Atividades - 2015

Nome da Atividade: Gestão, Saúde e Meio Ambiente.
Cursos Envolvidos: Tecnologo em Gestão Hospitalar e Radiologia e Bacharelado em Enfermagem
Endereço: faculdade LS e Aria JK
Cidade:Brasilia
Bairro: Taguatinga
UF: DF
Data: 23/10/2015
Hora: 09:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 

 

                                                                           

 

 

PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Sociedade, saúde e meio ambiente: desafios da sustentabilidade

.

Descrição: C:UsersDabielDesktopDSCN5843.JPG

             Foto: Prof. Msc. Carolina Bernardo/ Faculdade LS

 

 

 

 

 

 

 

Coordenador: Professor Dr. Gilberto Paulino de Araújo

 

 

 

AREA DE CONCENTRAÇÃO: Gestão, Saúde e Meio Ambiente.

 

Taguatinga , 2015

 

 

 

Faculdade LS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

 

Sociedade, saúde e meio ambiente: desafios da sustentabilidade.

 

Coordenação: Prof.  Msc Gilberto Paulino de Araújo

                                                      

 

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: GESTÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Taguatinga, DF

2015

 

 

 

 

1 - Justificativa

            A cidade de Taguatinga – DF apresenta uma infra-estrutura contrastante: áreas nobres,  pavimentadas e de alto poder aquisitivo, juntamente com setores de infra-estrutura precária, lixo nas ruas, áreas descampadas, parques ecológicos com sua estrutura física depredada ou ‘abandonados’, e pessoas com menor poder aquisitivo.

No entanto, a cidade possui uma riqueza inestimável, a ARIE JK – Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek. Esta ARIE é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada em 02/01/96, que tem por objetivo preservar a flora e a fauna do cerrado, compatibilizando as atividades agropecuárias, de educação ambiental, recreação e lazer, conforme a Lei Distrital 1002 de 2 de janeiro de 1996.

Cabe lembrar que a ARIE JK encontra-se entre as regiões administrativas mais populosas do Distrito Federal: Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, e por isso enfrenta problemas ambientais, como  a contaminação e assoreamento de rios e nascentes, o uso irracional de recursos naturais, a presença de lixos e entulhos em locais inapropriados, a invasão de áreas públicas e de preservação ambiental etc.

Em busca de minimizar tais agressões ao meio ambiente e ampliar a preservação da ARIE JK, algumas ações ambientais têm sido desenvolvidas pelos diferentes atores sociais que integram o cenário político-social dessa cidade: atividades  pedagógicas realizadas por algumas escolas, reuniões de lideranças da comunidade local, como o Movimento Amigos dos Parque Ecológicos (MAPE), o trabalho realizado pelas OnGs, como a Mão na Terra, e a presença de um dos principais protagonistas em prol da ARIE JK, o Sítio Geranium.

            É nesse contexto que se encontra a Faculdade LS, conceituada Instituição de Ensino Superior, localizada em Taguatinga, cujo corpo discente e docente (e demais funcionários) é oriundo, principalmente, das regiões administrativas que compreendem a ARIE JK. Tal fator demonstra a importância das discussões e pesquisas científicas em saúde e gestão hospitalar levarem em consideração a problemática ambiental, bem como propor ações que busquem solucionar ou minimizar  os danos ocasionados ao meio ambiente local.

            Por isso, é importante que a Faculdade LS proponha e apóie projetos de educação e gestão ambiental na ARIE JK, realizando ações e fornecendo subsídios pedagógicos e científicos necessários para a implantação de atividades socioambientais. A respectiva IES buscará atuar como um instrumento ao alcance da comunidade local, orientando os seus discentes a realizarem uma prática de saúde e gestão em consonância com as orientações contidas na Política Nacional de Educação ambiental, formando assim profissionais  engajados em reverter o quadro de crise ecológica em que nos encontramos.    

 

 

2 – Objetivo Geral

            Promover ações socioambientais direcionadas à Faculdade LS e ao contexto da comunidade, com o intuito de contribuir para a preservação ambiental, a mitigação e possível solução dos problemas ocasionados  ao meio ambiente local.

 

2.1 – Objetivos Específicos

  • Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de sua trajetória em serviços de saúde humana na interseção com o ambiente.
  • Levantamento da área verificando a preservação de vegetação típica de cerrado, catalogando as espécies da flora e fauna existente,
  • Traçar um estratégia de reflorestamentos das áreas degradadas  e de conservação  das ainda existentes,
  • Realizar a analise da qualidade da água nas nascentes e nos cursos dos rios que fazem parte do parque.
  • Compreender as relações existentes entre os processos culturais, políticos, econômicos e éticos das pessoas nos ambientes.
  • Fomentar a reflexão sobre a temática ambiental, estimulando o senso de responsabilidade individual e de contribuição coletiva no combate aos danos causados ao meio ambiente.
  • Estabelecer, em conjunto, planos de ação para a redução do consumo de energia e de água nas dependências da Faculdade LS, bem como a realização da coleta seletiva de papel em seus diversos núcleos. 
  • Promover ações voltadas à capacitação de multiplicadores em educação e gestão ambiental, tendo como foco os discentes da Faculdade LS (palestras, fóruns, seminários, debates, oficinas, cursos etc).
  • Promover ações visando à melhoria das condições de trabalho e uma maior interação entre os funcionários da Faculdade LS.

