Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 11/09/2015
Fonte: SITE DA UNOESTE
09/9/2015
Zelar pela saúde daqueles que muitas vezes são considerados como melhores amigos ou parte da família é uma das funções do médico veterinário. Essencial para o bem-estar de pequenos e grandes animais, esse profissional possui um dia especial para lembrar a sua importância, que é comemorado hoje (9). Em celebração à data, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste realiza até sexta-feira (11) a Semana de Prevenção da Medicina Veterinária da universidade e a Feira de Adoção de Pequenos Animais.
As iniciativas são gratuitas e ocorrem no Hospital Veterinário (HV), localizado no campus II da Unoeste, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. A diretora da graduação, Glaucia Prada Kanashiro, explica que são realizados exames de olho seco, diabetes, pressão arterial e tumor de mama. “É relevante esclarecer aos proprietários de cães e gatos que essas doenças são muitos comuns, sendo que o diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida dos animais”, diz. Ela acrescenta que a novidade desse ano são os atendimentos clínicos aos equinos. “Esse serviço é exclusivo para os animais pertencentes a carroceiros, pois essas pessoas geralmente não têm condições de custear esse tipo de atendimento”.
Glaucia fala que as ações contam com o envolvimento de professores, acadêmicos, estagiários e profissionais do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da universidade. “Mais do que que o aperfeiçoamento técnico, é possível trabalhar o perfil humanístico, fundamental em qualquer área de atuação”.
Isadora Olivato Barbieri, 21, cursa veterinária em Maringá (PR) e escolheu a Unoeste para realizar o estágio supervisionado exigido pela graduação. “Tive a oportunidade de lidar com os proprietários e destacar para eles a importância dos exames preventivos”. Ela declara que as vivências no HV estão sendo bem importantes, já que pretende montar uma clínica veterinária que funcione 24 horas. “Estou conhecendo o funcionamento de um espaço que é divido em setores e possui uma rotina intensa, onde muitas vezes é necessário ficar de plantão para prestar melhor assistência aos animais. Todas as experiências estão sendo muito válidas e estão agregando conhecimentos diferenciados”, conclui.
Mesmo com o tempo chuvoso, Claudinei Exuperio de Souza veio de Rancharia (SP) com a cunhada, Maria Aparecida Oliveira, para trazer o cão Thor Junior, de 1 ano e 7 meses ao hospital. “Aproveitamos essa iniciativa para realizar exames nesse animal, que já é considerado parte da nossa família”, diz.
Feira de Adoção – Em paralelo à Semana de Prevenção da Medicina Veterinária é realizada a Feira de Adoção de Pequenos Animais. “São quatro gatos e nove cachorros para doação. Só ontem (8) já foram adotados quatro cães, estamos com boas expectativas para essa ação. Vale dizer que todos os animais estão vermifugados e vacinados. Para os filhotes que ainda não foram castrados, o hospital fornecerá o serviço gratuitamente”, explica Glaucia.
A acadêmica do 4º termo em Medicina Veterinária da Unoeste, Isabela Vasconcelos Donadão, 19, comenta que a adoção é um gesto muito bonito. “Esse gesto de solidariedade é uma prova de amor. Ajudei a preparar os animais dando banho e colocando enfeites, como lacinhos e gravatinhas”. Com o cãozinho Fred no colo, um filhote, a estudante declara: “O irmãozinho dele já foi adotado, espero que ele arrume um lar em breve”.
A Semana de Prevenção da Medicina Veterinária da universidade e a Feira de Adoção de Pequenos Animais estão cadastradas na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da universidade e integram as ações do Mês da Responsabilidade Social, lembrado em setembro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste