Nome da Atividade: Bingo com as Avós
|
Cursos Envolvidos: Pós-Graduação lato sensu presenciais
|
Endereço: R. São Vicente - Boa Vista, Joinville - SC, 89206-200
Cidade:Joinville
|
Bairro: Boa Vista
UF: SC
|
Data: 23/09/2017
|
Hora: 15:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: No dia 23/09/2017 o Grupo de Sustentabilidade da Faculdade Censupeg de Joinville, promoveu uma ação social intitulada: Bingo com os avós!
O grupo esteve presente no Lar de Idosos Vila Vicentina, que fica localizado na cidade de Joinville/SC. Atualmente o lar abriga 12 idosas, todas do sexo feminino. O lar possui uma proposta diferenciada: seu objetivo é proporcionar um centro de convivência humanizado, onde os idosos que ali se encontram possam ser autônomos nas suas tarefas diárias. Cada um possui uma casa residencial onde moram com uma perspectiva de independência. O ambiente de casa conta com um quarto, um banheiro, uma cozinha e uma sala, ali preparam suas refeições diárias, recebem visitas e realizam suas atividades. A proposta do lar é abrigar idosos que consigam ser responsáveis pelas tarefas diárias e, quando adoecem, são retirados do local pela família e/ou responsáveis, passam por tratamento e retornam quando o quadro retorna estável.
A proposta do Grupo de Sustentabilidade foi promover um dia diferente com essas idosos, então organizamos um bingo para poder confraternizar com elas, no dia haviam 10 senhoras idosas presentes. Os prêmios foram doados e também adquiridos com o dinheiro do próprio grupo e ao todo, foram 11 prêmios.
Ao chegar no local, organizou-se os prêmios nas mesas e foi realizado uma apresentação do grupo às idosas. Elas estavam aguardando ansiosas a visita, desde o início da semana. Iniciamos então as rodadas do bingo. Conforme as idosas “bingavam”, elas não participavam das próximas rodadas (pelo menos não valendo prêmio, podiam jogar apenas), para que assim, todas ganhassem um prêmio ao final do jogo.
Importante destacar a alegria de cada uma delas, expressa nos rostos e sorrisos e que contagiava todos que lá estavam! Após o bingo, foi promovido um café de confraternização com música, fotos, conversas e confraternização entre os mais experientes e o grupo. Foi um dia muito especial! Além disso, os integrantes da ação Foram convidados a conhecer o espaço do brechó delas, onde vendem roupas para arrecadar dinheiro e poder manter o lar. Esta organização não recebe governamental, vive de doações de igrejas e voluntários, todos que lá trabalham são voluntários.
Ao término de tudo, na despedida, com muito carinho, cantaram uma música para todos, como agradecimento ao qual segue:
“Trago minhas mãos, cheias de ricas bênçãos. Querido irmão, essas são para ti. Chega mais perto, quero te olhar, querido irmão te abençoar”.
Finalizamos com um fraterno abraço e pediram muito para que não fossem esquecidas e que façamos mais ações no local.
|
Nome da Atividade: Gincana Sustentável
|
Cursos Envolvidos: Todos da IES
|
Endereço: Rua Ministro Calógeras, 192. Bairro Centro. Joinville-SC
Cidade:Joinville
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 18/09/2017
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: Objetivo: Idealizada pelo Grupo de Sustentabilidade da Faculdade, unidade de Joinville, a Gincana Sustentável em seu 2º ano, mantém o objetivo que se dá através de uma integração intesetorial atingir diretamente os colaboradores, professores e indiretamente os alunos que diariamente frequentam os espaços comuns da IES. Tem por objetivo específico conscientizar e promover diariamente a noção de economias sustentáveis através do consumo consciente das fontes de energia do planeta, e dos itens que prejudicam a vida do homem em sociedade. De forma a tratar assuntos como: economia de água, energia elétrica, reciclagem correta dos tipos de lixos, reaproveitamento de papel, etc.
Metodologia: Deixar disponível através de mural as regras da gincana que foram elaboradas por uma comissão do Grupo Sustentabilidade. A instituição será dividida em grupos (de acordo com o número de participantes) e haverá também um número específico de "juízes" (educadores sustentáveis) para controlar as regras da gincana. Será feita uma planilha onde os educadores sustentáveis terão acesso e lançarão as pontuações de suas equipes. Cada grupo terá “0” (zero) pontos e ganhará pontos na medida que infringir alguma das regras. Entre as regras seguem algumas para ilustrar a dinâmica:
- Deixar as luzes acesas: - 100 pontos;
- Deixar torneira ligada: - 50 pontos;
- Deixar ar condicionado ligado: - 250 pontos;
- Deixar monitor do computador ligado: - 50 pontos;
- Deixar impressora ligada: - 50 pontos;
- Deixar computador, impressora e carregadores na tomada sem utilização: - 50 pontos;
- Entre outros.
Nos locais de comum acesso (cozinha, banheiros, corredores, salas de aula e sala de reunião) todos os grupos perderão 150 pontos;
- Banheiros sujos (não dar descarga, cabelos na pia, papel no chão), todos os grupos perderão 100 pontos;
- Saída no final do expediente e deixar luzes, monitores, ar condicionado ligado, torneira: perde 500 pontos.
A Gincana ocorrerá até o final do ano. O grupo vencedor será aquele que tiver menos pontos e receberá um presente surpresa da IES como prêmio final.
Recursos: Cartaz A3, flyer digital, divulgação via redes sociais e palestras de conscientização.
|
Nome da Atividade: Lacre Solidário
|
Cursos Envolvidos: Todos da IES
|
Endereço: Rua Ministro Calógeras, 192. Bairro Centro. Joinville-SC
Cidade:Joinville
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 23/01/2017
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: Através do Grupo Sustentabilidade da Faculdade, unidade de Joinville-SC, promove-se uma ação para arrecadação de lacres, encontrados nas latinhas de alumínio (refrigerantes, cervejas e sucos). A ação inicia-se formalmente no início do ano e finaliza no mês de dezembro. Tem como meta até o final do ano para a arrecadação de no mínimo 80 quilos de lacres acondicionados em 120 garrafas “pet”, de 2 litros. Para isso a ação conta a participação de todos as unidades de Pós-Graduação, bem como na sede da IES, em São Fidélis. O ponto de partida foi na cidade de Joinville-SC com o grupo da pós-graduação presencial.
O objetivo desta campanha é deixar mais alegre a vida de alguém, ou de alguma instituição que no decorrer da campanha será escolhida.
Trocando esta quantidade de lacres por uma cadeira de rodas e doando para quem não tem condições financeiras para comprar. A campanha, além da semana da Responsabilidade Social da ABMES, será contínua e tem adesão da comunidade, tanto de alunos, professores, colaboradores e estendidas para os estabelecimentos comerciais que possam auxiliar na coleta dos lacres.
|
|
Nome da Atividade: Doação de Sangue
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação lato sensu presencial
|
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 198 - Anita Garibaldi, Joinville - SC, 89202-000 (HEMOSC Joinville)
Cidade:Joinville
|
Bairro: Anita Garibaldi
UF: SC
|
Data: 19/07/2017
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Grupo de Sustentabilidade da Faculdade CENSUPEG, unidade de Joinville-SC, realizou uma ação de solidariedade e conscientização no mês de julho, com a ida dos seus colaboradores até o HEMOSC de Joinville.
Além da doação espontânea, este momento foi de conversa com os responsáveis do Centro, além de material explicativo da importância da doação de sangue. Para finalizar esta conscientização mostrou-se o vídeo feito pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, um vídeo onde mostra a doação de sangue de uma maneira alegre de ajudar ao próximo e não como uma obrigação.
Depoimento:
“Doar sangue é um misto de sentimentos, acontece a apreensão por ficar na dúvida se naquele momento será possível doar. Assim que passei pela triagem, criei uma grande expectativa aguardando o resultado das análises que são feitas antes da liberação para doação. Então chega o momento de aguardar para entrar na sala de doação, esse é o momento de pensar no que estou prestes a realizar e acontece o frio na barriga o medo e também a gratidão que invade o coração, imaginando quantas pessoas serão beneficiadas com o meu gesto.
