A Faculdade Pitágoras de Londrina, originalmente denominada Faculdade Metropolitana Londrinense (alteração de nome formalizada conforme Portaria da Secretaria de Educação Superior n.- 1.563, de 22 de outubro de 2009, Processo SIDOC 23000.012982/2009, publicada no DOU de n. 216 de 12 de novembro de 2009) iniciou suas atividades em outubro de 1999.
Nos meses de fevereiro e março de 2001 foram autorizados pelo Conselho Nacional de Educação – CNE os primeiros cursos de graduação da então Faculdade Metropolitana Londrinense. As habilitações em Marketing e em Gestão de Negócios Internacionais pertencentes ao curso de Administração foram autorizadas pela Portaria MEC 423, com conceito B pela comissão de especialistas do Ministério da Educação; o curso de Sistemas de Informação foi autorizado pela Portaria MEC 144, com conceito B; e o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Portaria MEC 198, com conceito A. Em abril e maio do mesmo ano foram autorizados outros dois cursos, o de Engenharia Elétrica através da Portaria MEC 690, recebendo conceito C e o curso de Direito autorizado pela Portaria MEC 916, com conceito B.
Em 5 de agosto de 2002 a Faculdade passou a ter uma nova Direção, tomando posse a Professora Doutora Eda Coutinho Machado de Souza, na qualidade de diretora geral, além de ser também a nova participante da entidade mantenedora. Na oportunidade, foi assinado um convênio de cooperação técnica e acadêmica entre a Metropolitana e o Centro de Educação Superior de Brasília - CESB.
Motivada pela grande aceitação desses cursos, implantados dentro de uma concepção pedagógica inovadora, a Instituição submeteu ao MEC, a partir do 2º semestre de 2003, os pedidos de autorização dos cursos/habilitações: Pedagogia – início em janeiro de 2008, Normal Superior, Turismo, Psicologia – início em janeiro de 2006 e as Habilitações de Engenharia de Computação no Curso de Engenharia, Publicidade e Propaganda, no de Comunicação Social, Gestão de Pessoas e das Organizações, no curso de Administração, e Enfermagem – iniciado em março de 2007. O curso de Administração, em suas duas habilitações, foi reconhecido pelo MEC, com conceito MB e o de Comunicação Social com conceito B.
Em 2006, o Curso de Engenharia Elétrica foi reconhecido com conceito Triplo MB, sendo publicado na DOU (Diário Oficial da União) em 19/12/2006, portaria MEC 1087. Em 2007 o Curso de Direito foi reconhecido também com conceito Triplo MB e em dezembro foi autorizada a Habilitação em Comunicação Social de Radialismo – Rádio e TV. Submetida à Avaliação externa, como parte do Sistema de Avaliação do Ensino Superior em novembro de 2007, a IES obteve nota 4.
Em Dezembro de 2007 a Instituição passa a integrar o Sistema Universitário Pitágoras. O Pitágoras, marca controlada pela Kroton Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, tem uma trajetória de mais de 40 anos no ensino básico, conta com mais de 600 escolas em todo o Brasil associadas à Rede Pitágoras e vem atuando no ensino superior desde 2001.
O foco estratégico do Sistema Universitário Pitágoras é de se posicionar como uma das principais Instituições de Ensino Superior do País, oferecendo serviços educacionais de qualidade assegurada, com reconhecimento e inserção nas comunidades onde atua. É nessa perspectiva que o Pitágoras passa a atuar em Londrina mantendo o compromisso de qualidade educacional iniciado pela Metropolitana junto aos seus alunos, professores e funcionários.
Trata-se de um marco na história da Instituição que se traduz em significativas oportunidades de crescimento em diversas dimensões: no número de alunos atendidos, professores, na oferta de cursos, no acesso à tecnologia. E acima de tudo: no compartilhamento de experiências e em novas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.
Também, é importante salientar que em janeiro e abril de 2009 foram autorizados os Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação, portarias MEC 98 e 596, respectivamente.
Em dezembro de 2009 foi autorizado o curso de Engenharia Ambiental, portaria 1749, dando início ao que a instituição designou como Núcleo de Engenharias. Desta forma, a instituição visa ampliar a oferta de cursos na Área de Engenharia devido a sua vocação e expertise nesta área e pela demanda nacional não atendida, fortalecendo, assim, o desenvolvimento industrial e tecnológico da região e do país.
Em 2011 dois novos cursos passam a constar na lista de ofertas: Engenharia Mecânica através da portaria 112, de 13 de junho de 2011 e Engenharia de Produção através da portaria no- 393, de 23 de setembro de 2011.
Em 2012 foi autorizado o curso de Arquitetura e Urbanismo e em 2013 o CST em Produção Audiovisual e Logística.
Na Área de Engenharia devido a sua vocação e expertise nesta área e pela demanda nacional não atendida, fortalecendo, assim, o desenvolvimento industrial e tecnológico da região e do país.
Em 2011 dois novos cursos passam a constar na lista de ofertas: Engenharia Mecânica através da portaria 112, de 13 de junho de 2011 e Engenharia de Produção através da portaria no- 393, de 23 de setembro de 2011.
Em 2012 foi autorizado o curso de Arquitetura e Urbanismo e em 2013 o CST em Produção Audiovisual e Logística.
A Missão da Faculdade Pitágoras de Londrina é a seguinte:
Melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, gerando valor de forma sustentável.
E a Visão da Faculdade é:
Ser referência em educação como a melhor escolha para estudar, trabalhar e investir, líder nas localidades.de atua.