Depoente: Lucia Malavasi |
Profissão: Coordenadora do NPJ FMF |
Depoimento:
Ensino responsável 2012 – VIII Gincana do Compromisso Social da Faculdade Martha Falcão
A GINCANA DO COMPROMISSO SOCIAL, é uma atividade criada pela Faculdade Martha Falcão e realizada anualmente na ultima semana do mês de setembro em comemoração ao DIA NACIONAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR, movimento instituído pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior – ABMES. As atividades desenvolvidas neste dia são consideradas um dos pontos principais da inclusão social cuja iniciativa visa despertar na comunidade acadêmica um sentimento voltado para os direitos humanos. No dia 29 de setembro de 2012, o movimento alcançou a sua oitava edição, e como sempre foi realizado nas dependências da FMF, em forma de competição envolvendo o corpo discente/docente, os quais, participam voluntariamente, representando os seus respectivos cursos, fazendo doações de alimentos, brinquedos, material de higiene, e de sangue, cuja coleta é realizada pelo HEMOAM. Nesta edição, foram arrecadados, aproximadamente, 10 (dez) toneladas de alimentos, sendo também doados pelos alunos/professores/funcionários e visitantes, 72 (setenta e duas) bolsas de 450 ml de sangue e 92 testes para compatibilidade de medula óssea. Os alimentos e brinquedos arrecadados na campanha foram destinados às instituições e abrigos de amparo social, como também às comunidades carentes de Manaus, onde a Faculdade Martha Falcão desenvolve projetos de extensão comunitária. Nesta competição de doação o Curso de Direito, pela terceira vez, sagrou-se campeão em doações de alimentos, e foi também merecedor das medalhas de ouro e bronze, por ter se destacado nas doações de sangue e medula óssea.
Dentre as atividades realizadas na campanha, a IES através do NPJ oferece gratuitamente várias outras atividades e serviços à comunidade manauara, como: assessoria jurídica em todas as áreas do Direito, Café comunitário, Bingo solidário aos idosos da Fundação Dr. Thomas, Exames e vacinas, Corte de cabelo e depilação de sobrancelhas. Uma mesa de café da manhã foi servida especialmente para os idosos internos da Fundação Dr. Thomas, e demais frequentadores do Parque do Idoso. Ao todo, foram cerca de 50 (cinquenta) convidados, aproximadamente. Os produtos alimentícios, bebidas e frutas que guarneciam a mesa foram doados pelos alunos do 7º ao 10º períodos do curso de Direito e estagiários do NPJ. O bingo solidário contou com a participação dos alunos, professores e parceiros, que doaram os brindes que foram sorteados aos idosos. O setor foi coordenado pelas professoras Hilda Mandato e Lúcia Malavasi. Os setores de atendimento jurídico, exames e vacinas, ficaram sob a responsabilidade da Professora Mariana Filard, que juntamente com uma equipe de 30 alunos, deram assistência aos visitantes que procuraram por estes serviços, os quais foram prestados com bastante eficiência. A assessoria jurídica foi feita através do NPJ, e os exames e vacinas foram realizados através de uma parceria que já dura 03 (três) anos, com a Escola de Educação Profissional INTERDÍGITUS. No entanto, o setor mais requisitado pelos visitantes foi o de corte de cabelo e depilação, cujos trabalhos foram realizados pelo SENAC, através de uma equipe de, aproximadamente, 30 alunos e 04 professores dos cursos de cabeleireiro e esteticista. Este setor ficou sob a coordenação da professora Mônica Bonolo. Vale ressaltar que neste evento, o NPJ pôde contar com os seguintes parceiros: SENAC, Escola de Educação Profissional InterDígitus, Importadora Oriente e M.E.E Industria e Comercio Ltda.
CONCLUSÃO: Este evento de nível nacional e de natureza social tem por objetivo, a integração de alunos e professores das Faculdades privadas de todo o País, fazendo com que juntos somem esforços e expressem o sentimento de solidariedade que cada um possui dentro de si. Aliás, a solidariedade é uma marca da campanha. A gincana do Compromisso Social é uma competição saudável entre os cursos, que foi idealizada para ver quem consegue angariar mais doadores, e o seu objetivo é incentivar o exercício social. A cada ano, o campeonato ganha mais adesão da comunidade acadêmica que cada vez mais manifesta a sua preocupação com o próximo. As vitórias consecutivas do curso de Direito vem contribuindo para despertar nos alunos competidores, a capacidade de exercer o seu papel social assim como os motiva a fazer a diferença nas próximas competições. Ressalte-se que com isso, quem ganha é a comunidade manauara, e os bancos de coleta de sangue, que aumentam os seus estoques.
Manaus, 09 de setembro de 2013
Professora Lúcia Malavasi Coordenadora do NPJ FMF
|