

Depoente: Paulo Rinke
Profissão: estudante de ADM/Metrocamp - bolsista ProMETRO
Depoimento:Antes de mais nada, parabenizo o Prometro pela competência e responsabilidade social que a partir disso coloca jovens estudantes entre os diversos problemas sociais. Muitos nunca tiveram a oportunidade de ajudar o próximo. O Comunidade em Ação proporciona um contato incrível, que permite que um mágico sentimento atue nos corações daqueles que desenvolvem o projeto, o amor ao próximo, que é muito gratificante e se espalha em diversas atividades como: pintar unhas, massagem, danças artísticas, bazar beneficente etc. O Comunidade em ação espalhou alegria no espaço onde as oficinas estavam atuando, como no lançamento do Projeto Amigos (de bolsistas ProMETRO do curso de ADM) que promoveu desfile de moda com as roupas doadas e muitas brincadeiras no local. Foi diversão-séria! O grupo já se prepara para o próximo Comunidade em Ação no semestre que vem. Com muita criatividade os projetos fazem um trabalho cada vez mais bonito nas oficinas que contribuem diretamente com a sociedade. Paulo Rinke – aluno do curso de ADM e Coord. do Projeto Amigos/bolsista ProMETRO

Depoente: Leandro Campos da Silva
Profissão: Estudante de fisioterapia - equipe Escola Alerta
Depoimento:O evento em si teve uma ótima organização, ao qual sem dúvidas agradou a população. Várias pessoas compareceram na sala ao qual eu atuava (medida de pressão), saindo da sala ciente de nossos serviços e motivações de estar lá. Foi um evento digno de reprise. Leandro campos da Silva, aluno doCurso de Fisioterapia da Metrocamp

Depoente: Cleudiran Sales Dias
Profissão: Diretora Estadual da UBM
Depoimento:Nós, da União Brasileira de Mulheres-UBM, analisamos como positiva a parceria com o ProMetro para a realização do COMUNIDADE EM AÇÃO 3, promovido na Escola Estadual Messias Gonçalves, no bairro Vila Padre Anchieta, no Distrito de Nova Aparecida, aproximando alunos do Ensino Fundamental e Médio da comunidade local e Graduandos das Faculdades METROCAMP. Este projeto desenvolvido pelo ProMetro, possibilita alunos da Escola pública vislumbrar um futuro promissor começando e/ou passando por uma Instituição de Educação conceituada como a METROCAMP.

Depoente: Bárbara Sales Guedes
Profissão: estudante da 7a. A Escola Messias
Depoimento:Combinei com as minhas amigas para participar do evento Comunidade em Ação; Assistimos as apresentações, sambamos, pintamos, fomos pintadas e cuidamos das unhas. Passamos uma tarde bem legal! (Bárbara Sales Guedes, estudante da 7a. A Escola Messias).

Depoente: Fernanda Volpe Pedroso
Profissão: Assessoria Comunicação Social Metrocamp
Depoimento:``As ações que o prometro realiza com a comunidade têm muita valia e conscientização tanto dos alunos da escola, quanto da comunidade. Essas ações servem para as pessoas terem conhecimento do que se faz e do que se pode fazer para a comunidade. Como ex. as danças, as palestras, as campanhas, a conscientização, etc! A comunidade interage-se, causando assim além de conhecimento, o respeito mutuo entre as pessoas, cuidando e valorizando o espaço onde vivem. Você nota que as pessoas se sentem mais valorizadas quando há alguém que as respeita e as valoriza pelo que elas têm de melhor. Isso é o melhor que podemos dar a essas pessoas. Valorização,respeito e coscientização. Por isso as ações do Prometro são tão importantes. É assim que teremos um dia a resposta positiva da sociedade onde vivemos. Isso deveria ser não só o interesse e o compromisso da Metrocamp, mas de toda a sociedade`` Fernanda Volpe Pedroso

Depoente: Vera
Profissão: Diretora da Escola Estadual Prof. Messias Gonçalves
Depoimento:Esse evento COMUNIDADE EM AÇÃO é muito importante, nós estamos muito felizes de trazê-los aqui para a escola. È uma parceria que dá muito certo ao público, a escola pública realmente é carente dessas parcerias, com isso nós pretendemos resgatar valores com os nossos alunos, com a nossa comunidade que realmente ela se transforme, reflita e incorpore valores no seu dia-a-dia.

Depoente: Profa. Dra. Tatiana Passos Zylberberg
Profissão: Coord. Pedagógica do ProMETRO -
Depoimento:A interação do aluno com a comunidade caracteriza uma das missões do ensino superior que é a Extensão. No dia do ENSINO RESPONSÁVEL 2007 trouxemos para essa escola mais de 18 oficinas que são projetos baseados na experiência socioeducativa dos alunos da Metrocamp.

Depoente: Alessandra Vegetti
Profissão: Aluna Metrocamp do curso de R.P, bolsista ProMETRO
Depoimento:O encontro está muito organizado, as pessoas estão participando. Neste evento o pessoal está mais integrado.

Depoente: Regiane Nunes Pinheiro
Profissão: Bolsista do ProMETRO - aluna do Curso de Ciências Contábeis da Metrocamp
Depoimento:Ainda criança conhecia a Igreja Batista Nacional. Me batizei e entrei para o ministério de dança, um grupo ainda pequeno e restrito e com suas dificuldades (...), e também comecei a ministrar aula de escola bíblica para crianças de 2 a 4 anos (aulas ministradas com texto bíblicos, com material áudio visual, atividades, ensinando pra crianças que Deus Criou todas as coisas, que tem porque pra tudo e tempo pra tudo.... ) E que Deus cuida dos podres e ricos.. (na igreja tem uma diversidade muito grande de crianças entre classe social). No fim de 2005 ganhamos uma sala de dança com isso abrimos vagas para ballet infantil, que em 2006 as crianças tinham aulas de segunda e quarta e de sábado... era bem cansativo pra mim mais amava o que fazia, e valeu.... neste ano estou com aulas de sábado só, porque muitas crianças, estão estudando no período da tarde e também estou saindo mais tarde do trabalho.....abrimos vagas há 2 meses para meninos... e tenho hoje uma turminha com 20 crianças...entre 4 a 12 anos (uma turma mista de crianças entre classe social) A partir de 2005 todo ano são abertas vagas para todas faixas etárias.... com aulas de Jazz, hip–hop, sapateado, ballet, e (ballet aéreo por enquanto grupo avançado só).... Na igreja lembramos que Deus veio pra todos... e não faz exceção de pessoas... que Deus salva quem quer e ninguém tem nada a ver com isso.... Tendo a dificuldade que tiver, pecado que tiver, pobre, rico, simplesmente Deus está ali pronto!! Um exemplo simples são os ônibus que trazem pessoas de bairros pobres e afastados. Um total de 11 ônibus que levam e trazem sem cobrar nada!!! (ex: Vida Nova, Itatiaia, Itajaí, Samambai, entre outros com motoristas que são voluntários). Hoje sei que Deus me tem como um vaso nas mãos Dele para dançar, ensinar o que amo pra crianças... alcançar pessoas com minha dança ministrando louvor... A única coisa que tenho a dizer é que não largo o meu Deus e minha dança por nada... que eu dance só pra as crianças...ou escondida em uma sala, ou em cima de um palco em destaque, mais que eu seja agradável a Deus.... Aprendi que mesmo se tudo der errado Deus está comigo e cuida de mim, de verdade!! Então só tenho a dizer: se eu for uma flor escondida no meio do mato mais que eu seja apreciada e cuidada por ELE....Aquele que pode dar todas as coisas Porque pode viu!!! Agradeço por ter saúde por poder lutar pelo que quero, por poder fazer o que amo...o por ter oportunidade. Mesmo não sendo fácil, levando tombos no meio do caminho...perdendo os que eu amo uma certeza tenho no final da tudo certo pois Ele tem um plano na minha vida e não vou desistir.... E que dançar pra mim é que nem se apaixonar, não tenho escolha... e quero passar isso para os que me cercam..... tenho feito isso em meu projeto ProMETRO e em todos os momentos que a vida me proporciona! Regiane Nunes Pinheiro Bolsista do ProMETRO Aluna do Curso de Ciências Contábeis da Metrocamp

Depoente: Soraia Celente
Profissão: Bolsista ProMETRO - Aluna do curso de Educação Física – Bacharel 8º semestre
Depoimento:“Ao ingressar no curso de Educação Física da METROCAMP e conseguir uma vaga como estagiária em uma das maiores academias de Campinas, pensei que mudar a visão dessas grandes empresas ou propor novas idéias, seria uma tarefa praticamente impossível. Pois fui surpreendida ao tentar realizar um sonho e implantar um projeto social voluntário que permitisse que crianças de comunidades de baixa renda pudessem vivenciar as mais diversas modalidades oferecidas na academia e proporcionar momentos tão gratificantes a todos os envolvidos. O Projeto, denominado KidSolidário, foi aceito por todos os diretores e coordenadores e está sendo um sucesso!!! Nele, os profissionais envolvidos (professores,estagiários e funcionários da academia) “doam” um pouco daquilo que sabem e gostam de fazer, à essas crianças que nunca tiveram contato com essas experiências antes, participando de atividades como: Escalada indoor, Tecido Acrobático, Jogos na Areia, Natação, Circuito Ginástico, entre outros. Recebemos uma instituição por mês na academia e proporcionamos momentos de lazer, recreação, diversão e muita atividade. Poder contribuir um pouco para a alegria dessas crianças, “doar” um pouco de carinho e atenção, mostrar a elas o quanto elas são capazes é uma gratificação impossível de descrever, pois a resposta está no sorriso e no olhar de cada uma delas. A partir dessa conquista, percebi que podemos e devemos sim propor sempre nossas idéias, pois com certeza elas serão bem recebidas por muitas pessoas que estão à nossa volta.....por isso...ACREDITEM e principalmente, façam tudo com muito AMOR!!!” Soraia Celente Bolsista ProMETRO Aluna do curso de Educação Física – Bacharel 8º semestre

Depoente: Marcelo Godoy - Tell Batata
Profissão: Estudante do curso de Publicidade e Propaganda- bolsista ProMETRO
Depoimento:Em junho de 2005 a Metrocamp começou com o programa de bolsas Prometro, porém eu não sabia que a partir da iniciativa da faculdade, minha vida seria totalmente transformada. Sempre trabalhei em projetos sociais na área da religião e de comunidades católicas em Barão Geraldo, mas queria algo mais concreto, que pudesse ajudar quem precisasse de um sorriso ou de um abraço. Quando vi a lista de entidades e instituições de Campinas, uma chamou a atenção, a Associação Hospitalhaços. Pensei muito, pois tinha horror de hospitais, não me sentia bem, tinha medo daqueles corredores frios e compridos. Decidi enfrentar o medo e principalmente meu pré-conceito e me cadastrei para o trabalho. No primeiro dia no hospital estava perdido, com receio de ver o que não queria ver, mas depois de 3 sábados acompanhando a turma do hospital Mário Gatti, coloquei minha fantasia e nascia ali um apaixonado pela vida, abastecido de solidariedade e um eterno Hospitalhaço. Ainda não tinha nome e um paciente me deu a sugestão de Batata e assim ficou como Dr. Batata. Hoje atuo com uma turma de mais ou menos 20 palhaços, pessoas de várias religiões, crenças e cidades que juntos no Hospital Celso Pierro da PUC, formamos uma família unida em prol ao combate da dor e da doença. Uma garotinha e um garotinho lindos, mostraram-nos que ``Cada dia é uma Vitória``, pois sempre a vida irá prevalecer. Foi assim, venci o medo e hoje sou uma pessoa mais humana pois sou Hospitalhaço que conheci através do Prometro. Marcelo Godoy - Tell Batata Publicidade e Propaganda Bolsista ProMETRO

Depoente: Rafael Bazzi
Profissão: aluno – Direito Metrocamp – Bolsista ProMETRO
Depoimento:Na realidade para mudar a realidade “vi a necessidade de criar um projeto, agora realmente posso dizer que senti o que escrevi e na prática me sensibilizei com o social” Fiz uma visita por intermédio do ``Integra-se``, na instituição Lar pequeno Paraíso, no jardim São Fernando (acho), e percebi que eu poderia ser mais útil e humano ajudando alguém. Então percebi que não é somente palavras bonitas e bem colocadas que emocionam... o FAZER, AGIR, enfim, tomar uma ``Atitude``, é o que faz sentido. Mediante isso elaborei um projeto com mais 7 pessoas, onde vamos doar arrecadar 260 litros de leite mês, para essa crechê, é mais uma necessidade da instituição, porque somente o leite seria fácil e pouco, e para ser fácil tem muita gente querendo. Como por exemplo: mês de Março 260 litros de leite + chocolates para fazer a páscoa daquelas crianças e ``di quebra``, no último sabado de cada mês nós levamos o arrecadado e fazemos uma atividade com as crianças, pois percebemos que elas necessitam muito do material, no entanto são carentes e necessitam também de atenção, e saber que nós acreditamos nelas para um futuro melhor. Agora posso expressar com muito mais FIRMEZA, pois eu sinto que sou responsável socialmente e tenho esperança de um mundo melhor, e pela primeira vez percebo que isso não é demagogia ou utopia, e sim que depende do que planto no presente, para ter uma boa colheita no futuro!!! Depoimento: aluno Rafael Bazzi – Direito Metrocamp – Bolsista ProMETRO

Depoente: Patrícia dos Anjos Viana
Profissão: Estudante - Bolsista ProMETRO
Depoimento:Logo ao chegarmos na ARCA, percebemos o que realmente aquelas crianças esperavam: queriam receber atenção. A carência delas não é apenas financeira, mas de carinho e da possibilidade de reconhecimento social digno. Com atitudes simples, rapidamente as crianças já estavam envolvidas e felizes conosco, e sem que a gente precisasse fazer “nada demais”, apenas algumas brincadeiras simples foram suficientes para trazer ao rosto daquelas crianças um sorriso de esperança. Ao ver as crianças, correndo para nos abraçar e disputando nossa atenção, percebemos que as horas-ProMETRO em prol de uma causa social, que no início podiam ser vistas como uma “obrigação”, se tornaram bem mais que isso. A valorização que tivemos daquelas crianças, nos mostrou que estávamos ali por um motivo diferente, e que deveríamos agir, pensando no quanto poderíamos estar representado para aquelas crianças, que não estavam cobrando nada mais do que atenção. Esta mesma atenção parecia ser para elas o “diferencial” para que pudessem ter um futuro melhor. Nos emocionamos com a sensação de que em “algumas horas” poderíamos ajudá-las, incentivando, mostrando o valor e o potencial que elas têm, e ao mesmo tempo, fazendo acreditarem nelas mesmas. Agora vimos que, quando estamos longe dessas realidades, não conseguimos enxergar realmente como e quem estas crianças são. Depoimento de Patrícia dos Anjos Viana Bolsista ProMETRO

Depoente: Silvia Vilella
Profissão: aluna do 4° semestre de Pedagogia - METROCAMP
Depoimento:O Projeto AMASSALATA tem como objetivo incentivar e implantar a coleta seletiva na Metrocamp. Este projeto teve inicio no mês de julho de 2006 na festa junina do Colégio Progresso com atividades desenvolvidas por alunos bolsistas do ProMETRO envolvendo pais e alunos. Tivemos o envolvimento de 20 alunos bolsistas, num evento que contou com um público de mais de 5000 pessoas. Em seguida o projeto buscou a estrutura do Departamento de Limpeza Urbana - (DLU) de Campinas. Com a parceria o projeto tomou novas proporções com um trabalho voltado também a comunidade externa. Um exemplo foi o trabalho desenvolvido no Shopping D. Pedro em Campinas que durou 52 dias alcançando um público de mais de 1 milhão de pessoas. O AMASSALATA participa de vários eventos entre eles estão a festa de aniversário de Campinas que é realizado pela prefeitura na Pedreira do Chapadão com público de em media de 150 mil pessoas, não só trabalhamos com atividades de incentivo a coleta seletiva por meio de concurso das cinco melhores frases sobre o meio ambiente, mas também mantemos o ambiente limpo através da parceria com as cooperativas ligadas ao DLU este caso foi a Santo Expedito que compareceu com 10 cooperativados. Neste evento foram coletados 420 quilos de latinha que garantiu a salário dos cooperativados. O projeto trabalha em eventos internos e externos sempre em parcerias com empresas públicas, privadas. O projeto desenvolve atividades como reaproveitamento dos resíduos dos campi da Metrocamp revertendo em benefícios. O projeto Jovem.com é um exemplo, recebeu computadores usados que puderam ser reaproveitados. Ao Centro Corsini foi doado um computador novo comprado com a ajuda de resíduos gerados na faculdade como: papel, lata de refrigerante, papelão plástico, etc. Para 2007 o projeto pretende incentivar a coleta seletiva e a economia dos recursos naturais como a água por exemplo para isso conta com a parceria da Sanasa e a colaboração dos alunos ProMETRO que compõe o grupo AMASSALTA. O Projeto AMASSALATA é coordenado pela aluna do 4° semestre de Pedagogia Silvia Vilella e pela Diretora de Marketing Prof. Dra Silvia Coelho.

