Atividades - 2017

Nome da Atividade: FACULDADE ABERTA
Cursos Envolvidos: Todos
Endereço: Faculdades Integradas Maria Imaculada
Cidade:MOGI-GUACU
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 22/09/2017
Hora: 16:04:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O “Projeto Faculdade Aberta” da Faculdade Integrada Maria Imaculada é realizado desde 2009 em Mogi Guaçu/SP.

O evento apresenta os cursos oferecidos pela Instituição, aos alunos do Ensino Médio e comunidade em geral,que conhecem a estrutura da Instituição e seus laboratórios.  Além disso, na Faculdade Aberta os visitantes podem participar de diversas atividades que contribuem para a sua formação de maneira multidisciplinar.

Os alunos dos Cursos da FIMI elaboram salas temáticas e dão informações sobre a profissão, aplicando a responsabilidade social com o intuito deconcretizar a missão e objetivos institucional.

O curso de Pedagogia oferece aos visitantes um teste de orientação vocacional, que com a aplicação de questionários pode-se tirarinformações sobre as profissões de acordo com os interesses dos alunos. Muitos adolescentes, em curto espaço de tempo, se já não estão, estarão diante da expectativa de inserção no mundo do trabalho. A maioria dos jovens inicia uma atividade ocupacional sem conhecer as várias implicações dessa escolha.  Portanto o trabalho voltado ao mundo das profissões e projeto de vida, representa um grande desafio. As alunas por meio de atividades demonstram a Educação Especial dentro do contexto das práticas pedagógicas com enfoque na inclusão social.

Alunas do curso de Estética, oferecem orientações sobre os cuidados essenciais ao bem-estar, demonstrando tratamentos como, terapias e massagens para potencializar, uma melhor qualidade de vida e aumento da autoestima e, consequentemente, bem-estar e saúde.

Alunos do curso de Biologia desenvolvem atividades de educação ambiental. Poucos lugares são tão propícios quanto a Faculdade para se desenvolver como um espaço de discussão e incentivo ao pensamento crítico, quando o assunto envolve desenvolvimento sustentável e conservação ambiental.

O curso de Biomedicina demonstra o trabalho do Biomédico como profissional e educador em saúde.  Desta maneira propicia e incentiva o vínculo entre acadêmicos e comunidade com a orientação de medidas concretas que promovam saúde e bem estar social da comunidade.

O curso de Farmácia informa a população sobre serviços farmacêuticos que podem ser prestados em farmácias e drogarias.  Fornece informação sobre saúde e medicamentos à população por meio de material impresso (filipetas, folders e orientação individual, no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que, conscientemente ou não, se expõem e torná-la, efetivamente, corresponsável pela gestão de sua própria saúde.

Os alunos do curso de Engenharia demonstram algumas opções de atuação profissional para o engenheiro,  buscando  a interação dos alunos visitantes  e a comunidade com as inovações do mercado de trabalho e a tecnologia.

  Alunos de química industrial esclarecem aos visitantes que o curso, prepara profissionais que estudam a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. Além de desenvolver novos produtos, faz o controle de qualidade, elabora projetos de processamento, coordena a operação e a manutenção de equipamentos, e cuida do tratamento dos resíduos industriais.  Desta maneira os alunos demonstram para os visitantes a química no cotidiano. Sendo assim, os participantes evidenciam transformações químicas e recebem explicações sobre os conceitos envolvidos na transformação.

O curso de Licenciatura em Letras e o curso de História esclarecem aos visitantes que além de formar profissionais prontos para lecionar as matérias relacionadas ao curso,mostram a sua relação com a vida. Dentro deste contexto apresentam peças teatrais de fatos históricos antigos e/ou contemporâneos, para aguçar uma reflexão crítica dos visitantes, demonstrando os diversos pontos de vista. Os alunos dos cursos também constroem salas que exploram não só o estímulo visual do visitante como também o auditivo, para que visitantes conjugem instintivamente as matrizes audiovisuais da cabeça aos pés. Desta maneira estimulando a Inserção Social, convidando a todos a repensar seus modelos e reaplicá-los, adequando-os nas suas ações na prática da condição dos Direitos Humanos a disposição de todos.

 

O objetivo do projeto Faculdade Aberta é:

 

  • integrar a população ao ambiente acadêmico e reforçar aos estudantes da rede pública e particular a importância do estudo na vida de cada indivíduo
  • demonstrar os diferentes campos de atuação dos profissionais formados na Instituição.
  • promover a interação entre os estudantes do ensino médio e a instituição de ensino superior;
  • compartilhar experiências com estes alunos, abordando as características e as perspectivas de cada profissão
  • contribuir com aqueles que se preparam para o ingresso no ensino superior, podendo orientar na escolha de um caminho profissional”
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos visitantes e da comunidade em geral.


Nome da Atividade: BIOMEDICINA EM AÇÃO
Cursos Envolvidos: Biomedicina
Endereço: Escolas
Cidade:MOGI-GUACU
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 22/09/2017
Hora: 16:06:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

         A área da saúde possui uma relação muito forte com o aspecto social, por isso o desenvolvimento de projetos de extensão universitária e assistência social, são relevantes.

Mediante o objetivo do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biomedicina da FIMI, os acadêmicos do curso dispõem do projeto de extensão titulado  “Biomedicina em Ação”.

“Biomedicina em ação” se apresenta como uma consolidação e fortalecimento de medidas concretas que promovam a saúde e a qualidade de vida da comunidade local, além de possibilitar aos seus alunos a construção do conhecimento de uma maneira integrada a realidade da comunidade. Desta forma, os alunos contextualizam o conhecimento teórico por meio das atividades práticas de orientação e atendimento à população.

As atividades com o Projeto visam atingir alguns objetivos urgentes, dentre os quais o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe, do compromisso social e da humanização do exercício profissional entre os acadêmicos do curso.

 

Objetivos do Projeto:

-  Realizar ações integradas que propiciem aos acadêmicos de biomedicina a promoção da saúde com a orientação de medidas concretas que promovam saúde e bem estar social da comunidade;

- Desenvolver atividades educativas que estimule a prática de hábitos saudáveis relacionados à saúde da comunidade;

- Realizar palestras de diferentes abordagens temáticas, de doenças emergentes e endêmicas envolvendo a educação  sanitária e ambiental;

- Desenvolver a conscientização da importância individual na resolução de problemas comunitários;

- Estimular o trabalho do Biomédico como profissional e educador em saúde;

-  Propiciar e incentivar o vínculo entre acadêmicos e comunidade para a promoção da saúde.



Nome da Atividade: FARMACÊUTICO NA PRAÇA
Cursos Envolvidos: Farmácia
Endereço: Praças
Cidade:MOGI-GUACU
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 22/09/2017
Hora: 16:06:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 

É uma campanha promovida na região pela FIMI (Faculdade Integrada Maria Imaculada) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em locais públicos de grande circulação de pessoas, para orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e controle de doenças crônicas.

As ações da campanha Farmacêutico na Praça são desenvolvidas com o auxílio de farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia voluntários que, além de realizarem orientação, prestam serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e entrega de mudas medicinais.

 

Objetivos do Projeto

- Fornecer informação sobre saúde e medicamentos à população por meio de material impresso (filipetas, folderes e orientação individual, no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que, conscientemente ou não, se expõe e torná-la, efetivamente, corresponsável pela gestão de sua própria saúde);

- Identificar, de forma precoce, possíveis problemas de saúde por meio da constatação de fatores de risco e de procedimentos como verificação de pressão arterial e glicose capilar;

- Auxiliar o serviço público de saúde nas ações de promoção e educação da saúde, minimizando riscos e custos com internações;

- Demonstrar à população a importância social do farmacêutico e o quanto este profissional pode contribuir para melhoria da sua saúde;

- Informar à população sobre serviços farmacêuticos que podem ser prestados em farmácias e drogarias;

- Estimular o trabalho do farmacêutico como profissional e educador em saúde;

- Facilitar o acesso da população à informação e aos meios para promoção da saúde;

- Incentivar a atuação de acadêmicos e farmacêuticos no planejamento, coordenação e avaliação de ações de informação, comunicação e educação em saúde.