 

3 – Metodologia

A metodologia empregada no respectivo projeto será a pesquisa-ação, caracterizada pelo estimulo à participação das pessoas envolvidas na pesquisa, integrando referencial teórico, discussões  sobre a temática em pauta e ações coletivas, objetivando a ampliação do universo de respostas e busca de possíveis soluções por parte dos próprios participantes, os quais assumirão a condição de investigadores e protagonistas do processo.

 

 

 

4 - Estratégias

  • Criação de um cronograma de atividades para serem realizadas como frente de ação para implantação e implementação do projeto.
  • Formação de uma comissão de educação e gestão ambiental, formada por diferentes integrantes dos diferentes núcleos da Faculdade LS.
  •  Organização de oficinas, palestras, fóruns, seminários, cursos sobre as questões ambientais locais e globais.
  • Realização de concursos de redação, gincanas, mutirões, trilhas ecológicas, corridas, passeios ciclísticos etc. envolvendo a comunidade local.
  • Realizações de Visitas com os alunos e professores do curso de biologia para o diagnóstico e a elaboração de estratégia para melhor atender a necessidade de viabilidades ecológica para o parque.
  • Possíveis coletas de amostras para analises de indicadores ecológicos 
  •  Realização de reparos e possíveis alterações na estrutura física e nas instalações do prédio da Faculdade LS com o intuito de reduzir o gasto de água e de energia elétrica.
  • Separação e coleta de papel para o envio às empresas/cooperativas responsáveis pela reciclagem.
  •  Criação de uma logomarca e de um slogan para divulgação do projeto.
  • Produção de adesivos, fôlderes, cartazes, informativos, cartilhas etc. para disseminação de uma conduta ambiental consciente.
  • Divulgação de informações pertinentes à temática ambiental (documentos, bibliografia básica, projetos, órgãos públicos, OnGs etc.) para servir como subsídio às práticas ambientalmente corretas .
  • Realização de parcerias para subsidiar a realização do projeto na Faculdade LS.
  • Monitoramento e avaliação das ações realizadas ao longo do processo de implementação.

 

5 – Cronograma

As ações serão programadas com base numa agenda de tarefas sugeridas e compartilhadas pelos vários integrantes do projeto, levando em consideração as peculiaridades e o contexto de cada um dos núcleos ou setores envolvidos.

Seguem abaixo algumas atividades propostas:

 

AÇÕES

DATAS

Apresentação da proposta ao corpo discente, docente, coordenação, direção e funcionários da Faculdade LS .

FEV/2013

Realização de diagnóstico sobre as condições e/ou contexto ambiental da Faculdade LS (e da ARIE JK).

FEV/2013

Proposta, definição e programação de atividades a serem realizadas ao longo do projeto.

FEV/2013

 

Visitas aos parques ecológicos da cidade, busca de parcerias, preparação de materiais, oficinas, palestras, seminários etc.

MAR/ABRI/

MAIO/2013

 

Avaliação das ações realizadas e divulgação dos primeiros resultados do projeto.  

JUN/2013

Visita as áreas do parque para elaboração do diagnóstico de impacto ambiental das áreas degradadas.

JUN/2014

 

 

 

6 – Temas sugeridos para as frentes de ação

  • Sustentabilidade
  • Agroecologia
  • Biodiversidade
  • Fontes de Energia
  • Endemias tropicais
  • Ética e cidadania
  • Diversidade étnico-cultural
  • Segurança no trabalho
  • Mudanças climáticas

 

7 – Recursos

Os recursos serão levantados inicialmente com o apoio da direção da Faculdade LS, por meio da contribuição dos envolvidos no projeto e com base na venda do papel coletado e enviado às empresas/cooperativas de reciclagem. Além disso, buscar-se-á empresas e órgãos públicos interessados em contribuir com a realização do presente projeto.    

 

Bibliografia  (material de apoio utilizado na construção do projeto)

 

ARAÚJO, Gilberto Paulino de. Política Nacional de Educação Ambiental: dos movimentos sociais ao surgimento da política pública. In DOMINGUEZ AVILA, Carlos Frederico. (org.). Sociedade e Estado no Brasil Contemporâneo: Direitos Humanos, Cidadania e Democracia. – Curitiba: Honóris Causa, 2010.

 

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1985.

 

BRASIL. Ministério da Educação. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília – DF, 1998.

 

AGÊNCIA AMBIENTAL /GO - http://www.agenciambietal.go.gov.br

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTURA ORGÂNICA - AAO - http://www.aao.org.br

BANCO MUNDIAL - http://www.bancomundial.org.br

BERTONI, J., Lombardi Neto, F. Conservação do solo. Piracicaba: Livroceres, 1985. 392 p.