Nesta doação que realizamos, foi um dia divertido ao lado dos colegas de trabalho que com certeza também passaram por essa montanha russa de sensações, mas que sem dúvidas é um momento onde todos se sentiram muito importantes, por poder ajudar como podemos naquele momento. Sai do HEMOSC ansiosa pela data da próxima doação. ”
Zaiane Almeida – Assessora Acadêmica da Faculdade CENSUPEG.
|
Nome da Atividade: Festa Caipira – Lar dos Idosos - São Fidélis
|
Cursos Envolvidos: Graduação presencial
|
Endereço: Rua Dr. Luiz da Costa Machado, 645. Bairro Penha. São Fidélis-RJ
Cidade:São Fidélis
|
Bairro: Penha
UF: RJ
|
Data: 17/06/2017
|
Hora: 18:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Grupo Sustentabilidade da Faculdade, na unidade de graduação presencial em São Fidélis, promoveu uma ação de valorização da melhor idade. O objetivo desta ação foi promover um dia de muitas brincadeiras e cuidados para os idosos residentes no Lar dos Idosos da cidade de São Fidélis-RJ.
O Lar dos Idosos foi adotado pela instituição há aproximadamente 01 ano. É uma instituição não governamental (ONG) sem fins lucrativos que atua no acolhimento de idosos e não promoção de bem-estar social e pessoal para os mesmos. Atualmente a instituição sobrevive por meio de ajuda financeira e contribuição da sociedade. O intuito da Festa Caipira foi de trazer um pouco de divertimento e a quebra de rotina, onde os discentes da instituição apresentaram danças, comidas típicas e cuidados pessoais. O Centro Espírita é o fundador e mantenedor do Lar dos Velhos, entidade constituída juntamente com o CEJC, onde funcionou até 13 de julho de 1969, data da inauguração do atual prédio, situado à R. Luiz da Costa Machado, 645. Hoje atende cerca de 40 idosos, contando com 13 funcionários. Horário de visitas: diariamente das 14 às 16 h.
A ação seguiu os aspectos de Solidariedade, descrita entre os valores institucionais da IES, e veio ao encontro da Semana de Responsabilidades Social ao qual é uma das marcas do nosso grupo.
Roupas coloridas, fantasias caipiras e muito carinho para doar, ajudaram nesta ação feita com muita alegria.
|
Nome da Atividade: Campanha do Agasalho
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação lato sensu presencial
|
Endereço: Bairros de Joinville
Cidade:Joinville
|
Bairro: Paranaguamirim
UF: SC
|
Data: 19/05/2017
|
Hora: 15:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: No mês de maio o Grupo de Sustentabilidade da Faculdade fez uma campanha com os funcionários e alunos, pedindo roupas e cobertores para fazer a doação para famílias carentes. Evidente que a intenção como uma campanha do agasalho para preparar as famílias para o frio que estava por vir.
A organização das entregas é sempre muito motivadora e mexe com muitas da instituição pois ajudar as famílias é sempre acompanhado de uma fala, um abraço e uma retribuição de carinho.
|
Nome da Atividade: Dia das Mães
|
Cursos Envolvidos: Graduação presencial
|
Endereço: Av. Emygdio Maia Santos, 1035 - Vila dos Coroados, São Fidélis - RJ, 28400-000
Cidade:Joinville
|
Bairro: Vila dos Coroados
UF: RJ
|
Data: 12/05/2017
|
Hora: 20:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Grupo Sustentabilidade da Faculdade São Fidélis, promoveu uma ação de valorização da mulher em seu melhor papel; o de mãe. O objetivo desta ação foi receber todas as discentes mães com poemas e a compilação de depoimentos de mães e alunas para demonstrarem o quanto é importante esse papel exercido por essas mulheres fortes e desbravadoras.
É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares.
No caso do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em outros lugares, houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.
Pautado nos valores da instituição, foi pensado para o Dia das Mães uma atividade de recepção das mesmas que lhe demostrassem o seu grande valor como genitora, cuidadora e educadora de todos nós. As mães foram recebidas com poemas e palavras de agradecimento, em todos os murais foi pensado uma forma de homenagem por sua existência. Nas mídias da Faculdade CENSUPEG foi pensado a colocação de poesias e depoimentos de mães, alunas e alunos, onde pudessem homenagear a figura que lhe concebeu.
A instituição acredita que através destes gestos de carinhos, podemos tornar o Dia das Mães mais acolhedor e carinhoso a todas essas mulheres que lutam por melhores condições de vidas para seus filhos.
|
Nome da Atividade: Campanha AME JONATAS
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação lato sensu presencial
|
Endereço: Rua Ministro Calógeras, 192. Bairro Centro. Joinville-SC
Cidade:Joinville
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 29/04/2017
|
Hora: 10:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Grupo de Sustentabilidade da Faculdade CENSUPEG, na cidade de Joinville se mobilizou através de alunos e colaboradores como apoiadores da campanha #AMEJONATAS.
A campanha que ganhou proporções nacionais idealizada pelos pais dele. Jonatas foi diagnosticado com a síndrome de Werdnig Hoffmamm, uma doença neuromuscular, mais conhecida como Atrofia Muscular Espinhal tipo1, à mais severa.
O Grupo sensibilizado por esta campanha teve a ideia de produzir bolos em pote, para a venda nas turmas de pós-graduação da instituição em Joinville e para a equipe administrativa. O pedido foi tanto que infelizmente não foi possível atender a toda a demanda. Posteriormente foi realizado uma rifa no qual foi arrecadado R$ 800,00 reais para o pequeno Jon. Ao longo da ação, o pequeno já estava a 280 dias na UTI, no entanto neste mês ele encontra-se em casa sob tratamento e fisioterapia.
O sentimento de solidariedade e colaboração com pessoas que necessitam move nossos colaboradores e pensarem ações e mais que isso refletirem sobre a importância de se doar fazendo pessoas mais felizes.
|
Nome da Atividade: Cestas básicas com acréscimo de carinho às famílias carentes de Joinville
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação lato sensu presencial
|
Endereço: Bairros de Joinville
Cidade:Joinville
|
Bairro: Paranaguamirim
UF: SC
|
Data: 14/04/2017
|
Hora: 16:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A ação de Páscoa foi planejada pelo Grupo de Sustentabilidade da Faculdade CENSUPEG, unidade de Joinville, com o objetivo de fazer a entrega de cestas básicas para famílias mais necessitadas de bairros carentes de Joinville. Para as crianças, cestinhas de páscoa repletas de guloseimas adquiridas através de rifa realizada no mês de março.
Foram entregues 1 cesta básica para cada família e cada filho recebeu uma cesta de chocolate.
A Faculdade CENSUPEG acredita que honrar com o valor de Solidariedade é uma das premissas para uma emancipação social e a humanização dos sujeitos.
|
Nome da Atividade: Dia mundial da conscientização do Autismo
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação lato sensu presencial
|
Endereço: Rua Ministro Calógeras, 192. Bairro Centro - Joinville-SC
Cidade:Joinville
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 03/04/2017
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Em homenagem ao dia mundial da conscientização do Autismo, que foi em 02/04, o Grupo de Sustentabilidade da unidade de Joinville da Faculdade CENSUPEG não deixou esta data passar em branco, passamos com a cor azul.
Em um momento de reflexão através de falas sobre o que é, os cuidados e sobretudo o respeito, vestiu-se azul para contribuir com a luta e quebrar as barreiras que cercam essas pessoas.
O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" ou TEA, segundo a ONU existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. Esta data foi instituita pela Organização das Nações Unidas - ONU para conscientização da sociedade a cerca da importância desta luta de cuidados, direitos e no fim dos preconceitos.
|
Nome da Atividade: Dia Internacional das Mulheres - Faculdade São Fidélis
|
Cursos Envolvidos: Todos da IES
|
Endereço: Av. Emygdio Maia Santos, 1035 - Vila dos Coroados, São Fidélis - RJ, 28400-000
Cidade:São Fidélis
|
Bairro: Vila dos Coroados
UF: RJ
|
Data: 08/03/2017
|
Hora: 19:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Grupo de Sustentabilidade da Faculdade São Fidélis, da unidade de São Fidélis-RJ, promoveu uma ação de empoderamento e conscientização do papel da mulher contemporânea frente aos desafios de uma sociedade machista e interiorana. O objetivo desta ação foi a valorização dos diferentes papeis que a mulher exerce em seu dia a dia. A ação visou a distribuição de bombons como forma de agradecimento pelo seu dia.