Nome da Atividade: Ciência na Escola
Cursos Envolvidos: Química Industrial
Endereço: Escolas
Cidade:MOGI-GUACU
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 22/09/2017
Hora: 16:07:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

Os experimentos na área química funcionam como poderosos catalisadores no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado.

Diante da importância destas atividades práticas no processo de formação o projeto Ciências na Escola visa apresentar experimentos nas áreas química/física, juntamente com uma explicação dos fenômenos que estão ocorrendo, instigando a curiosidade e a busca pelo conhecimento.

 O Público alvo são estudantes do ensino fundamental (9º)/médio (1º , 2º, 3º) de escolas públicas/privadas do município de  Mogi Guaçu e região

 

Objetivos do Projeto:

O objetivo do Projeto “Ciência na Escola” é motivar os alunos para exercitar as ciências e desenvolver a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente, englobando um vasto leque de conhecimentos.

 

Atividades Desenvolvidas No Projeto Ciências Na Escola

 

1- Queimando dinheiro;

2 - Isopor que some;

3 - Espuma maluca;

4 – Pêndulo;

5 – Água que desaparece;

6 – Água que pega fogo;

7 – Gênio da garrafa;

8 – Tobogã de gás;

9 – Garrafa azul;

10 – Sangue do Diabo;

11 – Água que sobe;

12 – Tornado de fogo;

13 – Água que se multiplica;

14 – Ilusão e o Cérebro.

 



Nome da Atividade: Doutores da Beleza
Cursos Envolvidos: Estética
Endereço: Casa de Repouso
Cidade:Mogi Guaçu
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 20/09/2017
Hora: 10:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

A importância da “boa aparência” nos dias atuais, em tempos de supervalorização da imagem, está diretamente relacionada ao autoestima, definida pelo modo como o indivíduo percebe, avalia e se comporta. Sendo fundamental para o convívio social das pessoas.

O conceito de autoestima tem sido estudando e considerado como um importante indicado de saúde mental. Não se pode negar que o homem sempre correu atrás da eterna fonte da juventude. A possibilidade de melhorar o aspecto físico por meio de tratamentos simples ou um pouco mais complexos vem atraindo um número cada vez maior de pessoas. É neste ponto que entram as tecnologias praticadas hoje pela estética

O projeto Doutores da Beleza é desenvolvido pelos alunos do curso de graduação em Estética, nele são realizadas atividades ligadas com embelezamento, mas principalmente desenvolve nos alunos a valorização e emancipação de valores como solidariedade, caridade e amor ao próximo, aprimora o sentimento de responsabilidade social para com as pessoas de comunidades e instituições carentes.

 

Objetivos do Projeto

 O objetivo do projeto é a melhora da autoestima e da imagem das pessoas atendidas pelo projeto

 

Atividades Desenvolvidas

> Massagem

> Limpeza de Pele

> Maquiagem



Nome da Atividade: Sou + Ação Saúde e Recreação
Cursos Envolvidos: Todos
Endereço: Praça Recanto
Cidade:Mogi Guaçu
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 16/09/2017
Hora: 10:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

O Sou + Ação Saúde e Recreação é um projeto de extensão promovido pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada e executados pelos discentes da instituição.

O projeto é executado em locais públicos de grande circulação de pessoas, bem como em escolas públicas ou particulares. Tem por objetivo orientar a população e promover atividades educativas com as crianças.

