Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição: Todo ano, a professora Liliam, do curso de Design de Interiores da Faculdade Martha Falcão, propõe um desafio na sua disciplina de Acessibilidade. Os alunos são estimulados a planejar e desenvolver uma ação de responsabilidade social voltada para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas. De forma muito lúdica, a atividade é levar para as crianças uma mensagem de empatia e defesa da igualdade entre pessoas com deficiência e sem deficiência em termos de direitos e dignidade. A ação também aponta para a necessidade de equiparação de oportunidades, por meio da inclusão.
Devido ao contexto atual, este ano não foi possível realizar o evento nas escolas de forma presencial, mas isso não foi motivo para desistir da iniciativa. Aos alunos, foi dada a tarefa de criarem um conteúdo em meio digital para disponibilizar aos professores do ensino fundamental, para servir como material de apoio em aulas sobre o tema.
A atividade foi feita no auditório da faculdade, os alunos produziram uma apresentação musical do tema de Toy Story “Amigo estou aqui”, e uma peça de teatro escrita especialmente para a ação.
O sensacional de uma atividade como essa é que ela não atinge apenas as crianças das escolas. O alcance é muito maior! No processo, os alunos da faculdade exercitam habilidades de planejamento, liderança, resolução de problemas, além de trabalharem a criatividade e o aprendizado de trabalho coletivo. E isso se estende para suas próprias famílias e amigos, que se envolvem ativamente tanto nas discussões sobre a temática de acessibilidade quanto na parte operacional da atividade. A maior prova disso é que o roteiro da peça encenada pelos alunos foi elaborado pela neta da aluna Carla D'Rose, a Giulia Marques, de apenas 12 anos. Da mesma forma, a montagem do cenário do musical e da peça foi criado e montado conjuntamente pelos alunos da disciplina, parentes e amigos.
Experiências como essas reforçam a concepção da faculdade como um espaço de formação integral do aluno, onde ele pode multiplicar o que aprende e contribuir ativamente para a comunidade, exercitando sua cidadania e ajudando a melhorar a realidade.
Alunos da FMF envolvidos: 31 (matutino) e 29 (noturno)
|