Depoimentos - 2007

DEPOIMENTOS
Depoente: Profa. Fernanda Barbosa
Profissão: – Coordenadora Setorial de Extensão da Faculdade de Direito e coordenadora do Núcleo de Direito do Consumidor
Depoimento:O Núcleo de Direito do Consumidor do UniRitter (campus Canoas) participa todos os anos do evento Domingo Solidário, cuja importância é destacada em duas importantes frentes: por uma lado, ao possibilitar aos acadêmicos o contato direto com a comunidade, especialmente aquela mais carente de atenção por parte de governos e instituições, como ocorre com parcela significativa do bairro Niterói, no entorno do campus. De outro, ao possibilitar justamente a essa população sanar algumas de suas necessidades, por meio de atendimento jurídico ao público (juntamente com o SAJUIR) com o conseqüente encaminhamento das demandas nas esferas judicial e extrajudicial. Da mesma forma, e talvez com ainda maior relevância, destaca-se o trabalho de “educação para o consumo” que ocorre nesses momentos de interação com a comunidade, mediante a distribuição de cartilhas sobre os direitos do consumidor-cidadão e orientações quanto à busca de direito e devido cumprimento de deveres de cada um dos participantes do mercado de consumo.

Depoente: Prof. Antonio Augusto Tams Gasperin
Profissão: Coordenação do Núcleo de Direitos Humanos
Depoimento:O Domingo Solidário é um evento importante para o Curso de Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis por vários motivos. Primeiro, porque ele oferece a toda a comunidade diferentes serviços e atividades às quais a maior parte do público não tem acesso normalmente. Esse esforço por desenvolver projetos com esse perfil revela o respeito e a preocupação institucional com a realidade social e comunitária que a circunda, construindo localmente um compromisso social coerente com a atitude de seriedade acadêmica do UniRitter. O fato do evento ser realizado no espaço da própria comunidade é outro aspecto bastante positivo, pois facilita ainda mais o acesso das pessoas ao evento, tornando sua proposta ainda mais efetiva. Por outro lado, este projeto também traz contribuições inestimáveis aos alunos, pois eles precisam ir até a comunidade e, ao fazerem os atendimentos ao público, tomam contato com uma realidade à qual normalmente não têm acesso direto. Para poderem participar dessas atividades, é indispensável ainda que o aluno se prepare, estudando, pesquisando, elaborando material informativo, o que o leva a repensar os conteúdos de sala de aula, orientado para os problemas do cidadão, da comunidade e da sociedade em que vive. Isso faz com que o aluno do UniRitter possa superar uma graduação meramente formal e conteudista, tendo boas oportunidades de contextualizar seus conhecimentos com a realidade do mundo em que vive. São projetos como esse, em resumo, que permitem ao aluno um enriquecimento da sua formação, proporcionando-lhe uma experiência humanista e transdisciplinar indispensável ao jurista contemporâneo comprometido com os problemas sociais e econômicos de seu país.

Depoente: Profa. Virginia Beatriz Correa
Profissão: Ex coordenadora do Núcleo de Relações Comunitárias
Depoimento:Participei de vários Dias da Solidariedade do Centro UniRitter como coordenadora do Núcleo de Relações Comunitárias. O Dia da Solidariedade tinha como objetivo propiciar às pessoas da comunidade de baixa renda obter as informações e as ferramentas adequadas para alcançar seus direitos mais básicos, como também contribuir para o desenvolvimento de práticas que facilitassem o acesso à justiça. O Dia da solidariedade se solidificou como uma atividade de Responsabilidade Social, pois além de propiciar à comunidade de Canoas informações dos seus direito e, na medida do possível, encaminhar algumas ações, também possibilitou aos seus alunos do UniRitter conviver com outra realidade: a realidade da pobreza e dos excluídos.

Depoente: Profa. Maria José Azevedo do Canto
Profissão: Coordenação do Núcleo de Relações Comunitárias.
Depoimento:O Domingo Solidário, evento realizado pelo Núcleo de Relações Comunitárias desde 2001, promove, junto à comunidade do Bairro Niterói, a prestação de serviços sociais, em parceria com outras instituições (públicas e privadas), visando a construção coletiva da cidadania e a diminuição dos obstáculos de acesso aos direitos e à justiça. Neste sentido o evento que possibilita à comunidade a concretização de direitos básicos de um cidadão, disponibilizando serviços como confecção de carteiras de identidade, carteira de trabalho, CPF, assistência jurídica, atendimento médico, além de atividades de cultura e lazer, contribuindo para a promoção da cidadania e o acesso à justiça. Além disso, o evento proporciona uma importante troca de experiências entre os membros da comunidade acadêmica e os diversos moradores da cidade, melhorando a formação do acadêmico ao possibilitar o contato com a desigualdade social e com as diferenças sócio-culturais e uma visão mais ampla e diferenciada da realidade social.