Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição: RESPONSABILIDADE SOCIAL: um compromisso de todos
A preocupação quanto à sustentabilidade e à responsabilidade vem fazendo parte da discussão dentro de várias instituições de ensino. Isso é devido ao fato de que os sistemas econômico, social e ambiental caminham interligados, ou seja, já não é mais possível formar um profissional sem visualizar o contexto em que está inserido e onde atuará profissionalmente.
Podemos entender o conceito de responsabilidade social como uma ferramenta que permeia dois níveis dentro de uma instituição de ensino: o interno e o externo. O primeiro remete à comunidade acadêmica e o externo, às consequências das ações destes sujeitos perante a sociedade, o meio em que estão inseridos. Em razão disso, a responsabilidade social, muitas vezes, envolve medidas que visam modificar posturas e promover melhores condições para a sociedade.
Foi pautado neste compromisso social que o INAPÓS promoveu, neste ano, um trabalho científico diferente: a postura do profissional odontólogo perante o uso da água. Independente da área profissional, todos nós estamos sujeitos a ficarmos limitados, ou até impedidos de exercermos nossa profissão, se não tomarmos a consciência de que a natureza não está dando conta de renovar e devolver, ao meio ambiente, o que o homem usa sem critério.
Por essa razão, a preocupação com o recurso hídrico não deve se limitar apenas no dia destinado à água, mas também nos demais do ano. Já não é mais possível, ignoramos o leito dos rios com baixo nível ou seco. Urge que a sociedade vise desenvolver uma cultura por meio da qual o homem passe a utilizá-la visando à preservação e à economia deste bem natural.
Se observarmos a mídia, poderemos ver que sugestões não faltam, como não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas. Entretanto, apenas isso parece não bastar para uma mudança de postura da sociedade.
As ações para mudança de comportamento devem começar a partir do trabalho com o senso crítico dos sujeitos envolvidos para que, a partir disso, todos possam modificar a sociedade. Ciente disso, O INAPÓS visou, por meio da Iniciação Científica, conciliar o resultado de pesquisas desenvolvidas com uma prática de responsabilidade social: a água é um bem natural que deve ser utilizado com consciência.
E, para que toda comunidade acadêmica possa divulgar os resultados obtidos perante a observação da realidade e a discussão teórica, nos dias 17 e 18 de setembro, durante o 4.º Encontro Internacional e VI jornada Científica da Faculdade de Odontologia – INAPÓS, no Marques Plaza Hotel, além das palestras proferidas por profissionais de renomes na área odontológica, o tema “Água” terá um enfoque especial.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que foi desenvolvido ao logo do I semestre letivo de 2015 e que contemplou temas da área odontológica e o da “Água”. A partir da observação da realidade e com a orientação de um professor, os acadêmicos, organizados em equipes, buscaram respaldo teórico a fim de obterem subsídios para interagirem na sociedade, de maneira consciente, perante o objeto de estudo pesquisado.
O INAPÓS acredita que saber usar com critério este recurso hídrico faz parte da formação integral de seus acadêmicos e, consequentemente, da responsabilidade social.
|