Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: RESUMO
A radiação ionizante trata-se da radiação capaz de ionizar, ou seja, extrair elétrons, direta ou indiretamente, dos átomos do meio material pelo qual passa. Todo e qualquer tipo de radiação ionizante apresenta algumas propriedades físicas, onde uma delas possui ações lesivas ao organismo humano, podendo causar a morte de um número elevado de células, que deixa de exercer suas funções no organismo juntamente com ruídos sonoros causados pelas potências dos aparelhos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de EPIs dentro das unidades com radiação e sonorização em ação aos efeitos biológicos nos profissionais da área. Quanto aos fins, o trabalho adotou um estudo descritivo de caráter exploratório, pesquisa bibliográfica, o qual se observa, analisa e correlacionam fatos e fenômenos variáveis sem manipulá-los. Mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao conteúdo em estudo abordados pelos autores. Neste estudo serão adotadas como principais fontes de pesquisa: bibliotecas (UNIRB), livros, trabalhos acadêmicos, artigos avulsos e consultas à internet e bibliotecas virtuais. Apresentar, com intuito de avaliar os trabalhos analisados apontando soluções para tal problema, apenas a utilização dos equipamentos para sua proteção.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As pesquisas na área de danos biológicos causados pela radiação e sonorização apresentam os riscos ao se expor sem os equipamentos recomendados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e todos os malefícios referentes ao não uso das proteções. Apesar da radiação ionizante não poder ser vista, ouvida ou sentida, tem, em seus efeitos, um caráter nocivo às células vivas. O dano causado pela radiação pode ser acumulativo.
Quanto maior a área exposta, maior será seu efeito. Isso significa que quando uma parte do corpo é bloqueada contra a radiação diminuem-se os danos causados.A possibilidade de escutar os estímulos acústicos radiados pelo vibrador ósseo, também pela via aérea, devido à transmissão de sua energia para dentro do meato acústico externo, foi levantada por diversos autores. Um indivíduo com audição normal escuta por meio da radiação acústica de um vibração em um nível subjetivamente mais intenso que a energia produzida pelo vibrador.
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de EPIs dentro das unidades com radiação e sonorização em ação aos efeitos biológicos nos profissionais da área.
JUSTIFICATIVA
Qualquer tipo de radiação interage com corpos, inclusive o humano, depositando neles energia. A forma de interação depende do tipo e da energia da radiação e do meio absorvedor.Dessa forma tratar somente de radiações ionizantes e ruídos sonoros, para detecção de problemas futuros em quem manuseia e recebe tais procedimentos, e assim, quando usarmos a palavra radiação, estamos falando dessa categoria determinados riscos.
METODOLOGIA
Quanto aos fins, o trabalho adotou um estudo descritivo de caráter exploratório, pesquisa bibliográfica, o qual se observa, analisa e correlacionam fatos e fenômenos variáveis sem manipulá-los. Mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao conteúdo em estudo abordados pelos autores. Neste estudo serão adotadas como principais fontes de pesquisa: bibliotecas (UNIRB), livros, trabalhos acadêmicos, artigos avulsos e consultas à internet e bibliotecas virtuais.
RESULTADOS ESPERADOS
Apresentar, com intuito de avaliar os trabalhos analisados apontando soluções para tal problema, apenas a utilização dos equipamentos para sua proteção radiológica e sonoras.
|