Convenção sobre Diversidade Biológica - http://www.mma.gov.br/port/sbf/index.cfm



Nome da Atividade: RELATÓRIO DE ATENÇAO FARMACÊUTICA EM UMA DROGARIA DA ASA NORTE
Cursos Envolvidos: Farmacia
Endereço: Asa Norte - Brasilia DF
Cidade:Brasília
Bairro: Taguatinga
UF: DF
Data: 10/02/2015
Hora: 14:29:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

FACULDADE LS

Curso de Bacharelado em Farmácia

Projeto de responsabilidade social

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ATENÇAO FARMACÊUTICA EM UMA DROGARIA DA ASA NORTE

 

 

 

 

 

Alunos:

4º semestre de farmácia

 

 

 

Introdução

 

 

Atenção farmacêutica é um conceito de prática profissional no qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A atenção é o compêndio das atitudes, dos comportamentos, dos compromissos, das inquietudes, dos valores éticos, das funções, dos farmacêuticos na prestação da farmacoterapia, com objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.

A sociedade infelizmente ainda não conhece todas as funções e atribuições do profissional farmacêutico, limitando-o apenas a drogaria ou farmácia. Cabe a nós enquanto profissionais mudarmos essa visão errônea e, nos atributos de nossas funções, prestarmos todas as informações possíveis à sociedade e trabalharmos em conjunto com os outros profissionais da saúde para fornecer uma melhoria tanto na qualidade de vida quanto na saúde da população.

Nós farmacêuticos, temos a honra e o dever legal de sempre zelarmos pela saúde dos nossos pacientes e sempre prestarmos da melhor forma possível e dentro de nossas atribuições legais o nosso trabalho perante a sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo

 

 

Prestar a atenção farmacêutica na forma de informações e exames como aferição de pressão arterial e glicose.

Informar a população sobre a importância da prevenção e cuidados com a Hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo I, II, III. Conscientizar a população a buscar ajuda profissional e exames rotineiros na prevenção de doenças e a importância do profissional farmacêutico na sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados

 

 

Este trabalho de saída de campo foi realizado em uma das unidades do estabelecimento comercial Drogafuji localizado na cidade de Asa Norte (Brasília-DF) onde fomos muito bem recebidos pela equipe de funcionários (gerente, atendentes, farmacêuticos) responsáveis pela drogaria.

Inicialmente foi verificado onde seria o posto de atendimento aos clientes e a funcionalidade dos equipamentos utilizados, tais como, aparelhos de pressão arteriale glicose. Também foi analisada a validade e lote das tiras reativas para verificar se estes estavam aptos a serem utilizados no atendimento, seguindo o manual de biossegurança

Após ser montado o posto de atendimento com todos os equipamentos necessários, foram verificados os EPI, tais como, caixa de luvas, mascaras, lancetas, local para descarte, álcool e algodão.

Iniciamos o atendimento às 8 horas da manhã. Foram atendidas cerca de quarenta pessoas, na maioria dos casos idosos, clientes frequentes deste estabelecimento. Dos clientes, foiaferida pressão arterial e medidos níveis séricos de glicose. Alguns pacientes optaram por verificar apenas pressão e outros fizeram os dois exames.

Todos os clientes que realizaram os procedimentos foram informados a respeito da prevenção edicas para melhoria da saúde.Foram esclarecidas dúvidas comuns sobre a patologia diabetes mellitus tipo I, II, III.

Em casos de pacientes que assumiram ter a patologia, foi realizada uma sensibilização sobre a importância da prevenção e acompanhamento médico regularmente. Ainda, foram transmitidas informações como:quais alimentos podem ser consumidos ou não, sintomas frequentes, acompanhamento médico, importância e compreensão de fatores agravantes.Também foram discutidas informações sobre hipertensão arterial, riscos, agravantes, sintomas frequentes, importância do uso do medicamento passado pelo médico. Todas essas informações foram passadas de forma clara, evitando-se utilizar termos técnicos. Isso foi importante uma vez que a maior parte dos pacientes eram idosos e não terem conhecimento de termos técnicos. Desta forma, foi possível obter ótimos resultados.

O atendimento terminou às 13horas onde nos despedimos dos funcionários e agradecemos a oportunidade que nos foi concedida. A seguir, seguem as fotos do trabalho realizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

 

 

Concluímos, portanto, que os objetivos lançados para este trabalho foram alcançados, desde o esclarecimento a população a respeito do nosso papel em quanto profissionais da saúde, farmacêutico, desde a prestação do serviço no atendimento e os exames realizados. As dúvidas comuns sobre as doenças apresentadas que para estes que foram atendidos, foram sanadas.

Terminamos assim, nosso trabalho de campo com o sentimento de missão cumprida e trabalho realizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimento

 

Agrademos primeiramente a Deus que nos permitiu realizar esse trabalho.

À nossa querida Coordenadora e professora do Curso de Farmácia Bacharelado Prof. Msc. PhD. Vivian Taís Fernandes Cipriano.

A todos os funcionários da Drogafuji que nos receberam muito bem e a todos os pacientes que confiaram em nós, para serem atendidos, à todos vocês deixamos o nosso muito obrigado.

“Para que o mal prevaleça basta que homens de bem se omitem” Edmund Burke