Nome da Atividade: Projeto \"Natal Solidário UNIVERSO\"
|
Cursos Envolvidos: Admnistração, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Enfermagem, Direito, Sistemas de Informação, Serviço Social, Psicologia, Engenharia de Produção, Enfermagem
|
Endereço: Praça de Grama
Cidade:Juiz de Fora
|
Bairro: Grama
UF: MG
|
Data: 17/11/2018
|
Hora: 10:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Este projeto institucional acontece em parceria com instituições filantrópicas do município de Juiz de Fora e visa despertar o espírito de solidariedade e cooperação com o outro, proporcionando à comunidade acadêmica universitária maior aproximação com a comunidade carente de Juiz de Fora, por meio de ações que valorizem preceitos importantes que respeitem o Principio da Dignidade Humana. Desta forma é de fundamental importância despertar não só no aluno, mas na comunidade acadêmica (funcionários, professores, e diretores) a importância de exercer o seu papel de cidadão, fazendo assim não só pelo outro, mas também um bem para si.
Alunos, professores e funcionários de todo o campus da UNIVERSO são convidados a realizar uma campanha de doação de brinquedos, produtos de higiene pessoal e alimentos a partir do mês de agosto para serem entregues à instituição escolhida pelos alunos que desejarem participar na última semana de novembro. A ideia de integrar tantas pessoas faz com que possíveis parcerias possam surgir demonstrando a importância do trabalho em grupo e trazendo na sua essência o respeito aos direitos humanos. Os participantes desempenham um papel estratégico neste projeto, pois atuam diretamente no levantamento das instituições que mais necessitam receber as doações.
|
Nome da Atividade: Projeto Descarte Legal
|
Cursos Envolvidos: Engenharia de Produção
|
Endereço: Campus de UNIVERSO/JF
Cidade:JUiz de Fora
|
Bairro: Morro da Glória
UF: MG
|
Data: 22/09/2018
|
Hora: 07:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O projeto Descarte Legal foi uma ideia das alunas Camila Sena Silva (600427996), Gláucia de Oliveira Mendes (600454478), Karine Souza Gomes (600368668) e Marianna Guimarães B. Malvaccini (600457978) que estavam matriculadas na disciplina Tópicos em Engenharia de Produção (7016) quando foi proposta a atividade de elaboração de um projeto de extensão. Atualmente, o projeto é acompanhado, rotineiramente, pela professora Ana Flavia da Fonseca Barroso e pelo funcionário e egresso Robert Alexandre de Ávila e pelos alunos Alan Alves Rigolon, Flávio Luiz de Oliveira e Stefson Bastos da Costa.
O serviço de coleta de material tem a função de transportar o resíduo gerado para aterros ou centros de reciclagem contribuindo, assim, para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Ministério do Meio Ambiente, uma vez que é necessária a disposição ambientalmente correta dos resíduos.
O material é retirado dos coletores e separado para ser embalado. Após a separação, parte do material foi enviado ao curso de Sistemas de Informação que trabalham com o Projeto TI-Verde de coleta, reciclagem e descarte de equipamentos de informática e eletrônicos. O lixo seco foi descartado nas lixeiras de coleta seletiva do Projeto Coleta Seletiva da UNIVERSO Juiz de Fora e as pilhas e baterias foram removidas e acondicionadas em sacos plásticos. Todo o processo de separação foi feito utilizando luvas visto que o material já que algumas pilhas descartadas e acumuladas nos coletores, rica em metais perigosos, já estavam vazando o líquido contido em seu interior.
|
Nome da Atividade: Projeto Interdisciplinar \"UNIVERSO na Comunidade
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem, Estética e Cosmética, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Sistemas de Informação, Direito, Serviço Social, Engenharia de Produção e Administração
|
Endereço: Escolas e praças de comunidades carentes
Cidade:Juiz de Fora
|
Bairro: Benfica
UF: MG
|
Data: 18/09/2018
|
Hora: 09:58:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Este projeto acontece durante as ações sociais, em parceria a Prefeitura de Juiz de Fora, Polícia Militar de Minas Gerais e associações de bairros, em diferentes regiões do município, onde as comunidades têm demandas por atendimentos em diversas áreas, sobretudo na de saúde e profissionalizante.
Os cursos de saúde atuam na identificação, no controle de fatores de risco para DCV e na intervenção por meio de orientação para prevenção e tratamento é de fundamental importância para diminuir os efeitos deletérios e o risco de morte. Apesar do entendimento do exposto a respeito da importância da mensuração de diferentes parâmetros para identificação de padrões anormais e encaminhamento profissional precoce e ainda, do benefício da intervenção por meio de orientação quanto à realização de atividade física, as pessoas que se encontram em regiões periféricas têm menos acesso a estes processos e, assim, menor chance de avaliação e orientação e, consequentemente, de intervenção precoce. Há ainda um trabalho de aumento da auto estima dos moradores destas comunidades que recebem atendimento para embelezamento. Faz-se também uma avaliação daqueles que demandam por atendimento fisioterápico na CEU da UNIVERSO/JF, assim como demandas por atendimento psicológico do NPA da UNIVERSO/JF e jurídico no NPJ do mesmo campus.
