Depoimentos - 2006

DEPOIMENTOS
Depoente: Mauricélia Vidal
Profissão: Diretora Executiva Favip
Depoimento:A Direção da Favip também tem compromisso com a responsabilidade social. A IES como formadora de profissionais tem a obrigação de realizar eventos deste porte, com o intuito de conscientizar esses futuros profissionais sobre a questão da acessibilidade. Isso é responsabilidade social.

Depoente: Andreza Procoro
Profissão: Arquiteta e coordenadora do curso de Arquitetura da Favip
Depoimento:Eventos deste tipo são importantes porque trazem à tona a temática da acessibilidade nos espaços urbanos e construídos das cidades, envolvendo estudantes, professores e profissionais da área de arquitetura e engenharia civil em prol de uma causa social tão importante. Outra questão é a conscientização dos participantes do evento da necessidade de boas práticas de projeto visando à acessibilidade.

Depoente: Aluízio Caldas
Profissão: Engenheiro Civil e coordenador do curso de Engenharia Civil da Favip
Depoimento:Este evento contribui para o desenvolvimento da nossa região, sobretudo porque traz para Caruaru e região a discussão de um tema que hoje é universal, formando e criando a consciência dos profissionais atuais e do futuro sobre a importância de se projetar e construir para todos.

Depoente: Marcelo Guimarães
Profissão: Arquiteto e professor da UFMG
Depoimento:Há grandes diferenças nas experiências que tive em várias cidades onde passei. Em Caruaru, vejo que uma universidade se mostra consciente da legislação e da necessidade de mudanças. Noutras cidades, já gastei muita energia tentando convencer de que isso era importante. Mas como disse em minha fala: neste assunto, o mais importante é o processo e não o produto. Gosto de imaginar meu retorno a Caruaru e perceber que seu processo é forte e contínuo, que o produto de acessibilidade na cidade é fruto de esforço conjunto de todos.

Depoente: Lúcio E. F. de Omena
Profissão: Médico e aluno de Arquitetura da Favip
Depoimento:O momento é extremamente oportuno. A idéia de plantar o broto da interação das diferenças em nós que estamos nascendo como arquitetos e engenheiros. E que o princípio de acessibilidade seja compreendido sem necessariamente que se aumente a complexidade do processo.

Depoente: Rosimere Maria da Silva
Profissão: Presidente da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Caruaru
Depoimento:A melhora da acessibilidade em Caruaru vai depender do compromisso de cada um. Mas acredito que vai ser melhor se cada um fizer a sua parte.

Depoente: Mônica Nunes
Profissão: Diretora de Trânsito da Prefeitura de Caruaru
Depoimento:Existe em Caruaru, um projeto em andamento para a padronização dos canteiros centrais e das calçadas de um dos principais corredores de tráfego: Av. Agamenon Magalhães, Av. Manoel de Freitas e Av. Rio Branco, onde as faixas de pedestres serão contempladas com as rampas para as pessoas com mobilidade reduzida.