Depoente: Maria Cristina Jesus Duarte
Profissão: Aluna do curso de Direito – Metrocamp
Depoimento:Atuação social do estudante do ensino superior: mais que uma opção, é uma questão de cidadania! Como bolsista ProMETRO do Programa de Qualidade e Responsabilidade Social da METROCAMP, gostaria de deixar registrado minha opinião pessoal sobre as experiências adquiridas ao longo de um ano de ativa participação. A METROCAMP alavancou de forma inovadora o despertar da juventude acadêmica para o problema SOCIAL, que é responsabilidade de todos, abrindo espaço para que os alunos possam expor suas idéias, e mais que isso, colocá-las em prática com seriedade, comprometimento, criatividade e, sobretudo, tendo a consciência de que todos podem contribuir. O modelo antigo de sociologia e filosofia antes conhecido somente nas salas de aula passa agora a tomar “corpo, caras e bocas atuantes” na sociedade. Com ATITUDE, os jovens da METROCAMP iniciam uma história de cidadania que servirá de modelo para outras universidades; saindo da visão do EU para o NÓS BRASILEIROS, SOMOS CONSTRUTORES DE UM BRASIL MELHOR. Um mundo globalizado não comporta pessoas que não interagem, que não sabem trabalhar em equipe, muito menos que não desenvolvem uma visão macro do mundo, tanto de suas carências quanto de suas evoluções. Nesse contexto, os alunos da METROCAMP apresentam um “plus” para o mercado, sendo hoje requisitados, pois sabem que tais pessoas saem da faculdade não só com a bagagem acadêmica; são atuais multiplicadores e agentes do futuro, serão profissionais líderes na acepção da palavra, terão por excelência a integridade, o olhar voltado para o outro, com isso teremos a perspectiva de que o Brasil saia da LETARGIA MORAL e ingresse no tão sonhado ESTADO DE PROBIDADE! As instituições no meu entender não abrem as portas para que nós trabalhemos para elas ou em prol de uma causa, vou mais além, elas sim, nos convidam a trabalhar nosso ego, orgulho e egoísmo. Convidam-nos a deixarmos nossos mundinhos muitas vezes medíocres, com probleminhas que nós criamos ou olhamos com nossas lentes de aumento e nos dizem: Alôô o mundo não se resume no seu umbigo! Acorda, venha aprender a crescer, venha evoluir! Fica aqui um convite: Se você quer viver uma experiência fantástica, procure um projeto que atenda ao seu perfil, integre-se, compartilhe. Para isso, é necessário comprometimento. Um soldado para ser valoroso tem que estar na frente de batalha! Maria Cristina Jesus Duarte - Aluna do 4° ano de Direito – Metrocamp Bolsista ProMETRO

Depoente: Bruna Carvalho Rossi
Profissão: Estudante de Biomedicina - Metrocamp
Depoimento:Através do Prometro tenho a oportunidade de conviver com essas pessoas que vivem em condições de miséria, adolescente de 15 anos grávidas ou até mesmo jovens com vários filhos que realmente necessitam de nosso apoio. Dessa maneira acredito contribuir um pouco para cada pessoa que se alimentam através de meus serviços prestados na Entidade CASA DA SOPA, localizada na Rua Irai nº 91, no Paraíso Viracopos. A cada dia tenho a consciência de que o fazemos é um grande benefício para quem o recebe, porém mais ainda para quem o faz. Bruna Carvalho Rossi Estudante do curso de Biomedicina da Metrocamp Bolsista ProMETRO

Depoente: vanessa cristiane ferreira
Profissão: Aluna Ed. física-Licenciatura - METROCAMP
Depoimento:Tive a oportunidade de estar dia 27/10 na Comunidade em Ação 3 promovido pelo ProMETRO, programa que sou bolsista. Participei da oficina de pipas... que para mim foi um desafio, aprendi ensinando!! O bacana também foi que, quando os meninos chegavam na sala e viam uma menina/mulher fazendo pipa eles ficavam encantados... Neste pequeno gesto, pude mostrar que a mulher pode e deve ocupar qualquer espaço, mesmo que este não pareça para ELAS estarem lá...Com a nossa presença nesta oficina, atraiamos os olhares das meninas que também entraram para construir suas pipas!!!