Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: No dia 28 de junho de 2016, juntamente com a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Cristiane Silveira, os alunos do curso realizaram na Casa do Caminho de Londrina, uma atividade lúdica de educação ambiental. Este projeto teve como objetivo promover a conscientização de crianças do projeto apoio sócio educativo da Casa do Caminho, entidade filantrópica, em Londrina-PR, em relação à importância da coleta seletiva na gestão de resíduos sólidos.
A atividade realizada com as crianças foi denominada Caça ao Tesouro Ecológico, na qual objetos recicláveis foram escondidos no pátio externo da instituição e as crianças tinham a missão de encontrá-los e descartá-los nas lixeiras corretas. Vale ressaltar que, na Casa do Caminho já está implantado a coleta seletiva de resíduos sólidos.
Participaram da atividade 40 crianças da instituição, na faixa etária de 05 a 14 anos, as quais foram divididas em 04 grupos, sempre havendo uma mescla de idades, para facilitar a realização das etapas seguintes. Cada grupo foi representado por uma cor da coleta seletiva, sendo elas, azul, verde, vermelho e amarelo.
Primeiramente, cada criança, previamente separada nos grupos, recebeu um colar para identificação do seu grupo e uma explicação sobre a importância da reciclagem de cada tipo de resíduo sólido. Em seguida, fez-se a explicação das regras do Caça ao Tesouro Ecológico.
A Caça ao Tesouro Ecológico foi dividida em duas etapas, na primeira etapa, cada grupo recebeu a primeira pista composta de uma charada sobre um objeto fabricado com determinado material, papel para o grupo azul, vidro para o grupo verde, plástico para o grupo vermelho e metal para o grupo amarelo. Por exemplo: “Sou um informativo antigo. As pessoas me dobram e desdobram várias vezes, pois sou um pouco difícil de manusear. Possuo colunas, matérias sobre esportes, política, economia, charges. Muitas vezes, depois que as pessoas me utilizam, sirvo para aquecer casinhas de cachorros.” Após descobrirem que o resíduo da pista é o jornal, as crianças do grupo azul saem à caça do resíduo, aqui chamado de tesouro. Em seguida, ao encontrar o primeiro tesouro, juntamente com ele, as crianças encontram uma segunda pista, mas antes de seguirem em frente à busca, elas devem descartar seu resíduo na lixeira correta, onde um fiscal pergunta a cor da lixeira que o respectivo resíduo deve ser descartado na coleta seletiva. Por fim, o primeiro grupo a encontrar todos os tesouros e descartá-los corretamente, foi classificado o vencedor. Vale ressaltar, que foram utilizados 5 tipos de resíduos diferentes para cada grupo.
Ao final da caça ao tesouro, novamente com objetivo de reforçar a importância da coleta seletiva de resíduos, algumas perguntas foram realizadas às crianças, como por exemplo: O que é a coleta seletiva? Por que precisamos separar os materiais recicláveis dos restos de alimento? Na sua casa vocês separam os resíduos? O que acontecem com os resíduos se jogarmos eles nas ruas?
É de suma importância que a educação de maneira interdisciplinar aborde sobre questões relativas ao meio ambiente para que as crianças conheçam, aprendam sobre a natureza e o meio em que vivem. As crianças devem ter o conhecimento de que os recursos ambientais são limitados e por isso devem ser preservados e reparados. Uma criança que possui o senso ecológico terá grandes condições de se tornar no futuro um homem que preservará e respeitará o meio ambiente.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi alcançado sendo possível aplicar educação ambiental à gestão de resíduos sólidos com as crianças da Casa do Caminho de Londrina. As crianças corresponderam positivamente às expectativas da atividade lúdica, sendo que durante as atividades foi possível observar que muitas crianças, desde as mais novas, tem conhecimento das cores da coleta seletiva e dos impactos negativos e positivos da coleta de resíduos sólidos.
Além disso, durante a caça aos tesouros notou-se união entre os membros dos grupos, tanto para descobrir a resposta da pista quanto para encontrar o tesouro, com base nessa situação, após o término do jogo, foi reforçado às crianças que essa união deve existir também na coleta seletiva, repassando aos seus amigos e familiares a importância de separação e destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos.
Através dessas situações, comprovou-se a eficácia da discussão de temas pertinentes à mudança de postura frente às relações com o meio ambiente, através de recursos pedagógicos cabíveis e adaptados para a realidade da compreensão infantil.
De maneira geral, com o desenvolvimento desta atividade deu-se às crianças da Casa do Caminho de Londrina, de forma simples, através de uma brincadeira, a oportunidade de contribuir na promoção da consciência ambiental e nas mudanças de valores nas crianças de modo que suas atitudes possam refletir em um meio ambiente equilibrado.
|