Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Doar sangue: Mais que uma responsabilidade social", em parceria com o Hemoba de Vitória da Conquista, o projeto oferece coleta de sangue e cadastro de medula óssea para a comunidade acadêmica, colaboradores e comunidade conquistense. O projeto acontece no ambulatório das Faculdades Santo Agostinho que conta com sala para triagem, sala de coleta e sala de apoio.
Doe sangue, salve vidas." Com essa filosofia, o NAPED (Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiências Docentes) lança a campanha de doação de sangue para reunir doadores em prol de abastecer o banco de sangues de Vitória da Conquista. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) de Vitória da Conquista carrega o compromisso constante de manter seguro o estoque do banco de sangue. No entanto, muitos doadores deixam de doar por conta da localização do Hemocentro, com o objetivo de facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até lá, as Faculdades Santos Agostinho realizará constantemente campanhas de doação. A iniciativa leva em consideração o problema de abastecimento dos bancos de sangue dos hemocentros e a dificuldade de deslocamento dos doadores até um centro de coleta, bem como a conscientização da responsabilidade social por parte da comunidade acadêmica. O projeto foi criado e desenvolvido com o intuito de ser uma ação permanente das Faculdades Santo Agostinho.
Durante os dias 05 e 06 de março, a Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista realizou mais uma ação de responsabilidade social a Campanha Doação de Sangue, em parceria com o HEMOBA de Vitória da Conquista, foi realizada uma ação de coleta de sangue e cadastro de medula óssea. Essa iniciativa aconteceu no Ambulatório médico.
Sobre a Palestra e a parceria FASA e HEMOBA
A assistente social do HEMOBA Maísa, palestrou no dia 04 de março para cerca de 100 estudantes e pontuou a importância dessa ação. Como é importante que aconteça ações como essas. Tirando dúvidas de muitos estudantes em relação a doação, facilitando ainda mais essa iniciativa. Segundo Maísa, essa parceria foi de extrema importância para a comunidade conquistense.
Muitos estudantes tiveram a oportunidade de "ajudar pessoas" participando do projeto de forma efetiva contribuindo com a doação. Foram coletadas 58 bolsas e sangue e foram feitas mais de 100 entrevistas e alguns cadastro de medula óssea.
Contamos também com a contribuição de alguns colaboradores da instituição para a coleta de sangue, o Incentivo a doação de sangue foi fazer com que as pessoas participassem de forma altruísta, solidária, pensando que podem sim ajudar ao próximo com uma demonstração de empatia.
No início de maio, em um contexto de pandemia, realizamos mais uma ação de responsabilidade social em parceria com Hemoba de Vitória da Conquista, disponibilizamos as instalações do ambulatório para a realização da coleta de bolsas de sangue e o cadastro de médula óssea no período de 18/05/2020 a 19/06/2020, haja vista que a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT de Vitória da Conquista), situada no HGVC, hospital este que tem sido de referência para o recebimento de pacientes com COVID19. Por se tratar de ambiente hospitalar, muitos doadores estavam evitando a ida ao Hemoba.
A Rede Hemocentro de Vitória da Conquista é responsável por atender o Hospital Geral de Vitória da Conquista - HGVC, o Hospital Esaú Matos. Além disso, atende os municípios de Poções, Anagé, Belo Campo, Cândido Sales, Tremedal, Planalto, Barra do Choça e fornece alguns tipos de hemocomponentes especiais para os municípios de Jequié, Brumado, Guanambi e Itapetinga. Neste sentido, cabe ao Hemoba o abastecimento de muitos hospitais, havendo, portanto a necessidade de se manter os bancos de sangue abastecidos o que demanda um nível alto de doações, sobretudo para atender a alta demanda principalmente agora neste contexto de pandemia. Em razão da crescente demanda e na tentativa de suprir o seu estoque regulador para abastecer hospitais públicos do município de Vitória da Conquista e região, o Hemoba tem se mobilizado junto a demais órgãos e empresas públicas e privadas para promover campanhas de doação de sangue.
Não bastassem todas essas questões preocupantes, em nossa cidade funciona um serviço privado de coleta de sangue, e, este não está localizado em unidade hospitalar, sendo mais um entrave e motivo de redução do número de doadores. A parceria firmada entre o Hemoba e as Faculdades Santo Agostinho foi de extrema importância para a manutenção do abastecimento dos bancos de sangue do Município de Vitória da Conquista e região, a responsabilidade social em tempos de pandemia, evidencia a relevância de campanhas como esta, quando um ato de solidariedade pode salvar vidas.
A equipe foi formada por:01 médico; 02 enfermeiras, 03 técnicos de enfermagem; 01 técnico de laboratório; 01 auxiliar administrativo e 01 profissional de serviço gerais.
Produzimos: Concentrado de Hemacias- 47; Concentrado de Hemacias Filtradas- 225; Concentrado de Plaquetas- 215 e Plasma Fresco Congelado- 106 e hemocomponentes – 760
Tivemos duas entrevistas, uma com a TV Sudoeste e outra com a TV Cabrália.
|