Depoimentos - 2020

DEPOIMENTOS
Depoente: José Lucinaldo
Profissão: Engenheiro Civil
Depoimento:

Os lavatórios, com capacidade para 310 litros de água, foram montados por alunos do curso de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, sob a orientação de professores. “É uma estrutura simples de montar, de baixo custo, mas muito eficiente para essa higienização tão necessária durante a pandemia. Os lavatórios serão instalados em locais de bastante acesso, com facilidade para qualquer um manusear”, informa o professor de Engenharia Civil, José Lucinaldo.



Depoente: Rosana Nascimento
Profissão: Psicóloga
Depoimento:

Para a coordenadora da Casa de Apoio São Geraldo, uma das entidades beneficiadas, Rosana Nascimento, a doação dos alimentos veio em boa hora. “Somos muito gratos à UniNorte e a todos que contribuíram com essa ação. Os alimentos vão para a mesa de famílias que precisam bastante, em um momento em que a maioria dos pais não pode trabalhar e terá seus rendimentos diminuídos por causa do coronavírus”, disse.



Depoente: Jéssica Oliveira Soares
Profissão: Professora do Ensino Superior
Depoimento:

“Esta é uma forma de conscientizar a comunidade acadêmica a participar do movimento ambiental do mundo e promover mudanças transformadoras para as pessoas e o planeta”, explica a professora da Instituição e uma das organizadoras da programação, Jéssica Oliveira.



Depoente: Gilmara Teles
Profissão: Professora do Ensino Superior
Depoimento:

“Como instituição de ensino, entendemos a importância da doação de sangue e manter o estoque de bolsas é um desafio no cenário que estamos vivendo. Por isso nós apoiamos essa causa e incentivamos cada aluno e colaborador a se conscientizar e, se puder, doar para salvar uma vida”, afirma a coordenadora. 



Depoente: Gilmara Teles
Profissão: Coordenadora de Responsabilidade Social - Uninorte
Depoimento:

“Essa ação está dentro da nossa proposta de responsabilidade social institucional. Nós sempre procuramos criar parceria com instituições governamentais e não governamentais, e essa tem sido muito profícua, o que nos deixa muito felizes, considerando o trabalho que a própria secretaria já desenvolve”



Depoente: Caroline Braz
Profissão: Servidora pública
Depoimento:

“A UniNorte vai somar conosco trazendo profissionais da Odontologia, Nutrição, Gastronomia com muitas dicas e informações de como trabalharmos as pessoas com deficiência com elementos e materiais que nós temos na nossa própria casa. São orientações para que esse público fique em casa e tenha todo esse suporte desses profissionais”, destacou.



Depoente: Dorotea Costa
Profissão: Professora
Depoimento:

“O Ser Leitor nasceu com a responsabilidade de incentivar, promover e possibilitar ao aluno-leitor, em isolamento social, uma interação com as diferentes literaturas a partir de ambientes virtuais”, diz.

A professora ressalta que o conteúdo das lives ajudará na formação de todo cidadão-leitor, uma vez que possibilitará a aquisição de conhecimento e condução dos leitores para novas realidades.



Depoente: Rita de Cássia Bastos
Profissão: Coordenadora do curso de Nutrição
Depoimento:

Os lanches foram elaborados pensando em fortalecer a imunidade dos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam diretamente no cuidado dos pacientes adoecidos pelo vírus. No kit, por exemplo, há suco natural, rico em fibras, pão integral e frutas, todos naturais e não industrializados.

 

“Sabemos que esses profissionais estão sob grande estresse, então esses lanches foram pensados para oferecer uma refeição bem balanceada e nutritiva para melhorar a parte imunológica desses trabalhadores”, conta a professora.

Segundo Rita, o lanche contém componentes ricos em potássio, que auxiliam no sistema imunológico. “Para quem está trabalhando nessa situação tão tensa, é muito importante que as defesas do organismo estejam fortalecidas, por isso a importância de ter uma refeição bem planejada, com todos os componentes nutritivos que o corpo precisa”, diz.

Os kits lanches foram preparados por professores e alunos de Nutrição e Gastronomia da UniNorte, no laboratório de preparação de alimentos da instituição, em ambiente seguro e com atenção às regras de saúde e segurança necessárias.

A primeira parte da doação foi feita nesta quarta-feira, dia 13, para os representantes do HUGV. No dia 15, uma nova entrega dos kits será feita no hospital.