Depoimentos - 2014

DEPOIMENTOS
Depoente: Cinthya Sofia Cesari
Profissão: Estudante
Depoimento:

Participar dos sábados divertidos é ter oportunidade de proporcionar a crianças e para eu mesma, momentos de descontração e recreação diferentes das que possuímos no dia-a-dia. E conversar com elas enquanto vivenciam este momento é encantador, pois cada palavra, cada gesto que eles demonstram de gratidão já faz valer a pena todo o trabalho.



Depoente: Claudemir Marcolla
Profissão: Auxiliar Administrativo
Depoimento:

É realmente gratificante participar juntamente com os acadêmicos de um evento deste contexto. A preocupação deste projeto se dá quanto à inclusão na forma mais ampla que este termo possa suscitar, a “Inclusão Social”, que por sua vez, visa integrar crianças de comunidades carentes que em grande parte de seu tempo não possuem acesso a lugares específicos para atividades de lazer. Todos os envolvidos nestas atividades trocam experiências e sentem-se realizados com os resultado.



Depoente: Dryan Claudio Souza
Profissão: Estudante
Depoimento:

Com o projeto UNIFEBE na comunidade podemos aproximar os alunos do ensino médio com a universidade e o mercado de trabalho, mostrando a rotina dos estudantes com os trabalhos desenvolvidos em sala, e podendo esclarecer suas duvidas em relação ao curso a as suas árias de atuação. Também destaco o importância da participação dos acadêmicos nesse evento, proporcionando a oportunidade de repassarem os conteúdos  e experiências adquiridas em sala de aula.



Depoente: Michel Luiz Gonçalves
Profissão: Engenheiro de Produção
Depoimento:

Permaneci na UNIFEBE durante cinco anos e meio como acadêmico do curso de Engenharia de Produção, durante todo esse período participei das atividades do Coro. Eu que sempre gostei de musica, aprendi muito com a experiência e a competência do regente Sergio Westrup. Ao longo desse tempo tive a oportunidade de participar da evolução das abordagens e das praticas realizadas pelo coro, principalmente na busca constante do regente em aproximar as atividades acadêmicas da comunidade, neste caso, o canto coral. Com apresentações em escolas da região, foi possível oferecer aos jovens e talvez futuros acadêmicos uma atração diferenciada. Por ultimo, porém não menos importante, a ajuda financeira vinda através da bolsa oferecida aos participantes do coro é outro atrativo bastante interessante.



Depoente: Sérgio Luiz Westrupp
Profissão: Regente do Coro da UNIFEBE
Depoimento:

Atuo à frente do Coro da UNIFEBE desde a sua criação há quinze anos. Ao longo deste período o grupo sempre desenvolveu atividades musicais relacionadas ao canto coral como forma de ampliação da experiência da formação acadêmica do ensino superior, como possiblidade de interação com toda a comunidade local e regional e de inserção dos alunos da instituição no campo das práticas musicais. Desenvolvo nos encontros semanais tanto atividades e estratégias que comportem o desenvolvimento musical do integrante do coro como propostas que visem a consolidação de sujeitos dinâmicos e autônomos que possam contribuir com o enriquecimento de toda a sociedade na qual estão inseridos.  Neste primeiro semestre de 2014, em especial nos dedicamos ao projeto de extensão universitária nas escolas de ensino médio noturno de Brusque e de cidades vizinhas com o objetivo de estabelecer um diálogo sociocultural entre o contexto universitário e o da educação básica. Esta aproximação tem promovido ótimos resultados como um crescimento qualitativo no desempenho do Coro da UNIFEBE e na receptividade e interação por parte dos cerca de quinhentos alunos que compartilharam deste trabalho musical apresentado de forma crítica e estimulante quanto à apreciação musical. Tenho certeza de que as transformações sociais e individuais decorridas deste projeto contribuem para com o estabelecimento de relações mais simétricas dentro de nossas instituições sociais.



Depoente: Tamily Roedel
Profissão: Professora
Depoimento:

O lixo eletrônico contém substâncias que podem ser nocivas à saúde e prejudiciais ao meio ambiente, além de conter minérios que podem ser reaproveitados, desde que descartados corretamente. Recebemos muitas ligações de empresas e visitas de escolas que trouxeram seu lixo eletrônico. Muitos se sensibilizaram pela causa porque acreditam que nós podemos fazer a mudança com pequenas ações.



Depoente: Carlos Alberto Kühn
Profissão: Presidente da Associação Hospitalar e Maternidade Cônsul Carlos Renaux
Depoimento:

Acho que essa aproximação é algo espetacular. Queremos que o nosso paciente seja tratado como se estivesse em sua própria casa e uma boa leitura e o acompanhamento faz parte de uma coisa de família. O que os acadêmicos estão fazendo é isso e acredito que esta ação irá melhorar sensivelmente na recuperação dos internados.



Depoente: Crislaine Ebel
Profissão: Pedagoga
Depoimento:

Doar sangue é fácil, seguro e ajuda a salvar até quatro vidas.



Depoente: Olavo Larangeira Telles da Silva
Profissão: Professor
Depoimento:

Sou coordenador do projeto, atuando como professor nas aulas de iniciação ao basquetebol. Viso oferecer e apresentar a modalidade esportiva, no caso o basquetebol e através dos valores que o esporte proporciona contribuir na formação de crianças e jovens.