Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: O INAPÓS - Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio não busca somente excelência na formação acadêmica de seus alunos, pois sua missão primordial é formar cidadãos, e para isso exerce a responsabilidade social, além de dezenas de projetos anuais de extensão todos revertidos em benefício da população, seja com distribuição de conhecimento a comunidade, ou até mesmo com arrecadação de alimentos, agasalhos e outros.
”A responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses”.
Como formadoras de competências, as Instituições de Ensino tem importante papel na formação dos seus discentes, tanto em aspectos sociais quanto econômicos. Assim sendo, cabe às Instituições de Ensino Superior trazer ao conhecimento dos seus alunos os problemas da sociedade e de forma particular da sua região ou cidade, para que através destes possam ser criadas soluções viáveis, inovações e a responsabilidade com a sociedade de forma geral.
Neste ano o INAPÓS escolheu o Educandário Nossa Senhora de Lourdes para trabalhar durante a Semana da Responsabilidade Social.
O Educandário Nossa Senhora de Lourdes, fica situado na Rua Adolfo Olinto, nº 552 - Centro, Pouso Alegre (MG). Em 1905 foi criada a Associação de Caridade de Pouso Alegre, a qual consiste em uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, a qual tem por finalidade atualmente, a manutenção do Educandário Nossa Senhora de Lourdes, destinado às crianças mais necessitadas da população.Atualmente, o Educandário atende cerca de 250 crianças em regime de semi-internato, ou seja, as crianças e pré-adolescentes (05 a 12 anos) passam apenas parte do dia no local, recebem alimentação, apoio pedagógico e lazer, e após esse período são encaminhadas para as devidas escolas regulares.
O trabalho é desenvolvido a fim de promover o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.Este Projeto “Saúde Bucal da Criança” deu a oportunidade aos alunos do INAPÓS ter contato com as crianças, conhecer as dificuldades e a satisfação de cuidar de pacientes tão especiais, além de atualizar seus conhecimentos para a orientação e manutenção da saúde bucal das crianças, o que só pode ser obtido com a prática.
Antes de iniciar a semana da responsabilidade Social, a Coordenadora Pedagógica do INAPÓS, Sra. Elisabete Martins Riêra, reuniu-se com a Supervisora Pedagógica do Educandário Nossa Senhora de Lourdes, Sra. Natália Dalt, para apresentar a proposta da Semana da Responsabilidade Social.
Após esta reunião foi planejado os dias que cada turma iria ao Educandário para orientar as crianças sobre a saúde bucal. Dessas crianças muitas foram encaminhadas para a equipe de Odontopediatria da Clínica Escola Francisca Rodrigues da Cunha.
As acadêmicas conscientizaram as crianças que uma dentição perfeita se cria desde a primeira infância, com cuidados específicos para a formação de hábitos que se prolongarão na vida adulta. Crianças com dentes fortes e saudáveis serão, provavelmente adultos com dentição permanente saudável.
Portanto, a responsabilidade básica cabe aos pais, que devem ajudar os filhos a cuidar de seus dentes. Durante a semana foi feita a Campanha do Leite com os acadêmicos. Foram arrecadados 280 litros de leite e doados para o Educandário Nossa Senhora de Lourdes.
Ao terminar a Semana da Responsabilidade Social, os acadêmicos concluíram que a solidariedade e o amor ao próximo devem sempre estar acima de tudo. Para atingirmos um bom resultado, devemos estar sempre atentos à importância do trabalho em equipe e da união de esforços, e saber que, como grupo atuante, enfatiza-se o espírito de conjunto, onde todo o tipo de individualismo ou estrelismo fica adormecido.
Responsabilidade social é uma atitude voluntária que pode proporcionar ações para que os cidadãos socioeconomicamente menos favorecidos sejam capacitados e, consequentemente, tenham mais oportunidades na sociedade.
O INAPÓS continua ter como um dos seus princípios a educação humanista, para desenvolver em seus acadêmicos um olhar mais amplo e menos egoísta com o objetivo de desenvolver a cidadania e formar um profissional mais participativo e comprometido com a sociedade.
d
|