Atividades - 2016

Nome da Atividade: Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti
Cursos Envolvidos: Farmácia
Endereço: Praça do Mercado - Avaré/SP
Cidade:Avaré
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 24/09/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

A dengue tornou-se ao longo dos anos um grande problema de saúde pública no mundo, e atinge principalmente os países de clima tropicais. As aglomerações urbanas e as precárias condições de saneamento fazem com que o Aedes aegypti encontrasse os requisitos ideais para a sua rápida expansão.

A iniciativa contempla a divulgação de orientações sobre como evitar a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti , além de alertas sobre a gravidade das enfermidades. 

No dia 24 de setembro os alunos realizarão a campanha de prevenção a dengue, Zika e chikungunya, doenças virais transmitidas pelo mosquito. Alem do combate ao mosquito os alunos irão orientar a população quanto ao uso de repelentes e diferenciar os sinais e sintomas destas doenças.

 



Nome da Atividade: Projeto Nota Fiscal Paulista Solidária
Cursos Envolvidos: Administração de empresas, Ciências contábeis
Endereço: Faculdade Sudoeste Paulista
Cidade:Avaré
Bairro: Jd América
UF: SP
Data: 09/05/2016
Hora: 19:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O projeto NOTA FISCAL PAULISTA é desenvolvido em parceria com a Colônia Espírita Fraternidade de Avaré (SP), tendo como objetivo coletar notas fiscais sem CPF, visando aumentar o volume de recursos financeiro para a entidade.

A Colônia Espírita Fraternidade de Avaré assiste aproximadamente 200 crianças, onde disponibilizam Assistente Social, Nutricionista, Professores, Psicólogas e outros profissionais ligados à área. Atualmente o seu gasto para manutenção da entidade aproxima-se dos R$ 100.000,00 e aproximadamente 30% dos recursos provém da Nota Fiscal Paulista (sem mencionar o CPF).

Nosso objetivo é promover a arrecadação de notas fiscais e consequentemente aumentar o volume do recurso financeiro, tendo em vista que a maioria das pessoas acaba jogando tal documento e assim ninguém aproveita o benefício.

Nossa campanha é liderada pelos professores e alunos dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, que fazem a campanha de maneira estratégica, colocando a disposição dos alunos as urnas, onde são coletadas as notas.

Trata-se de um compromisso social, no qual trabalhamos para melhorar resultados que visam o bem público. Os alunos dos cursos envolvidos exercem a cidadania quando são incentivados a desenvolver ações de voluntariado.

Nossa faculdade agradece a parceria com a Colônia Espírita Fraternidade de Avaré, pois desta maneira, podemos exercer nosso papel social dentro da comunidade.



Nome da Atividade: Projeto Sorridente
Cursos Envolvidos: odontologia
Endereço: Fundação Padre Emílio
Cidade:Avaré
Bairro: Prq S Elizabeth
UF: SP
Data: 09/05/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O projeto SORRIDENTE, idealizado pela profa. Dra. Eduarda Gimenes Corrêa (Coordenadora do curso de Odontologia) tem o propósito de inserir a odontologia na comunidade, e para tal, realiza visitas periódicas semanais a Fundação Padre Emilio Immos (Avaré/SP) e também recebe os acolhidos na Faculdade.

A Fundação Padre Emilio Immos é uma entidade assistencial e filantrópica que atende 70 (setenta) adolescentes e jovens portadores de necessidades especiais em regime de acolhimento, assegurando a integridade física e emocional dos acolhidos, oferecendo acompanhamento de monitores e auxiliares em tempo integral.

A educação, a informação sobre os cuidados com a saúde bucal, a promoção de saúde, a prevenção de doenças e o tratamento precoce são os principais objetivos deste projeto que acontece anualmente.

No primeiro semestre do ano, todos os internos são avaliados por anamnese detalhada, verificação dos sinais vitais e exame clínico, que é realizado no consultório odontológico da própria fundação. Também recebem orientações sobre higiene oral e saúde bucal através de palestras educativas, de escovação dentária supervisionada e  treino de habilidades para higiene bucal.

Após esta fase, a faculdade disponibiliza transporte e motorista para os acolhidos até a Faculdade Sudoeste Paulista- FSP/Avaré, onde, no laboratório de Radiologia Odontológica os acolhidos realizam os exames complementares de imagem, que incluem radiografias periapicais e panorâmicas.

No segundo semestre do ano, após o levantamento das necessidades, os acolhidos serão encaminhados para o tratamento odontológico que se dará na Clínica de Odontologia da Faculdade.

Professores e alunos da faculdade oferecem a promoção do voluntariado e, trabalham a fim de melhorar resultados que visam o bem público, entendendo que a universidade deve ser sensível à sociedade e contribuir para redução dos contrastes sociais. Assim, os alunos dos diversos cursos envolvidos exercem a cidadania e possibilitam o exercício da mesma a todos os envolvidos.

Nossa faculdade agradece a parceria com a Fundação Padre Emilio, pois desta maneira, podemos exercer nosso papel social dentro da comunidade.

 



Nome da Atividade: Campanha para cadastro de Doadores de Medula Óssea
Cursos Envolvidos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina
Endereço: Faculdade Sudoeste Paulista
Cidade:Avaré
Bairro: Jd América
UF: SP
Data: 02/05/2016
Hora: 19:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

A FSP juntamente com o Hemocentro de Marília (SP) e o Hemocentro de Botucatu (UNESP/SP) realizou no dia 02 de maio de 2016 a Campanha de Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Nossos objetivos foram divulgar e conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de medula óssea; incentivar o cadastro no registro nacional através da informação e sensibilização, que consistem: desmistificar o que é a medula óssea, destacar as dificuldades dos pacientes que necessitam do transplante, explicar as formas de doação e informar os pré-requisitos para se tornar um doador voluntário; aumentar de forma crítica o número de doadores voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Trata-se de um compromisso social, no qual trabalhamos para melhorar resultados que visam o bem público. Os alunos dos diversos cursos envolvidos exercem a cidadania quando são incentivados a desenvolver estratégias para despertar na população o ato de doar.

Nossa faculdade agradece a parceria com os Hemocentros, pois desta maneira, podemos exercer nosso papel social dentro da comunidade.