Depoimentos - 2008

DEPOIMENTOS
Depoente: Cristiano Starling Erse
Profissão: Coordenador NACEP – Núcleo de Atividades Complementares, Extensão e Pesquisa da Faculdade de Direito Pe. Arnaldo Janssen
Depoimento:``O atendimento jurídico no bairro Taquaril é uma atividade complementar de suma importância para o desenvolvimento do graduando em Direito, pois permite uma visão prática e interdisciplinar do aprendizado, além de fomentar a capacidade de comunicação direta entre o aluno estágiário e o cliente, permitindo, assim, a humanização da teoria.”

Depoente: Vanessa Cristina Dias Leite
Profissão: Assistente Social Faculdades Arnaldo Janssen
Depoimento:``Iniciativas como a atividade de atendimento jurídico, realizada no bairro Taquaril, são de extrema importância para a formação dos acadêmicos e muito relevante para a comunidade. Facilitar o acesso da população de um dos bairros mais empobrecidos de BH à justiça, é um grande passo em busca da equidade e justiça social. Os alunos que participam dessas ações têm a oportunidade de vivenciarem os desafios da profissão, aumentando assim, os conhecimentos, complementando o aprendizado da academia.``

Depoente: Soraia Murta
Profissão: Professora e Coordenadora da Faculdade Pe. Arnaldo Janssen
Depoimento: “O atendimento jurídico gratuito na comunidade do Taquaril é uma prática que a Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen desenvolve desde 2.005. O atendimento jurídico engloba a população carente que não tem acesso ao Poder Judiciário ou por não ter condições financeiras para pagar honorários advocatícios ou por desconhecimento dos seus direitos. A prática do atendimento jurídico complementa os conhecimentos teóricos que os alunos têm na Faculdade. Os discentes ganham experiência prática de advocacia, além de despertarem para a responsabilidade social. Esta ação de solidariedade com os hipossuficientes une alunos, professores e coordenação. Os objetivos desta atividade de extensão abrangem: esclarecimento das dúvidas da população e encaminhamento dos casos em que há necessidade de ajuizamento para o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade. Porém, o objetivo principal é a atuação da comunidade acadêmica em prol da cidadania e do bem social.”

Depoente: Simone de Paula
Profissão: Relações Públicas Faculdades Arnaldo Janssen
Depoimento:“O Atendimento jurídico realizado pela Faculdade Arnaldo, já se tornou uma tradição no curso de Direito. O desenvolvimento dessa atividade é de grande importância para todos os envolvidos, porque além de levar a informação e orientação jurídica a comunidades carentes, ajuda a desenvolver em nossos alunos, uma visão realista da situação que se encontra boa parte da população. É e de fundamental importância para toda Instituição de Ensino, estimular práticas que ajude a desenvolver uma visão critica, realista e humanitária da sociedade. E essa atividade vem contribuindo para essa missão.”

Depoente: Érika Cristina – 11 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Gosto muito da digitação, se não estivesse aqui, não estaria fazendo nada.”

Depoente: Gabriel Engrácio – 11 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Aqui eu gosto mais é da informática, gosto porque é para mim aprender a mexer no computador e se não estivesse aqui, não estaria fazendo nada.”

Depoente: Célia Carolina P. Neves – 06 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Gosto mais da informática, porque eu jogo muito, eu “ovo” música e brinco demais. Se eu não estivesse aqui, eu não sei onde estaria.”

Depoente: Ana Paula – 08 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Gosto muito da artes, porque lá a gente pinta e desenha. Se não estivesse aqui, estaria em casa com a minha mãe.”

Depoente: Esther Soares – 11anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Gosto mais da informática, é claro. Porque lá a gente tem Orkut e tempo de brincar. Estaria em casa limpando chão.”

Depoente: Raiene Marques – 10 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Se eu não participasse das atividades aqui, estaria na casa da minha avó, limpando a casa.”

Depoente: Franchesco Leal – 08 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Porque é muito legal. A gente aprende muito.”

Depoente: Dayara Pereira Mendes – 11 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Eu gosto mais das aulas de computação, por causa dos jogos e da internet.”

Depoente: Leandra Carolina – 09 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Eu adoro a capoeira, acho legal os movimentos, se eu não ficasse aqui, estaria no pé de manga.”

Depoente: Luana de Cássia – 08 anos
Profissão: Participa CHN
Depoimento:“ Futebol e artes, porque eu aprendo e gosto também. Se não estivesse aqui, estaria sozinha em casa.”