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.
As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, ao final de março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.
No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.
Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
A instituição acredita que através do empoderamento e valorização do papel feminino em sociedade atual, podemos atenuar as desigualdades presentes ainda em nossos modos de vida.
|
Nome da Atividade: Mais um DIA ESPECIAL das MULHERES em Joinville
|
Cursos Envolvidos: Pós-graduação lato sensu presencial
|
Endereço: Hospital Municipal São José - Joinville-SC
Cidade:Joinville
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 08/03/2017
|
Hora: 10:30:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Nesta data tão importante para a humanidade, que é o dia 08 de março, dia internacional da Mulher, marcada por uma causa política, de lembrar a autonomia de ser mulher e das conquistas diante de anos de opressão ao gênero, a Faculdade CENSUPEG através do Grupo de Sustentabilidade procurou uma forma de homenagear e propor reflexão dos avanços que ainda precisam acontecer para uma sociedade mais igualitária e menos preconceituosa.
Na tentativa de propor um dia diferente para as 50 mulheres que passassem naquela manhã no Centro de Joinville, na entrada do Hospital Municipal São José de Joinville/SC, de um jeito singelo e único de carinho. Doou-se 50 rosas, entregues individualmente e acompanhadas de um jeito todo especial. Os colaboradores que dedicaram este tempo para trocar sorrisos e afetos o fizeram com sorrisos e abraços, dedicando atenção e o reconhecimento pela luta diária que é ser mulher.
A equipe em homenagem ao dia produziu um banner para abordar as mulheres, com a seguinte mensagem: “Não ligue para os padrões, eles mentem! Você é linda e livre para ser o que quiser. ”
A ação estendeu-se também para as mulheres guerreiras que trabalham na Faculdade CENSUPEG, que são a maioria da sede administrativa em Joinville.
Uma ação que poderia ser feita vários dias do ano, uma equipe motivada, de homens e mulheres em um mesmo propósito. Foi imensamente gratificante ver o sorriso no rosto daquelas que receberam a rosa, um gesto pequeno com um efeito gigantesco e um momento de muitas reflexões entre a equipe de história, educação e conscientização para o respeito e reconhecimento dos valores ao universo feminino.
O fato de ter sido escolhido os arredores de um hospital, deu um sentido todo especial, pois muitas das mulheres que ali estavam, esperavam notícias de entes queridos ou aguardando para visitá-los.
Depoimento:
“Foi um dia daqueles de amanheceu simples, normal e nublado, mas que com apenas uma rosa um sorriso e um abraço, fizemos o dia das mulheres e o nosso ser mais que especial trazendo grandeza, importância e muita luz! Parabéns a todas nós Mulheres! ”
Elis Marina – Assistente de Operações
Bárbara Madalena Heck da Rosa – Orientação Docente
|
Nome da Atividade: A Síria pede nossa ajuda!
|
Cursos Envolvidos: Cursos de Pós-Graduação lato sensu presencial em Joinville-SC
|
Endereço: Joinville - São Paulo
Cidade:Joinville
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 03/02/2017
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Tocados pelos efeitos devastadores da Guerra civil na Síria, o Grupo de Sustentabilidade resolve como uma das primeiras ações do ano de 2017 chamar a atenção da instituição para uma ajuda humanitária aos refugiados que procuram o Brasil como porta de entrada para fuga deste conflito sangrento. Esta guerra tem gerado desastrosas estatísticas para a população, principalmente para as crianças, que segundo levantamentos já deixou mais de 270 mil mortos, segundo a ONU, e 470 mil, segundo o Centro Sírio para Pesquisa Política. Um conflito político-religioso que não cessa e que nos demonstra aqui do ocidente.
Como uma ação pontual, o grupo propôs que durante o mês de fevereiro houvesse arrecadação de produtos de higiene pessoal, material escolar, fraudas e demais itens de cuidados com crianças pequenas.
