Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU DE FORTALEZA - UNINASSAU
Postado em: 17/09/2015
Fonte: HTTP://WWW.MAURICIODENASSAU.EDU.BR/NOTICIA/EXIBIR/NID/52/CID/1/FID/15
Envolvida na luta pela manutenção da integridade do ecossistema local, a Faculdade Maurício de Nassau ,unidade Fortaleza, realiza, no próximo sábado (19), a partir das 9h, na praia do Futuro, a iniciativa de responsabilidade social, “Ação tropical de Limpeza de praias”.
Cerca de 60 estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina, seguirão à praia, um dos principais cartões postais da cidade, com a finalidade de praticar o bom exemplo de limpeza do local, chefiados pelo assistente de Responsabilidade Social da Faculdade, Ricardo Figueroa.
A ação acontece em parceria com o Projeto Limpando o Mundo e o Instituto Povo do Mar, ambos vinculados ao projeto Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios, que ocorre simultaneamente em diversas organizações ao redor do mundo, em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá, que mobilizam cerca de 500.000 voluntários com o intuito de despoluir rios, lagoas, praias e oceanos.
De acordo com o coordenador do projeto Limpando o Mundo em Fortaleza, Juaci Araujo, os dados coletados irão gerar relatório anual que servirá de subsídio para formulação de políticas públicas globais. “Os dados coletados em todo o mundo são inseridos numa mesma base e a partir daí um relatório anual é gerado. Este relatório oferece subsídios para as discussões sobre as transformações locais e, principalmente, para a formulação das políticas públicas globais sobre o tema”, explica.
Para os profissionais da Faculdade os materiais mais encontrados são diversos, vão desde pontas de cigarro, sacolas de plástico, embalagens de alimentos, canudo, até latas de bebidas. “Não nos surpreende, porém, encontrar materiais inusitados como brinquedos, fraldas, material de construção, pneus e até mesmo sucata de eletrodomésticos” afirma o assistente de Responsabilidade Social Ricardo Figueroa.
“Além disso, infelizmente até mesmo embalagens de remédio são encontradas na areia da praia. Os malefícios que isso pode causar à pele das pessoas que frequentam aquele lugar são incalculáveis”, completa.
Praia do Futuro
Segundo a organização do evento, serão aproximadamente 2,5 km de areias mais limpas com a ação, com um propósito não somente ambiental, mas também educativo. O objetivo é chamar atenção para a necessidade imediata de praias mais limpas, além da manutenção dos ecossistemas.Qualquer pessoa interessada em colaborar com a causa pode participar da iniciativa. Serão disponibilizados sacos de lixo, luvas, protetor solar e álcool gel para o processo de coleta. Após a coleta na praia acontecerão atividades lúdicas e uma apresentação musical.
SERVIÇO
“Ação tropical de Limpeza de praias” – Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios
Local: Barraca Cuca Legal - Avenida Zezé Diogo, 3005 - Praia do Futuro
Data: 19 de setembro
Horário: A partir das 9h