Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O distanciamento social decretado foi uma medida necessária para reduzir a transmissão do novo coronavírus e permitir que os sistemas de saúde possam lidar com a situação neste período de emergência. Em contrapartida, a quarentena tem como efeito imediato o colapso da produção e das vendas de empresas de diversos setores.
Não há dúvidas de que o atual cenário é delicado e desafiador e, em tempos de pandemia, ações solidárias são ainda mais necessárias.
Foi com esse intuito que os coordenadores do programa de pré-aceleração de startups da Faculdade COTEMIG, o COTEMIG STARTUPS, se uniram aos seus parceiros para buscarem alternativas que amenizem os impactos que a COVID-19 deixará na economia brasileira.
O SALVE SUA EMPRESA (Site:https://sites.google.com/view/salve-sua-empresa-covid-19/home) foi um projeto que teve como missão ajudar micro e pequenos empresários a digitalizar seus negócios o mais rápido possível. As soluções vieram por meio de consultorias gratuitas e online oferecidas pelos mentores que fazem parte da iniciativa.
Foram mais de 300 especialistas voluntários, entre eles empreendedores, consultores de empresas, palestrantes e agentes de aceleração, que orientaram os empresários na criação de soluções, especialmente as digitais, para minimizar os danos em qualquer área do negócio — marketing, gestão, vendas, recursos humanos, finanças e tecnologia.
O processo de mentoria aconteceu em três etapas:
- Diagnóstico: entendimento das dores da empresa;
- Plano de Ação: proposição de solução e elaboração de um plano de ações;
- Acompanhamento: verificação e monitoramento da execução das ações propostas.
O SALVE SUA EMPRESA ofereceu entre os meses de ABRIL a JULHO de 2020, quatro mentorias para cada empresário e cada especialista voluntário faz uma mentoria semanal, durante um mês. Os mentores contam com as orientações da equipe organizadora do projeto, com o acompanhamento dos agentes de aceleração do COTEMIG STARTUPS, assim como com um manual de apoio ao mentor desenvolvido pelos criadores da iniciativa.
Entre os parceiros envolvidos nesses projetos tivemos o CDL de Belo Horizonte, O SINDINFOR - Sind. de Empresas de Informática de Minas Gerais e o Diário do Comércio.
|