Apresentação da Instituição: Faculdades Associadas de Uberaba


  • Endereço: Avenida do Tutuna - 720
  • Cidade: Uberaba
  • UF: MG
  • Bairro: Tutunas
  • Cep: 38.061-500
  • Fone: (34) 99195-1955
  • Fax: (34) 3318-4102
  • E-Mail: monica.fedatto@fazu.br
  • Site: www.fazu.br


 

FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA

Há 48 anos, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) cumpre o relevante compromisso social de formar profissionais para o desenvolvimento do agronegócio nacional e internacional, além de contribuir com o efetivo crescimento local e regional por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Os efeitos das ações realizadas pela Fazu ao longo das últimas décadas são notórios e revelam os avanços sociais e econômicos proporcionados por meio da atuação dos milhares de profissionais na área das Ciências Agrárias.

Ser uma instituição atenta às tendências, pesquisas e inovações para levar ao homem do campo às principais informações e tecnologias agronômica zootécnica e em gestão. Esse desafio é que move a Fazu desde a sua criação.

A concretização de um sonho antigo

A origem de Uberaba como núcleo de civilização está ligada às atividades pecuárias. Os primeiros habitantes da região eram, em sua maioria, criadores de gado. A partir do final do século passado, Uberaba tornou-se conhecida internacionalmente como polo mais importante para pecuária zebuína. Os criadores da região do Triângulo Mineiro foram os primeiros a fazerem seleção das raças zebuínas puras.

Com o passar dos anos, a vocação histórica e natural de Uberaba para pecuária - e também seu pioneirismo com relação à zebuinocultura - foram se consolidando. Essa consolidação se deu, em grande parte, graças às atividades da ABCZ, sobretudo quando tornou-se detentora do Serviço Genealógico das Raças Zebuínas.

A existência de uma instituição de ensino superior de alto nível dedicado à formação de profissionais e especialistas em aprimoramento agropecuário era uma antiga aspiração dos habitantes da região do Triângulo Mineiro. Em 06 de agosto de 1973, a ABCZ concretizou esta aspiração com a instituição da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), entidade mantenedora destinada a criar e a manter cursos superiores.

Pioneirismo e referência na capital mundial do Zebu

No dia 30 de junho de 1975 é publicado no Diário Oficial da União o decreto n° 75.921, que marca a data oficial de criação da Fazu, iniciando suas atividades nas instalações do antigo Colégio Champagnat, localizado à Rua Dom Luís de Santana, 115. Na época, a profissão de Zootecnista no Brasil havia sido regulamente sete anos antes, sob a lei nº 5.550, de 04 de dezembro de 1968. Assim, o curso de Zootecnia da Fazu, foi o quinto do Brasil e o segundo de Minas Gerais, sendo o único com destaque para Zebutecnia.

Na década de 80, a industrialização tomava força no país, levando consigo acelerada urbanização, surgindo então os desafios de abastecer com comida a crescente população urbana e aumentar e diversificar as exportações de produtos de origem agropecuária. Em 1989, a Fazu responde a contento a esses novos desafios e passa a oferecer também o curso de Agronomia, assumindo a denominação Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba.

Foco na prática, estrutura diferenciada

No dia 08 de fevereiro de 1980, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sabendo da importância das aulas práticas, experimentos e pesquisas para a formação dos alunos cedeu uma área com cerca de 200 hectares para construção da sede e do campus da Fazu. Em 1990, ocorreu a migração para o novo espaço, a Fazenda Escola da Fazu, localizada à Av. do Tutuna, 720, bairro Tutunas, em Uberaba. Neste novo ambiente, foram instalados os mais diversos setores agropecuários que permitem o desenvolvimento das atividades profissionalizantes dos cursos de Ciências Agrárias.

Inaugurado no dia 03 de agosto de 2000, o Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) é fruto de uma parceria firmada entre a Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O HVU é considerado um dos mais equipados da América Latina.