A entrega dos mantimentos ocorreu na segunda semana de março, foi na sede da entidade Caritas, atualmente localizada no centro de São Paulo/SP. O local como uma instituição social, recebe os refugiados da Síria e de demais países em conflitos, de forma humanitária, propondo que eles recebam garantias de dignidade, bem como cuidados especiais da ordem de acolhimento psicossocial, jurídico e de encaminhamento ao mercado de trabalho e de reintegração social. Todo este serviço é voluntário.
No dia da entrega, muitas famílias refugiadas estavam presentes, a arrecadação foi entregue diretamente para a equipe Caritas, que se responsabiliza pela distribuição de acordo com os critérios estabelecidos pela entidade.
Marcados pela amargura de deixar as suas terras aos sons de guerra e destruição, a percepção que foi passada é um sentimento de mínima amenização ao se deparar com famílias, crianças em grande número lutando por uma reconstrução social. Nossa ação, pequena perto de muitas outras que virão, mas que provoca não só o valor de solidariedade, mas também a reflexão da missão que é ser uma instituição de educação com valores e metas sociais. O sorriso dos rostos que se conseguiu registrar foi a maior gratidão de responsabilidade social.
Tocados pelos efeitos devastadores da Guerra civil na Síria, o Grupo de Sustentabilidade resolve como uma das primeiras ações do ano de 2017 chamar a atenção da instituição para uma ajuda humanitária aos refugiados que procuram o Brasil como porta de entrada para fuga deste conflito sangrento. Esta guerra tem gerado desastrosas estatísticas para a população, principalmente para as crianças, que segundo levantamentos já deixou mais de 270 mil mortos, segundo a ONU, e 470 mil, segundo o Centro Sírio para Pesquisa Política. Um conflito político-religioso que não cessa e que nos demonstra aqui do ocidente.
Como uma ação pontual, o grupo propôs que durante o mês de fevereiro houvesse arrecadação de produtos de higiene pessoal, material escolar, fraudas e demais itens de cuidados com crianças pequenas.
A entrega dos mantimentos ocorreu na segunda semana de março, foi na sede da entidade Caritas, atualmente localizada no centro de São Paulo/SP. O local como uma instituição social, recebe os refugiados da Síria e de demais países em conflitos, de forma humanitária, propondo que eles recebam garantias de dignidade, bem como cuidados especiais da ordem de acolhimento psicossocial, jurídico e de encaminhamento ao mercado de trabalho e de reintegração social. Todo este serviço é voluntário.
No dia da entrega, muitas famílias refugiadas estavam presentes, a arrecadação foi entregue diretamente para a equipe Caritas, que se responsabiliza pela distribuição de acordo com os critérios estabelecidos pela entidade.
Marcados pela amargura de deixar as suas terras aos sons de guerra e destruição, a percepção que foi passada é um sentimento de mínima amenização ao se deparar com famílias, crianças em grande número lutando por uma reconstrução social. Nossa ação, pequena perto de muitas outras que virão, mas que provoca não só o valor de solidariedade, mas também a reflexão da missão que é ser uma instituição de educação com valores e metas sociais. O sorriso dos rostos que se conseguiu registrar foi a maior gratidão de responsabilidade social.
Depoimento:
“Este gesto de doação podemos notar uma troca de valores e sentimentos, algo mútuo que gira em torno da gratidão. Perceber ao caminhar com os itens a serem entregues uma mudança no semblante e no olhar de cada refugiado que lá estava, transparecendo assim esperança de que existem pessoas dispostas a mudar a trilha sonora do mundo para que possamos juntos viver em harmonia em um único tom. Ao mesmo tempo que no movimento da nossa equipe, disposta a promover ações sustentáveis, desencadeia uma primeira ação do ano, que tem como foco conscientizar da importância da empatia e da valorização dos seres humanos independentemente de suas nações, credos, religiões, raças e etnias. Juntos somos um!
Nós do Grupo Educacional Censupeg continuaremos nos esforçando para que o mundo acorde, e para que o tom desse acorde seja em sol maior para todos”.
