Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 12/09/2015

Fonte: SITE UNOESTE


15/9/2015

Farmacêutico na Praça proporciona cerca de 800 atendimentos

Orientação farmacêutica e serviços gratuitos constaram de aferição de pressão arterial e teste de glicemia

 

 
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Farmacêutico na Praça: prevenção à saúde
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Atendimento pelos estudantes de Farmácia
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Farmacêuticos envolvidos no evento
 
 



Pelo quarto ano consecutivo o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) promove, em todas as cidades onde possui seccional, o projeto Farmacêutico na Praça. No sábado (12) em Presidente Prudente foi na praça 9 de Julho, das 9h às 12h. Foram prestados cerca de 800 atendimentos por farmacêuticos voluntários, servidores municipais vinculados ao Programa DST-Aids e estudantes do curso de Farmácia da Unoeste inseridos em atividade cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Os serviços foram aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar (diabetes). As orientações: armazenamento, descarte adequado e uso racional de medicamentos, prevenção à Aids e hepatite e doação de órgãos. Houve a distribuição de folders e de preservativos masculino e feminino.  ´´Farmacêutico é o profissional do medicamento. As pessoas não devem tomar remédios sem a orientação farmacêutica ou médica``, disse a diretora da seccional do CRF-SP e professora do curso de Farmácia, Rosilene Martins Viel.

Morador do bairro Cidade Universitária, José Carlos Zamgirolami esteve no evento, passou pelos atendimentos e recebeu orientações. Achou tão importante que sugeriu ser feito pelo menos uma vez por mês. Moradora do centro da cidade, Lourdes Martins Della Torre disse que deveria haver sempre. ´´As pessoas mais idosas não procuram esses serviços nos postos de saúde, mas quando é assim, aberto, acabam vindo. Vou uma vez por ano ao médico, mas tendo aqui fica mais fácil controlar``, comentou.

Além de Rosilene, participaram como voluntários os farmacêuticos Willian Villa, Aline Zamgirolami, Gabriela Haro de Melo, Cintia Venturim, Nicácia de Ré e Ailton Hespanhol. Pelo DST-Aids estiveram presentes os técnicos de enfermagem José Gilberto Jesus Ferreira e Carlos Eduardo Bugaisk. A estrutura do evento foi proporcionada pela Proext, através do assessor de integração comunitária Darci Galbiati. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste