Atividades - 2015

Nome da Atividade: Palestras de conscientização ambiental
Cursos Envolvidos: Sistemas para Internet, Agronegócio, Produção Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Endereço: Câmpus da FATEC - Taquaritinga
Cidade:Taquaritinga - SP
Bairro: Portal Itamaracá
UF: SP
Data: 16/09/2015
Hora: 09:30:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

Visando dar continuidade ás ações de sustentabilidade praticadas no Câmous da FATEC Taquaritinga, o professor Dr. André Luiz Oliveira proferiu uma palestra de conscientização ambiental e uso correto dos recursos hídricos para cerca de 200 interessados. As palestras ocorreram nos períodos da manhã, tarde e noite, no anfiteatro da Instituição e visaram despertar nos ouvintes a necessidade da busca pelo desenvolvimento sustentável e alertar para a crise hídrica pela qual atravessou e ainda atravessa o Estado de São Paulo.



Nome da Atividade: Arrecadação de mudas nativas para plantio
Cursos Envolvidos: Agronegócio
Endereço: Câmpus da FATEC Taquaritinga
Cidade:Taquaritinga - SP
Bairro: Jd. Itamaracá
UF: SP
Data: 16/09/2015
Hora: 16:30:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

A atividade citada consistiu no estabelecimento de parcerias visando a obtenção de mudas nativas para serem oportunamente plantadas nas dependências do Câmpus da FATEC e às margens do Rio Ribeirão dos Porcos, que carece de mata ciliar. As mudas foram obtidas e futuramente serão plantadas juntamente com uma escola de ensino fundamental a ser selecionada, visando incutir nas crianças a idéia de sustentabilidade e a percepção da importância da conservação de vegetação nativa nas margens dos rios.



Nome da Atividade: Reciclando a vida !
Cursos Envolvidos: Sistemas para Internet, Agronegócio e Produção Industrial
Endereço: FATEC - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Câmpus)
Cidade:Taquaritinga - SP
Bairro: Jardim Itamaracá
UF: SP
Data: 15/09/2015
Hora: 10:30:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade exclusivamente realizada durante a Semana da Responsabilidade Social
Descrição:

Essa atividade, bastante significativa, consistiu na coleta de aproximadamente 40 kgs de pilhas e baterias de celulares que foram selecionados e enviados para descontaminação e descarte ecologicamente correto. Foram envolvidos no projeto aproximadamente 800 (oitocentos) alunos, além de docentes e corpo técnico-administrativo da Unidade. Foi ainda estabelecida uma parceria com a ABINE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica a fim de que tais produtos fossem transportados de forma segura, uma vez que a empresa se desloca até a Unidade para fazer o resgate das pilhas e baterias inservíveis.



Nome da Atividade: Educação Ambiental: Descarte correto de lâmpadas fluorescentes
Cursos Envolvidos: Tecnologia em Produção Industrial, Sistemas para Internet e Agronegócio
Endereço: FATEC Taquaritinga
Cidade:Taquaritinga
Bairro: Portal Itamaracá
UF: SP
Data: 12/03/2015
Hora: 00:00:16
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Em continuidade às constantes ações voltadas à responsabilidade social, a FATEC Taquaritinga concluiu mais uma importante ação em benefício do meio ambiente: a descontaminação mercurial de 366 (trezentas e sessenta e seis) lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio metálico e chumbo em sua composição e se descartadas inadequadamente podem causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Através do projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo Prof. Dr. André Luiz Oliveira, esse material (366 lâmpadas inservíveis) foram encaminhadas para uma empresa especializada que realiza tanto o processo de descontaminação, quanto o descarte correto dos resíduos, evitando a contaminação humana, além de rios e solo.

“No meio ambiente, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas, além do risco de microorganismos absorverem esse material, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de descontaminação”, explica o Prof. André, responsável pela disciplina Gestão Ambiental ministrada para o Curso de Tecnologia em Produção Industrial.