Bruno Acras – Diretor de Marketing e Relacionamento
Carlos Alexandre S. Rodrigues – Coordenador de Projetos Institucionais
|
Nome da Atividade: Futsal Feminino Anitense – Projeto Social
|
Cursos Envolvidos: Todos da IES
|
Endereço: Anita Garibaldi-SC
Cidade:Anita Garibaldi
|
Bairro: Centro
UF: SC
|
Data: 16/01/2017
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Futsal Feminino Anitense é, hoje, uma realidade na cidade de Anita Garibaldi, em Santa Catarina. Hoje com mais de 100 meninas de baixa renda, na faixa etária de 06 a 17 anos participam das atividades desportivas. Na semana da Campanha de Responsabilidade Social da ABMES, este é um dos projetos mais bonitos ao qual a Faculdade CENSUPEG tem muito orgulho de ser parceiro. Nesta semana as meninas tem treino agendado na quarta-feira 14/09/2016 onde farão uma homenagem em relação a esta semana.
Este projeto nasceu em 2005, com o esforço da Professora de Educação Física, Marilei Lourennssi Oliveira, inicialmente com seus recursos próprios, utilizava de forma gratuita os espaços do Centro Educacional Sonho Meu, que atualmente se prepara para ser uma das futuras sedes do Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância da Faculdade São Fidélis em Anita Garibaldi.
Com muita dificuldade o projeto sempre precisou de apoio e de pessoas bem intencionadas para ajudar com o desenvolvimento destas meninas. O projeto por si só quebrou paradigmas, pois tratava-se e ainda se trata de crianças e adolescentes, meninas de baixa renda, de famílias de uma cidade interiorana que ao longo dos resultados do projeto puderam transcender ao preconceito de encarar o Futsal uma modalidade estigmatizada para os meninos, o que na prática puderam ver uma perspectiva de mudança e complemento educacional para as participantes do projeto. Pode-se dizer que sempre foi um projeto baseado no amor e na capacidade de fazer a diferença em grupos em vulnerabilidade social. É importante o resgate que a carência de acessórios para as atividades físicas, bem como de itens básicos de higiene e limpeza, além da alimentação era marcante no início da trajetória destas meninas e de sua treinadora, mas mesmo assim não desanimaram e a vontade de continuarem firmes ultrapassaram as necessidades.
Através da aproximação com a Profa. Marilei, fruto de uma expansão da abertura de turmas de pós-graduação (especialização) presencial em Anita Garibaldi da Faculdade São Fidélis, houve um encantamento da instituição sobre a proposta do projeto e com isso, não se hesitou em sermos um parceiro, no patrocínio do projeto. De longa data, desde o ano de 2006 é que torcemos e vemos as mudanças positivas que o Futsal Feminino de Anita promove na vida não só na vida das meninas, mas das famílias em geral. Nosso apoio é manter um repasse de R$ 600,00 para ajudar com os cuidados com a meninas, em suas viagens, além de itens de higiene pessoal, acessórios esportivos e mais ainda nosso carinho e prestígio, sempre que possível oportunizamos palestras de motivação, promoção de saúde e a preocupação com os estudos, ao qual é uma das premissas para que as jovens participem do projeto.
O projeto, hoje em dia, faz parte da CME (Comissão Municipal dos Esportes) da cidade de Anita Garibaldi e nos 11 anos de existência, o time já participou de diversas competições municipais, intermunicipais e regionais, dentre elas: Olesc, Jesc, Moleca Bom de Bola, Joguinhos Abertos de Santa Catarina, etc. Não somente com a participação, mas também o time é orgulho para todos seus torcedores, pois já obtiveram conquistas com medalhas e troféus ao longo desta trajetória.
Com o objetivo maior que é de incluir e integrar nossas crianças e adolescentes, com práticas saudáveis, elevando a autoestima delas e levando os valores que marcam nossa instituição, para assim melhorar suas vidas em seus convívios sociais, afastando-as principalmente dos grupos de riscos e das vulnerabilidades sociais que suas famílias vivem.
Com muita garra e determinação, enfrentando dificuldades, nossas meninas estão sempre lutando para conseguir novos títulos e representar bem, tanto o nome do município de Anita Garibaldi e suas famílias, quanto seus padrinhos da Faculdade CENSUPEG.
|
|