Depoimentos - 2016

DEPOIMENTOS
Depoente: Fabiana Toledo de Oliveira
Profissão: Psicóloga
Depoimento:

Fabiana Toledo de Oliveira - Psicóloga da Fundação Padre Emilio Immos
"Nossa equipe técnica luta constantemente com a inclusão social e principalmente para que possam encontrar espaço para desenvolver e explorar suas potencialidades, para que os olhares que os cercam não sejam limitantes e preconceituosos, mas possam encorajar a desbravar o que existe de melhor em cada um.

Os estagiários do projeto “Sorridente” tiveram papel fundamental nesse processo de construção da  auto-estima e dignidade dos nossos acolhidos.

Acompanhei todo o trabalho, o que mais chamou atenção foi à intensidade a qual os alunos abraçaram nossos meninos, dando não apenas o trabalho técnico, mas a humanização nas visitas, trabalhando com empenho e compromisso gerando mudanças visíveis, através do amor ao qual dedicam em cada visita.

Ativaram a sala de odontologia a qual estava abandonada por falta de recursos e material, a força de vontade do grupo trouxe a chance de ter um atendimento de alta qualidade dentro da instituição proporcionando aos meninos a vivencia afetiva com o grupo a possibilidade de  novos laços afetivos estreitando as convivências quebrando os tabus que por muitas vezes separam esses mundos. O projeto “Sorridente” proporciona para fundação uma riqueza a qual esta ajudando no trabalho de toda equipe técnica.

Tudo isso está sendo possível através de um trabalho humanizado dos alunos e coordenadora envolvida no projeto.

Procuramos não apenas a mão de obra, mas pessoas dispostas a abraçar essa causa.

Meu sentimento como profissional é de gratidão ao profissionalismo, às doações de escova de dente, onde todas as visitas ensinam os meninos como escovar e cuidar dos dentes, mobilizando mudanças importantes para que cada um possa sentir- se capaz dentro daquilo que podem realizar."



Depoente: Luciene Patrici Papa
Profissão: Docente
Depoimento:

A Faculdade Sudoeste Paulista, percebendo a importância social,  realizou uma campanha para formação de cadastro para doadores de medula óssea. Trata-Se de uma campanha onde toda a comunidade foi convidada a se cadastrar como doador. A adesão, tanto dos estudantes e professores como da população avareense foi intensa. Cabe ressaltar que essa grande mobilização é de importância ímpar, pois quanto maior o número de pessoas registradas,  maiores são as chances de compatibilidade com os pacientes. A doação de medula óssea é um gesto de amor e solidariedade.



Depoente: Caio Henrique de Paula Nogueira
Profissão: estudante
Depoimento:

O projeto teve um papel de muita importância para o meu aprendizado uma vez que pude, além de desenvolver habilidades relacionadas à Odontologia, conhecer e vivenciar uma realidade que foge de tudo o que conhecemos.

Assim, posso dizer que aprendi não só o que esperava aprender, mas que tive uma oportunidade única de conhecer, entender e principalmente de saber conviver as diferenças.

Resumindo, esse projeto vai além do que acredito ser apenas um projeto social, pois possibilitou conhecer uma Odontologia que não é praticada por todos os profissionais, e  a convivência com os atendidos enriquece nossas vidas, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornando pessoas “mais humanas”.



Depoente: Denner Nixon da Silva
Profissão: estudante do curso de Farmácia
Depoimento:
  • O evento foi importante, pois o contato com a população serviu como experiência profissional na conscientização dos riscos da automedicação, sinais e sintomas da dengue, zika e chikungunya e no combate ao mosquito Aedes aegypti. Além do combate ao mosquito, nós orientamos a população quanto ao uso de repelentes, bem como ajudamod a diferenciar  os sinais e sintomas destas doenças virais.


Depoente: Renata Carolina Piffer
Profissão: Coordenadora do curso de Farmácia
Depoimento:

A melhor maneira de prevenir estas doenças virais é combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti e usar repelentes de forma correta, seguindo as orientações do farmacêutico. Nosso evento foi muito satisfatório, tanto em relação a construção do saber dos nossos alunos, quanto para a colaboração que prestamos aos moradores da nossa cidade, cumprindo nosso papel dentro da sociedade.