Os cursos de Sistemas de Informação e Administração desevolvem um trabalho de profissionalização dos jovens interessados em participar de oficinas e minicursos diversos.
Por meio deste projeto os estudantes exercem o contato com o exercício profissional, bem como com uma formação na perspectiva do trabalho multidisciplinar.
|
Nome da Atividade: Projeto Interdisciplinar \"Hipertensão Arterial Sistêmica: UNIVERSO em ação\"
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem, Educação Física
|
Endereço: Praça de alimentação do Santa Cruz Shopping
Cidade:Juiz de Fora
|
Bairro: Centro
UF: MG
|
Data: 17/09/2018
|
Hora: 08:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Este projeto acontece em parceria com o curso de Enfermagem da UNIVERSO/Juiz de Fora e com o centro comercial Santa Cruz Shopping e tem o objetivo de determinar a prevalência de fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica na população de Juiz de Fora e nos municípios localizados na Zona da Mata Mineira, orientar quanto à prática de atividade física na atenção primária e secundária.
Os alunos participantes do projeto de ambos os cursos passam por um processo de orientação e capacitação pelos professores responsáveis a fim de se tornarem aptos a realizar os procedimentos de mensuração da glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal, peso e estatura, bem como prestar orientação à comunidade quanto aos valores encontrados e suas implicações na saúde e bem estar, assim como a importância da atividade física regular.
Este projeto tem o objetivo de determinar a prevalência de fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica na população de Juiz de Fora e municípios localizados na Zona da Mata Mineira e orientar quanto à prática de atividade física na atenção primária e secundária. Para isso, os alunos dos cursos de Enfermagem e Bacharelado em Educação Física passam por um processo de seleção a fim de realizarem os procedimentos de mensuração da glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal, peso e estatura, bem como orientação quanto aos valores e atividade física durante as ações.
|
Nome da Atividade: Projeto Interdisciplinar UniversIDADE
|
Cursos Envolvidos: Engenharia de Produção, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Sistemas de Informação
|
Endereço: campus da UNIVERSO/JF
Cidade:Juiz de Fora
|
Bairro: Morro da Glória
UF: MG
|
Data: 24/04/2018
|
Hora: 09:00:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: O Projeto UniversIDADE é interdisciplinar e formado pelos cursos de Engenharia de Produção do campus Juiz de Fora, com o objetivo abordar o tema transversal “Direitos Humanos” e formar um egresso cidadão, comprometido com a sociedade em que vive.
Ao idoso possibilita-se aprofundar seus conhecimentos em alguma área do seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens graduandos, incluindo-o em nossas atividades cotidianas e em assuntos para que, também, possam exercer sua cidadania.
Em relação aos alunos desta instituição de ensino, viu-se uma oportunidade de promover uma formação geral conforme o perfil desejado do concluinte de graduação, conforme consta nos instrumentos de avaliação de cursos, diretrizes nacionais curriculares e projetos pedagógicos dos cursos.
Atividades Preparatórias
Formação dos Grupos de Estudos
As atividades iniciaram-se em fevereiro de 2018 com orientação quanto à forma adequada de elaborar um projeto de extensão, a importância da extensão universitária, a escolha do tema a ser trabalhado e os direitos dos idosos. Posteriormente, foram formados grupos de estudos na disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Produção com os alunos inscritos na disciplina, que foram separados em grupos de no máximo seis integrantes, totalizando 11 grupos. Os encontros aconteceram semanalmente às sextas-feiras no horário de 18h15 às 20h45.
Revisão Bibliográfica
Nos grupos de estudo, foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema para fundamentação teórica do trabalho através de estudos dirigidos organizados pela professora da disciplina, Ana Flavia Barroso. Cada grupo apresentou, no mínimo, as resenhas críticas de dois artigos científicos selecionados por eles nos sites de busca scielo utilizando palavras-chaves como: inclusão, cidadania, idosos, universidade, terceira idade, melhor idade, entre outras.
Foram escolhidos alguns artigos para leitura comum a fim de realizar uma discussão em classe e assim ampliar a consciência dos participantes acerca da tolerância e do respeito às opiniões contrárias.
Escolhas dos Minicursos
Após as revisões bibliográficas, surgiram as ideias dos minicursos que seriam ministrados aos idosos e ficou acertado que os alunos do curso de Engenharia de Produção iriam gerenciar os grupos de trabalho. Os alunos de outros cursos foram envolvidos conforme a necessidade de ajuda nos grupos de acordo com os temas escolhidos para os minicursos e deveriam aplicar seus conhecimentos técnicos para a realização das atividades.
