Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP

Postado em: 15/09/2015

Fonte: JORNAL MINUANO


terça-feira, 15 de setembro de 2015 às 0:00

 

 

Urcamp inicia Semana da Responsabilidade Social na Vila Vicentina e na Casa da Menina

 

 

A Vila Vicentina foi a primeira entidade a receber as equipes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), para as atvividades da Semana de Responsabilidade Social. Durante a tarde de ontem, estudantes do Centro de Ciências da Educação, Humanidades e Artes, estiveram no local e realizaram algumas atividades com as idosas.
A primeira ação desenvolvida foi o plantio de flores nos canteiros do pátio da instituição. A professora Marlise Fico, diretora do centro, explica que a atividade buscou despertar as idosas para um ambiente mais agradável e florido.
Além disso, também realizaram o resgate de brincadeiras e poemas antigos, com o objetivo de estimular a memória. Moradora do local há cinco anos, Alvorina Amaral Martins, 85 anos, conta que adorou a oportunidade de interagir com os jovens estudantes. "Fiquei bem contente com a visita. Nunca temos com quem conversar, e hoje passaram a tarde toda aqui conosco".
A professora Ana Leão, do curso de Ciências Biológicas, explicou a outra atividade. As idosas foram orientadas sobre como fazer sabão utilizando restos de óleo de cozinha. "Demos algumas orientações sobre como preservar o meio ambiente reaproveitando algumas coisas que no dia a dia nem damos bola", conta. Além de possibilitar reutilizar o óleo, também é uma forma de economizar, já que diminui os gastos com sabão nas compras do mercado.
As atividades continuaram à noite com contação de histórias através da utilização de massas de modelar, pelo curso de Pedagogia e a Brinquedoteca da Urcamp, na Casa da Menina.

Programação de hoje

- Visitação ao Museu Dom Diogo de Souza - 14h (são visitas direcionadas às escolas do ensino médio, esta atividade irá acontecer durante toda a semana);

- Fundação José e Auta Gomes - 15h30 min. - Rememorando: reconstrução da ludicidade através de versos e canções e revitalização de jardim com plantio de flores e plantas.

 

 

Por: Melissa Louçan e Ascom/Urcamp