Em março de 2004, foi entregue à comunidade acadêmica da Fazu uma nova biblioteca, a Biblioteca Dora Sivieri, com 1.500 metros quadrados de área construída com completa infraestrutura operacional, serviços de reprografia, salas para estudo individual e em grupo e um auditório com 100 lugares. Acesso direto ao acervo composto livros, periódicos, obras raras, revistas, jornais complementam o banco de dados especializado para as áreas de ciências agrárias e humanas.

Mais que especialistas, referências no mercado

Contando com os avanços tecnológicos, científicos e a expansão do agronegócio, tornou-se interessante a oferta de cursos de pós-graduação. Em 1998, a Fazu, em parceria com a ABCZ, ofertou o primeiro curso de Pós-graduação Lato Sensu em Julgamento das Raças Zebuínas, evoluindo com ofertas de outros cursos em áreas de sua expertise.

São milhares de especialistas formandos nos cursos de pós da Fazu no mercado de trabalho, atuando nos mais diversos segmentos econômicos do Brasil e exterior, em empresas próprias, públicas e privadas. Eles trabalham como pesquisadores, consultores, professores, gerentes, supervisores e empreendedores, movimentando a economia e desenvolvendo o agronegócio nacional e internacional.

Dentro e fora da porteira, eventos referendados

Com o objetivo de disseminar o agronegócio para população e apresentar tecnologias e inovações ao homem do campo, a Fazu lançou em 1997 o Projeto Porteira Adentro, o evento de extensão mais popular da Instituição. Realizado anualmente, o evento reúne no campus da Fazu milhares de pessoas de Uberaba e região.

A Fazu promoveu ao longo dos últimos 45 anos diversos eventos, com destaque para dias de campo, congressos, simpósios, jornadas científicas e minicursos, além de marcar presença nos principais eventos e feiras agropecuárias do país. Nos anos de 2003 e 2019, a Fazu sediou o Zootec, maior congresso de Zootecnia do Brasil, em parceria com ABZ (Associação de Zootecnistas do Brasil) e entidades parceiras.

Parcerias de sucesso, a pesquisa em prol do desenvolvimento agro

Criado em 1976, o Centro de Pesquisas Zootécnicas realizava provas de ganho de peso de zebuínos, pesquisas relacionadas a produtividade animal em pastagens, estudos sobre a aptidão reprodutiva em touros sob regime de monta natural, atendimento ao criador e pesquisas morfológicas de reprodutores.

Desde então, a Fazu realiza estudos, conduz projetos e valida produtos e serviços nas diversas áreas de produção vegetal e animal, em parceria com empresas e instituições públicas e privadas de melhoramento genético, tecnologia e inovação.

Desde 2013, a Fazu realiza provas de eficiência alimentar no Confinamento Automatizado, com destaque para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), etapa incluída em 2017 no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens pela ABCZ, realizado anualmente.

Em 2020, a Fazu firmou importante parceria com a Ubyfol, considerada uma das melhores empresas de nutrição vegetal do Brasil, onde lançou a Estação de Pesquisa no campus da Fazu. O projeto conta com ensaios agronômicos nas culturas de milho soja, onde são testados produtos da linha Ubyfol e Ubycover.

Do Brasil para o Mundo, conhecimento que extrapola fronteiras

Em 1975, quando recebeu os primeiros alunos do curso de Zootecnia, a Fazu recebeu também estrangeiros, frutos da parceria com a COMZEBU (Confederação Mundial dos Criadores de Zebu). Ao longo dos 45 anos de história, a Fazu ficou conhecida pelo elo internacional com diversos países, recebendo estudantes dos Estados Unidos, Equador, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Canadá, Senegal, El Salvador, Costa Rica, Panamá e Peru. Importante parceria internacional da Fazu é com a Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú), convênio firmado em 2002.