Cada grupo elaborou um projeto do seu minicurso realizado conforme o modelo da instituição que foi apresentado aos professores e demais alunos para apreciação e possíveis sugestões de melhoria.
Palestra
Os alunos, que participaram do projeto, assistiram uma palestra ministrada pela psicóloga Eduarda Rezende Freitas com o título “Desenvolvimento na velhice: bases para o trabalho com idosos” no dia 04/05/2018. A palestra teve como finalidade informar aos alunos a forma de abordagem adequada ao lidar com os idosos e quais seriam as prováveis limitações que eles encontrariam. A palestra forneceu aos alunos, a sensibilidade e o conhecimento necessário para que pudessem promover a inclusão do idoso a partir do atendimento individual das suas demandas de desenvolvimento.
Foram ofertados cursos em diversas áreas do conhecimento com duração média de quatro horas que foram ministrados em apenas um dia ou divididos em duas aulas de duas horas. Os cursos aconteceram em maio e terão continuidade durante todo o ano.
As inscrições foram gratuitas e os interessados puderam participar mais de uma atividade. Os cursos acontecerão nas dependências UNIVERSO, campus Juiz de Fora e apresentaram ofereceram material didático exclusivo aos participantes, além de um coffee-break para que os idosos pudessem se socializar e interagirem uns com os outros. As aulas foram elaboradas de acordo com a necessidade de aprendizado baseado do cotidiano para que fossem atrativas e ligadas a situações reais vivenciadas pelos idosos.
Os minicursos foram ministrados pelos graduandos e pós-graduandos dos cursos de Engenharia de Produção, Educação Física e Fisioterapia, que se dividiram em professores e monitores, sempre com a supervisão dos professores envolvidos no projeto.
Resultados do Projeto
Após o término dos minicursos, foi aplicada a Ficha de Avaliação das Atividades de Extensão – Projeto Social pela comunidade. Nas questões de número 1 a 8, as respostas poderiam ser: sim, em parte, não e não sei. Surpreendentemente, em 100% dessas respostas, os idosos marcaram sim, a atividade desenvolvida correspondeu à sua expectativa, acham que a atividade é importante para a comunidade, a continuidade da atividade contribui para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, os professores que participaram da atividade atenderam bem à comunidade, os alunos que participaram da atividade atenderam bem a comunidade, sentiram-se seguros com as orientações prestadas pelos alunos, a coordenação da atividade foi satisfatória e a realização da atividade foi divulgada com antecedência. Na questão 9, o participante deveria indicar o seu grau de satisfação em participar deste projeto de extensão e 80% dos participantes marcou a resposta “enorme”, 20% respondeu “bom” e ninguém marcou as respostas “regular” ou “ruim”. Na pergunta livre sobre alguma sugestão que possa contribuir para o aprimoramento das ações sociais, a maior parte, não respondeu, mas 15% registraram “continuidade no projeto”.
Os resultados serão divulgados no evento Semex/Sempesq em outubro de 2018 e submetido para publicação no Caderno Multidisciplinar da Universo e na Revista Eletrônica da Universo Juiz de Fora conforme os resumos no Anexo deste relatório.
|
Nome da Atividade: Projeto Multidisciplinar \"Mulher UNIVERSO\"
|
Cursos Envolvidos: Enfermagem, Educação Física, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social
|
Endereço: Campus de UNIVERSO
Cidade:JUiz de Fora
|
Bairro: Morro da Glória
UF: MG
|
Data: 10/03/2018
|
Hora: 10:07:00
|
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: A finalidade deste projeto busca identificar o papel da mulher no ambiente social e a importância de sua inserção para o reconhecimento próprio de sua identidade e de demais mulheres que compõem a sociedade. É necessário ilustrar através de bibliografias, palestras e rodas temáticas quem é, como vive e quais suas perspectivas da mulher brasileira no ambiente social e do trabalho, na sua relação com a família, ou até mesmo mulheres em condições de cárcere. É preciso avaliar com respeitabilidade quais são as necessidades que essas mulheres têm para conseguir autonomia para planejar um futuro promissor a ela e aos seus dependentes.
Nesta perspectiva, o projeto busca ratificar os direitos constitucionais e fundamentais principalmente de tutela que o Estado precisa ter em atenção com essas mulheres, é preciso ação em conjunto de mulheres que buscam o empoderamento por meio de debate para melhor solução dos problemas individuais e coletivos.
Os acadêmicos, sob a supervisão do professor, realizam um papel relevante frente às ações educativas que são realizada nos grupos de discussão, pois o acadêmico precisa estar capacitado para a assistência integral e contínua dessas usuárias de acordo com a realidade que elas estão inseridas, identificando situações de risco, desenvolvendo ações educativas em parceria com os demais membros do projeto, para a melhoria do autocuidado dos indivíduos, por isso há necessidade de formação contínua dos profissionais, pois uma orientação adequada colabora para um atendimento diferenciado.
|
|