Depoimentos - 2018

DEPOIMENTOS
Depoente: Valdete da Graça
Profissão: Professora
Depoimento:

“Quando pensamos e falamos sobre responsabilidade social, devemos nos ater a uma responsabilidade efetiva e compromissada de todos, indistintamente. Deve ser uma luta coletiva para que se contribua com uma sociedade mais justa, com igualdade e respeito aos direitos, especialmente dos menos favorecidos”.



Depoente: Arlindo Franco de Godoi
Profissão: Professor
Depoimento:

Hoje mais do que nunca o compromisso em criar uma consciência cada vez mais comprometida com a responsabilidade social e cidadania se tornou uma urgência. Nossa Instituição, tem em sua base regimentar o compromisso de favorecer e fomentar uma consciência cada vez mais comprometida com questões que envolvem a construção de uma sociedade socialmente responsável. 



Depoente: Andrea Marques Serrano Lima
Profissão: Professora
Depoimento:

No ambiente empresarial, a contribuição para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo é entendida como Responsabilidade Social. Espera-se que as empresas tenham comportamentos responsáveis em sua relação com os stakeholders, e que além do objetivo do lucro prezem pelo bem estar das pessoas e do meio em que estão inseridas. Deve estar no centro dos valores empresariais, com aplicações práticas e reconhecidas pela sociedade.



Depoente: Juliane Aparecida Kerkhoff
Profissão: Professora
Depoimento:

Falar em Responsabilidade Social no século XXI é certamente incluir a defesa do meio ambiente e da sadia qualidade de vida neste processo, pois não existe ato de responsabilidade social que não envolva direta ou indiretamente a questão ambiental. Até porque a questão ambiental é a questão que envolve o local onde se vive, proteger/preservar o local onde vive, buscar viver e habitar este local com dignidade e consciência ecológica é sem dúvida uma questão de responsabilidade com as presentes e futuras gerações.



Depoente: Célia Mazzo Mura
Profissão: Professora
Depoimento:

A prática da responsabilidade social deve estar presente no cotidiano das ações individuais, coletivas e institucionais, na estrutura política do Estado e demais órgãos de segurança pública, para a construção e adoção de novas práticas políticas em todos os segmentos da sociedade. As exigências legais de respeito à Constituição por parte dos poderes constituídos é de suma importância, a fim de salvaguardar o Estado de direito os direitos sociais e a justiça social, representados pelos tribunais, no sentido de se praticar a ética e as atitudes cidadãs, considerando o sentido humanitário como grande agente de projeção e transformações da vida.

Do ponto de vista da responsabilidade individual, em todos os tempos, o ser humano é o grande agente de transformação, que possui competência para atuar em defesa da vida no planeta, na manutenção da natureza e do bem estar da vida. O Brasil necessita de iniciativas concretas, articuladas com conhecimentos relevantes em diferentes áreas, setores do trabalho e no exercício da vida social, com boa ação educativa enquanto suporte para a formação de seres humanos críticos e criativos.

Cabe aos poderes constituídos e a sociedade a responsabilidade na construção e execução de projetos que possam oferecer subsídios, no tocante à união de esforços no sentido de oferecer a todos (as) a dignidade humana.



Depoente: Vânia Cristina Teixeira
Profissão: Professora
Depoimento:

O contexto de Responsabilidade Social encloba o desenvolvimento sustentável em sua junção ambiental, econômica e social. nesse sentido resta o comprometimento de toda a coletividade, no âmbito público e privado, visando sempre o bem comum.



Depoente: Taís Zanini de Sá Duarte Nunes
Profissão: Professora
Depoimento:

As instituições de Ensino possuem papel fundamental na sociedade, a medida que confrontam a comunidade acadêmica com os problemas locais e regionais, produzindo ações práticas de enfrentamento dos mesmos. Tendo em vista que o Estado por si só, não tem ofertado mecanismos eficientes que fomentem o bem estar social e o desenvolvimento pleno do cidadão, é a Instituição de Ensino que cumpre esse papel.



Depoente: Lorenso Cassaro
Profissão: Professor
Depoimento:

Responsabilidade Social compreende o desenvolvimento de ações pro-ativas com colaboradores, profissionais, acadêmicos e o meio ambiente. Atitude esta que contribui para o desenvolvimento sustentável, incentivo e participação de projetos sociais, atividades culturais, esportivas, participação de programas, projetos e ações de educação socioambiental propiciando maior integração e solidariedade entre colegas de trabalho, sociedade interna e externa, na valorização das relações com a comunidade e crescimento da empresa, opondo-se a processos discriminatórios.



Depoente: Amaury Antonio Meller Filho
Profissão: Professor
Depoimento:

Responsabilidade Social é exercer a cidadania, é o cuidar da pessoa e da sociedade, é um olhar no presente, pensando no futuro. o ser humano nasceu para viver em sociedade, a cidadania é sua responsabilidade com a mesma, é a forma de garantir a liberdade do indivíduo em uma nação



Depoente: José Carlos Christiano Filho
Profissão: Professor
Depoimento:

A responsabilidade social é fundamental para o desenvolvimento da sociedade atual. Com ela reforça-se o compromisso da ética, desenvolvimento sustentável e bem-estar da comunidade, gerando um crescimento na esfera econômica e humana saidável e aproveitável a todos. Nesse aspecto, insere-se a responsabilidade social individual significativa para causas sociais, culturais ou ecológicas. Há muitas maneiras de fazer parte de projetos sociais, desde as doações bancárias até atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda, que, nesse particular, desde a sua Instituição, a Faculdade Maringá cumpre tal papel com comprometimento e competência.