Durante são executadas várias atividades visando à melhoria na qualidade de vida da população, dentre elas: Pressão Arterial; Diabetes, Prevenção de Obesidade; Campanha Preventiva da Dengue; Análise do Tipo Sanguineo; Conscientização do Uso de Plantas Medicinais, Campanha Educativa sobre Higienização de Alimentos e Educação Ambiental. Também são desenvolvidas atividades educativas com as crianças presentes, dentre elas desenho livre com pintura de dedo, pintura facial, jogos de regas e histórias infantis.

 

Objetivos do Projeto

  • Fornecer informação sobre saúde à população por meio de material impresso (filipetas, folderes e orientação individual), no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que, conscientemente ou não, se expõe e torná-la, efetivamente, corresponsável pela gestão de sua própria saúde;
  • Identificar, de forma precoce, possíveis problemas de saúde por meio da constatação de fatores de risco e de procedimentos como verificação de pressão arterial, glicose capilar, obesidade, higienização, dengue, entre outras
  • Divulgar medidas de preservação do meio ambiente;
  • Divulgar medidas de preservação do meio ambiente;
  • Propiciar a aplicação de práticas educativas, de conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;
  • Promover e resgatar brincadeiras, materiais didáticos, procedimentos e processos de aprendizagem que contemplem a diversidade social e cultural da sociedade brasileira.


Nome da Atividade: Farmácia Viva
Cursos Envolvidos: Farmácia
Endereço: Faculdades Integradas Maria Imaculada
Cidade:MOGI-GUACU
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 09/09/2017
Hora: 14:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

 

O projeto Farmácia Viva é uma extensão das atividades desenvolvidas pelo curso de Farmácia da FIMI, que visa cultivar plantas medicinais catalogadas, as quais são utilizadas como matrizes para a preparação de mudas doadas a comunidade.

Além da doação das mudas das plantas medicinais, o projeto desenvolve ações com os discentes do curso de Farmácia, para que os mesmos orientem os prescritores e a comunidade sobre o uso correto e possíveis riscos decorrentes da utilização das plantas medicinais.

 

Objetivos do Projeto:

 

- Manter um banco de plantas medicinais que serão utilizadas pelos discentes da FIMI e pela comunidade da região;

- Fornecer mudas de plantas medicinais catalogadas;

- Orientar os prescritores sobre os benefícios e riscos do uso das plantas medicinais, com embasamento em estudos científicos acerca do assunto.

- Orientar a comunidade sobre a forma correta de se utilizar as plantas medicinais, visando o uso racional das mesmas.

- Facilitar o acesso da população à informação e aos meios para promoção da saúde;

-Promover qualidade de vida por meio do incentivo à prática da fitoterapia tradicional associado à adoção de procedimentos sustentáveis.



Nome da Atividade: Gincana da Integração Maria Imaculada
Cursos Envolvidos: Todos
Endereço: Faculdades Integradas Maria Imaculada
Cidade:Mogi Guaçu
Bairro: Centro
UF: SP
Data: 10/04/2017
Hora: 10:00:00
Frequência de realização desta atividade pela instituição: Atividade realizada durante o ano
Descrição:

nas dependências das FIMI o  encerramento   do “TROTE SOLIDÀRIO”,  promovido para a recepção dos novos alunos.

Para a realização das atividades de acolhida acadêmica, e a  preocupação em promover ações saudáveis, as FIMI  adotou  atividades que atendam aos Princípios Institucionais, tais como a valorização da vida. e o exercício da cidadania fraterna e solidária, do respeito à dignidade humana.

No período da manhã aconteceu a doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Campinas,  e foram recolhidas 50 bolsas de sangue. Foi  possível  também se cadastrar como doador voluntário de medula óssea.

 A noite foi agitada e cheia de atividades com os discentes, que se dividiram em equipes  representando os  cursos  da Instituição . Para a  integração   ocorreu uma competição  de conhecimentos  e  a equipe vencedora foi  do curso de Biomedicina.

Dentro da proposta do “TROTE SOLIDÁRIO” está ocorrendo a Campanha de Doação de Alimentos que se encerra no dia  17 de abril.  Os alimentos  serão doados para  a Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas (FEAG).