Atividades - 2020

Nome da Atividade: Webinários Memória e Patrimônio Cultural
Cursos Envolvidos: Evento Institucional
Endereço: UNIFEBE
Cidade:Brusque
Bairro: Santa Terezinha
UF: SC
Data: 15/09/2020
Hora: 19:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Embora a cidade de Brusque tenha sido colonizada por grupos étnicos específicos, e tenha permanecido por anos cultuando tradições cristalizadas no tempo, atualmente a cidade tem sido palco de uma diversidade de culturas, em virtude da intensa e diversa migração. Hoje, a cidade é permeada por hábitos e costumes que juntos formam um grande mosaico artístico cultural.

Nesse sentido, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) está realizando, durante o segundo semestre de 2020, uma série de webinários com foco em memória e patrimônio cultural, como forma de integrar e promover a diversidade artística cultural na universidade e comunidade.

Até dezembro, quinzenalmente, a Instituição debaterá virtualmente sobre alguma temática da área, por meio de conversas transmitidas pelo canal da UNIFEBE no Youtube, a partir das 19h, conforme programação abaixo:

 

15/09/2020 - Crônicas: 160 anos de Brusque

30/09/2020 - Cidade, paisagem e memória: as transformações do espaço habitado

13/10/2020 - A herança indígena de Brusque

28/10/2020 - Presença da Mulher na História de Brusque - Aspectos do Cotidiano

20/11/2020 - Semana da Consciência Negra

08/12/2020 - IX Seminário Temático - História e Memória Regional - Villa Renaux



Nome da Atividade: Revitalizando Sonhos e (Re)Construindo Espaços
Cursos Envolvidos: Arquitetura e Urbanismo
Endereço: Espaços Públicos da Cidade
Cidade:Brusque
Bairro: Santa Terezinha
UF: SC
Data: 09/05/2020
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Revitalizando Sonhos e (Re)Construindo Espaços é um projeto institucional que tem por objetivo promover o engajamento social e o senso de corresponsabilidade com os lugares públicos da cidade à medida que propõe e executa a revitalização de espaços com qualidade precária, por meio do trabalho voluntário, tornando esses espaços mais acessíveis, agradáveis e humanizados, para seus usuários e potenciais frequentadores.  A cada semestre é escolhido um novo espaço para se realizar intervenções urbanísticas, que podem ser espaços abertos da cidade ou áreas mais restritas de instituições públicas ou sem fins lucrativos.

Esse ano, em função da pandemia de COVID-19, o projeto precisou ser repensado. Buscando garantir o distanciamento social e, ao mesmo tempo garantir a continuidade dos trabalhos, o projeto foi transformado e foram eleitos espaços públicos da cidade como lugares a serem cuidados. Nesse sentido, os participantes receberam o desafio de cultivar flores individualmente que, posteriormente, foram doadas ao município, para o ajardinamento e embelezamento de praças e parques.