Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:
PROJETO COTEMIG SUSTENTÁVEL
Descarte seu lixo eletrônico corretamente e preserve a natureza.
1. INTRODUÇÃO
Quando falamos em lixo eletrônico, a primeira coisa que vem à mente são aqueles incômodos spams que ocupam espaço na caixa de e-mail. Porém, não é deste lixo que estamos nos referindo.
Os resíduos eletrônicos são os vilões do momento. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também artigos eletroeletrônicos de casa, como micro-ondas, TVs, e o que mais você usar em casa que, descartados, podem poluir o planeta.
Com o aumento contínuo na produção e consumo de eletrônicos, a quantidade desse tipo de lixo gerado a cada ano torna-se um problema cada vez maior.
O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio que são substâncias contaminam o ar, a água e o solo.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (2011), o Brasil consome por ano mais de 120 milhões de eletroeletrônicos. E pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros.
A popularização de produtos tecnológicos criou um problema que tende a se agravar ainda mais nos próximos anos. Por isso, a preocupação dos consumidores de tecnologia não deve se restringir apenas à aquisição de novos produtos. Para evitar problemas desse tipo, é necessário que os consumidores mudem seus hábitos na hora de comprar e descartar eletrônicos.
2. USO RESPONSÁVEL DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
Com base nas dicas de especialistas, o Portal G1 elaborou um guia para os usuários de tecnologia contribuírem com a redução do lixo eletrônico (Fonte: http://g1.globo.com/ Noticias/Tecnologia/0,,MUL87082-6174,00-DEZ+MANDAMENTOS+REDUZEM+LIXO+ELETRONICO.html)
1 - Pesquise
É importante descobrir se o fabricante tem preocupações com o ambiente e se recolherá as peças usadas para reciclagem, depois que o aparelho perder sua utilidade.
2 - Prolongue
Você não precisa trocar de celular todos os anos ou comprar um computador com essa mesma frequência. Quanto mais eletrônicos adquirir, maior será a quantidade de lixo eletrônico.
3 - Doe
Caso seja realmente necessário comprar um novo eletrônico quando o seu ainda estiver funcionando, doe para alguém que vá usá-lo.
4 - Recicle
Os grandes fabricantes de eletrônicos oferecem programas de reciclagem. Antes de jogar aquele monitor estragado no lixo, entre em contato com a empresa e pergunte onde as peças são coletadas.
5 - Substitua Procure sempre fazer mais com menos. Produtos que agregam várias funções, como uma multifuncional, consomem menos energia do que cada aparelho usado separadamente.
6 - Informe-se
O usuário de tecnologia deve ser adepto ao consumo responsável, sabendo as conseqüências que seus bens causam ao ambiente.
7 - Opte pelo original
As empresas que falsificam produtos não seguem políticas de preservação do ambiente ou se responsabilizam pelas peças comercializadas, depois que sua vida útil chega ao fim.
8 - Pague
Os produtos dos fabricantes que oferecem programas de preservação ambiental podem ser mais caros -- isso porque parte dos gastos com essas iniciativas pode ser repassada para o consumidor.
9 - Economize energia
Na hora de comprar um eletrônico, opte pelo produto que consome menos energia.
10 - Mobilize
É importante passar informações sobre lixo eletrônico para frente, pois muitos usuários de tecnologia não se dão conta do tamanho do problema.
3. AÇÕES DO COTEMIG
A. Conscientizar comunidade acadêmica do uso responsável dos equipamentos eletrônicos.
B. Realizar campanha de coleta de lixo eletrônico nas unidades, com abrangência à área do entorno das escolas.

|