Atividades - 2016

Nome da Atividade: Educação Ambiental na Casa do Caminho de Londrina
Cursos Envolvidos: Engenharia Ambiental
Endereço: Casa do Caminho - Londrina
Cidade:Londrina - PR
Bairro: Centro
UF: PR
Data: 28/06/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 No dia 28 de junho de 2016, juntamente com a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Cristiane Silveira, os alunos do curso realizaram na Casa do Caminho de Londrina, uma atividade lúdica de educação ambiental. Este projeto teve como objetivo promover a conscientização de crianças do projeto apoio sócio educativo da Casa do Caminho, entidade filantrópica, em Londrina-PR, em relação à importância da coleta seletiva na gestão de resíduos sólidos.

A atividade realizada com as crianças foi denominada Caça ao Tesouro Ecológico, na qual objetos recicláveis foram escondidos no pátio externo da instituição e as crianças tinham a missão de encontrá-los e descartá-los nas lixeiras corretas. Vale ressaltar que, na Casa do Caminho já está implantado a coleta seletiva de resíduos sólidos.

Participaram da atividade 40 crianças da instituição, na faixa etária de 05 a 14 anos, as quais foram divididas em 04 grupos, sempre havendo uma mescla de idades, para facilitar a realização das etapas seguintes. Cada grupo foi representado por uma cor da coleta seletiva, sendo elas, azul, verde, vermelho e amarelo.

Primeiramente, cada criança, previamente separada nos grupos, recebeu um colar para identificação do seu grupo e uma explicação sobre a importância da reciclagem de cada tipo de resíduo sólido. Em seguida, fez-se a explicação das regras do Caça ao Tesouro Ecológico.

A Caça ao Tesouro Ecológico foi dividida em duas etapas, na primeira etapa, cada grupo recebeu a primeira pista composta de uma charada sobre um objeto fabricado com determinado material, papel para o grupo azul, vidro para o grupo verde, plástico para o grupo vermelho e metal para o grupo amarelo. Por exemplo: “Sou um informativo antigo. As pessoas me dobram e desdobram várias vezes, pois sou um pouco difícil de manusear. Possuo colunas, matérias sobre esportes, política, economia, charges. Muitas vezes, depois que as pessoas me utilizam, sirvo para aquecer casinhas de cachorros.” Após descobrirem que o resíduo da pista é o jornal, as crianças do grupo azul saem à caça do resíduo, aqui chamado de tesouro. Em seguida, ao encontrar o primeiro tesouro, juntamente com ele, as crianças encontram uma segunda pista, mas antes de seguirem em frente à busca, elas devem descartar seu resíduo na lixeira correta, onde um fiscal pergunta a cor da lixeira que o respectivo resíduo deve ser descartado na coleta seletiva. Por fim, o primeiro grupo a encontrar todos os tesouros e descartá-los corretamente, foi classificado o vencedor. Vale ressaltar, que foram utilizados 5 tipos de resíduos diferentes para cada grupo.  

 Ao final da caça ao tesouro, novamente com objetivo de reforçar a importância da coleta seletiva de resíduos, algumas perguntas foram realizadas às crianças, como por exemplo: O que é a coleta seletiva? Por que precisamos separar os materiais recicláveis dos restos de alimento? Na sua casa vocês separam os resíduos? O que acontecem com os resíduos se jogarmos eles nas ruas?

É de suma importância que a educação de maneira interdisciplinar aborde sobre questões relativas ao meio ambiente para que as crianças conheçam, aprendam sobre a natureza e o meio em que vivem. As crianças devem ter o conhecimento de que os recursos ambientais são limitados e por isso devem ser preservados e reparados. Uma criança que possui o senso ecológico terá grandes condições de se tornar no futuro um homem que preservará e respeitará o meio ambiente.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi alcançado sendo possível aplicar educação ambiental à gestão de resíduos sólidos com as crianças da Casa do Caminho de Londrina. As crianças corresponderam positivamente às expectativas da atividade lúdica, sendo que durante as atividades foi possível observar que muitas crianças, desde as mais novas, tem conhecimento das cores da coleta seletiva e dos impactos negativos e positivos da coleta de resíduos sólidos.

Além disso, durante a caça aos tesouros notou-se união entre os membros dos grupos, tanto para descobrir a resposta da pista quanto para encontrar o tesouro, com base nessa situação, após o término do jogo, foi reforçado às crianças que essa união deve existir também na coleta seletiva, repassando aos seus amigos e familiares a importância de separação e destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos.

Através dessas situações, comprovou-se a eficácia da discussão de temas pertinentes à mudança de postura frente às relações com o meio ambiente, através de recursos pedagógicos cabíveis e adaptados para a realidade da compreensão infantil.

De maneira geral, com o desenvolvimento desta atividade deu-se às crianças da Casa do Caminho de Londrina, de forma simples, através de uma brincadeira, a oportunidade de contribuir na promoção da consciência ambiental e nas mudanças de valores nas crianças de modo que suas atitudes possam refletir em um meio ambiente equilibrado.



Nome da Atividade: Alunos de Londrina doam Projeto para Entidade Assistencial com 180 crianças
Cursos Envolvidos: Engenharia Elétrica
Endereço: Casa do Caminho - Londrina - PR
Cidade:Londrina - PR
Bairro: Centro
UF: PR
Data: 01/06/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Pitágoras em Londrina começam o novo semestre letivo com um desafio: fazer um projeto para readequar a entrada de energia na Casa do Caminho, instituição filantrópica que atende 180 crianças e adultos com necessidades especiais. Essa ação vai complementar o projeto de instalação elétrica da edificação, já concluído pelos alunos, e que constatou que a demanda da instituição exige também uma readequação da entrada de energia no prédio.

A parceria da Pitágoras com a Casa do Caminho começou no ano passado por iniciativa dos alunos da disciplina de Instalações Elétricas. “Os alunos ficaram sabendo que a entidade estava tendo problemas na rede elétrica e então eles tiveram a ideia de aproveitar essa disciplina para um trabalho prático”, conta o professor e Engenheiro Eletricista Robledo Fernandes Carazzai. Foi assim que, acompanhados do professor, os alunos fizeram vistoria e levantamento técnico para um projeto de instalação elétrica predial e também um projeto de para-raios para a Casa do Caminho. “Como o imóvel já é bem antigo a instituição tem problemas com instalação subdimensionada, fios descascados e expostos e remendos mal feitos. No entanto, o maior problema é a queima de equipamentos eletrônicos, que pode ter como origem instalações executadas fora das normas técnicas e deterioradas com o tempo, e também, a falta do condutor de proteção, também conhecido como condutor de aterramento.”, explica Robledo. Essa situação significa não só risco de segurança mas também impede a utilização de todos os chuveiros e ainda de um laboratório de informática.

O laboratório de informática tem computadores doados que não podem ser utilizados sem instalação elétrica adequada. Quem vai ajudar com esse serviço são os alunos dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Rede de Computadores, do Pronatec da Pitágoras. “Ao perceber essa necessidade resolvemos envolver os alunos desses dois cursos, pois eles podem cuidar da parte elétrica e do cabeamento estruturado da rede de dados para que o laboratório funcione sem o risco de que os computadores sejam danificados”, informa o professor. A participação de alunos dos cursos técnicos deve resultar numa oficina gratuita para que os internos da Casa do Caminho aprendam a utilizar os equipamentos.

O professor Robledo conta que o projeto de instalação elétrica predial feito pelos alunos já foi entregue e soluciona problemas de segurança, além de otimizar a utilização e reduzir o consumo de energia. Ele calcula que se a entidade tivesse que pagar por um projeto desse tipo ela gastaria mais de R$ 10 mil. “Como nós doamos o projeto esperamos que a Casa do Caminho encontre outros doadores e parcerias que viabilizem essa obra”, adianta Robledo.

Cerca de trinta alunos e vários professores de cursos de graduação e técnicos do Pronatec da Pitágoras estão envolvidos voluntariamente no Projeto Casa do Caminho.? 



Nome da Atividade: VÍRUS ZICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cursos Envolvidos: Engenharia Ambiental
Endereço: Escolas Municipais do Município de Londrina - PR
Cidade:Londrina - PR
Bairro: Município de londrina
UF: PR
Data: 01/06/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 Com intuito de conscientizar crianças de escolas municipais de Londrina, sobre a importância de evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras de Londrina, desenvolveram um projeto de educação ambiental.

