Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:
Na última quarta-feira, 29 de agosto, quinze estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Engenharias Presidente Itamar Franco realizaram plantio de mudas no Clube da Polícia Militar em Juiz de Fora. A atividade extra classe teve como objetivo despertar nos alunos a valorização do meio ambiente. Acompanhados do professor de Geologia, Pedologia e Geodésia, Demétrius Vasconcelos, os alunos plantaram mudas de ipê amarelo e roxo.
A ação também foi acompanhada pelo tenente Afonso Celso Parreira, que elogiou a iniciativa das faculdades Doctum. “Nós temos uma área grande de verde e precisamos justamente desse tipo de plantio. Estamos honrados de receber esses estudantes aqui e agradecemos”, afirma o militar.
Esta não é a primeira vez que o Centro de Engenharias de Juiz de Fora promove ações desse tipo. Em abril deste ano, todos os alunos foram convidados a plantar mudas de ipês no espaço turístico conhecido em Juiz de Fora como Morro do Imperador, quando mais de 130 mudas foram plantadas em uma das áreas de preservação mais importantes da cidade. Para isso, os alunos tiveram que passar por uma trilha e enfrentar obstáculos. “Tanto na área ambiental como em outras áreas, acho que a gente tem muito campo para estudar. A gente viu muita degradação da mata, temos que melhorar isso”, afirma Camila Almeida, estudante de engenharia ambiental.
Para os especialistas que acompanharam as ações, são experiências importantes para todos os alunos, seja qual for a engenharia. “O campo da engenharia é a cidade. E é onde o profissional vai atuar. Para isso, ele precisa conhecer a realidade”, enfatiza o professor Demétrios.
Jordan Henrique de Souza, diretor do Centro de Engenharias adiantou que atividades como esta devem entrar no calendário acadêmico dos alunos, com o objetivo de sempre dar uma contribuição social para a sociedade. “Nosso dever é despertar no nossos alunos a consciência ambiental. Uma prática esportiva que teve uma função social importante e que agora trará resultados aos filhos, netos e outras gerações. O bom engenheiro, de qualquer uma das áreas, valoriza o meio ambiente”, defende Jordan.
|