De olho no futuro, o incentivo ao empreendedorismo e a inovação

A Fazu se destaca por estimular a criatividade e o espírito inovador dentro da faculdade. Por meio do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, a Fazu promove diversas estratégias inserindo a tecnologia e a inovação no meio acadêmico: lançou o Celeiro – o hub de conexão e inovação para o agronegócio, instituiu empresas juniores e introduziu a metodologia Empresa Simulada à grade curricular dos cursos, sistema de ensino que o Sebrae importou da Europen-Pen International, uma prestigiada associação alemã de treinamento em negócios e empreendedorismo.

Com um ambiente agregador, convergente e inspirador, o Celeiro é o hub de conexão e inovação para o agronegócio da Fazu. O Celeiro conta com empresas residentes, todas de base tecnológica ou intensivas em conhecimento; grupos de estudos e pesquisas; possui também um dos cinco ParqueLABs de Uberaba, local público e gratuito de coworking, disponibilizado pela Prefeitura de Uberaba e FINEP; além de ser um ponto de encontro de pessoas, empresas e iniciativas relacionadas à inovação.

A Fazu instituiu três Empresas Juniores (EJs): ProFarmers, da Agronomia; FazuPec, da Zootecnia; AgroPlan, do Agronegócio. As empresas possuem salas para atendimento, reunião e trabalho, cedidas especialmente pela faculdade. As EJs complementam o ensino da sala de aula por meio da prática profissional e do desenvolvimento de competências conectadas às demandas do campo.

A Fazu é a primeira faculdade vocacionada ao agronegócio no Brasil a utilizar a metodologia de ensino Empresa Simulada, instituída em 2018. Disponibilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa Simulada permite criar e gerenciar uma empresa virtual nos moldes de uma empresa real. Os estudantes compram, contratam, negociam, pagam impostos, são auditados, tudo em um ambiente online.

 

Linha do Tempo

1973 – ABCZ institui a Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), mantenedora da Fazu

1975 - Fazu é reconhecida oficialmente, sob o decreto 75.921. Em agosto inicia o Curso de Zootecnia

1976 -  Abertura do Centro Acadêmico José Rodrigues Calheiros – CAJOROCA

1976 - Inaugurado o Centro de Pesquisas Zootécnicas

1980 – Fazu recebe espaço próprio cedido pela Embrapa

1989 - Curso de Agronomia. Nesse ano, a Instituição passou a denominar-se Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba – FAZU.

1990 – Fazu migra para sua sede, em uma área própria, com cerca de 200 hectares, no Bairro Tutunas, em Uberaba

2000 – Inaugurado do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU). Convênio entre a Fazu - Fundagri – Uniube – ABCZ

1997 – Criado o Projeto Porteira Adentro, maior evento de extensão, realizado anualmente

1998 - Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Julgamento das Raças Zebuínas, em parceria com a ABCZ

2000 - Curso de graduação em Engenharia, habilitação em Engenharia de Alimentos

2001 -  Licenciatura em Letras, Português/Inglês e Português/Espanhol e Secretariado Executivo Bilíngue.

2002 - Licenciatura em Computação

2002 - A Faculdade passa a ser denominada Faculdades Associadas de Uberaba – Fazu

2002 - Convênio com ASOCEBU – Bolívia

2003 – Fazu sedia o Zootec “Ambiência - Eficiência e Qualidade na Produção Animal”

2004 – Inaugurada nova Biblioteca Dora Sivieri

2004 - Credenciamento do MEC para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância

2006 - Curso de Sistemas de Informação

2011 – Autorização do Curso de Sistemas para Internet

2011 – Autorização do Curso de Agronegócio

2012 – Implantação Oficial do Curso de Extensão Agrocurso (Parceria ABCZ e Canal Rural)

2013 – Os cursos de Agronomia e Zootecnia são incluídos na avaliação anual do Guia do Estudante

2013 – Implantação do confinamento automatizado e realiza provas de eficiência alimentar

2014 – Renovação de reconhecimento dos cursos Zootecnia e Agronomia

2015 -  Fazu alcança nota 4 no ENADE

2015 – Fazu comemora 40 anos e promove 40 ações sociais, promocionais, esportivas e de sustentabilidade

