Atividades - 2019

Nome da Atividade: UTILIZAÇÃO DOS EPIs COMO PREVENÇÃO DA RADIAÇÃO IONIZANTE E OS EFEITOS SONOROS DOS APARELHOS CAUSADOS NOS SERES HUMANOS
Cursos Envolvidos: Biomedicina e Fonoaudiologia
Endereço: Laboratório de Física da FACULDADE UNIRB/CAMPUS ARACAJU
Cidade:Aracaju
Bairro: Jabotiana
UF: SE
Data: 01/10/2019
Hora: 18:30:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

RESUMO

A radiação ionizante trata-se da radiação capaz de ionizar, ou seja, extrair elétrons, direta ou indiretamente, dos átomos do meio material pelo qual passa. Todo e qualquer tipo de radiação ionizante apresenta algumas propriedades físicas, onde uma delas possui ações lesivas ao organismo humano, podendo causar a morte de um número elevado de células, que deixa de exercer suas funções no organismo juntamente com ruídos sonoros causados pelas potências dos aparelhos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de EPIs dentro das unidades com radiação e sonorização em ação aos efeitos biológicos nos profissionais da área. Quanto aos fins, o trabalho adotou um estudo descritivo de caráter exploratório, pesquisa bibliográfica, o qual se observa, analisa e correlacionam fatos e fenômenos variáveis sem manipulá-los. Mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao conteúdo em estudo abordados pelos autores. Neste estudo serão adotadas como principais fontes de pesquisa: bibliotecas (UNIRB), livros, trabalhos acadêmicos, artigos avulsos e consultas à internet e bibliotecas virtuais. Apresentar, com intuito de avaliar os trabalhos analisados apontando soluções para tal problema, apenas a utilização dos equipamentos para sua proteção.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As pesquisas na área de danos biológicos causados pela radiação e sonorização apresentam os riscos ao se expor sem os equipamentos recomendados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e todos os malefícios referentes ao não uso das proteções. Apesar da radiação ionizante não poder ser vista, ouvida ou sentida, tem, em seus efeitos, um caráter nocivo às células vivas. O dano causado pela radiação pode ser acumulativo.

Quanto maior a área exposta, maior será seu efeito. Isso significa que quando uma parte do corpo é bloqueada contra a radiação diminuem-se os danos causados.A possibilidade de escutar os estímulos acústicos radiados pelo vibrador ósseo, também pela via aérea, devido à transmissão de sua energia para dentro do meato acústico externo, foi levantada por diversos autores. Um indivíduo com audição normal escuta por meio da radiação acústica de um vibração em um nível subjetivamente mais intenso que a energia produzida pelo vibrador.

OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de EPIs dentro das unidades com radiação e sonorização em ação aos efeitos biológicos nos profissionais da área.

JUSTIFICATIVA

Qualquer tipo de radiação interage com corpos, inclusive o humano, depositando neles energia. A forma de interação depende do tipo e da energia da radiação e do meio absorvedor.Dessa forma tratar somente de radiações ionizantes e ruídos sonoros, para detecção de problemas futuros em quem manuseia e recebe tais procedimentos, e assim, quando usarmos a palavra radiação, estamos falando dessa categoria determinados riscos.

 

 

METODOLOGIA

Quanto aos fins, o trabalho adotou um estudo descritivo de caráter exploratório, pesquisa bibliográfica, o qual se observa, analisa e correlacionam fatos e fenômenos variáveis sem manipulá-los. Mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao conteúdo em estudo abordados pelos autores. Neste estudo serão adotadas como principais fontes de pesquisa: bibliotecas (UNIRB), livros, trabalhos acadêmicos, artigos avulsos e consultas à internet e bibliotecas virtuais.

RESULTADOS ESPERADOS

Apresentar, com intuito de avaliar os trabalhos analisados apontando soluções para tal problema, apenas a utilização dos equipamentos para sua proteção radiológica e sonoras.

 



Nome da Atividade: Farmácia Viva
Cursos Envolvidos: Farmácia e Engenharia Agronômica
Endereço: FACULDADE UNIRB
Cidade:ARACAJU
Bairro: Jabotiana
UF: SE
Data: 13/08/2019
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Projeto elaborada pelo alunos dos cursos de Farmácia e Engenharia Agronômica para produção de ervas medicinais que serão produzidas, catalogadas, classificadas e disponilizadas para população do entorno da IES e adjacências.

Nome da Atividade: Horta Vertical
Cursos Envolvidos: Engenharia Agronômica e Engenharia Civil
Endereço: Faculdade UNIRB - Campus Aracaju
Cidade:Aracaju
Bairro: Jabotiana
UF: SE
Data: 29/07/2019
Hora: 18:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O objetivo do projeto de extensão desenvolvido pelas professora dos Cursos de Engenharia Agronômica e Civil foi possibilitar a comunidade acadêmica e para sociedade de forma prática, os meios necessários para  o desenvolvimento de uma horta vertical através da utilização de pequenos espaços em horta para produção de alimentos e plantas ornamentais. O projeto foi desenvolvido sendo desenvolvido por alunos do Curso de Agronomia com alunos da faculdade e por membros da sociedade aracajuana. O Projeto teve como objetivo sensibilizar os alunos e a sociedade de que a vida humana depende do ambiente, promovendo uma educação cidadã. O projeto foi dividido tendo como etapas, a escolha do local, observando aspectos ambientais como sol, água e condições para organizar os recipientes onde foi efetuado o plantio. Esta escolha foi feita conjuntamente com os participantes do projeto, que foram levados a refletir sobre os fatores ambientais. Após foi realizado um curso prático com o desenvolvimento de experiências práticas sobre os vegetais, onde os alunos recebem informações sobre o cultivo de plantas, suas estruturas e necessidades, além de abordar temas como a importância da alimentação saudável e da reciclagem. Esse projeto da horta vertical proporcionou uma maior integração entre alunos, pois além da sensibilização sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, o projeto contribuiu para a possibilidade de que a horta vertical pode ser realizada em outros segmentos da comunidade, por exemplo, nas residências dos estudantes e professores, contribuindo com a conscientização social.