Atividades - 2015

Nome da Atividade: Direitos Básicos
Cursos Envolvidos: Serviço Social
Endereço: Praça central de Arapongas
Cidade:Arapongas
Bairro: Centro
UF: PR
Data: 18/09/2015
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

1.Descrição Resumida das Ações:

A ação fará parte da Semana da Responsabilidade Social da UNOPAR de Arapongas, a qual prestara orientações a população quanto ao:

  • Meios para adquirir a documentação básica (R.G, CPF, 2° via da certidão de nascimento, entre outros);
  • Planejamento familiar;
  • Acesso a Medicação gratuita;
  • Orientações referente aos Beneficios Previdenciarios.

As ações seram realizadas em local disponibilizado pela Prefeitura Municipal, sendo este em Praça Pública, ou Bairro designado.

2.Público Alvo:

População em geral, as ações serão destinadas tanto a jovens, adultos, idosos, abrangendo a todas as faixas etárias.

3.Diagnóstico da Situação/ Justificativa do Projeto:

O Município de Arapongas está localizado a 37 km de Londrina, pertencente à região Norte do Paraná, é conhecido por sua indústria moveleira. Possui estimadamente 104.150 habitantes (Censo 2010).

Os instrumentos de gestão da Assistência Social estão preconizados e estabelecidos através da Lei Municipal Nº. 3.767, de 24 de maio de 2010, que estabelece diretrizes de formulação e execução de políticas, programa, projetos e serviços socioassistenciais, que estão primariamente sob a responsabilidade da administração pública municipal.

Mas que exige também a presença dos Profissionais de Serviço Social e dos acadêmicos de Serviço Social, nos processos de orientações e encaminhamentos as Politicas Públicas destinadas ao bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade social do Municipio.

Ao realizar a Semana da Responsabilidade Social, a universidade possibilita proporcionar a população Araponguense atendimentos de assistência social e sáude, com o objetivo de sanar dúvidas, garantir acesso aos direitos básicos, e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população atendida.

4.Objetivo:

O projeto tem como objetivo integrar os acadêmicos de Serviço Social e a população através de uma maior aproximação e ao mesmo tempo oferecer orientações ao acesso de direitos básicos, para melhoria de qualidade de vida da população, com o intuito de levar à população informações de serviços que muitas vezes são desconhecidos pelos cidadãos, os quais os mesmos têm direito, tudo isso em prol do bem estar e da cidadania

5.Avaliação:

A avaliação do projeto acontecera por meio de entrevista com os individuos que foram atendidos no decorrer das ações, como também sugestões apresentadas por estes, e pelos demais envolvidos no projeto.



Nome da Atividade: Entre História e Memória: a História de Arapongas contada através das exposições do Museu Municipal (MAHRA).
Cursos Envolvidos: História
Endereço: Museu Municipal (MAHRA)
Cidade:Arapongas
Bairro: Centro
UF: PR
Data: 16/09/2015
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

Proposta de Atividade:

O ensino de História local e do cotidiano é proposto pelos PCN’s de História e Geografia na composição dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental. O documento entende que estudos comparativos, quando distinguem semelhanças e diferenças no espaço-tempo, são capazes de ampliar as capacidades de observação de nosso entorno, compreendendo, então, as relações sociais e econômicas de nosso próprio tempo histórico, assim como as permanências de outros tempos em nosso dia-a-dia. (BRASIL, 1997, p. 40)

Entretanto devido às diferenças curriculares internas e das propostas pedagógicas diferenciadas de cada espaço escolar, muitas vezes a história local é tratada de forma superficial ou genérica, não acompanhando a modalidade seriada ao qual é proposta. Dessa forma os alunos passam pelo segundo ciclo do Ensino Fundamental, e até mesmo pelo ensino Médio, sem o devido tratamento e contato com a História local/municipal ao qual se relaciona – perceptível ou imperceptivelmente – nas relações de seu cotidiano.