O intuito e sensibilizar as crianças em relação à doença e as formas de eliminação do mosquito por meio de jogo de tabuleiro interativo, assim as crianças desenvolvem seu conhecimento sobre saúde ambiental em pequenos gestos como conferir o quintal de casa para verificar se não há água parada, verificar se os vizinhos estão cuidando de suas casas, manter as ruas, casas e lotes vagos sempre limpos, evitando assim focos do mosquito que conseqüentemente a diminuição de casos de transmissão dos vírus causadores da Dengue, Zica e Chikungunya. O tema abordado relaciona – se com a saúde ambiental em que se discute os problemas oriundos dos efeitos que o ambiente exerce sobre bem – estar físico e mental do ser humano, eliminando assim os fatores e riscos a saúde.

A metodologia utilizada foi através de jogo de tabuleiro interativo, tendo como escopo a educação ambiental em crianças do ensino fundamental que vão se envolvendo com assunto e aprendendo a importância de um ambiente limpo e suas consequências caso não cuide do meio ambiente. Assim o jogo é composto por um tabuleiro de PVC, com caminho feito por casas e à medida que se avança essas casas, se obtém informações sobre o Zica e como eliminar os focos do mosquito responsável pela transmissão do vírus. Abaixo segue o tabuleiro utilizado na prática.

 Os resultados foram positivos, como esperado, pois as crianças mostraram-se muito interessadas com o assunto e dispostas a aprender e disseminar o conhecimento. Pretendem-se desenvolver este projeto em outras escolas.  



Nome da Atividade: Trote Solidário do Núcleo de Engenharias: Coleta de Resíduos Eletrônicos
Cursos Envolvidos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental
Endereço: Faculdade Pitágoras de Londrina
Cidade:Londrina - PR
Bairro: Gleba Palhano
UF: PR
Data: 23/03/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 Nos dias 23 e 24 de março, foram coletados 52 unidades de resíduos eletrônicos. Esses resíduos foram doados para a empresa E-Sucata Londrina a qual fará a destinação ambientalmente correta desses resíduos, através da reciclagem e reaproveitamento dos materiais.

Resíduos eletrônicos possuem substâncias químicas como como chumbo, cádmio e mercúrio, as quais através do contato podem provocar contaminar as pessoas que coletam produtos em terrenos baldios ou na rua, além de poluir o solo, principalmente.

Com essa campanha conseguimos conscientizar alunos e colaboradores da importância do descarte correto desses resíduos.  

 



Nome da Atividade: Trote Solidário de Engenharia Ambiental Campanha: Adote sua Caneca
Cursos Envolvidos: Engenharia Ambiental, extensivo a todos os alunos da Faculdade Pitágoras de Londrina
Endereço: Faculdade Pitágoras de Londrina
Cidade:Londrina
Bairro: Gleba Palhano
UF: PR
Data: 21/03/2016
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 Na semana de 21 de março, os alunos de Engenharia Ambiental iniciaram a campanha “Adote sua Caneca”, através de postagens nas redes sociais e murais na faculdade os alunos da Faculdade Pitágoras de Londrina foram conscientizados da importância de utilizar uma caneca e reduzir o consumo de copos descartáveis.

Para produzir 1 copo descartável de 100 mL, são usados 500 mL de água ou mais, enquanto para lavar uma caneca você usa até 400 mL de água. Adotando uma caneca, podemos reduzir o consumo de água e também o impacto ambiental que o descarte de copos descartáveis causa no meio ambiente, pois hoje aproximadamente 90% dos copos usados não são encaminhados para reciclagem.

Em uma única noite e manhã, os alunos do curso de Engenharia Ambiental venderam aos demais alunos da Faculdade Pitágoras de Londrina 170 canecas personalizadas. A campanha foi um sucesso, e por isso, daremos continuidade a ela com a venda de um segundo lote de canecas.

No curso de Engenharia Ambiental acreditamos que quanto mais alunos se conscientizarem na Faculdade mais cidadãos conscientes teremos no mercado de trabalho agindo de forma sustentável.