2015 – Fazu é homenageada pelos seus 40 anos - Câmara dos Vereadores de Uberaba, Câmara dos Deputados de Brasília, Asocebu e ABCZ

2015 – Convênios com Instituições de Ensino, Governamentais e Pecuárias – Uruguai, Bolívia e México

2016 - Implantação do Núcleo de Educação a Distância e da FAZU Virtual

2016 – Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio

2016 – Recredenciamento para oferta dos cursos de pós-graduação Lato Sensu

2016 – Convênio com Universidad Columbia Del Paraguay

2016 – Realização do Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável

2016 – Porteira Adentro chega a sua 20º edição

2016 – Lançamento do Projeto Integrador (PI)

2016 – Lançamento do novo portal (fazu.br)

2016 – Lançamento da AAAIF (Associação Atlética Acadêmica Integradas Fazu)

2017 – Fazu realiza Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), etapa do Programa Nacional de Touros Jovens da ABCZ

2017 – Conquista nota 4, numa escala de 0 a 5, em avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o Recredenciamento Institucional

2018 – Lançamento do projeto CRS

2018 – Convênios com Associações de Gado - Bolívia, Equador, Costa Rica, Yucatán e México

2018 – Redesign da marca da Fazu traz cores azul e vermelho

2019 – Solenidade de Colação de Grau da 50ª Turma de Agronomia e 80ª Turma de Zootecnia

2019 – Fazu é homenageada na Moção 100 anos da ABCZ

2019 – Agronomia é considerada a melhor faculdade privada do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo o Ranking Folha de São Paulo (RUF)

2019 – Selo Instituição Socialmente Responsável é conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), pelo quarto ano consecutivo

2019 – Os cursos de Agronomia e Zootecnia da Fazu são avaliados pela equipe do Guia da Faculdade, um projeto entre a Quero Educação e o Jornal Estadão. A Agronomia foi estrelada com nota 4 e a Zootecnia com nota 3, numa escala de 1 a 5

2019 – Inaugurado o Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio

2019 – Instituído o Comitê de Ética no Uso de Animais da Fazu (CEUA)

2019 – Fazu sedia Zootec “Tecnologias que alimentam o mundo”

2020 – Lançamento da Estação de Pesquisa da Ubyfol

2020 – Fazu recebe doação histórica de animais de excelente linhagem genética da Agro Maripá

2020 – Convênios - Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu e Fiemg Regional Vale do Rio Grande

2020 – Lançamento da Pós-graduação EAD – Abertura dos Cursos de Agricultura de Precisão; Proteção de Plantas; Produção e Tecnologia Sucroenergética; Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; Manejo da Pastagem; Nutrição e Alimentação de Ruminantes; Gestão da Qualidade em Fábricas de Rações; Confinamento de Bovinos de Corte; Melhoramento Genético de Gado de Corte.

Missão, Visão e Valores Institucionais

Missão da FAZU

Formar profissionais tecnicamente competentes, éticos, comprometidos com a sustentabilidade social, econômica e ambiental e com alta capacidade de liderança para o desenvolvimento do agronegócio nacional e internacional, garantindo a qualidade e excelência no Ensino Superior.

Visão de futuro

Ser reconhecida como referência nacional e internacional pela excelência na:

I - Oferta de ensino superior de qualidade;

II - Contribuição para os avanços científicos, tecnológicos e de inovação;

III- Promoção do desenvolvimento econômico e cultural e do bem estar social.

 

Valores Institucionais

  1. Qualidade e excelência
  2. Ética
  3. Inovação e empreendedorismo
  4. Confiabilidade e respeito
  5. Inclusão social
  6. Sustentabilidade social, econômica e ambiental.
E hoje formando profissionais capacitados em diferentes áreas, mas todas com foco no Agro, nas possibilidades em atuar com o campo, sendo: Engenharia Agronômica, Agrocomputação, Gestão do Agronegócio, Pedagogia EAD e Medicina Veterinária.