Atividades - 2018

Nome da Atividade: AÇÃO SOCIAL EM LAGOA DOS PATOS
Cursos Envolvidos: Enfermagem, farmácia, psicologia e fisioterapia
Endereço: Praça 31 de Março
Cidade:Lagoa dos Patos
Bairro: Centro, CEP: 39360-000
UF: MG
Data: 15/09/2018
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

As instituições de ensino superior devem conduzir as suas atividades com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, orientadas pela responsabilidade com a sociedade na qual ela se insere.

A Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho (FS) oferece ensino superior de qualidade e pauta suas atividades interagindo com a comunidade local e regional.

Nesse sentido, no dia 15 de setembro foi realizada ação de saúde extensionista na cidade de Lagoa dos Patos, que dista 106 quilômetros de Montes Claros, sede da FS. As atividades foram conduzidas por estudantes e docentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia e que prestaram atendimento objetivando educação em saúde, promoção de saúde e prevenção de doenças.

O evento foi realizado com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa dos Patos/MG e fez parte das comemorações pelo aniversário de 56 anos de emancipação política da cidade.

Atividades desenvolvidas:

Ginástica laboral, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos (HIV, Hepatites e Sífilis), planejamento familiar, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a importância do autoexame da mama. Além disso, massagens, Yoga, atendimentos personalizados na área de psicologia e atividades recreativas para crianças.

O público alvo alcançou cerca de 500 pessoas que foram atendidas por mais de 25 docentes e discentes da FS. A comunidade atendida avaliou de forma positiva a ação, e os estudantes e professores evidenciaram a importância da atividade para sua formação.

A ação faz parte de um projeto maior realizado de forma contínua denominado “Meu curso em Minha Cidade” que tem por objetivo a realização de ações de saúde e sociais nas principais cidades de onde vêm os estudantes. A instituição entende que a relação entre a comunidade e instituições de ensino superior é fundamental para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, por meio da socialização o saber com a participação da comunidade na vida acadêmica.