A partir dessa problemática, e aproveitando a inauguração recente do Museu de Artes e História de Arapongas (MAHRA), percebemos a perspectiva e a possibilidade de exploração deste espaço educacional informal para a compreensão e a análise da memória histórica da cidade de Arapongas – PR neste ambiente específico. Reconhecemos nesse espaço, portanto, a possibilidade de existência narrativa de uma memória local, carregada de sentidos e selecionada para ser reproduzida como a História oficial da cidade. A diferenciação entre história e memória deve ser problematizada no ensino de História, e prometem reflexões por meio da abordagem de um espaço institucionalizado de ensino da História de Arapongas. Nora (1993) faz uma diferenciação prática acerca da história e da memória: ao passo de que a História possui uma vocação “universal”, de um todo, a memória se mostra como uma parte da história que se enraíza no concreto, nos espaços, nos gestos, imagens e também objetos. Reconhecendo-nos no papel de educadores, sabemos a importância de apontarmos reflexões que permitam aos alunos da disciplina escolar/acadêmica de História a compreensão de uma História multiperspectivada, e não reproduzida como única e estática.

Trabalhando em conjunto com os discentes de História do 3º e 4º semestres de História da UNOPAR de Arapongas, com a coordenação do EaD - Polo Arapongas, com a equipe de docentes do Colégio Monteiro Lobato e com os alunos do Ensino Médio da referida escola, propomos a execução deste projeto.

Dessa forma nossa proposta pode ser esquematizada nas seguintes perspectivas:

  • Qual a memória histórica de Arapongas ensinada neste espaço institucionalizado?
  • Quais a(s) outra(s) História(s) da cidade que podem ser encontradas e ensinadas, buscando compor uma História multiperspectivada?


Nome da Atividade: A Arte de Contar Histórias
Cursos Envolvidos: Pedagogia
Endereço: Escolas Carequinha e Maria Fumaça e
Cidade:Arapongas
Bairro: Jardim Universitário
UF: PR
Data: 15/09/2015
Hora: 08:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

A leitura de histórias é um instrumento para o desenvolvimento do ser humano, pois durante o processo de leitura ou mesmo a audição e uma história a criança desenvolve a cognição. A leitura ou a contação de história estimula a imaginação, contribui para a aquisição da linguagem oral, para afetividade e para a formação crítica do indivíduo, quanto mais cedo à criança for apresentada a esse mundo, mais facilmente desenvolverá o gosto pela leitura e se tornará um novo leitor, com possibilidade de ampliar a sua visão de mundo cada vez mais. Desta forma cabe a família, mas sobre tudo de educador, que tem como função primordial fornecer meios para o desenvolvimento da criança, sendo que a contação de histórias é uma maneira de aproximar as crianças do mundo das palavras.

OBJETIVO GERAL

  • Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.

CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS

  • Linguagem oral e escrita;
  • Pintura;
  • Músicas e Cantigas;
  • Fantasias;
  • Dramatização.

RECURSOS UTILIZADOS

  • Livros de literatura infantil;
  • Fantoches;
  • Folha;
  • Giz de Cera;
  • Tinta guache;
  • CD;
  • Rádio.

 

METODOLOGIA

A contação de histórias acontecerá por grupos. Sendo estes, três equipes de “Contadores de Histórias”. No dia 15/09, no período matutino o grupo nº2 estará desenvolvendo a atividade na Escola Carequinha, os mesmos irão trabalhar a história dos três porquinhos com os alunos da Educação Infantil. Neste mesmo dia, porém, no período vespertino os alunos que compõem o grupo nº1 estarão no Centro de Educação Infantil Maria Fumaça, desenvolvendo sua atividade com a história “Chapeuzinho Vermelho”, também com os alunos da Educação Infantil. No dia 18/09 no período matutino o grupo nº3 estará realizando um trabalho com os alunos maiores, ou seja, os alunos do fundamental I ( 1º ao 5º ano), este grupo trabalhará a história da ovelha “ Maria vai com as outras.

AVALIAÇÃO

 A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a metodologia foi satisfatória.