Atividades - 2018

Nome da Atividade: Moradores em Situação de Rua na cidade de São Lourenço-MG
Cursos Envolvidos: Pedagogia
Endereço: Faculdade Victor Hugo UNIS
Cidade:São Lourenço
Bairro: Centro
UF: MG
Data: 22/09/2018
Hora: 09:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

"Esta pesquisa tem como tema Moradores em Situação de Rua na cidade de São Lourenço-MG, que visa identificar e descrever a situação desses indivíduos na cidade. Diante desta situação tem-se como problema inicial investigar os motivos que levaram essas pessoas a terem a rua como moradia; quais são suas necessidades e quais órgãos públicos e privados podem elaborar ações para mudar essa realidade em São Lourenço. Associado ao ocorrido levantou-se a hipótese de que o número de moradores de rua na cidade de São Lourenço, vem crescendo e que se ações conjuntas forem realizadas para identificar e minimizar esses problemas, essa realidade pode melhorar.

Neste contexto é sabido que essas pessoas sofrem exclusão da sociedade, não tendo acesso aos serviços básicos de saúde, educação e segurança.

O estudo busca evidenciar a importância das ações de políticas públicas e privadas para melhoria da qualidade de vida desses moradores de rua excluídos da sociedade.

No entanto, também trará benefícios à benefícios à cidade, ampliando a visão dos turistas frente às responsabilidades sociais dos órgãos públicos e privados envolvidos.

A pesquisa objetiva identificar e descrever as necessidades e motivos que levaram essas pessoas à situação de morador de rua, além de propor ações de melhoria na qualidade de vida desses indivíduos com o apoio dos órgãos públicos e privados de São Lourenço para a inserção dessas pessoas ao convívio familiar e social digno.

Pretende-se submeter à pesquisa moradores de rua que se sentirem á vontade para falar de sua realidade na cidade de São Lourenço-MG no mês de agosto de 2018 e promover reunião com representantes dos poderes públicos, sociedade civil e alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo /UNIS, para juntos, elaborarmos ações de combate a esta realidade em nossa cidade."